Um ponto de vista. O Java não morreu, mas vive moribundo no mundo mobile.
[quote=Sergio Lopes]O iPhone é legal? Muito. O Palm é legal? Muito. Android? Também. Symbian? Windows Mobile? OpenMoko? Todos muito bacanas.
Qual é o problema? E se eu quiser algo que rode em iPhone, Palm, Windows Mobile, Symbian, Android, Linux etc tudo ao mesmo tempo?? Vou desenvolver usando a plataforma proprietaria de cada um???
A ideia do Java é a independencia de plataforma. E a Sun já está ciente de que o Java ME no estado que está, limita muito. Daí que está vindo o JavaFX Mobile. A questão é ver onde isso levar.
Na minha opinião a briga vai ser entre JavaFX e Flash Lite, as unicas independentes de plataforma (e o Java sai na frente na disputa).[/quote]
O JavaFX é muito barulho e pouca coisa concreta, acredito que a adoção dessa plataforma seja menor que o Android. O fato de ter a Sun por trás e que possa ser considerado um “padrão” (essa palavra tão cara aos fãs do Java) não muda as coisas. O Flash Lite é uma piada, assim como é o Windows Mobile.
Dada a característica única da interface ao usuário do iPhone, é natural pensar que um aplicativo adaptado a essa plataforma seja mais agradável ao usuário do que um aplicativo genérico.
[quote=maniacs]Sera que sou o único que não gosto do iPhone ? :oops:
voltando ao assunto, espero que java não saia dos dispositivos moveis
iPhone esta longe de ser um lider no segmento
me desculpe Leonardo3001 o iPhone pode ser lider dos smartphones, lá, mas não aqui…
PS: Palm é horrivel :roll: [/quote]
Concordo com você, e eu também não gosto da Apple. Mas isso não me faz cego a tal ponto a não acreditar na sua revolução e de como esse dispositivo pode varrer o mercado quando um suporte oficial chegar ao Brasil. Lembre-se que a Telefonica está em negociações para o suporte ao iPhone em toda a América Latina.
Sabem qual é a linguagem realmente ubíqua e multiplataforma? Java? Não! É HTML, Javascript e CSS! Considere, quando pensar uma aplicação mobile, se não é viável jogar todo o conteúdo no lado servidor. Os consumidores agradecerão a facilidade de utilização da aplicação.