JaQu stands for Java Query and allows to access databases using pure Java. JaQu replaces SQL, JDBC, and O/R frameworks such as Hibernate. JaQu is something like LINQ for Java (LINQ stands for “language integrated query” and is a Microsoft .NET technology). The following JaQu code:
Product p = new Product();
List<Product> soldOutProducts =
db.from(p).where(p.unitsInStock).is(0).select();
Advantages
Unlike to SQL, JaQu can be easily integrated in Java applications. Because JaQu is pure Java, Javadoc and auto-complete are supported. Type checking is performed by the compiler. JaQu fully protects against SQL injection.
Why in Java?
Most people use Java in their application. Mixing Java and another language (for example Scala or Groovy) in the same application is complicated. It would be required to split the code to access the database and the application code.
Current State
JaQu is not yet stable, and not part of the h2.jar file. However the source code is included in H2, under:
* src/test/org/h2/test/jaqu/* (samples and tests)
* src/tools/org/h2/jaqu/* (framework)
Requirements
JaQu requires Java 1.5. Annotations are not need. Currently, JaQu is only tested with the H2 database engine, however in theory it should work with any database that supports the JDBC API.
Isso não passa de uma DSL.
Na Mundo Java de mês, saiu uma matéria explicando a técnica utilizada por essf framework, de encadear chamadas de método.
Não creio que seja revolução. Ainda prefiro seguir a especificação do JPA, e, em alguns casos, usar o JDBC Templates do Spring.
Não sou dos mais entedidos disso, mas uma DSL interna pode ser considerada por muitos, uma interface fluente. Acho que esses conceitos não são tão fáceis de se distinguir. Eu mesmo as vezes me pergunto qual é a diferença…
Os desenvolvedores do projeto dizem que o Framework nem foi testado com outros Bancos de Dados, somente com o deles.
Poxa, não sei se utilizaria esse cara, nem que fosse para testes. Nem eles mesmos se dão ao trabalhar de testar o treco… :roll:
Tudo bem que a idéia é “funfar” com o JDBC em si, mas sabemos como cada banco tem suas peculiaridades!
[quote=Rodrigo.Lima][quote=louds]Isso tá anos luz de fazer aquilo que o LINQ permite. Cade expression trees? Cade extension methods?
Isso é uma fluent API meia boca p/ acessar banco de dados. LINQ é muito mais que isso.
[/quote]Isso que é saber dar uma força. :)[/quote]
A questão é que o LINQ for SQL é o recurso menos interessante de todos.
O grande valor tá em coisas como LINQ for objects, PLINQ (Parallel LINQ), expression trees e todo plumbind por traz
que permite escrever coisas como LINQ for NHibernate de maneira razoavelmente fácil.
Acho incrível como a comunidade Java é em geral incapaz de ver além do LINQ for SQL.
[quote=louds][quote=Rodrigo.Lima][quote=louds]Isso tá anos luz de fazer aquilo que o LINQ permite. Cade expression trees? Cade extension methods?
Isso é uma fluent API meia boca p/ acessar banco de dados. LINQ é muito mais que isso.
[/quote]Isso que é saber dar uma força. :)[/quote]
A questão é que o LINQ for SQL é o recurso menos interessante de todos.
O grande valor tá em coisas como LINQ for objects, PLINQ (Parallel LINQ), expression trees e todo plumbind por traz
que permite escrever coisas como LINQ for NHibernate de maneira razoavelmente fácil.
Acho incrível como a comunidade Java é em geral incapaz de ver além do LINQ for SQL.[/quote]
Concordo contigo, a microsoft está copiando e melhorando várias coisas do java, já está na hora de ter uma coisa parecida com LINQ em java mesmo.
O legal mesmo vai ser o linq to entities, uma especie de hibernate e linq juntos.
Eu estou reescrevendo todo este material de DSL no meu blog mas basicamente eu conheço 2 formas de pensar:
1 - (Fowler) Internal DSL e Fluent Interface é a mesma coisa
2 - (A que eu defendo) Fluent Interface é uma Language Adaption mas não necessariamente uma DSL - Uma Fluent interface lida com os mesmos conceitos da host language, ela não é Domain-Specific.
Olha eu andei funçando o LINQ aqui e pude perceber que ele esta 1000 anos -luz a frente do HIbernate, TopLink, JPA e outras especficações desse tipo do JAVA. Umas das coisas boas do LINQ foi o fato de não precisar escrever nenhuma linha de códigos XML. Mas uma coisa sou sincero a dizer, o LINQ deixa o programador cego. Por que? Porque voce não sabe o que acontece por baixo da execução do seu código.