Já nas Bancas - MundoJ 53 - Linguagens da Máquina Virtual Java

Caros amigos do GUJ,

Seguem os destaques da nova edição da MundoJ:

Introdução à Programação Objecto-Funcional
Scala traz um novo paradigma; uma síntese entre as linguagens orientadas a objetos e as linguagens funcionais. Aprenda a tirar o melhor de ambos os mundos.
Por Hugo Sereno Ferreira

Pattern Matching em Scala
Aprenda mais sobre Pattern matching, uma feature poderosa que Scala herdou de linguagens de programação funcional e modernizou ao integrar com orientação a objetos.
Por Rafael de França Ferreira

Introdução à Linguagem Clojure
Um guia rápido e prático sobre a linguagem Clojure, suas ferramentas e frameworks.
Por Leandro Ribeiro Moreira

TorqueBox : A colisão de dois mundos
Descubra neste artigo como uma linguagem dinâmica como Ruby pode tirar proveito de um dos mais populares servidores de aplicação do mundo Java.
Por Bruno Oliveira

Distribua seus aplicativos Android com o PushLink
Aprenda a desenvolver aplicações coorporativas que se autoatualizam através de uma ferramenta profissional para deploy e gerenciamento de aplicativos Android.
Por Célio Vasconcelos Lima

Portal Liferay
Aprenda algumas características e funcionalidades da poderosa plataforma Liferay para criação de portais.
Por Antônio Júnior

Ferramentas para Teste de Desempenho : JMeter x WebLoad
Uma análise de duas soluções para execução de testes de desempenho para você decidir qual é a melhor para sua empresa.
Por Tarcísio Fonseca, Leonardo Costa, Rodrigo Aragão, Leonaldo Andrade e Marcos Barbosa Dósea

MapReduce Detalhado: Funcionamento e Recursos
Aprofundese no MapReduce, com exemplos práticos e dicas de uso de recursos da API do Hadoop para o desenvolvimento de algoritmos de análise de dados com desempenho otimizado.
Por Wellington Ramos Chevreuil, Fábio Moreira de Almeida e Flavio Eduardo de Lima

Tópicos Mais Quentes do GUJ.com. br
Veja o que apareceu, foi notícia e gerou discussão no fórum do GUJ durante março e abril de 2012.
Por Paulo Silveira.

Tendências em Foco - Como será o desenvolvimento de aplicações de amanhã?
Entenda alguns cenários que já estão delineados a respeito do futuro do desenvolvimento de software.
Por Cezar Taurion.

Como sempre peço sugestões e comentários a respeito da edição! Abordar outras linguagens que rodam na máquina virtual como Ruby e Scala foi uma ideia que saiu aqui do GUJ! Então saibam que a opinião de vocês está sendo ouvida.

opa ja peguei a minha! Estou lendo outras coisas no momento mas assim que der uma folga vou retornar pra MundoJ. Me parece que ficou bom as materias principalmente a do Liferay!! estava esperando algo do genero pra esse portal! vlw e parabens!

minha opnião, essa edição esta péssima. ja dei até pro cachorro brincar.
foi um tremendo vacilo encher a revista de informações sobre outras linguagens que não são nem tão utilizadas. quer variar? coloca dotnet na revista ¬¬

desculpem a critica, fico revoltado quando jogo dinheiro fora. pena que é assinatura.

[quote=Elizeu_Santos]minha opnião, essa edição esta péssima. ja dei até pro cachorro brincar.
foi um tremendo vacilo encher a revista de informações sobre outras linguagens que não são nem tão utilizadas. quer variar? coloca dotnet na revista ¬¬

desculpem a critica, fico revoltado quando jogo dinheiro fora. pena que é assinatura.[/quote]

Vou te dar uma sugestão: antes de jogar fora, tente ler os artigos que verá que não é perda de tempo! São excelentes e trazem informações muito importantes para qualquer desenvolvedor.

Você pode muito bem criar aplicações híbridas dentro da JVM utilizando a linguagem mais adequada para cada caso. Sendo assim, o fato de usar Java hoje, não impede você de fazer um pedaço do sistema em uma dessas linguagens. Abra um pouco sua mente que não irá se arrepender!

Não se esqueça que a revista ainda trouxe diversos artigos com outras temáticas!

[quote=Guerr@][quote=Elizeu_Santos]minha opnião, essa edição esta péssima. ja dei até pro cachorro brincar.

desculpem a critica, fico revoltado quando jogo dinheiro fora. pena que é assinatura.[/quote]

Vou te dar uma sugestão: antes de jogar fora, tente ler os artigos que verá que não é perda de tempo! São excelentes e trazem informações muito importantes para qualquer desenvolvedor.

Você pode muito bem criar aplicações híbridas dentro da JVM utilizando a linguagem mais adequada para cada caso. Sendo assim, o fato de usar Java hoje, não impede você de fazer um pedaço do sistema em uma dessas linguagens. Abra um pouco sua mente que não irá se arrepender!

Não se esqueça que a revista ainda trouxe diversos artigos com outras temáticas![/quote]

não posso simplismente chegar na empresa e implantar X tecnologia amigo, por que amanha posso não conseguir mão de obra para dar manutenção.
não posso enfiar a linguagem X no sistema simplismente por achar bonita.
e o cachorro ja fez pedaços dela.
adoro a revista, mas essa edição foi exageradamente… enfim :cry:

desculpa, as vezes sou grosseiro com as palavras, falha minha.

ah, tem algo muito bom sim, fala sobre o JMeter. só isso na minah opnião.

Por isso mesmo que seria importante a leitura dos artigos, para que você escolha por uma tecnologia ou não, devido a argumentos técnicos. Simplesmente escolher algo por desconhecer o resto pode ser algo muito perigoso…

De qualquer forma respeito sua opinião e sei que é difícil agradar a todos. Artigos sobre JRuby e Scala sempre foram muito pedidos aqui no GUJ e já vinham sendo publicados nas edições anteriores com uma boa aceitação dos leitores. Te peço apenas que nas próximas edições leia os artigos antes de julgar dessa forma… Ganhar conhecimento nunca te trará prejuízo!

Bom galera venho comprado já algum tempo a mundo java e tenho sentido falta de alguns tutorais sobre o padrão mesmo JSF, hibernate, Spring… e coisas assim pois são assuntos sempre interessantes e sempre tem gente nova entrando no mercado e quando vê a revista procura por assuntos que deseja aprender e aprimorar(eu pelo menos sou assim vejo um uma Clojure, Matching em Scala não chego nem perto ), e a maioria das mundoJ está vindo com milhões de coisas que nunca ouvi falar como a curva de aprendizado é muito alta para java não adianta agora aprender coisas novas avançadas sem dominar as básicas, claro é sempre bom ver coisas novas mais quase a revista toda é sobre frameworks novos e assuntos muitos avançados, uma dica minha e de colocar mais do mesmo de modo diferente, para não ficar repetitivo…
e por FAVOR COLOQUE MAIS ALGUMAS PÁGINAS
minha opinião.
wlw galera

editing is a drunk.

Interessante a matéria sobre map reduce, uma coisa interessante que sinto falta é uma matéria sobre Sobre BI, talvez aprendizado de maquina com weka!
Parabéns pela revista!

Ainda bem que a revista não é guiada pela opnião de um ou dois.

Todos os assuntos são interessantes, Ruby ta ai a muito tempo, aqui mesmo no GUJ muita gente usa, Scala cresce a cada dia e eu a escolhi como minha linguagem, logo pra mim artigos sobre scala sempre serão interessantes, Liferay temos um portal aqui no trabalho usando ele, logo sera util tambem este artigo.

Agora querem que falem de coisas básicas? Oras o problema é que ja foi falado, JSF e afins? Só ir no site da revista e olhar as edições anteriores e adquirir a que fala do que voce quer, é certeza que estas coisas básicas ja foram todas abordadas e a não ser que algo tenha mudado da agua para o vinho, o que duvido muito, não ha muito mais o que ficar repetindo sobre estes tópicos.

Quer uma revista cheia de tutorialzinho de java? A java Magazine esta ae, alias assinem logo a Easy Java Magazine, que tem o foco nestas coisas básicas.

[quote=Elizeu_Santos]minha opnião, essa edição esta péssima. ja dei até pro cachorro brincar.

Vish… olha dar a opnião blz… mas mew… dotnet?

Ja esta avisado ein! colocar dotNOT eu cancelo a assinatura! kkkkkkkkkkk

bom brincadeiras a parte. Eu acho o seguinte, antes de julgar uma PLATAFORMA tem que programar nela, e por favor nao julgue um livro pela capa (isso se da com revistas também). Pois nao vejo mal algum de voce explorar ao maximo oque a linguagem ou o canivete suíço da plataforma para voce ter uma visao ampla e poder um dia dizer… “aahhh podemos usar tal coisa!”. Nem eu que sou apaixonado por java, nao vejo mal algum em as vezes mudar algumas coisas no sistema para plataformas diferentes.

No nosso caso, nao tem que ser o sistema mais bonito e sim o que funciona e mais flexível para novas mudanças.

perguntei em voz alta no setor. E se a mundoJ publicar uma materia de dotnet na proxima edição?

… me tacaram um livro

[quote=johnny_g3p]Bom galera venho comprado já algum tempo a mundo java e tenho sentido falta de alguns tutorais sobre o padrão mesmo JSF, hibernate, Spring… e coisas assim pois são assuntos sempre interessantes e sempre tem gente nova entrando no mercado e quando vê a revista procura por assuntos que deseja aprender e aprimorar(eu pelo menos sou assim vejo um uma Clojure, Matching em Scala não chego nem perto ), e a maioria das mundoJ está vindo com milhões de coisas que nunca ouvi falar como a curva de aprendizado é muito alta para java não adianta agora aprender coisas novas avançadas sem dominar as básicas, claro é sempre bom ver coisas novas mais quase a revista toda é sobre frameworks novos e assuntos muitos avançados, uma dica minha e de colocar mais do mesmo de modo diferente, para não ficar repetitivo…
[/quote]

Na revista o foco é realmente nas novidades, ou em artigos com conteúdo original e inédito. Como o fredferrao disse, para essa parte mais básica existe já muito material, incluindo livros e artigos na internet. De qualquer forma, por exemplo, a edição do Java de Ponta a Ponta abordou alguns desses temas com um foco mais básico (porém na integração das tecnologias). Havendo alguma novidade dentro do JSF ou do Hibernate, pode ter certeza que vai acabar saindo na revista também…

Uma coisa que insisto muito aqui é: não tenham medo dos artigos! O fato do artigo ser sobre um tema avançado, não significa que quem é mais iniciante não conseguirá entender. Sempre oriento os autores a fazerem uma introdução abordando a base para o entendimento do artigo para torna-lo mais acessível a quem não tem experiência com aquela área.

Finalmente: fiquem tranquilo que .NET está fora do escopo da revista… Apesar de termos abrido um pouco o escopo depois da mudança de nome para MundoJ, aceitando artigos mais gerais sobre desenvolvimento de software, o foco geral e os exemplos ainda serão dentro da plataforma Java (incluindo obviamente outras linguagens suportadas por ela).

desculpa então pela minha opinião rsrsrsrsrsrs, eu tenho varias edições e sempre compro as duas revistas java magazine e MundoJ pra quem é master Expert na área é sempre bom muitas novidades e artigos original e inédito não vejo a hora de ficar master foda e só precisar acompanhar novidades… mais foi uma opinião minha só uma sugestão não é nenhuma critica adoro a revista é que as vezes fico meio chateado de comprar a revista e ter muitas matérias avançadas e eu ler apenas 10% da revista, que não é o caso de todas edições…

Mais Wlw pela atenção

Fiquei interessado no artigo sobre Ferramentas para Teste de Desempenho : JMeter x WebLoad

Principalmente por está trabalhando na área de testes, e por sentir dificuldade relacionados a materiais sobre JMeter. Simplesmente só há a documentação oficial e um livro que é o Apache JMeter lançado em 2008.

Espero que este artigo tenho um exemplo prático de uso desta ferramenta.

Comprei a revista ontem, e vim lendo ela voltando pra casa.

Só deu tempo de ler inteiramente o primeiro e o último artigo, que por sinal estão excelentes. O de Clojure eu li por cima.

Só tenho uma coisa a dizer: estão EXCELENTES!

Para aqueles que gostariam de mais tutoriais sobre ferramentas como Spring, Hibernate…bom, compro a Mundo J desde 2005, e o conteúdo dela sempre foi elogiado justamente por trazer novidades para a maioria dos seus leitores (obviamente que para o autor do artigo, o assunto não é mais novidade faz tempo) com um tutorial ou outro de vez em quando. Isso inclusive é o seu diferencial em relação à Java Magazine por exemplo, que foca mais em tutoriais e menos em novidades.

E para aqueles que acham que essas novidades não conseguem ser aplicadas no dia a dia, alguns pontos:

• já dizia o pcalcado “todas as empresas tem problemas. E não, os problemas da sua empresa não são exclusivos dela. Outras também estão passando pelas mesmas dificuldades.”
  • será que vale a pena resolver os mesmos problemas da mesma maneira, sabendo-se que existem formas diferentes (e até mais simples) de resolvê-los?
  • tecnologia evolui. Não tem jeito. Profissional de desenvolvimento de sistemas que se preze deveria estar sempre atrás de novidades, e não apenas do salário no fim do mes…

Recomendo a leitura do primeiro artigo. Além de muito bem escrito, dá exemplos de quanto o estudo de novos conceitos podem ajudar até mesmo nos problemas mais simples do dia a dia. Tomara que apareçam mais artigos no mesmo estilo.

Parabéns Guerra!

[quote=denisspitfire][quote=Elizeu_Santos]minha opnião, essa edição esta péssima. ja dei até pro cachorro brincar.

Vish… olha dar a opnião blz… mas mew… dotnet?

Ja esta avisado ein! colocar dotNOT eu cancelo a assinatura! kkkkkkkkkkk

bom brincadeiras a parte. Eu acho o seguinte, antes de julgar uma PLATAFORMA tem que programar nela, e por favor nao julgue um livro pela capa (isso se da com revistas também). Pois nao vejo mal algum de voce explorar ao maximo oque a linguagem ou o canivete suíço da plataforma para voce ter uma visao ampla e poder um dia dizer… “aahhh podemos usar tal coisa!”. Nem eu que sou apaixonado por java, nao vejo mal algum em as vezes mudar algumas coisas no sistema para plataformas diferentes.

No nosso caso, nao tem que ser o sistema mais bonito e sim o que funciona e mais flexível para novas mudanças.[/quote]

cara, beleza,a linguagem é PERFEITA! e dai? do que adianta se só eu trabalho com ela?
antes do meu ultimo emprego fui em umas 15 entrevistas. NENHUMA das empresas utilizavam as linguagens ensinadas na revista. Uma empresa tinha um módulo com PARTES em RoR. Não adianta cara, eu quero algo util para o mercado, e não apenas para meu conhecimento.
Talvez tenha exagerado com o .Net, mas tem mercado então to nem ai se é M$ ou não.

contrariando alguma opnião que eu ja tenha dado no fórum, sendo contra a plataforma da M$.

Agora sou a favor do dinheiro, se da dinheiro eu quero, do contrario nem me fale.

enviado via celular, então me desculpem por erros de digitaão.

[quote=Elizeu_Santos]
antes do meu ultimo emprego fui em umas 15 entrevistas. NENHUMA das empresas utilizavam as linguagens ensinadas na revista.[/quote]

A quanto tempo foi isso?

Como foi dito, a revista foca em novidades e as coisas na nossa área mudam muito rápido.

Você não tem que pensar em aprender somente a linguagem que estão procurando agora, mas na que vão procurar no futuro…

Se pensar em aprender somente as tecnologias do AGORA, quando aprender as mesmas já estarão ultrapassadas!

Ok, exagerei um pouco, mas na nossa área é importante sempre tentar olhar lá na frente…

4 meses, Rio de Janeiro.
fui inclusive em empresas grandes.
Trabalho agora em uma empresa que lida com java e .net.
vim fazer um BPO em SP numa das maiores empresas do brasil e o que eles teem aqui…
Java, .net, cobol…

não tem Scala, RoR e nem as demais citadas na revista.

quando li a resposta a minha critica pela manha, enviei um email para meu network, perguntando se alguem conhecia alguma empresa que contratasse com estas tecnologias.
por enquanto todas as respostas foram NAO.

enviado por celular…