Java 7 para o meio de 2011 ou até 2012?

[quote=chun]Fiquei BEM decepcionado…

Cara , que demora… a minha impressão é que tem meia duzia de nego trabalhando nisso…

decepcionante :frowning: [/quote]

Ao invés de criticar e ficar como xupim, arregace as mangas e ajude o Java a evoluir, falam de comunidade, mas são poucos que de fato encaram a empreitada de fazer as coisas acontecerem, receber pronto pra usar isso tem um monte.

Olá Pessoal,

Depois que eu li todas as features novas do Java 7, achei muito interessante e fiquei bem animado, pois cada vez irá melhor a linguagem.

O que eu estou percebendo é que alguns esquecem do propósito de cada linguagem, ou seja, para qual finalidade a linguagem foi criada, pois cada criador cria uma linguagem devido à alguma necessidade, seja qualquer uma, tanto pessoal quanto profissional. Este esquecimento atrapalha o entendimento de algumas pessoas e faz cria-se uma “corrente” de pessoas que vão contra algumas característica da linguagem Java.

Todo mundo sabe e todo mundo fala que Java hoje não é mais uma linguagem e sim uma plataforma, e eu concordo com isso. O que eu não concordo é as pessoas se deixarem influênciar pela fama das outras linguagens. Por exemplo, a linguagem Ruby é uma linguagem dinâmica totalmente orientada a objetos, que permite serem criadas DSL’s de uma forma bem fácil, o que torna a linguagem mais flexisível para um melhor aproveitamento do programador. Outro exemplo, a linguagem Scala é uma linguagem com paradigma funcional e orientado a objeto, o que torna a linguagem robusta e também a mesma é melhor de se trabalhar em ambientes multicore. Todos os exemplos acima estão corretos, e eu gosto das duas linguagens que eu citei (Ruby e Scala), o que as pessoas (especificamente desenvolvedores) não podem esquecer é que o fato de Java não ser uma linguagem fácil de se criar DSL, de não criar um Map de uma maneira prática e fácil, etc. não torna a linguagem Java uma linguagem ruim. Desenvolvedores Java não começaram a programar em Java porque a sintaxe de Java é legal, ou porque o HelloWorld do Java é atrativo, e sim pela robustez que a linguagem proporciona na plataforma, ou alguns porque Java é famoso, ou até mesmo porque Java dá dinheiro. Uma sugestão é que ao invéz de reclamar por exemplo que a linguagem Java não tem o mesmo conceito de ‘Open Class’ do Ruby, porque a pessoa não vai de repente conhecer as boas API’s de Java, aprender o java.util.concurrent, aprender como as Threads funcionam de verdade, e se mesmo assim essa pessoa já souber disso e mesmo assim querer implementar o conceito de ‘Open Class’, eu sugiro dar uma olhada no JRuby, que tem a linguagem Ruby 100% implementada para a linguagem Java.

Eu sou muito a favor das linguagens que rodem na JVM, e dou mérito a todas. Tendo estudado a um bom tempo Ruby e Scala. Recentemente foi lançada uma linguagem chamada Mirah (http://www.mirah.org/) , nascida do JRuby que faz tornar a linguagem Ruby rodar na JVM de uma maneira mais fácil e acessível, e alguns dizem que Mirah é Ruby com tipos estáticos. Hoje o portifólio de linguagens é bem grande, cada uma com um propósito. Não podemos esquecer do propósitos das linguagens. Para cada caso existe uma linguagem de programação, e se não existir uma linguagem que abrange os requisitos de um caso, alguem (que viu a necessidade) vai criar uma nova linguagem.

A mensagem que deixo aqui é para você desenvolvedor Java que está chateado com a demora do lançamento do Java 7. Enquanto o Java 7 não sai, porquê não estudar as API’s ou especificações que você ainda não conhece do bom e velho Java 6 ? Não restrigindo apenas para a plataforma SE.
Garanto que existe no mínimo duas ou mais que ainda você não conhece, e que precisa estudar mais nunca parou para isso.

Abraços,
Obs: não estou dando “agulhada” em ninguém certo ? , apenas expressando a minha singela opnião. :smiley:

[quote]A mensagem que deixo aqui é para você desenvolvedor Java que está chateado com a demora do lançamento do Java 7. Enquanto o Java 7 não sai, porquê não estudar as API’s ou especificações que você ainda não conhece do bom e velho Java 6 ? Não restrigindo apenas para a plataforma SE.
Garanto que existe no mínimo duas ou mais que ainda você não conhece, e que precisa estudar mais nunca parou para isso. [/quote]

Estudar uma API que não conheço não vai resolver meus problemas (nem de 99% dos programadores java) API vc estuda quando precisa dela. As features que a maioria do pessoal reclama são aquelas que deixariam nosso trabalho mais fácil do que é hoje, deveria ser mais fácil fazer coisas do dia a dia!

[quote=O Grande Bé][quote]A mensagem que deixo aqui é para você desenvolvedor Java que está chateado com a demora do lançamento do Java 7. Enquanto o Java 7 não sai, porquê não estudar as API’s ou especificações que você ainda não conhece do bom e velho Java 6 ? Não restrigindo apenas para a plataforma SE.
Garanto que existe no mínimo duas ou mais que ainda você não conhece, e que precisa estudar mais nunca parou para isso. [/quote]

Estudar uma API que não conheço não vai resolver meus problemas (nem de 99% dos programadores java) API vc estuda quando precisa dela. As features que a maioria do pessoal reclama são aquelas que deixariam nosso trabalho mais fácil do que é hoje, deveria ser mais fácil fazer coisas do dia a dia![/quote]

Exatamente!

E ninguem esta falando que Java(linguagem) é ruim, eu pelo menos não estou, mas outras linguagens como Ruby e Scala trazem novos paradigmas que deixam a programação mais produtiva e divertida.

Vejam uma frase do David Polak, criador do Lift:

Que projeto enrolado :?

Segundo ele, a demora veio da época da Sun, que já estava com problemas e reduziu a equipe. Outro agravante foi que a aquisição demorou mais do que o previsto e só agora conseguiram retomar os projetos com força total, por isso estão reavaliando os prazos.

O lado positivo é ele citar que a Oracle colocou mais gente trabalhando e tem intenção de evoluir a linguagem num ritmo mais acelerado, o que confirma a impressão que o próprio “pai do Java” disse sobre os pedidos da Oracle quando era somente membro da JCP e reclamava da velocidade de evolução da linguagem.

Acredito que com isso, o Java vai tirar o atraso de algumas coisas que o C# está melhor e vai flexibilizar mais a evolução da linguagem e plataforma. O problema é o que fazer no curto prazo e eu concordaria com o plano B, já que pelo menos as features completas já poderiam entrar.

Os riscos foram os citados pelo pessoal:

• os favoráveis ao plano B alegam que a adoção de uma versão menos radical é mais rápida pras empresas, exemplo da versão 5 pra 6, enquanto da 4 pra 5 por ter mudado muita coisa, demorou ser adotada
  • os favoráveis ao plano A alegam que o mercado corporativo podem querer esperar o JDK 8 pra adotarem, segurando os investimentos.

Sobre as linguagens novas que rodam na JVM, acredito que elas devam ganhar espaço, mas acho difícil canibalizarem a linguagem Java, já que são ótimas pra algumas coisas e péssimas pra outras. Cada linguagem nova vejo um monte de gente dizendo que vai matar o java, que é o futuro, mas até agora na prática não vejo adoção significativa entre as empresas. O dia que eu ver mercado nelas e dinheiro, eu estudo, enquanto não vejo, fico nas que dão dinheiro hoje.

É exatamente por isso que empresas mais “novas ou modernas” não estão usando mais Java em novos projetos, uma empresa não pode ficar estacionada no tempo enquanto outras tecnologias vão evoluindo, essa evolução não é só gosto por uma ou outra linguagem, envolve custos de projetos, tempo de entrega, e outras coisas que fazem parte do dia-a-dia do desenvolvimento e comercialização de projetos.
Se outras linguagens/ferramentas podem dar as empresas possibilidades de desenvolver mais rápido seus projetos, com a mesma ou melhor qualidade de antes, é preciso avaliar.

Quer usar a JVM como plataforma, perfeito, eu vejo hoje que o desenvolvimento com a linguagem Java não está entre as melhores opções disponíveis, basta conversar com qualquer empresa que “migrou” para python, ruby, scala, C# ou mesmo Groovy/Grails, que isso é uma realidade já de ontem.

[]s

[quote=O Grande Bé][quote]A mensagem que deixo aqui é para você desenvolvedor Java que está chateado com a demora do lançamento do Java 7. Enquanto o Java 7 não sai, porquê não estudar as API’s ou especificações que você ainda não conhece do bom e velho Java 6 ? Não restrigindo apenas para a plataforma SE.

Estudar uma API que não conheço não vai resolver meus problemas (nem de 99% dos programadores java) API vc estuda quando precisa dela. As features que a maioria do pessoal reclama são aquelas que deixariam nosso trabalho mais fácil do que é hoje, deveria ser mais fácil fazer coisas do dia a dia![/quote]

Fala ai Grande Bé,

Eu não disse que “estudar uma API que não conheçe” vai resolver o seu problema, ao não ser que esta API tenha a ver diretamente com o seu problema. Eu disse que enquanto o Java 7 não sai você pode estudar uma API nova que irá agregar conhecimento, ou seja, em nenhum momento eu falei sobre produtividade. Do contrário que você pensa eu acho que é totalmente válido estas novas features proporcionando a tal produtividade que você citou. E se caso o Java 7 não vier com nenhuma das features de produtividade, ótimo também. Devivo a minha necessidade de produtividade, no caso eu procuraria na linguagem Java se ela me atendesse, se não eu procuraria outra linguagem que proporcionasse isto para mim.

Obs: Onde você viu que produtividade é 99% dos problemas dos programadores Java ?

Grande Bé, sem ressentimentos ? rsrs

Abraços,

Desculpe Marcos, mas é muito fácil encontrar hoje dezenas de empresas que não desenvolvem projetos e soluções com Java, óbvio que se vc pegar o apinfo como termômetro de mercado, vai parecer que existe apenas Java.
Sobre o “ganhar dinheiro”, não conheço ninguém que trabalhe com Rails e Django que ganhe menos que um desenvolvedor Java do mesmo “nível”, muito pelo contrário. Existe sim um mercado grande e “generoso” fora do mundo paralelo de “grandes” empresas e consultorias de 3 letrinhas que trabalham com Java apenas.

[]s

PS: por favor não vamos entrar em flames de quem paga mais, quem tem mais vagas, apenas expus minha visão e conhecimento de mercado.

Afinal, ninguém aqui fala do Jython? JRuby está melhor no Java do que Jython?

@fmamud
Eu não disse que 99% dos problemas dos programadores já é a produtividade. Eu disse q estudar APIs não vai resolver nossos problemas.
Mas já que você disse:
Tudo se resume a produtividade

Em java é possível fazer qualquer coisa que se faz em qualquer outra linguagem, com mais ou menos facilidade e mais ou menos rápido que outras linguagens. Facilidade acaba se convertendo em tempo e no final das contas produtividade.

Qualquer característica que ajuda o programador de qualquer forma, no final se converte em produtividade. Seja uma API simplificada, uma maneira mais “divertida” de programar, um jeito mais fácil de ganhar performance (afinal você não vai ficar 3 dias quebrando a cabeça pra deixar aquela rotina mais rápida)

Mesmo o argumento de que Java é uma plataforma largamente utilizada e é mais fácil de arrumar mão de obra especializada, da menos pau, e bla bla bla. Se resume em produtividade, linguagem menos utilizada DEMORA mais pra arrumar alguém e DEMORA mais pra corrigir um problema.

No final das contas, a produtividade é tudo.

Eu gostaria de um dia dizer ao meu computador com minha linguagem natural o que eu queria e ele elaborasse pra mim.

Não sei na sua região, mas em várias cidades que já tive contato, o mercado que vejo de Ruby, Scala, Clojure, etc é muito, muito menor que o de Java, C# e outras linguagens “que estão morrendo”. E não falo apenas de grandes empresas e de consultorias de 3 letrinhas, como você quis parecer.

Mas, se na sua região você achar atrativo essas tecnologias, beleza. O dia que por onde passo se tornar atrativa, não vou ter o menor problema de trabalhar com elas, mas enquanto for hyppie, prefiro concentrar onde o dinheiro está. hehehehe

Luiz é de são paulo, e em momento algum ele diz que esses mercados são maiores do que o de Java.

Mas o mercado para essas linguagens vem crescendo.

Quem falou que C# ta morrendo?

[quote=ovelha][quote]
muito menor que o de Java, C# e outras linguagens “que estão morrendo”.
[/quote]

Quem falou que C# ta morrendo?[/quote]

Ninguém, nem eu. Acho que a frase faltou pontuação ou ficou mal redigida.

Eu quis dizer que essas linguagens citadas HOJE tem um mercado menor do que Java E C#. E também tem um mercado menor que outras linguagens que muita gente alega “estar morrendo” ou “mortas”. Java e C# considero que estejam no mesmo nível e concorrendo mais diretamente entre si, um tendo algumas coisas melhores, outro tendo outras coisas, e o JDK7 vem pra diminuir essas diferenças.

E também não falei que elas não estão crescendo ou não são o futuro. Só que POR ENQUANTO nas regiões onde tenho contato não vejo muita adoção delas, o que não significa que em outras regiões onde outros trabalhem não possa existir mercado bom pra elas.

Pra mim, pouco importa qual a linguagem seja o hippie, já passsei por Cobol, Clipper, Delphi, PHP e Java, programaria até em brainfuck se o salário compensasse, mesmo que não seja minha preferência.

[quote=knowledgebr][quote=chun]Fiquei BEM decepcionado…

Cara , que demora… a minha impressão é que tem meia duzia de nego trabalhando nisso…

decepcionante :frowning: [/quote]

Ao invés de criticar e ficar como xupim, arregace as mangas e ajude o Java a evoluir, falam de comunidade, mas são poucos que de fato encaram a empreitada de fazer as coisas acontecerem, receber pronto pra usar isso tem um monte.[/quote]

Quem quer ajudar o java a evoluir eu recomendo ligar para a oracle e agendar uma visita com um consultor.

Sobre as linguagens hype que rodam na JVM, eu tambem sou conservador, não fico indo atraz de toda nova linguagem que aparece, lembro até hoje de um colega que ficou uma temporada em NY em 2007, quando voltou ao Brasil chegou na sala e gritou: “Java morreu, negocio agora é Ruby”, claro que ele é sempre exagerado, mas eu nao dei bola, truquei na hora.

Mas ja se vão 3 anos, e não posso simplesmente fechar os olhos e ficar ali no meu mundinho java forever, agora não é apenas Ruby, é Groovy, Phyton, Scala, Clojure, etc., elas estão ai e chegaram para ficar, no exterior a adoção ja é consideravel, no Brasil, tambem ja possivel encontrar, como citam os colegas do forum, aqui mesmo no GUJ é facil encontrar varios rubistas.

Provavelmente nunca usarei estas linguagens na empresa(publica) que estou hoje, mas eu tenho meu projetos pessoais, e minha futura empresa ja corre em paralelo, com certeza usarei estas linguagens.

Java vai morrer? Claro que não, mas como ja disse o Luca em um post, o negocio hoje é ser poliglota!

E o caminho é sem volta :lol: , depois de aprender uma destas dizem que o cara chega chora quando mandam ele programar java puro.

[quote=O Grande Bé]Tem varias picuinhas no Java que já poderiam ter sido melhoradas há 4 anos, parece que o resto evoluiu e o Java não!

O exemplo que citei anteriormente é um deles, onde já se viu, uma linguagem que é usada em larga escala pelo mundo, como o java, que não tem uma classe simples de usar para fazer cálculos com dinheiro?
[/quote]

Pode crer… e uma boa API de datas tb.

Então vc esta no caminho errado, tem que trabalhar com SAP que paga pelo menos 3x mais que Java, C#, Rails, onde minha namorada trabalha tem consultor que ganha mais de R$150 / hora.

[]s

Então vc esta no caminho errado, tem que trabalhar com SAP que paga pelo menos 3x mais que Java, C#, Rails, onde minha namorada trabalha tem consultor que ganha mais de R$150 / hora.

[]s[/quote]

Linguagens são ferramentas, escolha aquela que o torna mais produtivo para o trabalho em questão. Quem espera ganhar bem só porque programa na linguagem da moda deve estar preparado para flutuar no sabor do mercado.

O principal é o que vc produz, não a linguagem utilizada.