Jaguar é lançado no Latinoware 2010 (Software Publico - Free e open source)

Jaguar no Latinoware 2010

Powerlogic lança framework Java free no maior evento de software livre da América Latina

Para um público estimado de mais de 3 mil profissionais da TI, a Powerlogic lançou, no primeiro dia da Latinoware, o JAGUAR, uma contribuição à comunidade de software livre que agora passa a ter um framework de integração gratuito em licença GPLv2 e GPLv3, criado a partir do software jCompany Developer Suite.

O lançamento do framework Java free foi realizado na noite do dia 10 de novembro e durante os três dias da Conferência os participantes podem conhecer o mais novo Software Público Brasileiro no stand da Powerlogic, patrocinadora do evento.

O JAGUAR traz uma arquitetura de software de alto nível, reutilizável e extensível, baseada na integração de dezenas de frameworks de base (Open Source), líderes em seus segmentos e aplicando generalizações OO em uma arquitetura MVC2. O resultado é uma solução com alto nível de abstração, pouco código Java que utiliza recursos como IoC, DI e AOP, de forma natural e padronizada. Além disso, o JAGUAR produz aplicações Java EE 5 Full-Complient, incluindo interfaces Web 2.0 com alta usabilidade e aderente aos padrões de mercado.

Agora integrante da relação de Softwares Públicos do Governo Federal, o JAGUAR está disponível no Portal do Software Público Brasileiro e pode ser acessado na Comunidade http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/jaguar.

O evento

Produzido pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, Celepar e SERPRO, o Latinoware é um evento de discussões e reflexões sobre a utilização do Software Livre na América Latina.

Atualidades, Redes Sociais, Desenvolvimento Ágil, Modelos de Negócios, Acessibilidade e Mobilidade, e Computação em Nuvem são alguns dos temas que levarão os participantes a assuntos específicos, como linguagens e frameworks de programação; ambientes desktop; geoprocessamento; computação gráfica e jogos; distribuições Linux; e Virtualização.

O Latinoware 2010 é a 7ª edição do evento e foi realizado de 10 a 12 de novembro, em Foz do Iguaçu, PR.

Acesse www.latinoware.org.

Bacana. Qual a diferença entre o Jaguar e o JCompany?

E pra baixar, obrigatóriamente tenho de me registrar no site do governo ou tem algum outro link?

É estranho você ver um framework Java usando GPLv3. Digo isso porque muitas empresas precisam fazer pequenas customizações criando pequenos “subframeworks” com extensões e afins.

E se você tem algo GPL você obrigatóriamente precisa liberar os fontes, o que essas empresas não gostam de fazer.

Legal. :smiley:

[quote=garcia-jj]É estranho você ver um framework Java usando GPLv3. Digo isso porque muitas empresas precisam fazer pequenas customizações criando pequenos “subframeworks” com extensões e afins.

E se você tem algo GPL você obrigatóriamente precisa liberar os fontes, o que essas empresas não gostam de fazer.[/quote]

Coisa que a propria powerlogic faz no Hibernate

[quote=kicolobo]Bacana. Qual a diferença entre o Jaguar e o JCompany?

E pra baixar, obrigatóriamente tenho de me registrar no site do governo ou tem algum outro link?[/quote]

Olá Kicolobo, tudo bêm?

Acho que não haverá diferença entre a ultima versão jCompany e Jaguar nesse primeiro momento (não tenho certeza,
mas logo teremos essa informação ), mas com certeza eles se diferenciarão com o tempo uma vez que um continuará
sendo desenvolvido pela Powerlogic e o outro seguirá o desenvolvimento pela comunidade que queira contribuir.

Para baixar os fontes acredito ser necessário se cadastrar no site do governo sim, mas como foi liberado no dia 10, os fontes
devem estar sendo carregados para o portal do governo e ainda não estão disponíveis eu acredito, mas logo já estará tudo lá para
realizarmo o download.

Um abraço.

[quote=garcia-jj]É estranho você ver um framework Java usando GPLv3. Digo isso porque muitas empresas precisam fazer pequenas customizações criando pequenos “subframeworks” com extensões e afins.

E se você tem algo GPL você obrigatóriamente precisa liberar os fontes, o que essas empresas não gostam de fazer.[/quote]

Olá Garcia, tudo bem?

Todos os fontes do jCompany sempre foram liberados para os clientes que adquiriam as licenças de uso, e esses clientes tem total liberdade para
alterar e modificar esses códigos como desejassem, sem qualquer restrição ou impedimento, e isso continua sendo assim com a versão comercial
ou “Enterprise” (não sei se receberá essa adjetivo) para os clientes. Existem algumas orientações para realizar essas alterações afim de preserva-las
nas atualizações de versão da ferramenta, só isso.

E agora liberado para a comunidade sobre o nome Jaguar, esse fontes serão completamente liberados para a comunidade para os que
queiram contribuir com a evolução do Jaguar e tende a seguir uma evolução pela comunidade, diferente da versão comercial que continuará sendo
mantida e evoluída pela Powerlogic.

Um abraço.

[quote=piacava][quote=kicolobo]Bacana. Qual a diferença entre o Jaguar e o JCompany?

E pra baixar, obrigatóriamente tenho de me registrar no site do governo ou tem algum outro link?[/quote]

Olá Kicolobo, tudo bêm?

Acho que não haverá diferença entre a ultima versão jCompany e Jaguar nesse primeiro momento (não tenho certeza,
mas logo teremos essa informação ), mas com certeza eles se diferenciarão com o tempo uma vez que um continuará
sendo desenvolvido pela Powerlogic e o outro seguirá o desenvolvimento pela comunidade que queira contribuir.

Para baixar os fontes acredito ser necessário se cadastrar no site do governo sim, mas como foi liberado no dia 10, os fontes
devem estar sendo carregados para o portal do governo e ainda não estão disponíveis eu acredito, mas logo já estará tudo lá para
realizarmo o download.

Um abraço.[/quote]

Bacana piacava, então o Jaguar na realidade é um fork do jCompany? É isto?

Jaguar & jCompany == MySQL Community Edition & MySQL Enterprise Edition
???

Bem, eu nunca achei o jCompany produtivo, pois por tudo que eu vi dele, ele somente encapsula outros frameworks e traduz os nomes de métodos e classes.
Espero que essa versão Community seja diferente, e que foque realmente em inovação.

Alguém já ouviu falar de um tal de Rails ?

My 2 cents :twisted:

Pois só tem papo.

[quote=clone_zealot]Jaguar & jCompany == MySQL Community Edition & MySQL Enterprise Edition
???
[/quote]

Sim, será essa a idéia eu acredito.

É, quanto a produtividade à controvérsias, tudo dependo do conhecimento prévio que se tem das tecnologias envolvidas e da arquitetura adotada, MVC.
E claro também depende do tipo de problema que se quer desenvolver.

Trabalhei uns 2 anos desenvolvendo aplicações fazendo tudo na mão, definindo arquitetura e padrões, ferramentas e Frameworks que utilizaríamos e etc,
e vou te falar que era um parto, mater a integridade de tudo isso com as mudanças de versões do framework, versões do java e etc, dava um trabalho de outro
mundo.

Quando comecei a desenvolver em jCompany me lamentei por não ter tido conhecido ele antes… srrs mas não tinha jeito mesmo, pois comecei a trabalhar com ele o jCompany tinha pouco mais de um ano de vida, bem no inicio, hoje tem 7.

Ele tem isso também, mas tem muito mais além disso.

Assim que os fontes estiverem no ar o pessoal poderá analisar, e até contribuir com melhorias e mudanças, afinal agora é de domínio publico.

uma braço.

[quote=kicolobo]

Bacana piacava, então o Jaguar na realidade é um fork do jCompany? É isto?[/quote]

Acredito que a idéia é essa mesmo…

[quote=Kenobi]Alguém já ouviu falar de um tal de Rails ?

My 2 cents :twisted: [/quote]

Claro, muito bom também.

Quem sabe alguém não anima de produzir uma especialização do Jaguar tipo.

Jaguar on Rails…

Seria interessante em.

Um abraço.

Como assim, só papo?

Está vindo por aí um ramo para o ano que vem que vai abordar SOFEA / SOUI,

Alguém já teve experiência com essa arquitetura?

Um abraço.

Reitero as palavras do piaçava, trabalho a 5 anos com o jCompany e a produtividade é realmente muito grande. Fora a maturidade que ele possui nestes 7 anos que muitos frameworks recente não possuem.

Em anos de fórum o que a comunidade mais reclamava era que a empresa juntava vários frameworks free e cobrava por isso, o que é uma informação totalmente equivocada pra quem já navegou pelos fontes do jCompany.

Então agora que a Powerlogic resolveu liberar essa versão do jCompany , para criticar tem que ler sobre o assunto, analisar o que ele possui antes de vir informações que realmente não contribuem para o fórum.

Eu não trabalho na powerlogic, mas com certeza toda empresa que eu dou consultoria eu recomendo, mesmo o jCompany pago. Free então nem se fala.

Nesse link pode-se baixar os pdfs do livro, a leitura é boa mesmo para quem não vai usar o jcompany pois fala de JavaEE no geral e o autor conhece muito.

http://www.rallyjavaeeopensource.com.br/livro.jsp

Abraços…

Realmente nao espera um topico no forum a qual alguem falasse bem do jcompany !
Estou impressionado ! ahuahuahauha

Pegaram dinheiro do BNDES pra fazer esse Jaguar também?

Uau… parece que pegaram dinheiro do BNDES de novo.

E qual o problema de uma empresa nacional pegar um aporte no bnds?