JavaME para Android = ME4Android

Bem, eu estava com uma dúvida nesses dias. Se eu desenvolver normalmente em j2me, o meu código irá rodar na nova plataforma de celular da Google, o Android?

Nessa matéria parece que vai ser possível sim.

Estava com um pouco de medo de continuar a estudar J2ME com essa nova plataforma, porque apesar de ser em java não se utiliza j2me.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre o assunto.

http://www.poliplus.com/android.htm

Para quem quiser saber mais sobre o Android achei esse forúm bem interessante
http://forum.portalandroid.org/

Valeu galera.

Está com vontade de estudar J2ME? Então fique quietinho num canto e espere a vontade passar. Não há razao pra acreditar que essa plataforma ainda será utilizada pelos próximos anos, porque:

1. Surgimento do iPhone, cuja imensa base de usuários não possuem qualquer suporte a Java (e que na minha opinião, a Apple fez muito bem em não colocar J2ME).

2. Celulares cada vez mais potentes, cujos aplicativos não precisam ser mais tão limitados quanto aqueles produzidos pela plataforma Java.

3. Surgimento do Android, que é nitidamente superior aos Midlets.

4. Preço da internet via celular caindo ano a ano, o que não mais se justifica criar uma aplicação celular que reflita uma outra aplicação web pra economizar tráfego.

e programacao cel/palm/smart vai ser oq entao? JavaFX ?

Li isso no wikipedia:

Por que eles nao usaram a ME que eh da SUN? Só pq é fraca…rsrs… ? Será que não tah na hora de sair um novo ME entao?
Sobre essa passagem, que tipo de aplicativos será que poderia ser feito em Java que rodaria nessa VM do Android ?

Com o ME4Android vc consegue rodar ME no Android… mas pensa, naquela linda UI do novo Android rodando um app ME… q feio… entao, quais tecnologias HOJE no Java poderia ser usado pra fazer apps atrativos para plataformas como essas que estão surgindo: Android e iPhone ??? Deve vim chumbo por ae…

jopss :stuck_out_tongue:

com tantas aplicações e jogos para o J2ME é importantissimo que rode no AndroidO.

e até aparelhos com AndroidO se tornarem comuns… ainda vai levar uns aninhos… por isso continuar desenvolvendo em J2ME continua sendo uma necessidade… e agora tb uma tranquilidade sabendo que vai funcionar no AndroidO.

no futuro quando aparelhos com AndroidO for a maioria ai sim se pensa em fazer aplicações só para AndroidO.

e AndroidO fica melhor que Android, dado o público alvo… :twisted:

http://www.newticias.com/noticias-comunicacoes-plataforma-android-ja-funciona.php?a=0

[quote=eduveks]com tantas aplicações e jogos para o J2ME é importantissimo que rode no AndroidO.

e até aparelhos com AndroidO se tornarem comuns… ainda vai levar uns aninhos… por isso continuar desenvolvendo em J2ME continua sendo uma necessidade… e agora tb uma tranquilidade sabendo que vai funcionar no AndroidO.

no futuro quando aparelhos com AndroidO for a maioria ai sim se pensa em fazer aplicações só para AndroidO.

e AndroidO fica melhor que Android, dado o público alvo… :twisted:

http://www.newticias.com/noticias-comunicacoes-plataforma-android-ja-funciona.php?a=0[/quote]

se forem a maioria…

J2ME caindo fora dos celulares?
Referências?

[quote=dedejava]J2ME caindo fora dos celulares?
Referências?[/quote]

Desculpe, mas você precisa de alguém fodão que lhe diga tudo o que é verdade?

Não disse que J2ME está caindo fora dos celulares, disse que o iPhone, o modelo líder no segmento de smartphones, não possui uma VM em Java, nem a Apple pretende botar um.

É de se questionar quais são os aplicativos tão importantes na plataforma J2ME, seria Solitaire? Pinball? Arkanoid? A plataforma do iPhone SDK é capaz de rodar jogos dignos de um, sei lá, Nintendo DS, coisa que o J2ME não é nem capaz de imaginar.

[quote=Leonardo3001][quote=dedejava]J2ME caindo fora dos celulares?
Referências?[/quote]

Não disse que J2ME está caindo fora dos celulares, disse que o iPhone, o modelo líder no segmento de smartphones, não possui uma VM em Java, nem a Apple pretende botar um.

É de se questionar quais são os aplicativos tão importantes na plataforma J2ME, seria Solitaire? Pinball? Arkanoid? A plataforma do iPhone SDK é capaz de rodar jogos dignos de um, sei lá, Nintendo DS, coisa que o J2ME não é nem capaz de imaginar.[/quote]

Desde quando o iPhone é lider no segmento de smartphones?

Ai meu Deus!

Uma pequena googlada revela que:

Onde: http://www.roughlydrafted.com/2008/03/26/iphone-predicted-40-years-ago-along-with-flying-cars/

Onde: http://www.msnbc.msn.com/id/23778699/

insisto:

“quais tecnologias HOJE no JAVA poderia ser usado pra fazer apps atrativos para plataformas como essas que estão surgindo: Android e iPhone ???”

jopss :stuck_out_tongue:

Acho que não tem nada a ver comparar o iPhone com Android, o publico alvo é totalmente diferente. Acho que o Android vai pegar para aplicações que já estamos cansados de ver em palms, smarts etc. vendo em uma visão mais corporativa, voltada para empresas mesmo. O iPhone, além de muito caro, não atrai tanto os desenvolvedores (apesar de que gosto do Objective C), vendo por este lado as empresas poderiam apostar mais o desenvolvimento de suas aplicações para o Android, onde o povo já estaria mais habituado por causa da linguagem e tudo mais.

Parece que o primeiro celular com o Android vai ser um LG, estou por fora de preço, mas acredito que o iPhone deve ser no mínimo o dobro mais caro comparado com qualquer modelo da LG não? Ou estou falando besteira?

Abraço!

Bem, parece ser certo de que o Android irá fazer muito sucesso e com certeza é uma tecnologia que vale a pena se investir.

E para quem está interessado existe uma competição que o Google está desenvolvendo “Android Developer Challenge” que obviamente dará um bom dinheiro para o ganhador.

[quote=Leonardo3001][quote=dedejava]J2ME caindo fora dos celulares?
Referências?[/quote]

É de se questionar quais são os aplicativos tão importantes na plataforma J2ME, seria Solitaire? Pinball? Arkanoid? A plataforma do iPhone SDK é capaz de rodar jogos dignos de um, sei lá, Nintendo DS, coisa que o J2ME não é nem capaz de imaginar.[/quote]

Fodão não.
Mas não posso sair acreditando em uma pessoa que fala uma coisa num fórum, certo?
J2ME não é capaz de fazer? Se você diz…
Mas você já ouviu falar em Python pra celulares? Posso te assegurar… fica bonito.
Abraço.

Ainda está longe do Java morrer nos celulares.

O iPhone é legal? Muito. O Palm é legal? Muito. Android? Também. Symbian? Windows Mobile? OpenMoko? Todos muito bacanas.

Qual é o problema? E se eu quiser algo que rode em iPhone, Palm, Windows Mobile, Symbian, Android, Linux etc tudo ao mesmo tempo?? Vou desenvolver usando a plataforma proprietaria de cada um???

A ideia do Java é a independencia de plataforma. E a Sun já está ciente de que o Java ME no estado que está, limita muito. Daí que está vindo o JavaFX Mobile. A questão é ver onde isso levar.

Na minha opinião a briga vai ser entre JavaFX e Flash Lite, as unicas independentes de plataforma (e o Java sai na frente na disputa).

E do iPhone: realmente é um dispositivo fantastico. A Apple fez certo/errado em nao colocar Java? Nao sei. O erro deles pra mim foi criar uma plataforma fechada e proprietaria. Mais uma plataforma que preciso me preocupar se quiser escrever algo que rode em qualquer lugar.

[quote=dedejava][quote]
a briga vai ser entre JavaFX e Flash Lite
[/quote][/quote]

3, rs

Sera que sou o único que não gosto do iPhone ? :oops:
voltando ao assunto, espero que java não saia dos dispositivos moveis

iPhone esta longe de ser um lider no segmento
me desculpe Leonardo3001 o iPhone pode ser lider dos smartphones, lá, mas não aqui…

PS: Palm é horrivel :roll:

Um ponto de vista. O Java não morreu, mas vive moribundo no mundo mobile.

[quote=Sergio Lopes]O iPhone é legal? Muito. O Palm é legal? Muito. Android? Também. Symbian? Windows Mobile? OpenMoko? Todos muito bacanas.

Qual é o problema? E se eu quiser algo que rode em iPhone, Palm, Windows Mobile, Symbian, Android, Linux etc tudo ao mesmo tempo?? Vou desenvolver usando a plataforma proprietaria de cada um???

A ideia do Java é a independencia de plataforma. E a Sun já está ciente de que o Java ME no estado que está, limita muito. Daí que está vindo o JavaFX Mobile. A questão é ver onde isso levar.

Na minha opinião a briga vai ser entre JavaFX e Flash Lite, as unicas independentes de plataforma (e o Java sai na frente na disputa).[/quote]

O JavaFX é muito barulho e pouca coisa concreta, acredito que a adoção dessa plataforma seja menor que o Android. O fato de ter a Sun por trás e que possa ser considerado um “padrão” (essa palavra tão cara aos fãs do Java) não muda as coisas. O Flash Lite é uma piada, assim como é o Windows Mobile.

Dada a característica única da interface ao usuário do iPhone, é natural pensar que um aplicativo adaptado a essa plataforma seja mais agradável ao usuário do que um aplicativo genérico.

[quote=maniacs]Sera que sou o único que não gosto do iPhone ? :oops:
voltando ao assunto, espero que java não saia dos dispositivos moveis

iPhone esta longe de ser um lider no segmento
me desculpe Leonardo3001 o iPhone pode ser lider dos smartphones, lá, mas não aqui…

PS: Palm é horrivel :roll: [/quote]

Concordo com você, e eu também não gosto da Apple. Mas isso não me faz cego a tal ponto a não acreditar na sua revolução e de como esse dispositivo pode varrer o mercado quando um suporte oficial chegar ao Brasil. Lembre-se que a Telefonica está em negociações para o suporte ao iPhone em toda a América Latina.

Sabem qual é a linguagem realmente ubíqua e multiplataforma? Java? Não! É HTML, Javascript e CSS! Considere, quando pensar uma aplicação mobile, se não é viável jogar todo o conteúdo no lado servidor. Os consumidores agradecerão a facilidade de utilização da aplicação.

[quote]
Concordo com você, e eu também não gosto da Apple. Mas isso não me faz cego a tal ponto a não acreditar na sua revolução e de como esse dispositivo pode varrer o mercado quando um suporte oficial chegar ao Brasil. Lembre-se que a Telefonica está em negociações para o suporte ao iPhone em toda a América Latina.

Sabem qual é a linguagem realmente ubíqua e multiplataforma? Java? Não! É HTML, Javascript e CSS! Considere, quando pensar uma aplicação mobile, se não é viável jogar todo o conteúdo no lado servidor. Os consumidores agradecerão a facilidade de utilização da aplicação.[/quote]

É oque estou fazendo, mas a velocidade de internet nos celulares de hoje ainda inviabiliza a maioria dos sistemas…

Foi a mesma coisa que o Steve Jobs pensou quando lancou o iPhone e deu com os burros n’água.