Eu acho que produtividade NÃO É TUDO, produtividade É UMA PARTE DO TUDO.
Quando alguem cria uma linguagem de programação é inevitável pensar e usar produtividade. Pois a nova linguagem irá tornar algum processo/tarefa mais produtiva ou não, quando o requisto é totalmente aquilo e pronto.
E a segurança de uma linguagem de programação é menos importante que a produtividade ? a performance ? a distribuição do sistema como um todo ?
Talvez estas novas linguagens dinâmicas, ou seja produtivas, tem um impacto para as pessoas de que tudo que tem de ser feito, tem de ser feito com a tal produtividade em primeiro lugar, sendo que este é o jeito certo e pronto! e isto na realidade não é verdade. Por isso que eu te disse, a minha opnião é que produtividade NÃO É TUDO!
Tem também o fato que todo mundo diz que programados são preguiçosos por natureza, logo pega-se um exemplo qualquer de produtividade em alguma instuição de qualquer linguagem por exemplo, ( o metodo ‘+’ da Class FixNum em Ruby) tem de ser analizado cada requisito de cada projeto. Se eu precisar de performance,segurança, etc. ? Do que adianta eu ter um excelente recurso com produtividade que é lento em comparação com outro recurso que não tem produtividade como prioridade? Ou seja, é preciso de velocidade na execução e não facilidade na hora de programar. Logo cada caso é um caso, por isso cada linguagem tem o seu propósito. Repito: Produtividade não é TUDO, é parte de um TUDO.
Voltando a primeira discussão, em nenhum momento eu quis dizer sobre produtividade e sim quis dizer sobre “fazer alguma coisa” até o Java 7 sair do forno.
[]'s
[quote=O Grande Bé]@fmamud
Eu não disse que 99% dos problemas dos programadores já é a produtividade. Eu disse q estudar APIs não vai resolver nossos problemas.
Mas já que você disse:
Tudo se resume a produtividade
Em java é possível fazer qualquer coisa que se faz em qualquer outra linguagem, com mais ou menos facilidade e mais ou menos rápido que outras linguagens. Facilidade acaba se convertendo em tempo e no final das contas produtividade.
Qualquer característica que ajuda o programador de qualquer forma, no final se converte em produtividade. Seja uma API simplificada, uma maneira mais “divertida” de programar, um jeito mais fácil de ganhar performance (afinal você não vai ficar 3 dias quebrando a cabeça pra deixar aquela rotina mais rápida)
Mesmo o argumento de que Java é uma plataforma largamente utilizada e é mais fácil de arrumar mão de obra especializada, da menos pau, e bla bla bla. Se resume em produtividade, linguagem menos utilizada DEMORA mais pra arrumar alguém e DEMORA mais pra corrigir um problema.
No final das contas, a produtividade é tudo.
Eu gostaria de um dia dizer ao meu computador com minha linguagem natural o que eu queria e ele elaborasse pra mim.[/quote]