JForum atualizado no GUJ - Versão 2.1

Parte das novidades do JForum

:arrow: Attachments - agora é possível anexar arquivos às mensagens. No GUJ isso é especialmente útil quando alguém quiser disponibilizar / compartilhar código com os demais usuários. Pode ser uma mão na roda onde o código de exemplo seja demasiadamente longo para postar no corpo da mensagem. Obviamente, não esperem que simplesmente anexar o seu trabalho de faculdade bugado e pedir “que encontrem o problema” será algo bem aceito. Usem o suporte a envio de anexos com sabedoria.

:arrow: Favoritos - gostou de alguma dicussão? adicione-a aos favoritos :D. Tem cada topico existe um link chamado “Ad. a favoritos”, o qual, quando utilizado, salvará o endereço do tópico em sua lista de Favoritos.

:arrow: Karma - “karma” é a nota que as mensagens e usuários recebem de acordo com a qualidade. Você pode avaliar cada mensagem indidualmente, seja ela boa ou ruim, e ter uma visualização clara e simples das melhores - ou piores - mensagens. A nota dada a mensagem afeta diretamente o karma do usuario que a postou

:arrow: Listem de membros - o link, disponível no topo da página, leva a uma listagem de todos os usuários cadastrados no fórum.

:arrow: Moderação de mensagens - embora tal funcionalidade não esteja habilitada no GUJ, a nova versão do JForum possibilita que Categorias ou Fóruns sejam marcados como “moderados”. Em tais casos, um tópico novo ou mensagem somente irá aparecer aos usuários após passar pela aprovação de algum moderador do sistema.

:arrow: Fóruns somente leitura / somente resposta - Agora os fóruns podem ser marcados como “somente leitura” para determinados usuários ou grupos, impossibilitando assim que novas mensagens sejam criadas. Útil em casos onde os administradores do sistema decidem que algum fórum não deve ter mais mensagens, porém desejam manter o mesmo acessível para consultas. Já fóruns “somente resposta” permite que os usuários - também com base em permissões de acesso a usuários ou grupos - possam somente responder a tópicos, mas não criá-los. No GUJ um exemplo prático é o fórum de Artigos e Tutoriais, onde os administradores adicionam chamadas aos artigos, e os demais usuários podem apenas responder ao tópico. Dessa forma não há o risco de mensagens desconexas serem criadas.

:arrow: Ícones localizados - caso tenham notado, os botões de criar / responder mensagens, citar mensagens e etc estão em português. Isso se deve também a uma nova funcionalidade do JForum, onde o administrador do sistema pode selecionar ícones personalizados para determinadas ações, independentemente da língua padrão do fórum. Em outras palavras, mudanco uma simples opção no painel de administração é possível ter o fórum com mensagens em português e ícones em chinês :wink:

As mudancas significativas mais visíveis são essas. Há inúmeras outras alterações, melhorias e correção de bugs, as quais podem não representar necessarimante uma mudança na navegação ou layout do sistema a maioria dos usuários, como adições ao painel de administração, novo sistema de caching e assim por diante.

A versão 2.1 do JForum vai provavelmente irá ser liberado para download dia 02/03 ou 03/03, caso tudo ocorra bem. No mais, fiquem a vontade para comentar.

Atualizado:
Essas estrelinhas que aparecem nas mensagens e no perfil de cada usuário são o “karma” em si. Cada mensagem pode receber uma nota de cada usuário, sendo que o total de estrelas que aparece é a média de todas as notas.
O karma dos usuários é calculado automaticamente pelo JForum da sequinte maneira: quando uma mensagem recebe uma pontuação, o autor da mensagem receberá a mesma pontuação, que será adicionada aos pontos já existentes. De uma maneira bem resumida, o karma do usuário é calculado fazendo a média de todas as mensagens postadas pelo mesmo, em todo o site. É um calculo ligeiramente diferente do usado na pontuação da mensagem (a grosso modo, a soma das médias dos votos que cada usuário deu dividido pelo total de usuários únicos que votaram nas mensagens do user)

Rafael

Rafael, não vou dizer parabéns porque é chover no molhado, mas vou te dizer que o JForum, pra mim, é o projeto open source em Java mais importante criado por um brasileiro.

Não é pra puxar o saco porque não preciso, mas o JForum no GUJ é um caso de sucesso tremendo, pela qualidade do forum que hoje está muito melhor do que quando era o outro em PHP, e agora nós temos um portal 100% em Java com um número muito grande de usuários.

Obrigado cara!

Como disse o marcelomartins dar os parabens é chover no molhado, mas não custa nda: parabens!!!

Acho que foi ontem a noite que vocês colocaram né? Eu tava lendo o forum e derepente saiu do ar, aí quando voltou percebi que tinha mudado…

Primeira coisa que percebi o que achei diferente foram os karmas…eu fiquei me perguntando “Ué, ja tinha isso aqui?” hehehehe
Aí depois fui esmiuçar e vi outras coisas novas tambem e particularmente gostei do lance de Favoritos, muito util mesmo para casos em que usuarios postam exemplos de codigos que você possa precisar depois…ou queira testar sem ter que pesquisar…

Ficou muito bacana mesmo!!! Parabens de novo!!

Rodrigo

E essas estrelinhas?!

Seriam o que? o tal “karma”?!

ate mais…

PQP! Ficou MUITO bom! Parabéns!

Cara, cada dia fico mais impressionado com esse projeto e a maneira natural como ele vai crescendo.
Parabens!!!

[]'s

Oi

Ficou realmente muito bom, fazer o que, vai um karma e nota máxima… hehehe

T+

Não estou conseguindo adicionar aos favoritos, o erro que ele imprime eh este:
An error has ocurred. For detailed stack trace, please see the page’s source code.

For input string: “14,737”

[quote=giu]Não estou conseguindo adicionar aos favoritos, o erro que ele imprime eh este:
An error has ocurred. For detailed stack trace, please see the page’s source code.

For input string: “14,737”[/quote]

Pronto, arrumei o bug ja. Valeu.

Rafael

Nossa q velocidade!!!
valeu!!!
agora foi mesmo!! :slight_smile:

Rafael, qual o critério de Karma agora no início? Percebi que alguns usuários antigos estão com 5 estrelas e outros não.

O critério é o mais obvio, quem faz parte do clubinho dos moderadores ganha mais karma ue!

PS: Isso é uma piada, não entendi também por que todo mundo não começou com zero.

Parece que o ranking inicial de estrelinhas foi baseado na quantidade de posts. Estou certo?

eu acho que todo mundo começa com zero sim, daí a medida que vão avaliando seus posts seu karma vai mudando…

Todo mundo comecou com zero. Alguns tem estrelinhas porque as mensagens que postaram receberam votos. Outros nao vem pq nenhuma de suas mensagens foram ranqueadas ainda ;).

Vou atualizar a primeira mensagem explicando como funciona o karma.

Rafael

Rafael!!! Vou aproveitar o tópico para te parabenizar!!!

Isso tá muito power!!!

Parabéns!!!

excelente mesmo Rafael.

:shock: :shock: :shock:

Muito muito bom …

Hummm … problema: não existe avaliação negativa porque?

Tipo, podia existir pelo menos o 0 ou -1 para existir uma opiniao do tipo: falou falou e não disse nada (0) … ou então … Podia ter ficada quieto (-1) :wink:

Ai eh soh nao dar voto algum :wink:

Rafael