XML!? Quem ainda usa Hibernate com XML!? Eu não uso nada de XML com o Hibernate… para isto q serve Annotations e as configurações vc pode carregar via código sem XML… lol
E LINQ parece simples para coisas simples, coisas complicadas começam a ficar meio confusas de interpretar, mas também é uma questão de hábito, mas tb nao gosto a mistureba q é, no meio do código ter código “SQL”, acho q fica meio zuado, mas também é uma questão de hábito.
Q LINQ é bom é… mas que dá para viver sem dá, e se fizerem algo parecido/melhor para Java seria excelente, visto q o C# já copiou muito o Java, não custa nada o Java uma vez na vida copiar uma coisa do .Net…
Atualmente ao meu ver Interface fliente e uma forma de estar em dia com as ultimas tendencias da sopa de letrinhas sem que pra isso seja necessario mudancas radicais de principios em relacao a como se desenvolver software.
Complementando ao que o pcalcado disse: “uma fluent interface lida com os mesmos conceitos da host language, ela nao e domain-specific”
Mas a principal diferenca na verdade e que interfaces fluentes apenas fornecem uma visao para aquela parte do sistema enquanto o processo envolvido no desenvolvimento de uma dsl e o processo envolvido na criacao de uma linguagem, ou seja, nao e algo que se define numa reuniao de comitê. Requer a evolucao da linguagem junto com o sistema desenvolvido.
Na verdade o LINK utiliza xml (e outras tranqueiras de configuração) para mapeamento sim, a diferença é que o visual studio gera o xml caso você estiver usando o sqlserver e visual studio.
O netbeans tb tem esta funcionalidade, no caso gera as classes com annotations do JPA.
Exemplo você cria algumas tabelas num mysql da vida configura a conexão no netbeans ele gera as classes TUDO “igual” o visual studio, se não me engano o netbeans gera até os CRUD em jsf e em swing…rsrs mas para isto tem que ter memória
[quote=Mauricio de Mello]Na verdade o LINK utiliza xml (e outras tranqueiras de configuração) para mapeamento sim, a diferença é que o visual studio gera o xml caso você estiver usando o sqlserver e visual studio.
O netbeans tb tem esta funcionalidade, no caso gera as classes com annotations do JPA.
Exemplo você cria algumas tabelas num mysql da vida configura a conexão no netbeans ele gera as classes TUDO “igual” o visual studio, se não me engano o netbeans gera até os CRUD em jsf e em swing…rsrs mas para isto tem que ter memória
[/quote]
Oi, Maurício,
LINQ (com Q mesmo) não é o Entity Framework e não exige configuração por si só. LINQ é uma extensão à C#, não um framework de persistência. Você está provavelmente se referindo ao Microsoft Entity Framework.
Só estava informando o amigo que o java também tem suas facilidades. basta conhece-las.
Pessoal tem mania de dizer que em java tem que configurar as coisas tudo na mão. E .net é mágico. gosto de .net mas não é bem assim as coisas.