Eae , bem como o chun disse JavaFX utiliza , não todos os componentes do swing, mas alguns componentes do swing, mas pela falta de que não se acabou todos os componentes do JavaFX em java2D…no começo do JavaFX, estou acompanhando ele desde seu primeiro dia de lançamaneto, ele era praticamente swing, pelo motivo de que fazer uma aplicacao simples (JFrame, JDialog, JButton, JTable, JList, etcs) utilizava-se swing na maior parte…acho que isso aconteceu por causa da pressão de lançamento da tecnologia, e também para poder se reutilizar componentes swing junto com os dos JavaFX. Na verdade a proposta do JavaFX é refazer os componetes todos em cima do java2D, e não do swing…que ficam bem mais rapidos e portateis para dispositivos moveis…que é a idéia principal do Java, fazer uma vez e rodar em qualquer hardware…no JavaFX 1.3 irá vim com vários componentes novos em cima do java2D, pode ser uma copia melhorada do swing sim, mas com certeza absoluta não é swing…estou aguardando ancioso para está versão que está por vir…e com esta versão nova creio que poderemos fazer uma aplicação toda em JavaFX, sem utilizar componentes extras do swing…
Não adianta criticar uma tecnologia porque ela demora a ficar pronto, ou decolar, ou porque está vindo tarde…na minha opinião eu aposto 100% em JavaFX, até porque ela reforça a principal idéia de Java…e afinal concorrentes ajudam outras tecnologias prontas a melhorarem também…mas com certeza eu irei utilizar e aposto 100% em JavaFX para substituir e velho e antigo swing, e competir com o browser (não substituir, mas competir)…
O swing que muitos falam que é lento e pesa, na verdade só é difícil de planejar e fazer uma aplicação, coorporativa e grande, em swing…mas ele também é rápido e muito leve SE utilizado corretamente (procure profissionais que tabalhe com swing e veja o preço deles)…eu trabalho com swing ja faz uns 5 anos (e com java ja uns 9 anos) e tenho ja uma pequena noção sobre isso. E principalmente para quem trabalha com swing, o JavaFX vai ser uma tecnologia muito boa, porque seu script juntamente com os componentes java2D irá, com certeza, melhorar as aplicações feitas em desktop…
Mas veja o seguinte, você tem que ter um foco…se seu foco é fazer aplicações para browsers (pc, dipositivos moveis, tv não sei, etcs) procure Flex, JSP, JSF (saindo 2.0 agora com varias melhorias), Openlaszlo, silverlight, php, etcs, etcs…ja se seu foco for aplicacoes para Desktop (pc, dipositivos moveis, tv, etcs) procure Swing, AWT, SWT, C, C++, .Net, etcs, etcs e com certeza o JavaFX…uma aplicacao para web, para mobile, etcs…não precisa necessariamente ser feita no browser, pode ser feita com aplicações Desktop também…procure uma tecnologia que você se sinta confortável…mas não critique uma tecnologia porque ela está demorando ou vindo tarde…se a Oracle e a antiga Sun aposotou em JavaFX…porque você não apostaria?? Afinal é mais uma tecnologia que está saindo…para o bem de todos os programadores, facilitar nossas vidas hehehehe…
E com certeza JavaFX está vindo pra ficar, pelo menos na minha opinião!