JavaME para Android = ME4Android

Eita briga boa nesse tópico :slight_smile:

Eu particularmente ainda confio em Java para o mundo móvel. Como já foi falado aqui, Java é a única plataforma onde pode ser desenvolvida uma aplicação “independente” do dispositivo.

Por que digo “independente”? Porquê essa independência não é real, customizações são necessárias mesmo em Java, mas são mínimas perto de outras plataformas.

Mas realmente Java está um pouco parado no mundo móvel, eu acredito que com JavaFX e a MIDP 3 as coisas devem melhorar.

Foi a mesma coisa que o Steve Jobs pensou quando lancou o iPhone e deu com os burros n’água.[/quote]

Deu com os burros n’água??? Certeza??? Não me parece… acho q os números falam por si… ele acaba de colocar a Apple no mundo Mobile e já fica com uma fatia bem considerável, fora os milhões gerados em poucos dias e os valores das ações…

Isto é dar com os burros n’água?

E só para relembrar:

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092007/04092007-14.shl

Acho q isto não é dar com os burros n’água…

E também acho q o futuro é internet sem limitações no mundo mobile, a internet esta cada vez melhor, no Brasil talvez demore um pouco mais, mas em outros paises isto esta sendo um grande salto, basta ver o sucesso do mundo WiFi e a quantidade de aparelhos mobiles q agora estão vindo com suporte a WiFi, não digo q o Java vai morrer pois isto tb dúvido, o MiniOpera vai precisar sempre do J2ME ou do Android, mas para desenvolver aplicações mobile na maioria dos casos Html + CSS + Javascript deve resolver o problema, o mundo dos jogos não sei… mas acho q tudo isto é especular muito, tudo depende da evolução tecnologica, é esperar pra ver.

eduveks, o Steve Jobs não queria lançar um SDK, queria que todas as aplicações para o iphone fossem web. Dai todo mundo chiou e ele teve que mudar de idéia… por isso o Sergio disse que ele deu com os burros nagua.

Há ok :oops:

Peço desculpas, mas independente disto o iPhone teve logo uma grande explosão de sucesso, para o usuario acho q isto pouco importa, pois podendo navegar na web a 100% já se tem tudo ou quase tudo, no mundo do desenvolvimento foi um banho de água fria sem dúvida, mas isto não afetou e nem afeta as vendas do iPhone, o mercado comsumidor não quer saber disto, mas pra quem desenvolve fica bem limitado e preso a padrões impostos, principalmente pro MiniOpera não poder concorrer com o Safari no iPhone é bem chato :stuck_out_tongue:

As chiadelas devem ter sido principalmente do mercado dos jogos, q ai sim foi mesmo um banho de água fria :stuck_out_tongue:

E peço desculpas tb por ter fugido do Android e estar aqui falando de iPhone… :roll:

eduveks,

claro que pro usuario final tanto faz como a gente desenvolve contanto que tenha as apps pra ele usar.

mas o ponto que eu estava falando era que a grande vantagem do java era para o desenvolvedor mesmo: portabilidade. ai vc disse que html que eh sim portavel e por isso facilita pro desenvolvedor. e eu rebati esse argumento. a questao que digo é que java nao morre (e nao deveria morrer) por causa dos desenvolvedores (pro usuario, tanto faz mesmo como vc disse).

agora, tenho mais uns argumentos contra dizer que html+css+js é a melhor plataforma pra desenvolver pro mercado mobile. hoje um dos grandes trufos da plataforma mobile nao eh ficar fazendo um monte de input de dados bobos (maximo que se consegue na web), mas eh explorar bluetooth do aparelho, gps, infra vermelho, camera, reconhecimento de voz, accelerometer, etc… tudo isso que nao da pra fazer com uma app web mas que torna a experiencia do usuario mais bacana.

realmente interação com todos os recursos do aparelho é outros trezentos, mas tb o problema é que o J2ME esta muito longe do que seria o ideal, até por q nem nos sabemos bem o que seria o ideal, não satisfaz no momento, diversas limitações e complexidade, mas claro q tem uma grande bagagem, e o Android talvez atinga a satisfação desejada ou talvez não, mas sinceramente eu não aposto muito no JavaFX, até onde vi não me convenceu, falta qualquer coisa, e o Android como já disse acho q ainda vai demorar para ser tão difundido nos aparelhos, até por q tem saido aparelhos novos e nada de Android, so num ou outro, longe de ser maioria, mas claro tem tendencia a mudar, mas duvido a curto prazo, deve levar uns aninhos :?

mas com com a Web a 100% nos dispositivos móveis para a maioria das aplicações sera o suficiente… acho eu…

Realmente o que foi mostrado do JavaFX até agora foi meio decepcionante. A Sun “abriu” o desenvolvimento no openjfx.dev.java.net mas ele anda as moscas (inclusive cvs). O que eu acho é que a Sun está desenvolvendo internamente o JavaFX para guardar o “segredo” e que devemos ter grandes surpresas no JavaOne logo mais.

meu problema com webapps “tradicionais” no celular é a dificuldade pra se inserir dados.
vc ja usou um iphone/itouch? minha noiva tem um iphone e por mais que o safari mobile seja infinitamente superior ao browser do meu N95 (symbian), ainda nao consigo parar pra digitar um email nele… é um saco! :slight_smile:

eu aposto no uso das outras tranqueiras do celular (blutetooth, gps, infrared, camera, accelerometer, etc) pra ajudar a desenvolver apps que sejam mais faceis de usar. e isso eh bem limitante em um celular

Então, faltando uma boa demonstração do que é possível fazer com JavaFX, algo que chame atenção que convensa, fica pra mim meio q no ar, até q ponto isto é bom? Ainda mais se olharmos para algo como SilverLight! E lembrando a derrota dos Applets para o Flash. A Sun até agora não mostrou nehuma solução gráfica de alto nível, o JavaMedia nem se fala, Java3D mais ou menos, Java2D é “bonzinho”, mas comparando com SilverLight e Flash, perde e feio nestes requesitos.

Se repararmos ainda que a qualidade gráfica dos dispositivos mobile estão aumentado, fica a pergunta o Java tem bagagem para acompanhar? E ainda aguentar com a concorrência?

Parece q a Sun já não esta apostando muito neste mercado, e tem que vir empresas como Google dar o empurrão?

E quanto a digitar um e-mail em celular é impensável, e há pessoas com uma prática enorme digitando SMSs, mais rápido do que no computador, mas como eu não chego lá e passo raiva quando tenho que digitar mais que uma frase nos números, é de revoltar a evolução que fazem em todo o resto e digitar com os números é sempre a mesma coisa, finalmente alguém apareceu com uma nova idéia e isto tende a melhorar, e isto melhorando o sucesso da navegação real da internet nos dispositivos mobile tende a melhorar e muito.

Por isso se pensar que o futuro vai ser aparelhos tirando maior partido da web mas com teclado numérico é de esquecer, pensando nisto temos que descartar a idéia do teclado numérico penso eu, se não fica muito frustante imaginar o futuro…

[quote=Sergio Lopes]Realmente o que foi mostrado do JavaFX até agora foi meio decepcionante. A Sun “abriu” o desenvolvimento no openjfx.dev.java.net mas ele anda as moscas (inclusive cvs). O que eu acho é que a Sun está desenvolvendo internamente o JavaFX para guardar o “segredo” e que devemos ter grandes surpresas no JavaOne logo mais.
[/quote]

Eu tenho a impressão que esse JavaFX vai entrar p/ o hall das tecnologias da Sun feitas unicamente p/ deixar o pessoal de boca aberta no JavaOne e depois serem esquecidas, junto com o Looking Glass e o tal do projeto Semplice (lembra? aquele que ia rodar aplicações em VB6 na JVM).

Quando ele foi anunciado, fiquei com a impressão de que foi um anúncio às pressas p/ abafar o hype em torno do Silverlight, que tinha sido anunciado meses antes (se não me engano). Hoje, me parece que o Silverlight está mais maduro, apesar de não ser ainda algo popular. Mas pelo menos a Microsoft usa ele em produção p/ fazer streamming de vídeos no MSDN.

Vocês usaram o iPhone pra ter tanto ódio dele assim?

Desculpe, mas eu não acho isso não. Tem muita coisa bonita feita em FL.