JavaFX pode decolar nas mãos da Oracle?

“Quase três anos após seu lançamento, o desenvolvimento de aplicações multimídia na plataforma JavaFX, herdada pela Oracle com a compra da Sun Microsystems, ainda não decolou. A ferramenta permanece como mais uma entrante em um mercado cheio de opções, o que acaba provocando questionamentos sobre a possibilidade de sucesso da tecnologia.”

A notícia saiu na Computerworld:

http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/03/23/javafx-pode-decolar-nas-maos-da-oracle/

e é uma tradução da notícia que saiu na InfoWorld ontem:

JavaFX ? Sem chance.

Infelizmente uma aposta muito tarde.

[quote=chun]JavaFX ? Sem chance.

Infelizmente uma aposta muito tarde.
[/quote]
Conte-me mais.

Parece lentamente estar conseguindo algo. Não diria “sem chance” :smiley:

Para a web…? hum, tomara que nao.

Para substituir o swing, espero que sim…

JavaFX não subistiui o Swing , ele USA o Swing…

O que ele cria é uma meta-linguagem para construção de telas em Swing…

Mas continua sendo o velho Swing.

[quote=chun]JavaFX não subistiui o Swing , ele USA o Swing…

O que ele cria é uma meta-linguagem para construção de telas em Swing…

Mas continua sendo o velho Swing.
[/quote]

JavaFX não usa Swing! Existem componentes JavaFX que são por baixo componentes Java Swing, alguns componentes. Existem também pessoas do time Java Swing no time JavaFX, na Oracle/Sun, mas não é necessário Java Swing. Pode ser que tenha códigos e técnicas do JavaSwing por baixo do JavaFX. Se fosse JavaSwing, o JavaFX não rodaria em celular, teríamos que ter toda a API standard em um aparelho…

O JavaFX nasceu como o projeto F3 como uma linguagem interpretada, no topo da JVM, longe de JavaSwing, ou de Java em si.

Inclusive nesse comentário do Jonathan Giles[time de controles de interface do JavaFX], ele fala exatamente isso:

Voltando a discussão original, se até no fim do ano a Oracle não der um jeito de decolar o JavaFX, ou pelo menos liberar todo o fonte dele[full OpenSource (O runtime ainda não é)], ficará difícil manter os que adotaram a tecnologia, esperançosos em uma ação mais agressiva dela quanto a ganhar mercado…

Poderia me dizer quais sao estes componenetes q nao utilizam por baixo o swing ?

Todos do pacote javafx.scene.control.

Os componentes do pacote javafx.ext.swing são todos Java Swing. Você necessita do JSE para usar.

EDIT:

Só para exemplificar, o JavaFX usa uma forma bem simples de construção de componentes. Todos os controles são construídos da mesma forma. Temos três partes do bichinho: Behavior, Control, Skin.

[mais ou menos como entendo]

Behavior é onde você constrói o comportamento do controle quanto a eventos.

Skin é o corpo do componente, a forma. Aqui juntamos o comportamento ao que é visto.

Control é o controle em sí, onde juntamos o Skin com o controle usando o create, método chamado para instâncias de Node pela “cena”, para ver o que o Node(control é um node) irá representar na cena.

Aqui tem uma explicação passo a passo:

Veja que não tem nada de Java Swing no processo para fazer botões, campos de texto, capturar eventos etc.

Mas na primeira release, não tínhamos componentes próprio ainda do JavaFX, usávamos wrappers de componentes Swing, acho que por isso muita gente acha que JavaFX é feito em cima de Swing :-D.

Todo canvas do JavaFX utiliza componentes basicos do Swing , Pelo menos o do JavaFX para desktop…

Por mais que existam componentes em javafx.scene.control que não existem em Swing , os mesmos tem como base o Swing.

é só voce abrir o fonte e verás…

[quote=chun]Todo canvas do JavaFX utiliza componentes basicos do Swing , Pelo menos o do JavaFX para desktop…

Por mais que existam componentes em javafx.scene.control que não existem em Swing , os mesmos tem como base o Swing.

é só voce abrir o fonte e verás…
[/quote]
Eu nunca olhei como ele renderiza o gráfico, vou ser sincero, mas todos os controles usam esse esquema Behavior, Skin, e Control.

Te garanto que não precisamos do JSE para usar o JavaFX, ou seja, do pacote JavaSwing, tanto é que ele é executado em alguns celulares já…

Outra coisa, a estrutura gráfica é diferente do JavaSwing em sí, tem o “grafo da cena”[SceneGraph] que vai ser falado no próximo encontro JavaFX online…

[quote=chun]Todo canvas do JavaFX utiliza componentes basicos do Swing , Pelo menos o do JavaFX para desktop…

[/quote]

Chun, o Jesuino tem razao: o JavaFX, apesar da maioria dos componentes trabalhar diretamente com os componetnes do swing, ele usa muita coisa do Java 2D para desenhar seus próprios componentes e mexer em coisas que o Swing não possibilita.

Como o Chun, tambem acho que o JavaFX está bastante atrasado na corrida… mas a gente tem cada surpresa…

Esperamos que a Oracle continue a mostrar a força que mostrou nesses últimos meses quanto a JavaFX. Ontem mesmo eles demonstraram uma ferramenta que estamos esperando a tempos, o JavaFX Authoring Tool, no EclipeCon.

Só eles podem propiciar essa surpresa :smiley: (ou algum projeto secreto maravilhoso de alguém por ae :D)

Eu penso que muitos dos que criticam o JavaFX, estão com o velho senso comum que surgiu há uns 2 anos atrás sobre essa tecnologia.

Eu acredito no JavaFX, tanto para web, desktop ou outras plataformas.

Eae , bem como o chun disse JavaFX utiliza , não todos os componentes do swing, mas alguns componentes do swing, mas pela falta de que não se acabou todos os componentes do JavaFX em java2D…no começo do JavaFX, estou acompanhando ele desde seu primeiro dia de lançamaneto, ele era praticamente swing, pelo motivo de que fazer uma aplicacao simples (JFrame, JDialog, JButton, JTable, JList, etcs) utilizava-se swing na maior parte…acho que isso aconteceu por causa da pressão de lançamento da tecnologia, e também para poder se reutilizar componentes swing junto com os dos JavaFX. Na verdade a proposta do JavaFX é refazer os componetes todos em cima do java2D, e não do swing…que ficam bem mais rapidos e portateis para dispositivos moveis…que é a idéia principal do Java, fazer uma vez e rodar em qualquer hardware…no JavaFX 1.3 irá vim com vários componentes novos em cima do java2D, pode ser uma copia melhorada do swing sim, mas com certeza absoluta não é swing…estou aguardando ancioso para está versão que está por vir…e com esta versão nova creio que poderemos fazer uma aplicação toda em JavaFX, sem utilizar componentes extras do swing…

Não adianta criticar uma tecnologia porque ela demora a ficar pronto, ou decolar, ou porque está vindo tarde…na minha opinião eu aposto 100% em JavaFX, até porque ela reforça a principal idéia de Java…e afinal concorrentes ajudam outras tecnologias prontas a melhorarem também…mas com certeza eu irei utilizar e aposto 100% em JavaFX para substituir e velho e antigo swing, e competir com o browser (não substituir, mas competir)…

O swing que muitos falam que é lento e pesa, na verdade só é difícil de planejar e fazer uma aplicação, coorporativa e grande, em swing…mas ele também é rápido e muito leve SE utilizado corretamente (procure profissionais que tabalhe com swing e veja o preço deles)…eu trabalho com swing ja faz uns 5 anos (e com java ja uns 9 anos) e tenho ja uma pequena noção sobre isso. E principalmente para quem trabalha com swing, o JavaFX vai ser uma tecnologia muito boa, porque seu script juntamente com os componentes java2D irá, com certeza, melhorar as aplicações feitas em desktop…

Mas veja o seguinte, você tem que ter um foco…se seu foco é fazer aplicações para browsers (pc, dipositivos moveis, tv não sei, etcs) procure Flex, JSP, JSF (saindo 2.0 agora com varias melhorias), Openlaszlo, silverlight, php, etcs, etcs…ja se seu foco for aplicacoes para Desktop (pc, dipositivos moveis, tv, etcs) procure Swing, AWT, SWT, C, C++, .Net, etcs, etcs e com certeza o JavaFX…uma aplicacao para web, para mobile, etcs…não precisa necessariamente ser feita no browser, pode ser feita com aplicações Desktop também…procure uma tecnologia que você se sinta confortável…mas não critique uma tecnologia porque ela está demorando ou vindo tarde…se a Oracle e a antiga Sun aposotou em JavaFX…porque você não apostaria?? Afinal é mais uma tecnologia que está saindo…para o bem de todos os programadores, facilitar nossas vidas hehehehe…

E com certeza JavaFX está vindo pra ficar, pelo menos na minha opinião! :smiley:

Isso pode ser bem interessante…

Eu não acredito que coisas como Flex, Siverlight e JavaFX vão dominar o mundo, o mercado delas sempre será
pequeno.

Por isso não aposto no JavaFX, tecnologia que chegou tarde demais em um mercado restrito…

Pra MIM o JavaFX já nasceu morto, basta ver o mercado, ver a demandas de novos projetos que utilizam essa tecnologia.
Nasceu e foi tarde, não vai fazer falta pra absolutamente ninguém/nada.

[]s

Eu já aposto no JavaFX. Muito melhor que o Swing pra desktop, fácil portar pra celulares e ainda por cima dá pra fazer aplicações web de forma transparente.

Será que JavaFX vai ser tão extensivel quanto Swing ? Podem falar o que quiser , mas quem já trabalhou serio com Swing sabe como é possivel extende-lo.

[quote=Luiz Aguiar]Pra MIM o JavaFX já nasceu morto, basta ver o mercado, ver a demandas de novos projetos que utilizam essa tecnologia.
Nasceu e foi tarde, não vai fazer falta pra absolutamente ninguém/nada.

[]s[/quote]
Concordo!

vlw