Galera, eu realmente sou iniciante em programação, por isso posso estar tentando uma comparação que não tem muito a ver. De qualquer forma, vocês podem me orientar.
Tenho ouvido muito sobre Python ser a linguagem do futuro. No entanto, quem foi pioneira em ter maior compatibilidade com os sistemas operacionais foi Java. Quais as semelhanças entre as duas linguagens, e onde se localiza o potencial de cada uma?
Porque nos cursos de informática, se ensina Java como uma coisa primordial. Já Python não tem nem de longe a mesma fama. Apesar de alguns admiradores se referirem a ela como a linguagem do futuro.
Nenhuma linguagem onde ‘self’ eh passado explicitamente pode ser chamada de linguagem do futuro, mas se vc quiser aprender Python, tem muita coisa bacana.
Você disse bem amigo: admiradores se referirem a ela como a linguagem do futuro.
Cuidado com esse tipo de pessoas! Uma linguagem por melhor que seja só terá futuro se o mercado acolher essa…e por enquanto…ateh aonde eu sei…Python é bem pouco utilizado. Jah ouvi muitos admiradores de Python falando e sinceramente…nunca me convenceram!
O maior potencial do Java na minha opinião está na sua robustez graças ao longo tempo que ele se encontra no mercado, e também na qualidade dos seus frameworks…que são realmente excelentes!
Python é uma linguagem de nicho.
Para muitas coisas acho que é mais adequada que o Java, mas é difícil convencer seu chefe ou seu cliente que é melhor usar Python que Java.
Por exemplo, o Zope ( http://www.zope.org/ ) é uma aplicação bastante conhecida do Python.
Linguagens do futuro provavelmente serão feitas no futuro.