De acordo com pesquisa feita pela Tiobe, o Java mantém boa margem sobre a segunda colocada, a C e o Cobol despencou três posições nos últimos 12 meses.
Galera uma noticia muito boa para todos do forum: Java lidera ranking das linguagens de programação mais populares, me animou bastante saber disso logo de manhã… Espero que todos gostem da noticia.
Sem duvida o indice TIOBE sempre traz essa noticia boa, para nos do mercado Java. Ja para a linguagem, o efeito costuma ser o contrario: dada a base ta larga de uso do Java, forca com que a linguagem e a plataforma tenha uma evolucao mais lenda, dependendo de centena de grandes players para fazer qualquer mudanca…
não vejo lá grande vantagem em fazer o que a maior parte das pessoa fazem. isto não me anima nem desanima. uma noticia animadora seria, paga-se R$ 15k para um eng. java temos 500 vagas, isto seria interessante.
este é o tipo de notícia que tem uma conotação positiva sim, embora faça de maior interesse e como público-alvo para gerente de projetos e empresários.
“The TIOBE Programming Community index gives an indication of the popularity of programming languages. The index is updated once a month. The ratings are based on the number of skilled engineers world-wide, courses and third party vendors. The popular search engines Google, MSN, Yahoo!, and YouTube are used to calculate the ratings”
“The TIOBE Programming Community index gives an indication of the popularity of programming languages. The index is updated once a month. The ratings are based on the number of skilled engineers world-wide, courses and third party vendors. The popular search engines Google, MSN, Yahoo!, and YouTube are used to calculate the ratings”
E como é que eles mediriam de forma decente o “number of skilled engineers world-wide, courses and third party vendors”?
Como é que isso se relaciona a usar “popular search engines Google, MSN, Yahoo!, and YouTube” para “calculate the ratings”?
Uma das coisas que sempre me deixou cabreiro é como eles diferenciam uma busca C de uma C++.
Ok, certas coisas são exclusivas do C++, mas como considerar a montanha de coisas que são comuns nas duas linguagens?
Ai eu te pergunto ?
Como confiar em mecanismos como esses para poder fazer um índice ?
Nenhum deles tem mais relevância que o outro para o TIOBE.
Será que o robot do yahoo é mais eficiente em grafos e regex que o do google, para indexar mais ? Ou será que tem muito mais lixo e páginas repetidas no yahoo ?
Se for o caso, o msn é o campeão de inteligência artificial, pois tem menos resultados.
Enfim.
A diferença aqui não é de 10 ou 20 registros, mas sim de 1 milhão.
Como podemos tirar isso por base para um índice ?
[quote=ViniGodoy]Uma das coisas que sempre me deixou cabreiro é como eles diferenciam uma busca C de uma C++.
Ok, certas coisas são exclusivas do C++, mas como considerar a montanha de coisas que são comuns nas duas linguagens?
[/quote]
E Objective C ? Não é indexado como C ?
E javascript/“java script” não é indexado como java ?
O problema é que a margem de erro provavelmente é muito grande, para podermos relevar essa pesquisa.
E o impacto dos mecanismos de busca é realmente forte. Veja o que aconteceu em Abril de 2004.
Como indica o FAQ, uma mudança de metodologia no Google causou um grande impacto no índice deles.
Na minha opinião,
a estatísca pode ajudar a termos um resultado fiel às fontes pesquisadas,
Mas convenhamos, a estatística é sobre o número de pesquisa sobre linguagens de programação,
ou seja,
Java é a linguagem mais pesquisada, mas isto não significa que seja a mais utilizada ou mais popular.
Pode ser mais pesquisada porque é mais difícil (principalmente para iniciantes), porque é mais complexa,
porque possui um leque enorme de frameworks e tudo mais.
Já o C# da microsoft é o C# da microsoft e só isso, não possui projetos open source.
Portanto, acho que podemos confiar na estatística desta pesquisa, porém a forma de divulgação, na minha opinão,
está errada. Deveriam divulgar como “Linguagens de programação mais buscadas na internet”.