Como planejado, o Java EE 6 versão final saiu hoje, dia 10 de dezembro.
De mais interessante há o Servlets 3.0, Java Server Faces 2.0, EJB 3.1(com EJB Lite), JPA 2.0 (agora com Criteria API), suporte à RESTful com o JAX-RS, Beans Validation, Dependency Injection, e mais annotations.
A Sun tem um artigo de introdução à o que há de novo no Java EE 6. Também lançaram o Glassfish v3, app server que tem suporte completo ao Java EE 6. Se quiser pode baixar somente a versão com o Web Profile, economiza uns 20 MB (mas não tem suporte à webservices, entre outros).
Tarde ? Voce viu a quantidade de novidades ? Eles forao eh muito rapidos na elaboracao de uma spec e ainda construção de umas R.I. com a qualidade que tem o Glassfish V3…
Muita empresa que tem por ai… que muda da versao 3 para a 4 e só adiciona uma meia duzia de funcionalidade…
Java EE 6 é uma revolucao em termos de maturidade da plataforma e produtividade em ambiente enterprise.
Eu acabei de comprar o voucher para a versão 5. Pretendo tirar só no fim do ano que vem (2010). Espero que a Sun não remova as versões anteriores como ela acabou de fazer com a SCEA 1.4.
Uma dúvida: JPA 2.0 é uma especificação, certo? Portanto, se eu baixar o Java EE 6 SDK já havera uma implementação do JPA 2.0? Ou terei que baixar uma implementação, como o Hibernate?
Abraços
[quote=marvinla]Uma dúvida: JPA 2.0 é uma especificação, certo? Portanto, se eu baixar o Java EE 6 SDK já havera uma implementação do JPA 2.0? Ou terei que baixar uma implementação, como o Hibernate?
Abraços[/quote]
Não, você precisa procurar uma implementação como hibernate, toplink, etc… Você pode usar tanto uma implementação de JPA1 como JPA2 (hib3.5 implementa JPA2).
Não acho que seja tarde. Quem tava com pressa (e fazia parte de uma equipe de desenvolvimento mais liberal), podia obter uma versão beta do Glassfish v3, que já estava usável há uns seis meses. O “oficial” é irrelevante para quem olha exclusivamente o que veio junto do Java EE 6. O mais interessante desta data é que agora desenvolvedores de frameworks e bibliotecas poderão se basear numa especificação estável e mais moderna, e que possibilitará melhores inovações.
Se fosse dizer o que eu acho melhor nessa nova especificação seria:
Beans Validator (não preciso mais do Hibernate)
CDI (o que, para o bem ou para o mal, pode revolucionar o desenvolvimento de aplicações Java)
EJBs dentro de um WAR (acabando com essa história de EJB remoto)
Todos querendo testar o JSF 2.0, mas o JSF 2.0 ja tinha sido lançado a semanas, e nao precisava do Glassfish V3 pra testar, eu mesmo rodei todos os exemplos no tomcat que vem no Netbeans 6.7
[quote=garcia-jj][quote=marvinla]Uma dúvida: JPA 2.0 é uma especificação, certo? Portanto, se eu baixar o Java EE 6 SDK já havera uma implementação do JPA 2.0? Ou terei que baixar uma implementação, como o Hibernate?
Abraços[/quote]
Não, você precisa procurar uma implementação como hibernate, toplink, etc… Você pode usar tanto uma implementação de JPA1 como JPA2 (hib3.5 implementa JPA2).[/quote]
Deixe eu me corrigir aqui… Analisei a pouco as libs dentro do glassfish-v3 e olhei a documentação e há suporte a JPA2 usando eclipse-link. Peguei um projeto meu que usa JPA 1.0 e fiz uns testes e tudo funcionando bem. Vou logo mais fazer uns testes usando features do JPA2 para ver como está. Então ignore meu contário, pois na verdade você pode sim usar o que o glassfish possui embeded para JPA, que no caso é eclipselink.
Hmm, vou dar uma lida na documentação deles para ver como andam as coisas por lá. Uma pena que projetos como o Jasypt e Joda-time ainda não possuam adapters, tento que implemetar na mão um custom-type. Assim minha migração hibernate 3 -> Eclipselink não serão tão simples.
Importante lembrar que o Hibernate Validator é RI da spec Bean Validation. Portanto, a não ser que vc utilize outra implementação, você ainda vai precisa do Hibernate Validator… assim como com o JPA você ainda precisa do Hibernate, Toplink, outra implementação da especificação.
[quote=Alessandro Lazarotti][quote=Leonardo3001]
Beans Validator (não preciso mais do Hibernate) (…)
[/quote]
Importante lembrar que o Hibernate Validator é RI da spec Bean Validation. Portanto, a não ser que vc utilize outra implementação, você ainda vai precisa do Hibernate Validator… assim como com o JPA você ainda precisa do Hibernate, Toplink, outra implementação da especificação.[/quote]
Se você abrir o jar bean-validator.jar que está dentro do glassfish você notará que possuem lá dentro as classes javax.validation e também possuem as classes do org.hibernate.validator e inclusive o org.slf4j e o googlecode.jtype. Ficou bizarro esse jar.
[quote=garcia-jj][quote=Alessandro Lazarotti][quote=Leonardo3001]
Beans Validator (não preciso mais do Hibernate) (…)
[/quote]
Importante lembrar que o Hibernate Validator é RI da spec Bean Validation. Portanto, a não ser que vc utilize outra implementação, você ainda vai precisa do Hibernate Validator… assim como com o JPA você ainda precisa do Hibernate, Toplink, outra implementação da especificação.[/quote]
Se você abrir o jar bean-validator.jar que está dentro do glassfish você notará que possuem lá dentro as classes javax.validation e também possuem as classes do org.hibernate.validator e inclusive o org.slf4j e o googlecode.jtype. Ficou bizarro esse jar.[/quote]
Mérito (demérito) exclusivo da Sun, em outro Server APP esta diferente