JavaFX 1.0 acaba de sair!

Pois é, e o site http://javafx.com está sobrecarregado!

Estava a testar os exemplos na pagina mas agora esquece. já não dá!!

Demorou mas saiu…que legal.
Vamos ver se a tecnologia pega

Complementando:
http://www.sun.com/aboutsun/pr/2008-12/sunflash.20081204.1.xml
http://blogs.sun.com/arungupta/entry/javafx_1_0_launched_access
s[].

Não funciona no linux. :frowning:

http://www.itwriting.com/blog/1084-suns-javafx-is-launched-another-go-at-applets.html

[quote=louds]Não funciona no linux. :frowning:

http://www.itwriting.com/blog/1084-suns-javafx-is-launched-another-go-at-applets.html[/quote]

Não funciona, ainda!

Linux e solaris vão ter que esperar um pouco mais.
Parece que tem tido problemas com o video

http://blogs.sun.com/javafx/entry/a_word_on_linux_and

Acrescentando…

É uma pena que uma tecnologia que leva o nome Java, não disponibiliza uma versão para linux ainda…

[quote=louds]Não funciona no linux. :frowning:

http://www.itwriting.com/blog/1084-suns-javafx-is-launched-another-go-at-applets.html[/quote]

Os exemplos funcionam bem no linux!

Para desenvolver usando JavaFX no Linux eu adicionei os plugins para o JavaFX, a versão em desenvolvimento do JavaFX a algum tempo e funciona perfeitamente.

Ainda não tentei atualizar os plugins para a última versão, mas deve dar.

Há mas tem q ser o JRE da Sun e não com o do OpenJDK, OpenJDK não deu…

Problemas historicos com aceleração de video no linux…

pqp, em pleno 2008 ainda não temos uma API bem definida e padronizada para trabalhar com isso…

tá parecendo os device drivers do kernel do linux… que são um saco.

[quote=eduveks][quote=louds]Não funciona no linux. :frowning:

http://www.itwriting.com/blog/1084-suns-javafx-is-launched-another-go-at-applets.html[/quote]

Os exemplos funcionam bem no linux!

Para desenvolver usando JavaFX no Linux eu adicionei os plugins para o JavaFX, a versão em desenvolvimento do JavaFX a algum tempo e funciona perfeitamente.

Ainda não tentei atualizar os plugins para a última versão, mas deve dar.

Há mas tem q ser o JRE da Sun e não com o do OpenJDK, OpenJDK não deu…[/quote]

Ufa…espero que funcione mesmo…senão não consigo brincar com esse treco.
Esses plugins, onde você conseguiu?

Foi aqui:

http://javafx.netbeans.org/download-compiler-JFXplugin.html

E tenho lá em casa a bombar belezinha a meses… No Ubuntu e no Fedora.

[quote=chun]Problemas historicos com aceleração de video no linux…

pqp, em pleno 2008 ainda não temos uma API bem definida e padronizada para trabalhar com isso…

tá parecendo os device drivers do kernel do linux… que são um saco.
[/quote]

Mas os exemplos funcionaram comigo, vi o do puzzle com o video e o exemplo do cubo 3D. No Ubuntu com o JRE da Sun.

Bem mas isto é meio q papo furado, tenho o UT 2004, e o Quake 4, nativos para linux a funcionar bem, não sei qual o problema de aceleração de video que poderia afetar o JavaFX, se coisas mais complicadas funcionam…

o problema não é “rodar” eh a aceleração 3d., é a parte multimedia… etcc.etc… que historicamente é um pé no saco no linux.

O problema não é “nao ter” e sim “nao tem um padrao pré definido e que todos podem se valer” , como é o caso do DirectX no windows.

Ae vc fica a mercê de solucoes isoladas e “meia boca”

Pelo que percebi é um applet melhoardo.

Se cliente não possui uma jre instalada se fu…(expressão usada pelo nosso querido presidente ontem)

ué… e se o cara nao tiver o plugin do flash ele se “fu” com op flash…

se nao tiver o plugin do mono ele se “fu” com o moonlight…

Entao , qual a comparacao mesmo ?

[quote=chun]o problema não é “rodar” eh a aceleração 3d., é a parte multimedia… etcc.etc… que historicamente é um pé no saco no linux.

O problema não é “nao ter” e sim “nao tem um padrao pré definido e que todos podem se valer” , como é o caso do DirectX no windows.

Ae vc fica a mercê de solucoes isoladas e “meia boca”
[/quote]

Concordo, mas a nivel de performance as soluções isoladas e “meia boca” conseguem ser bem superiores.

Um exemplo, no windows só consigo jogar o Quake 4 a 800x600 no máximo e 4x de antializing.

E no Ubuntu consigo a 1024x768 e 8x de antializing, mas fica meio pesado, e baixa os fps, por isso acabei deixando a 4x de antializing e ai vai blz.

No caso do UT a mesma coisa, consigo melhor qualidade no Ubuntu.

A questão é que sendo soluções isoladas e “meia boca”, dá, dá para fazer na mesma, é mais dificil, mais dá, não se tem a papinha feita como o DirectX, mas com o OpenGL da pra chegar lá.

[quote=ramilani12]Pelo que percebi é um applet melhoardo.

Se cliente não possui uma jre instalada se fu…(expressão usada pelo nosso querido presidente ontem)[/quote]

É a mesma coisa que os applets, só muda mesmo no desenvolvimento, por que vc não precisa de um JRE novo. Só q sem JavaFX fazer aquilo que o JavaFX faz, vc teria que penar muito, o JavaFX facilita a vida para criar RIA. No final gera um Jar com mais dependencias apenas…

Infelizmente… nao queira comparar programar para a DirectX da MS e para a OpenGL… é covardia… o DirectX faz até café…

E o quake no windows nao usava DirectX.

enquanto vc faz com meia duzia de codigos com o DirectX… OpenGL vc faz com meia duzia de paginas de codigos…

nao dá para comparar…

Tá na hora do mundo opensource comecar a pensar em algo alem do proprio umbigo quando faz alguma coisa.

essa historia de “eu fiz para mim… voces q se ferrem, tá ai , mude se vc quiser” nao funciona assim tao bem…

[quote=chun]Infelizmente… nao queira comparar programar para a DirectX da MS e para a OpenGL… é covardia… o DirectX faz até café…

E o quake no windows nao usava DirectX.

enquanto vc faz com meia duzia de codigos com o DirectX… OpenGL vc faz com meia duzia de paginas de codigos…

nao dá para comparar…

Tá na hora do mundo opensource comecar a pensar em algo alem do proprio umbigo quando faz alguma coisa.

essa historia de “eu fiz para mim… voces q se ferrem, tá ai , mude se vc quiser” nao funciona assim tao bem…
[/quote]

Só tenha atenção que estou falando do Quake 4:

http://www.idsoftware.com/games/quake/quake4/index.php?game_section=sysreq

Quake 4, requer DirectX 9…

Acho que vc estava pensando no velho Quake 1 e 2, que até o Quake 3 se não me engano usa DirectX, e o UT tb usa o Direct X, por isso…

é verdade… confundi :slight_smile: