Galera, eu realmente sou iniciante em programação, por isso posso estar tentando uma comparação que não tem muito a ver. De qualquer forma, vocês podem me orientar.
Tenho ouvido muito sobre Python ser a linguagem do futuro. No entanto, quem foi pioneira em ter maior compatibilidade com os sistemas operacionais foi Java. Quais as semelhanças entre as duas linguagens, e onde se localiza o potencial de cada uma?
Porque nos cursos de informática, se ensina Java como uma coisa primordial. Já Python não tem nem de longe a mesma fama. Apesar de alguns admiradores se referirem a ela como a linguagem do futuro.
Nenhuma linguagem onde ‘self’ eh passado explicitamente pode ser chamada de linguagem do futuro, mas se vc quiser aprender Python, tem muita coisa bacana.
Você disse bem amigo: admiradores se referirem a ela como a linguagem do futuro.
Cuidado com esse tipo de pessoas! Uma linguagem por melhor que seja só terá futuro se o mercado acolher essa…e por enquanto…ateh aonde eu sei…Python é bem pouco utilizado. Jah ouvi muitos admiradores de Python falando e sinceramente…nunca me convenceram!
O maior potencial do Java na minha opinião está na sua robustez graças ao longo tempo que ele se encontra no mercado, e também na qualidade dos seus frameworks…que são realmente excelentes!
Python é uma linguagem de nicho.
Para muitas coisas acho que é mais adequada que o Java, mas é difícil convencer seu chefe ou seu cliente que é melhor usar Python que Java.
Por exemplo, o Zope ( http://www.zope.org/ ) é uma aplicação bastante conhecida do Python.
Linguagens do futuro provavelmente serão feitas no futuro.
Python é uma linguagem de script. Linguagens desse tipo são feitas para um desenvolvimento muito rápido, por isso são repletas de syntax suggars e dificilmente tem variáveis tipadas. Embora isso seja muito prático na hora de gerar um relatório e fazer o parse de um arquivo, para ganhar essa agilidade essas linguagens abrem mão da clareza. Assim, você pode ter sérios problemas se seu programa começar a crescer demais.
Você pode integrar o python com java. Existe uma versão “java” do python chamada Jython. A grande vantagem é usar a linguagem de script em tarefas simples e personalizáveis (como a geração de um relatório), enquanto você mantém o core de sua aplicação numa linguagem como o Java. Diferentemente do java, os códigos gerados pelo Jython são interpretados no momento da execução do programa.
Outra linguagem de script facilmente integrável com java é o Groovy. Eu trabalhei com as duas e acho que o Groovy está anos luz à frente do Jython, quando o assunto é usar a linguagem embarcada em seu programa java.
Enfim, não existe uma linguagem melhor. Ambas são linguagens diferentes, para fins diferentes. Basta ver que tipo de aplicação você está desenvolvendo e escolher a que melhor cabe na ocasião.
Vocês se esqueceram de algo: é bem mais fácil aprender a programar, e programar bem, com Python.
Programar bem é muito relativo.
Mas achei muito boa e clara a opinião do ViniGodoy, acredito que as coisas sejam bem por ai mesmo.
Aqueles underlines do Python são irritantes, já desanimei por aí.
[quote=danielfigueiredoc]Programar bem é muito relativo.
Mas achei muito boa e clara a opinião do ViniGodoy, acredito que as coisas sejam bem por ai mesmo.[/quote]
[quote=ViniGodoy][quote=danielfigueiredoc]Programar bem é muito relativo.
Mas achei muito boa e clara a opinião do ViniGodoy, acredito que as coisas sejam bem por ai mesmo.[/quote]
[/quote]
até você viny? aahhuahua
[quote=ViniGodoy][quote=danielfigueiredoc]Programar bem é muito relativo.
[/quote]
Ausahuaehusahuaheuae, só isso pra alegrar minha noite de sexta-feira.
Desenterrou o magic xD
madlinux,
se você quer uma comparação de linguagens, esse artigo (apesar de ser específico para a área de bioinformática), avalia o desempenho das linguagens de programação com base em algoritmos consagrados na área de bioinformática… pessoalmente, o pouco que conheço de python não permite que eu recomende-o para muita coisa, apesar que normalmente eu trabalho com aplicações que exigem desempenho (acabo ficando com Java, C++ ou C).
abs
[quote=Dieval Guizelini]madlinux,
se você quer uma comparação de linguagens, esse artigo (apesar de ser específico para a área de bioinformática), avalia o desempenho das linguagens de programação com base em algoritmos consagrados na área de bioinformática… pessoalmente, o pouco que conheço de python não permite que eu recomende-o para muita coisa, apesar que normalmente eu trabalho com aplicações que exigem desempenho (acabo ficando com Java, C++ ou C).
abs[/quote]
Vou entrar nessa também e sentar a cartada
Bom,
o que podemos dizer…
o GUJ já teve melhores dias.
abs
[quote=Dieval Guizelini]Bom,
o que podemos dizer…
abs[/quote]
Concordo.
Resolvi usar a carta do tópico pra reviver esta conta só por causa deste tópico. hehe
O cv ainda aparece por aqui? gostaria de saber se hoje em dia ele tem a mesma opinião. Eu acredito que não.
Não falo com relação ao fato de ser chamada ed linguagem do futuro, pq hoje em dia python já é uma realidade, mas com relação ao entendimento do self explicito.
As vantagens de programar em python é evidente logo de inicio. Ainda hoje as pessoas tentam rebaixar e dizer que python só serve para coisas simples. Isso é mentira.
Python faz tudo que o java faz, só que de modo geral faz de forma mais fácil e elegante.
Por questão de costume alguém pode achar que underlines são irritantes ( PraMimOQueIrritaMesmoÉEsseCamelCase), mas isso não deveria ser motivo para desanimar com a linguagem.
Quando a linguagem te da poucos recursos pra desenvovler de forma rapida e clara, isso sim é motivo pra reclamar e partir para outra.
Com relação ao desempenho, conforme o Dieval Guizelini citou, é evidente que python não perde em nada pra outras linguagens. Mas isso nem se compara ao prazer e facilidade de programar em python.
Esse tópico é antigo e talvez na época que foi postado eu tivesse do lado contrário, defendendo o território do java de todas as formas.
Hoje em dia, pelo menos em minha opinião, ficou mais claro as limitações do Java e muitas o pyton ajudou a superar. Não acredito que o Java vá morrer, temos cobol aí até hoje.
Mas com para novos projetos, sempre que houver a oportunidade de fazer algo em python no lugar do Java(e isso sempre é possível para novos projetos), essa vai ser a escolha.
Com o Ruby por aí ainda é vantagem Phyton prá web?
Sim! Python é muito usado para desenvolvimento web, existe excelentes frameworks para isso como:
Django
Pylons
Web2py
Só para citar alguns dos mais conhecidos e utilizados atualmente.
Claro que sim. As duas linguagens possuem filosofias diferente, mas é dificil comparar uma com a outra. Cada uma tem suas vantagens, algumas que para alguns podem nem considerar vantagem enquanto para outros pode ser, somente por questão de gosto pessoal.
Pessoalmente gosto mais do python.
Conheço muito pouco de ruby, mas já cheguei a brincar logo quando começou a fazer sucesso na comunidade java.
Apesar de eu ver muita gente hoje em dia do Java começando em python, sei que a maioria do mundo java vai mesmo par ao ruby, pois é onde sempre existiu uma publicidade muito maior.
Lembro que durante algum tempo aqui no GUJ ( ou era no PortalJava, nao lembro) tudo era ruby. Os patrocinadores e usuários do GUJ/PortalJava sempre deram muito mais destaque ao Ror.
É verdade que o Ror realmente foi meio que revolucionario, inclusive até hoje é dificil ver a imagem do ruby desvinculado do rails.
Em python também temos o Django que é uma ferramente muito similar. Porém o python não tem a imagem tão vinculada a um framework. O django é somente mais uma alternativa e muitos podem nem mesmo gostar ( isso não quer dizer que ele é pior que o rails, somente quer dizer que no mundo python existe abordagens mais interessantes para determinadas situações, acredito que em ruby tmb mas isso nao sei). Eu mesmo não sou muito fã de framework estilo Django/rails e meu framework web favorito no python é o pylons pra umas situações e o cherrypy para outras.
Python vai muito além de um simples framework pra web ( e não estou dizendo que java ou ruby não vá) e tmb é muito mais do quê uma simples linguagem de script. Ele pode servir pra quase tudo que tu imaginar.
[quote=immortalSoul][quote=Dieval Guizelini]Bom,
o que podemos dizer…
abs[/quote]
Concordo.
Resolvi usar a carta do tópico pra reviver esta conta só por causa deste tópico. hehe
O cv ainda aparece por aqui? gostaria de saber se hoje em dia ele tem a mesma opinião. Eu acredito que não.
Não falo com relação ao fato de ser chamada ed linguagem do futuro, pq hoje em dia python já é uma realidade, mas com relação ao entendimento do self explicito.
As vantagens de programar em python é evidente logo de inicio. Ainda hoje as pessoas tentam rebaixar e dizer que python só serve para coisas simples. Isso é mentira.
Python faz tudo que o java faz, só que de modo geral faz de forma mais fácil e elegante.
Por questão de costume alguém pode achar que underlines são irritantes ( PraMimOQueIrritaMesmoÉEsseCamelCase), mas isso não deveria ser motivo para desanimar com a linguagem.
Quando a linguagem te da poucos recursos pra desenvovler de forma rapida e clara, isso sim é motivo pra reclamar e partir para outra.
Com relação ao desempenho, conforme o Dieval Guizelini citou, é evidente que python não perde em nada pra outras linguagens. Mas isso nem se compara ao prazer e facilidade de programar em python.
Esse tópico é antigo e talvez na época que foi postado eu tivesse do lado contrário, defendendo o território do java de todas as formas.
Hoje em dia, pelo menos em minha opinião, ficou mais claro as limitações do Java e muitas o pyton ajudou a superar. Não acredito que o Java vá morrer, temos cobol aí até hoje.
Mas com para novos projetos, sempre que houver a oportunidade de fazer algo em python no lugar do Java(e isso sempre é possível para novos projetos), essa vai ser a escolha.
[/quote]
Cara… eu te entendo… antigamente eu tbm “DEFENDIA O TERRITORIO” de tecnologia que eu eu gostasse e usasse… Hoje mudei radicalmente meu pensamento e encaro o que pintar… Nunca estudei Python e pra ser sincero, nao conheco… Ele serve para ambientes Corporativos ???
Quero estudar pra valer uma nova Tecnologia… to Propicio a investir de vez em .NET… mas quem sabe ??
Falows