Eu sou nova em Java e estou tendo problemas…
Uso o WinXP Home Edition.
Atraves do tutorial eu instalei e configurei o JDK.
Mas quando vou executar o javac no prompt de comando no MS_DOS ele me da a seguinte mensagem:
‘javac’ nao e reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes.
Ja procurei no forum mas nao encontrei solucao para minha duvida…
Alguem pode me ajudar??? :D[color=“brown”][/color]
Oi, Jessica.
Dá uma olhada no site do GUJ, é este mesmo, em que estamos. Tem uma notícia lá que a M$ parece que está apelando para não incluir o JVM no XP. Confira, talvez, seja este o problema?
Abraços,
Alfredo
Nas variáveis de ambiente do Windows acrescente na variável path o caminho do jdk até o diretório bin E/OU no prompt de comando execute o seguinte:
set path=<caminho até a pasta JDK>in
Ae o javac roda normalmente.
Ah sim também não se esqueça de acrescentar nas variáveis de ambiente a classpath
Verifique se as variáveis de ambiente estão configuradas corretamente, no caso do javac, supondo que que a JDK esteja instalada em c:java, coloque no autoexec.bat (eh esse o arquivo no XP?)
set JAVA_HOME=‘c:java’;
set PATH=’%PATH%;%JAVA_HOME%in’
Desta forma ele executará os comandos acima na inicialização do windows, permitindo que você utilize o javac de qualquer diretório.
Bom, ainda preciso atualizar o tutorial ehehhe… faz assim; colque aqui exatamente como vc esta fazendo ( onde vc clica, o que vc digita, o que vc altera etc… ) exatamente o que vc esta fazendo… talvez tenha um detalhezinho que esteja zuando tudo…
Eu ja fiz isto nao sei quantas vezes…conferi tudo mas nao consegui…
O caminho indicado esta certo, conforme o tutorial…
So que tem um pequeno detalhe que nao e especificado no tutorial…
Quando vou configurar os caminhos na variavel de sistema ele me pede o nome da variavel alem do caminho…O nome da variavel tem algum nome certo??? Quando deixo-a em branco ele nao adiciona nas linhas de comandos.
Eu cai nesse assunto de Java de cabeca, comecei a ler um livro “Desenvolvendo Sites de e-Commerce” e nele eles nao explicam nada sobre Java, ai comecou o problema…
Sim, tem nomes especificos ( no tutorial fala isso ).
No seu caso, eh bom dar uma lida do artigo 'Classpath - Entendendo o que eh e para que serve", aqui no GUJ. Ele lhe ajudara a entender melhor.
Os outros tutoriais tambem sao mto bons, nao deixe ver.
Em relacao as variaveis, vc deve criar a JAVA_HOME, PATH e CLASSPATH.
JAVA_HOME vc aponta para o diretorio onde vc instalou o JDK, PATH vc coloca o valor assim:
Nao eh o Plugin nesse caso, mas sim o kit de desenvolvimento ( J2SE ). O plugin eh para rodar aplicacoes no navegador apenas, o que nao eh o caso aqui…
Nao esta atrapalhando nao…toda dica e benvinda…
O Meu IE ja possui este plug-in, ja tentei com e sem este plug-in, nas por enquanto nao esta fazendo diferenca…
[quote=“Rafael Steil”]Sim, tem nomes especificos ( no tutorial fala isso ).
No seu caso, eh bom dar uma lida do artigo 'Classpath - Entendendo o que eh e para que serve", aqui no GUJ. Ele lhe ajudara a entender melhor.
Os outros tutoriais tambem sao mto bons, nao deixe ver.
Em relacao as variaveis, vc deve criar a JAVA_HOME, PATH e CLASSPATH.
JAVA_HOME vc aponta para o diretorio onde vc instalou o JDK, PATH vc coloca o valor assim:
%PATH%;%JAVA_HOME%/bin
e a CLASSPATH vc adiciona o valor .;%CLASSPATH%
note que tem um “.;” .
Rafael[/quote]
Oi Rafael…
Eu vou tentar tudo denovo desde o comeco…
Vc conhece as variaveis de sistema do WinXP???
As linhas de comando sao todas “individuais” e nao tem nenhuma de java, sem contar as que eu adicionei.
Clique em iniciar > Painel de Controle > Sistema > Clique na aba AVANCADO > Clique no botao VARIAVEIS DE AMBIENTE > Depois clique em adicionar > Coloque no nome da variavel JAVA_HOME e seu valor como c:j2sdk1.2.0_03in > Clique em ok
Depois defina essa:
nome da variavel CLASSPATH > valor: c:j2sdk1.2.0_03classes
Depois eh soh editar uma variavel jah existente, que eh a PATH, clique nela, depois em editar e inclua no seu conteudo, depois do ultimo item (se houver) o caminho c:j2sdk1.2.0_03in
Clique em Ok, Aplicar, feche e reinicie o micro… acho que agora rola!
Espero ter ajudado…
Qualquer coisa meu numero de ICQ eh 13238223… to quase sempre on…
Se depois disso vc ainda nao conseguir, avisa que eu te mando os snapshots de como a minha maquina estah configurada!!!
Um abraco!!!
P.S. Rafael, se quiser eu atualizo o tutorial para o XP…