Por favor, não venha com essas lendas urbanas de novo.
Também vejo muita coisa no Swing e nas IDEs pra programação desktop que deixa o Java aquém da produtividade dos seus principais concorrentes em DESKTOP.
Concordo com o que o pessoal falou:
O layout e a lentidão inicial são algumas das situações.
JTable realmente é outra, um co mponente que precisa ser muito usado e não teve uma interface boa pra se programar.
Visual feio nos visuais nativos, embora tenha melhorado
Outra coisa é uma forma mais prática de se fazer bind com banco de dados.
A declaração do JavaFX eu gostei, parece muito com o jeito do Delphi declarar os objetos visuais dentro dos arquivos .dfm
Fiz um teste de 15 minutos ontem e achei interessante. É claro que efeitos, interfaces que se movem pra lá e pra cá não são o objetivo dele. É para interface core msm.
A Oracle está demonstrando essa ferramenta em alguns eventos recentes(techdays na Índia e EclipseCon não sei onde).
Aplicações Com JavaFX: Sugiro que entrem no Grupo Mix do JavaFX, lá tem muitas pessoas postando seus trabalhos e muita discussão sendo feita para alavancar JavaFX: https://mix.oracle.com/groups/20213
Já tentaram montar algo com o preview JavaFX Composer? Tentem, sei lá, montar um cliente do Twitter… Só tentem. Pena que ainda é um preview e está em desenvolvimento…
O site das olimpíadas não foi um fracasso! É verdade que não mudou o mundo RIA, mas mostrou o potencial de JavaFX e muita gente passou a conhecer…
Os Applets em JavaFX estão muito melhores, só testar ou procurar testes antes da versão 1.2.3 agora com a nova versão. Ainda não bate o Flash, mas melhorias contínuas estão sendo feitas.(10 anos não são destruídos em um né)
Considerem sempre o JavaFX tendo nascido com a versão 1.2. Muita coisa de antes dessa versão já não existe mais. Talvez isso tenha dado uma desanimada em boa parte do pessoal que adotou o JavaFX desde a preview dele, mas o JavaFX de hoje nasceu há pouco menos de um ano!
O JavaFX nasceu para pessoas que queriam fazer algo mais com Java no desktop, na web, e renovar a força do Java no celular, pois JME em breve não terá tanto mercado como hoje, e ainda ganhar novos mercados, como a televisão mesmo.
Vou falar o que pode ser uma surpresa na corrida, como o Paulo falou, JavaFX ir para Android. Os problemas são de licença de novo, então a Google não dá a mínima para o JavaFX. Como fazer JavaFX rodar na VM do Android? Se isso der certo, o cara que conseguir vai ganhar dinheiro e JavaFX vai alavancar, como o Android alavancou: Carro, TV…
Não acho que JavaFX vá algum dia decolar. É um produto com mentalidade dos anos 90 feito nos anos 00.
O JavaFX não terá sucesso porque não se adequa às necessidades de hoje. Veja:
:arrow: JavaFX não serve pra web porque, com a proliferação de smartphones, tablets e netbooks, os sites precisam atender cada vez mais browsers diferentes. Ganha a aplicação que se adequar aos padrões e boas práticas de HTML, CSS e Javascript, perde quem confiar em plugins proprietários ausentes em muitos dispositivos.
:arrow: JavaFX não serve pra desktop porque simplesmente a era dos desktops já passou. Novos desenvolvimentos são feitos pra web. Quando alguém quer desktop, é porque precisa de algum recurso específico do PC, coisa que uma aplicação em cima de uma máquina virtual pode não corresponder.
:arrow: JavaFX não serve pra mobile porque o iPhone roubou toda a atenção, eclipsando um modelo de negócio de empresas tradicionais como a Nokia (que investe no J2ME). E sem falar que quem odeia a Apple está apostando suas fichas no Android.
E sem falar que criar uma nova linguagem foi uma grande besteira! Não podiam usar o Groovy, não?
PAH, responsata errada, quem disse que a era dos desktops já passou? desenvolvemos novos sistema para desktop sem problema algum, e te garanto rende muito bem
Você falou coisas de um mundo perfeito, exato e estático!
Se o mundo fosse perfeito e exato como você expôs[fim do desktop, padrões que funcionam, mercado mobile se resumindo a Android e iPhone] eu até concordaria.
Mas o mundo é dinâmico, imperfeito e não há muitas coisas exatas[a única que conheço é que todos morreremos :D].
O mercado não é só iPhone e Android. A nokia domina o mercado de celulares, a Apple nunca chegou perto de derrubar a nokia, isso é coisa de blog. Confira este post no meiobit, com números e pesquisas:
A massa não usa o iPhone, é coisa um pouco mais top. Todos sabemos disso, há um mercado além do iPhone, de celulares habilitados a acessar a internet. Se ficar vendo tendências ou previsões, você estaciona e esquece do que realmente acontece.
Tudo muda, novas necessidades surgem. Isso pode ser verdade para daqui há alguns meses, até uns dois anos, mas novas necessidades surgem :D.
E sobre Desktop acabar. Pode ser que sim, mas não é imediato. Muita coisa ainda está offline e são feitas offline. Outra coisa de blog também. A empresa que eu trabalho ainda recebe muitas demandas desktop e muitas usam até C. Pode ser que um dia acabe, mas ainda temos alguns anos de chão seja com extensão e manutenção de sistemas legados ou com partes client de sistemas WEB mesmo.
Nova linguagem para JavaFX: O fato de não ser groovy, scala, java é bem difundido e JavaFX foi muito atacado no começo por isso. É a mesma coisa perguntar porque inventar Scala se já existe Java. Outro ponto é que Java é uma linguagem geral, não é específica em nada. JavaFX é voltado para o que se destina: GUIs, efeitos, animações… Quando você usa uma linguagem diferente para fazer algo que ela não é destinada, você perde tempo esbarrando na linguagem. A API padrão do JavaFX é voltada para animações, leituras de web services REST, interfaces gráficas etc. De fato, JavaFX inteiro foca nesses pontos.Temos o tipo de dado Duration, que é para contagem de tempo. Classes de transições de interface. A disposição dos elementos, a hierarquia dos componentes JavaFX são voltadas para GUI/Parte gráfica, como já falei, terá uma apresentação em breve sobre isso. E muitas coisas que poderia passar o tempo todo aqui digitando e falando…
O resultado de JavaFX Script ser uma nova linguagem é que você tem uma linguagem que possibilita coisas novas com uma dificuldade baixa e performance praticamente a mesma que a de Java.
[quote=Jesuino Master]
Vou falar o que pode ser uma surpresa na corrida, como o Paulo falou, JavaFX ir para Android. Os problemas são de licença de novo, então a Google não dá a mínima para o JavaFX. Como fazer JavaFX rodar na VM do Android? Se isso der certo, o cara que conseguir vai ganhar dinheiro e JavaFX vai alavancar, como o Android alavancou: Carro, TV… [/quote]
Pois é. Basta a oracle fazer um cliente do Google wave em javafx com realidade aumentada que roda no android compatível com a tv digital que o javafx vai ser salvo.
exatamente. A boa noticia é que vc pode sim usar linguagens dinamicas para criar interfaces swing. Ainda não existe soluções prontas pra isso nessas novas linguagens. Mas o javafx ainda esta em fase inicial tb, é questão de tempo pro javafx se tornar irrelevante (bom, se é que algum dia ele foi relevante, mas vc entendeu).
[quote=mochuara][quote=Jesuino Master]
Vou falar o que pode ser uma surpresa na corrida, como o Paulo falou, JavaFX ir para Android. Os problemas são de licença de novo, então a Google não dá a mínima para o JavaFX. Como fazer JavaFX rodar na VM do Android? Se isso der certo, o cara que conseguir vai ganhar dinheiro e JavaFX vai alavancar, como o Android alavancou: Carro, TV… [/quote]
Pois é. Basta a oracle fazer um cliente do Google wave em javafx com realidade aumentada que roda no android compatível com a tv digital que o javafx vai ser salvo.
Tem gente que viaja na maionese mesmo. [/quote]
Sua cabeça que viu por esse lado.
Quando o JavaFX resolver todos os probleminhas pendentes e começar a mostrar solução daí ele vai ser salvo. Ao contrário do que você pensa[ou pensou], não sou um sonhador e sei muito bem o que o mercado quer. O Android está sendo usado porque realmente é bom, já pesquisou sobre? Disse que se o JavaFX conseguir trabalhar junto com ele seria uma boa para a tecnologia, marketing assim como o Android consegue hoje.
Como já falei em outros posts, ninguém no time JavaFX é sonhador, nem na comunidade. Todos sabem as dificuldades e os desafios. Ninguém está “viajando na maionese” não. A penetração em um mercado ganho é difícil mesmo. Não é só porque e outros bloggers ficam postando e falando o que acham, sem nem mesmo conhecer as coisas a fundo, a proposta, que o um projeto do tamanho do JavaFX será jogado fora…
Todos sabemos que qualquer tecnologia só consegue espaço quando resolve problema e dá soluções. JavaFX se propõe a resolver o problema de múltiplos dispositivos e plataformas que temos hoje, oferecendo uma linguagem que permite a construção de RUA. Ainda não tem muito apoio e dispositivos, mas está crescendo. Ainda tem muitos probleminhas nesse meio, mas estão sendo resolvidos. A adoção está aumentando a cada dia. Você pode acreditar no trabalho que está sendo feito ou no que quiser acreditar…
Entenda o que quiser do que está escrito ai, mas não tente inventar as coisas…
[quote=Jesuino Master][quote=chun]Todo canvas do JavaFX utiliza componentes basicos do Swing , Pelo menos o do JavaFX para desktop…
Por mais que existam componentes em javafx.scene.control que não existem em Swing , os mesmos tem como base o Swing.
é só voce abrir o fonte e verás…
[/quote]
Eu nunca olhei como ele renderiza o gráfico, vou ser sincero, mas todos os controles usam esse esquema Behavior, Skin, e Control.
Te garanto que não precisamos do JSE para usar o JavaFX, ou seja, do pacote JavaSwing, tanto é que ele é executado em alguns celulares já…
Outra coisa, a estrutura gráfica é diferente do JavaSwing em sí, tem o “grafo da cena”[SceneGraph] que vai ser falado no próximo encontro JavaFX online…[/quote]
Pessoal, tanto faz usar ou não usar SWING ou um de seus componentes mais altos/baixos na hierarquia.
A discussão é outra…
Para mim as tecnologias RIA nunca substituirão os browsers…em um futuro distante, poderemos cogitar isso, já que cada vez mais se busca interfaces amigáveis, simples, animadas e cheias de recursos, mas a curto prazo não.
Hoje os browsers têm estado na vanguarda da evolução tecnológica, contando com cada vez mais funções, plugins e tecnologias, que aprimoram seus recursos…
Minha opinião sobre o JAVA FX e afins é que estas tecnologias RIA ainda estão se consolidando e apenas no ínicio de uma longa jornada. Por isso sua participação não é tão grande…
Mas, para ser uma opção imediata ao SWING, no Desktop, seria excelente! Resolveria muitas problemas…
Dizem que isso vai acabar na versão 1.3. Eu criei uns componentes para um amigo que estava mudando a view do legado dele para JavaFX, mas nada se compara a um componente criado e testado na API padrão…
Eu acho que o javafx por enquanto só está “se deixando” ser conhecido pelo mercado, para daí decolar…
Acho que faltam algumas coisas ainda para deixar a tecnologia com outros olhos, tal como o melhor suporte ao desenvolvimento. Digo isto pois quando estava estudando esta tecnologia a um tempo atrás era extremamente custosa a depuração de aplicações, não sei agora se ainda ocorre…
Galera o JavaFX chegou para ficar, acredito realmente nisso, mais vim estudando a alguns duas, fazendo pequenas aplicações e o que posso dizer da minha impressão.
1-Fui verificar a facilidade de integração com WebCam e Microfone, a biblioteca seria o JMF que esta descontinuado. Resultado: Péssima impressão.
2- a parte de animação esta muito fácil de usar, no entanto acredito que tenha alguns bugs, pois tentei utilizar o rotation e num teste aonde tentei que da primeira vez ele rotacionasse ao contrario ele não vai, somente depois que ele executa uma primeira vez para o lado correto ele executa ao contrário. Resultado: precisa ainda amadurecer.
De qualquer forma é uma linguagem cativante e divertida de se trabalhar, o bind e o trigger são fantasticos e me mostrou como o java esta arcaico
segue um codigo exemplo do item dois do qual falei.
[quote=Felagund][quote=Leonardo3001]
:arrow: JavaFX não serve pra desktop porque simplesmente a era dos desktops já passou. Novos desenvolvimentos são feitos pra web. Quando alguém quer desktop, é porque precisa de algum recurso específico do PC, coisa que uma aplicação em cima de uma máquina virtual pode não corresponder.
[/quote]
PAH, responsata errada, quem disse que a era dos desktops já passou? desenvolvemos novos sistema para desktop sem problema algum, e te garanto rende muito bem :)[/quote]
:lol: :lol: Tambem acho, e sempre acho bom quando falam isto, é menos concorrencia 8)
Outra coisa Desktop <> offline, não viagem.
Pessoal ou é cego ou é alienado ao mundo web. Bom de certo porque temos poucos comercios no Brasil né, poucas lojas, poucos restaurantes, autopeças, padarias, acho que até boates :shock: , etc, etc, se alguem conseguir me citar um destes que tem um sistema de atendimento ao cliente feito no browser sou todo ouvidos.
O desktop está a decadas ainda de sua morte, tem muiiiiiiiiiiiiiiitttaaaaa, app em desktop ainda, e isso ainda varia de regiao pra regiao. Aqui em Rondonia, ainda tem muito comercio rodando sistema em clipper, acreditem.
Por aqui tem muito estabelecimento comercial e farmácias com programinhas rodando no browser. Agora, programa legado sempre vai existir. Mas, sinceramente, prefiro trabalhar na crista da onda da tecnologia do que com código legado que não evolui.
[quote=marcosalex][quote=fredferrao]
Pessoal ou é cego ou é alienado ao mundo web. Bom de certo porque temos poucos comercios no Brasil né, poucas lojas, poucos restaurantes, autopeças, padarias, acho que até boates :shock: , etc, etc, se alguem conseguir me citar um destes que tem um sistema de atendimento ao cliente feito no browser sou todo ouvidos.
[/quote]
Por aqui tem muito estabelecimento comercial e farmácias com programinhas rodando no browser. Agora, programa legado sempre vai existir. Mas, sinceramente, prefiro trabalhar na crista da onda da tecnologia do que com código legado que não evolui.[/quote]
O problema eh que ainda nao eh legado, este eh o ponto.(nao to falando de clipper claro)
Sinceramente nunca vi um rodando em browser. Nao to falando que a farmacia/empresa nao possa ter um site, ou um e-commerce, mas vai la no balcao fazer sua compra, e olha pro monitor e me diz que eh o browser rodando imprimindo cupom fiscal e etc, foi isto que nunca vi, e em lugar algum, seja grandes centros ou nao, aqui mesmo, todas as grandes lojas do shopping tem sistema desktop, americanas, bob’s, etc., etc.,etc.,etc…