JDK 1.4 está morto! Vida longa ao JDK 1.4 (sic) - Ooops, 1.5!

[quote=eric_jf][quote=sergiotaborda]
O que assola as universidades do mundo todo , não só daqui é falta de ensino.
Ninguem ensina a pesquisar. Ai o cara vai na wikipedia e leva zero.

A razão para não poder citar a wikipedia, blogs, ou a internet em geral é o fator responsabilidade.
A wikipedia tem um uso “as is” ou seja, “por sua conta e risco” e ninguém garante a confiabilidade das informações.
É bom para encontrar outras citações e entender o assunto “em passant”, mas não como fonte oficial.

Em trabalhos é esperado que vc cite fontes oficiais.
Blogs podem ser aceitos desde que a pessoa que os assina seja comprovadamente ela ( falsa identidade) e seja alguem relevante no campo em causa. Mas vc tem que citar como se fosse lido de uma entrevista., ou seja, como fonte jornalística. Todas as fontes jornalisticas são, por definição, leigas, e portanto não são aceites em trabalhos da area cientifica já que vc cita o jornalista e não a pessoa que deu a entrevista, não ha como ter a certeza que o jornalista capturou “a mensagem” de forma imparcial (aka se não detorpou a mensaegm).

Finalmente, citar a internet é sinal de preguiça e essa é a principal razão para que seja barrado.
[/quote]

Não é não, não querer que cite a wikipédia é uma das formas de elitizar a ciência.
É querer reservar a ciência criando burocracias para que apenas alguns tenham acesso.

As escolas e faculdades não passam de locais de pseudo-ciência, pseudo-pedagogia e pseudo-intelectualidade.
[/quote]

Isso tudo é verdade. O problema é que quando alguem morrer por causa da sua ida à wikipedia vc vai pedir responsabilidade a quem ? Ok, morrer é meio dramático, mas entenda que em ciencia as ideias tem responsabilidade usá-las da forma errada é perigoso. Vide bomba atomica. Eisntein e outros achavam que seria uma mera precuação, virou tragédia.
Vide o MacGiver, vc sabia que detalhes reais eram tirados para que as formulas e misturas dele nunca dessem certo ?
Imagine se vc cita isso em um trabalho. Vc estaria “sem querer” dizendo mentiras.
Quem lhe garante que a wikipedia ou a britânica não faz o mesmo tipo de edição ?
O ponto é responsabilidade. Vc se responsabiliza por tudo o de errado que pode advir dos seus trabalhos ? Não ? então não admira que ache a wikipedia o máximo, mas para quem tem esse problema de consciência e sim se responsabiliza do que faz, o patamar é mais acima.

A wikipedia é um esforço muito louvável para a distribuição de conhecimento, mas conhecimento é algo perigoso.
Eu compartilho da opinião que as faculdades de ciencias são um atrazo, são o que dá má fama a “académico”, mas não é nada disso que está em causa. O que está em causa é vc não conhecer os classicos e aquilo que outras pessoas já diserram, e pensaram, antes de vc. Ler a wikipedia nunca substituirá ler Newton , Eisntein, Turing, Hamilton, Cauchy , Laplace ou qualquer outro que tenha dado contribuição ao conhecimento humano. Um estudante de ciencias deve aprender o insign e não a formula, ou no caso de TI, o conceito e não o código. O objetivo é esse, mesmo que hoje as faculdades o deturpem.

Perguntaram pq a wikipedia não pode ser aceite, eu expliquei porquê. Não fui eu que fiz essas regras.

Nota 10! Ótimo ponto de vista.

[quote=esb][quote=eric_jf]
Não é não, não querer que cite a wikipédia é uma das formas de elitizar a ciência.
É querer reservar a ciência criando burocracias para que apenas alguns tenham acesso.
[/quote]

Desculpa, sem entrar no merito se uma faculdade e necessaria, diplomas, etc. Mas de que forma a ciencia e elitizada quando barram trabalhos academicos que citem a Wikipedia? Uma biblioteca publica e tao acessivel para todos quando a Wikipedia… e ate bibliotecas de algumas universidades particulares sao acessiveis a toda a comunidade.

Sinceramente, nao entendi como se da essa elitizacao da ciencia.

[/quote]

Burocratizando acesso a informação, burocratizando formas de fazer. Criando lincensas de uso (diplomas).
O processo de ensino como um todo, colocando o professor como dono do conhecimento.
Discurso de autoridade, revelação e tradição. (Embora Dawkins diga isso da religião esses 3 questões permeiam toda a educação.)

Não é que deixar de usar a wikipédia impede o acesso, mas mostra a essa mentalidade que está arraigada ao nossos sistemas de ensino.

Se no ultimo século tivemos um avanço gigantesco em todos os campos da ciência com essa burocracia toda… :wink:

Me desculpe mas não dá pra comparar a wikipedia com um trabalho científico publicado numa revista que tenha um trabalho reconhecido de peer-review.

Isso não é elitizar a ciência e sim deixa-la legitima.

Imagine que eu faço um experimento no meu quarto: BUM! Fusão nuclear a frio!

O que seria melhor? Publicar um artigo na wikipedia ou submeter a uma revista com peer-review? Antes de falar em elitizar a ciência, devemos pensar nos princípios de reprodutibilidade e refutabilidade que são alicerce do processo científico. Se eu fiz fusão nuclear no meu quarto, então um cara na russia deve conseguir também, a menos que o meu quarto seja especial. Se eu fiz algo que não tem reprodutibilidade eu não controlei o processo, então não serve pra nada. Agora se eu escrevo o artigo de forma que ninguem consegue me refutar, isto é, que ninguem consegue me dizer algo como “sinto muito, vc misturou sódio com agua e isso é um conhecido processo quimico exotermico, não é fusão nuclear” então o que eu disse não presta, pois ninguem pode me contra-dizer, sou praticamente um Deus nesse aspecto.

Isso é ciência e fazer ciência requer anos de estudo. Se vc quer atalhar vc pode ter um hobby ou pode seguir uma pseudo-ciência. Se vc chama isso de elitista, ok, faça um trabalho de fento-quimica e tente publicar. Isso é elitista no sentido de ter uma elite intelectual e, para fazer ciência, vc precisa refletir algumas dessas caracteristicas, senão vc produz coisa sem valor. Que tipo de elite é essa onde vc pode ser um plantador de arroz sub-nutrido que, estudando, pode ganhar premios importantes?

Agora eu poderia seguir a wikipedia e fazer que é menos ciêntifico. Posso me basear no que esta escrito la sobre bancos de dados, por exemplo, não como fonte formal, mas uma fonte que reflete as caracteristicas da wikipedia. Como as pessoas entendem bancos de dados? Ora… a wikipedia pode ser util pois, se ela é editada de forma colaborativa, ela possui muitas visões, algumas delas bem pessoais. Um diff da wikipedia contra leituras classicas estabelecidas pode me mostrar o que é uma visão pessoal com uma visão científica.

A wikipedia tem a sua vantagem, mas vc deve saber usa-la. Se eu quero conhecer uma banda de rock eu posso recorrer a wikipedia, provavelmente pode bastar.[/quote]

Você não me entendeu. o que quero criticar não é o usar ou não a wikipédia como veiculo, acho que essa questão é pontual e de pouco relevancia, mas o que origina ela, em sua maioria, vem de uma visão ant-cientifica.
A questão é mais profunda, eu vejo que as instituições de ensino o que menos fazem é ciência.
O nosso ensino é permeado de ensino enciclopédico e discurso de autoridade.

Nada mais ant-ciêntifico do que discurso de autoridade e ensino enciclopedico.

Fugindo um pouco do assunto, eu concordo com as opiniões de que ja era hora da JDK 1.4 descansar em paz…

rsrs 8)

[]'s

Não sou contra ler os clássicos, muito pelo contrario, acho que falta na universidade é acesso e incentivo a ler os classicos.
Eu aposto que a maioria das pessoas que fizeram faculdade não leram, Newton, Einstein, Hamilton, Turing, Dijkstra, etc.

Eu justamente reclamo de faltar ciência na aprendizagem. Aprender ciência sem fazer ciência é uma esquizofrenia.

Ok, mas eu quero desconstruir a escola e mostrar que ela não é o que diz ser.
E que existe uma forma melhor de ensino e de se fazer ciência.

[quote=lcegatti]Fugindo um pouco do assunto, eu concordo com as opiniões de que ja era hora da JDK 1.4 descansar em paz…

rsrs 8)

[]'s[/quote]

E o java 5 já podia ir de carona.

Longa vida ao java 6.
Quer dizer, longa até lançarem o java 7. 8)

[quote=eric_jf][quote=esb][quote=eric_jf]
[/quote]

Desculpa, sem entrar no merito se uma faculdade e necessaria, diplomas, etc. Mas de que forma a ciencia e elitizada quando barram trabalhos academicos que citem a Wikipedia? Uma biblioteca publica e tao acessivel para todos quando a Wikipedia… e ate bibliotecas de algumas universidades particulares sao acessiveis a toda a comunidade.

[/quote]

Burocratizando acesso a informação, burocratizando formas de fazer. Criando lincensas de uso (diplomas).
O processo de ensino como um todo, colocando o professor como dono do conhecimento.
Discurso de autoridade, revelação e tradição. (Embora Dawkins diga isso da religião esses 3 questões permeiam toda a educação.)

Não é que deixar de usar a wikipédia impede o acesso, mas mostra a essa mentalidade que está arraigada ao nossos sistemas de ensino.

[/quote]

Ué, mas a minha pergunta referia-se unica e exclusivamente ao que você citou em seu post…

Novamente, partindo do princípio que uma biblioteca é tão aberta quando a Wikipedia, onde está a elitização? Apenas referindo-me à sua reclamação acima mesmo.

[quote=esb][quote=eric_jf][quote=esb][quote=eric_jf]
[/quote]

[/quote]

[/quote]

Ué, mas a minha pergunta referia-se unica e exclusivamente ao que você citou em seu post…

Novamente, partindo do princípio que uma biblioteca é tão aberta quando a Wikipedia, onde está a elitização? Apenas referindo-me à sua reclamação acima mesmo.[/quote]

Elegendo um meio como nobre e verdadeiro, e rejeitando o outro como leigo e não nobre.

Então… voltando ao tópico…

nunca trabalhei com o 5 =/, não vejo a hora do 4 morrer faz tempo!!! xD

[quote=v1c70r_f]Enão vejo a hora do 4 morrer faz tempo!!! xD
[/quote]

++

"

[quote=victorwss][quote=lcegatti]Fugindo um pouco do assunto, eu concordo com as opiniões de que ja era hora da JDK 1.4 descansar em paz…

rsrs 8)

[]'s[/quote]

E o java 5 já podia ir de carona.

Longa vida ao java 6.
Quer dizer, longa até lançarem o java 7. 8) [/quote]

O EJB 2 devia aproveitar esta carona tb :twisted:

Não aguento mais criar objetos Iterator pra iterar em listas… ou fazer castings nos gets… ou criar objetos Integers… que o 1.4 descanse em paz :!:

Iterators até são legais. Foda mesmo é ter que usar Enumerations.

++