Java e Ruby on Rails ao mesmo tempo

Pessoal, já faz um tempo que estou trabalhando com Java, recebi uma prosposta para trabalhar com RoR, porém esse emprego é de meio periodo visto que irei trabalhar 4 horas por dia para esta empresa, ou seja, de manhã Java e a tarde Ruby.

Gostária de saber se alguem já teve essa mesma experiencia de trabalhar ao mesmo tempo em 2 linguagens que são completamente diferentes um da outra.

Obrigado.

hahaa
deve ser maneirao cara
num tenho essa experiencia nao… mas deve ser maneiro

Já fiz algo parecido e foi bom pra eu resolver largar de vez o Java… faça isso, em 1 mês vc nunca mais vai desenvolver em Java.
:slight_smile:

[]s

por que Luiz?

Eu nunca programei em ruby on rails, mais o pessoal fala que é muito facil a linguagem e o framework facilita ainda mais a nossa vida.

Então, essa “facilidade” toda não seria um ponto ruim, visto que com 1 simples comando você gera muitas linhas de código sem ao menos pensar um pouco???

Estou fazendo isso atualmente com Python e algumas outras linguagens.
Se você já programa em Java há alguma tempo(como era meu caso) é o melhor que você pode fazer por sua sanidade mental

Muito interessante as respostas…isso vai me ajudar na tomada de decisão vlw pessoal xD

Nossa…não sei o por que todo mundo fala que java é dificil, tanto na faculdade no trabalho…é geral, sei lá acho tão facil :?

[quote=cleberson.henrique]Muito interessante as respostas…isso vai me ajudar na tomada de decisão vlw pessoal xD

Nossa…não sei o por que todo mundo fala que java é dificil, tanto na faculdade no trabalho…é geral, sei lá acho tão facil :? [/quote]

O importante cleberson é você entender as características de cada linguagem. Em Ruby não que dizer que você não vai “pensar”, como foi citado algum dos posts acima, pois basta você saber oq está fazendo.
Programo tempo integral em Java, e de alguns meses pra cá comecei a aprender Ruby e suas características (assim como outras linguagens similares), e confesso que oq mais me chamou a atenção é o fato de nao me preocupar com certos detalhes de configuração (onde colocar libs, etc) - executo um “gem install algumaCoisa” e pronto. Obviamente alguns detalhes sempre virão a tona, mas programando em Ruby consigo focar e pensar mais no domínio da minha aplicação.

Também não acho Java difícil. Até gosto do Java, mas não curto muito o fato de ter que quebrar a cabeça resolvendo bugs de configuração e dependências, que em certos casos se torna uma chatice.
Esses dias mesmo, eu estava com um problema em Java pra fazer funcionar a leitura de um PDF com a biblioteca PDFBox. Quando a imagem era JPEG, eu conseguia fazer operação de IO e tal. Mas quando era TIFF não conseguia. Acontece que demorei um pouco pra perceber isto, e ao final, descobrir que para funcionar com TIFF deveria colocar um jar chamado “jai-imageio” no lib do Tomcat, e não da aplicação.

Enfim, demorei algumas horas me preocupando com algo onde eu não deveria me preocupar. Contudo existem outras certas coisas que gosto no Ruby e tbm outras que gosto no Java.
De qq forma boa sorte nessa sua nova experiência e tire o máximo de proveito das duas linguagens, e concordo com o Luiz Aguiar: pode ser que em breve vc abrace o Ruby e nao tenha mais vontade de programar em Java.