Quando eu fiz ciencia da computação o foco foi nos paradigmas:
-> estruturado: tivemos em C
-> Orientado a Objetos: C++
-> Lógico: Prolog
-> Funcional: Haskell, Python
Tambem tem Assembler…
Depois existem projetos em inteligência artificial que vc precisa usar Lisp. No meu curso a popularidade do java era tanta que a maioria dos trabalhos de IA foi em Java.
C/C++ predominam em Ciencia da Computação devido a disciplina de sistemas operacionais, computação gráfica e processamento de imagens. Estes dois ultimos nao adianta, mas mesmo os fanáticos em Java precisam adimitir que computação gráfica, processamento de imagens é em C.
A popularidade do Java nao acontece somente devido ao mercado. Disciplinas como Redes e Sistemas Distribuídos tornam o Java uma tecnologia muito boa, sendo que em Java é extremamente simples usar sockets e tecnologias como RMI, CORBA.
É claro que vão existir trabalhos para Banco de Dados, vão lhe pedir para fazer um sistema de controle de estoque. Vc vai fazer em C/C++ ?
É claro que nao. Java. Isto falando em ciencia da computação, análise de sistemas a galera já vai para o VB e Delphi.
Mas o curso tem que lhe ensinar os paradigmas, a linguagem é somente como vc vai “escrever”… Isto vc escolhe qual vc preferir depois
Por exemplo, para estudar algoritmos nao precisa programar, pode até ser um esboço num papel, “o importante é a idéia” Putz, um professor meu falava isso para mim e agora estou repetindo eheh…
Concluindo, na minha faculdade tiraram o Java do curso. A sua popularidade era tanta que os alunos nao faziam os trabalhos em C/C++, prioridade do curso. Eu fui um dos contras para que isto acontecesse, mas em certo ponto eu concordo, existe uma diferença entre Ciência da Computação e Análise de Sistemas…