'javac' nao e reconhecido

Oh tipo é fácil… naum tem mistério… é como o Rafael e os outros disseram… tenta aí… :smiley:

Se eu naum me engano vc nem precisa definir o JAVA_HOME… definindo o bin do pacote SDK já funciona… ou outra alternativa… pode ser o REALJ é um pouco melhor que um bloco de notas e ele compila e roda codigos…falowa

Jéssia, antes de tudo, verifique se dentro da sua pasta:
%JAVA_HOME%/bin, existe o arquivo javac.exe
:slight_smile:

Abraço.

Olá Jessica,
Tente configurar assim as variáveis: CLASSPATH=.;JAVA_HOME.;Java_Testes
JAVA_HOME=C:\jdk1.4.0_03
PATH=C:\jdk1.4.0_03\bin
obs.: não esqueça de criar a pasta “Java_Testes” para salvar seus arquivos.java para poder compilar, também no diretório C:\
Digite assim no prompt: C:\javac Java_Testes\MeuArquivo.java
se tudo correu bem, gerou “MeuArquivo.class”. Para executar o programa digite java MeuArquivo (siga o exemplo “Hello World!”). Foi assim que consegui,.
Boa sorte!

Não é por nada não, mas acho que em 4 anos ela já deve ter aprendido ou desistido :lol:

Olá Schuenemann,

Tá certo, confesso que não considerei a data de postagem, mas a dica vale para outro interessado(a).
Abraço!

haeiaehiaeae, eh mesmo, eu não tinha visto a data do post. :), mas é como o Albert disse, caso alguém caia nesse tópico tentando solucionar as dúvidas(Como aconteceu cmg).

Eu tive o mesmo problema e simplesmente removi as variáveis JAVA_HOME, PATH e CLASSPATH e acrescentei o caminho da pasta onde está instalado o java, no meu caso C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0\bin na variável Path do windows e tudo foi resolvido.

Oi Jessica, tmb sou novo em java, mas tenta compila no memo diretório q está o arquivo.

…assim, aqui eu deixo no desktop e qdo entro no cmd vou para “cd Desktop” e de lah uso o javac foi assim q eu consegui compila os arquivos.

[color=green]Espero que vc consiga tmb.

valeu[/color]

[quote=amor et tussis non celant]Oi Jessica, tmb sou novo em java, mas tenta compila no memo diretório q está o arquivo.

…assim, aqui eu deixo no desktop e qdo entro no cmd vou para “cd Desktop” e de lah uso o javac foi assim q eu consegui compila os arquivos.

[color=green]Espero que vc consiga tmb.

valeu[/color][/quote]

Amigo veja a data do post da Jessica:

05/02/2003 já se passaram 5 anos … :shock:

Ops! …desculpa ai. mas aproveitando, vc sabe me dizer como eu faço pra resolver esse problema q tmb é o meu.

soh consigo compila se estiver no mesmo diretório q o arquivo. como faço pra compilar os arquivos em qq diretório?

:)    Valeu.
/\

_/L

Faça o seguinte

Que sistema operacional vc utiliza?
Windows

Iniciar-Configuracoes-Painel de Controle - Sistema - Na aba avançado - Variaveis de ambiente

Crie a 1º variavel JAVA_HOME = local de instalação do java
Em seguida crie a var CLASSPATH = %JAVA_HOME%\lib - se vc utilizar bibliotecas de terceiros acrescente aqui tbm os caminhos delas
E depois altere a var Path = %JAVA_HOME%\bin para que reconheca o comando javac

tente o arquivo anexo, porem antes desistale tudo… em 5min todos seus problemas somem… :smiley:

obs.: incrivel qdo é uma mulher, nunca vi um topico de instalacao dar 3 paginas assim!! rs

ótimo…
estava com o mesmo problema aqui…
fiz tudo conforme o PDF e problema resolvido…
valeu…
abraço

Re-abrindo o tópico! rsrsrs ^^
Gente se não se importarem, estou com esse problema.
Eu fiz o que tinha no PDF:

"Bom você pode criar as variáveis em dois locais na de usuário ou na do
ambiente. Crie na do ambiente (a minha criei em do usuário e funcionou da
mesma forma a diferença que só seu usuário tem acesso a esse recurso).
Variáveis a ser criada:

1. PATH
    Valor da variável= C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_06\bin (caso tenha
    instalado padrão);
  2. JAVA_HOME
    C:\Arquivos de programas\Java
    A variável classpath não precisa ser configurada roda normal!
    · Dê um clique em ok agora para confirmar as alterações feitas.
    · Abra o prompt do DOS e digite java ?version se aparecer uma mensagem
    informando a versão do java instalado significa que a primeira parte ocorreu
    corretamente."

Apareceu a versão, mas na hora de dar o comando “javac Meuarquivo.java” ele não reconhece.
Ja tentei ir ao diretório do arquivo, mas da na mesma coisa.
P.S Uso Windows XP
Se alguém ler e puder me ajudar eu serei muito grato.
Se precisarem de mais informações é só dizer…
Obrigado pela atenção!

Bem vindo ao fórum!

Evite ressuscitar tópicos, prefira abrir um novo.

Aproveitando, sempre que for postar código fonte, coloque-o entre as tags [ code ] e [ / code ] (sem espaços).

Quanto ao seu problema:

1. O comando [/b]javac -version[b] retorna algo? O quê?
  2. Exatamente em que diretório está seu código fonte?
  3. Você está usando pacotes?
  4. Qual comando você está usando para compilar?

Bem no comando Java retorna varias palavras, ao contrário do Javac.
Usando o comando Java -version tambem aparece uma descrição.
Eu estou usando o JDK “jdk1.6.0_18”
Eu uso o comando javac meuarquivo.java
Meu Java está instalado no G:\Arquivos de programas\Java. O arquivo ao qual estou começando está no C: , daí só digito lá no prompt C: e depois javac meuarquivo.java, mas da o mesmo error.
Se precisar de mais alguma coisa é só falar.
Obrigado pela ajuda!

Você deve estar no mesmo diretório onde estão seus códigos fonte. Então basta fazer:

cd C:
javac MeuArquivo.java

Veja que eu coloquei o nome com a capitalização alterada por causa da convenção do Java. É muito bom segui-la, apesar de não ser obrigatório.

Importante: se você for usar as convenções (e recomendo que faça) você deve alterar o nome do arquivo e o nome da classe para que fiquem exatamente iguais e depois use o comando javac.