Surgiu um projeto que tenho que descobrir se vai ser viável …
Tenho que desenvolver uma aplicação para PALMOS (virtualmente qq versão) , a aplicação terá um bocado de entrada de dados (a principio simples, apenas numeros e algumas seleções em listas), manipulação básica de bytes e então tenho que conectar a um sistema via cabo para troca de dados …
Dúvidas
:arrow: Qual o tipo de conexão para comunicação permitido no PALM?!? (RS232, USB, etc. etc.)
:arrow: É possível fazer a comunicação com o J2ME?!? (sendo serial eu teria que usar o javacomm? e isso seria possível em um palm com a KVM?)
:arrow: O quanto é prático o desenho da GUI em J2ME?!? (estive vendo e a api para J2ME não tem bibliotecas do Swing e/ou AWT)
Qq ajuda será bem vinda …
Na verdade é para um possível tópico de Trabalho de Graduação … que poderá ser feito em C já que é um ambiente que conheço muito melhor do que o Java mas não teria a graça
Show, J2ME faz isso numa boa, mas vc precisa de um Palm que rode PalmOS versão 4 ou superior - os anteriores não têm implementação da KVM disponível, se me recordo bem. Mas dê uma conferida, não tenho certeza disso.
As conexões de comunicação dos Palms variam entre USB, Serial (RS232) e infra-vermelho, mas tem alguns palms frescos com bluetooth, cartões de expansao 802.11b, e por aí vai. Mas pode confiar que vai ter um protocolo serial (seja ele USB, RS232 ou infra) disponível, e você vai poder fazer conexões HTTP ou sockets nele através da J2ME.
Quanto às GUIs, a J2ME tem seu próprio toolkit, que é uma baba de usar, mesmo que vc não esteja acostumado a Swing, AWT ou SWT.
Até tem como, mas não dá pra fazer coisas muito elaboradas em J2ME não. A memória dos dispositivos é pequena, então não dá pra esbanjar tanto quanto a gente esbanja nos desktops e servidores. O melhor jeito de trabalhar com “aplicações comerciais” em J2ME (ou seja, apps que acessam bancos de dados mais do que qualquer outra coisa) é fazer da app J2ME apenas um “front-end” para uma outra app, essa sim grande, no server-side.
Gostaria de saber se alguém tem alguma solução, projeto, dicas de CRM para desenvolvimento no BlackBerry, por onde eu começar? hoje uso full time ejb3 e jsf.
Ja aproveitando o topico…
Preciso criar um projeto que use um leitor código de barras (ainda nao peguei modelo especifico) com Palm, fiz algumas pesquisas, mas todas elas dizem que com JME não é possivel ou é muito trabalhoso implementar pois existem outras linguagens mais especificas,