Em 2009, a JetBrains abriu o código da plataforma IntellijIDEA, se tornando um bom concorrente da plataforma Eclipse em termos de ferramentas de desenvolvimento (já que a plataforma da JetBrains é voltada exclusivamente para criação de IDEs, enquanto a plataforma Eclipse é mais genérica). Uma notícia muito boa, e que deve agradar aos fãs do Intellij, é que o Google usará a plataforma IntellijIDEA para criar o Android Studio. Ainda não ficou claro se a versão 12 (atual versão do IntellijIDEA) trará as melhorias oriundas do Android Studio, mas a versão Community trará essas melhorias.
A notícia completa está no site da JetBrains:
Quem quiser baixar o Android Studio, pode ir neste link (lembrando que ainda está em EAP - Early Access Preview, ou seja, não é recomendado para uso em produção - o ADT deve ser usado por enquanto, ou o próprio IntellijIDEA):
Só de ser baseada no Intellij já promete muito! E o bacana é que pode trazer clientes para a JetBrains também, achei uma jogada muito boa de ambas as partes.
O único porém, pelo menos até agora, é que eu não vi nada sobre o suporte ao NDK. O pessoal da JetBrains comentou que não iria colocar isso no plugin porque eles ainda não tem um suporte C/C++ maduro o bastante na plataforma. Sobre o Android Studio, o Google não afirmou nada ainda.
Tudo isso leva a crer que o Google em um futuro próximo pode fechar totalmente a sua plataforma de desenvolvimento mobile (Android).
Cobrando de quem for desenvolver nela.[/quote]
Na verdade não… a versão utilizada como base é a versão Community do IntelliJ, que já tinha suporte a Android, e não é paga.
O suporte para o NDK parece que já vai entrar nas versões de desenvolvimento da versão 13 do IntelliJ, que já está em andamento.
Realmente pra Jetbrains isso foi muito bom, pra quem já usa a IDE há bastante tempo (pra Java, Ruby, não especificamente Android), isso também é bom, pois vai ampliar ainda mais o uso e adesão dela em muitas empresas.
Tudo isso leva a crer que o Google em um futuro próximo pode fechar totalmente a sua plataforma de desenvolvimento mobile (Android).
Cobrando de quem for desenvolver nela.
Imagine quanto ela não vai faturar?! Ou dar um tiro no pé![/quote]
Está bem claro no link que a base é uma plataforma aberta e que continuará aberta, incluindo o plugin Android do Intellij, que continuará vindo nas versões Community. Inclusive, a versão Community sempre teve o plugin Android, então, não faz sentido o Google cobrar por algo que a JetBrains também distribui (lembrando que, a priori, ambas as versões serão semelhantes).
E, indo um pouco mais além, que mal há em alguém cobrar por um produto que vale a pena? O IntellijIDEA que eu comprei já se pagou há tempos.
[quote=Marky.Vasconcelos]IntelliJ não tem editor C/C++? Na melhor das hipoteses ainda podemos desenvolver o codigo na IDE e compilar com ndk-build.
Que é o que faço atualmente com Eclipse.[/quote]
Ele tem um plugin C/C++, mas ainda não está estável o bastante. Na última vez que usei ele tinha uns bugs que travavam o IDE. De repente o suporte ao NDK pode forçar eles melhorarem o plugin
[quote=Marky.Vasconcelos]Baixei o Early Access Preview do Android Studio, e estou testando de vez em quando.
Problema que estou rodando com o OpenJDK no Linux e está meio lento.[/quote]
Usa a JVM da Oracle, a plataforma IntellijIDEA não funciona muito bem no OpenJDK (inclusive, nem é suportado). Eu chutaria ser por conta das diferenças no Swing.
Eu nunca consegui gostar do Eclipse. Nunca. E olha que eu já tentei usar muitas vezes e nunca entendi o motivo de ser tão idolatrado. Acho que tarefas simples são complicadas demais sem precisar. Talvez seja porque eu prefiro o NetBeans.
Já o IntelliJ eu tenho uma certa simpatia, mas sempre usei pouquinho, só para testar. Baixei a versão community ontem e fiz mais alguns testes e gostei, apesar de achar que algumas coisas ainda são chatas de fazer, apesar de dar mais poder para o desenvolvedor.
Vou ver se começo a usar nas minhas tarefas diárias que preciso programar algo. Se eu gostar largo o NetBeans de vez que tem me deixado cada dia mais irritado. Sempre que sai uma versão nova ela vem extremamente lenta, aí três meses depois vem um update que resolve a lentidão, mas minha paciência está chegando no limite.
Achei muito bom o Google migrar para o IntelliJ e espero sinceramente que a IDE fique mais estável que o Eclipse.
Não sei hoje em dia como está o Eclipse com os plugins do Google, mas na época que precisei usar (final de 2010) eu achei um LIXO.
Recentemente instalei na minha máquina novamente, Eclipse novo, plugins novos, mas mesmo assim achei lento e bugado. Se for para aprender a ficar resolvendo problema, prefiro a lentidão do NetBeans…
Enfim, vamos aguardar, enquanto isso testo o IntelliJ e se realmente me agradar compro a versão Ultimate
Se quiserem ver mais sobre o novo IDE, podem conferir o vídeo no Google I/O (coloquei o link do androidpolice porque não tenho acesso ao YouTube aqui).
[quote=davidbuzatto]Eu nunca consegui gostar do Eclipse. Nunca. E olha que eu já tentei usar muitas vezes e nunca entendi o motivo de ser tão idolatrado. Acho que tarefas simples são complicadas demais sem precisar. Talvez seja porque eu prefiro o NetBeans.
Já o IntelliJ eu tenho uma certa simpatia, mas sempre usei pouquinho, só para testar. Baixei a versão community ontem e fiz mais alguns testes e gostei, apesar de achar que algumas coisas ainda são chatas de fazer, apesar de dar mais poder para o desenvolvedor.
Vou ver se começo a usar nas minhas tarefas diárias que preciso programar algo. Se eu gostar largo o NetBeans de vez que tem me deixado cada dia mais irritado. Sempre que sai uma versão nova ela vem extremamente lenta, aí três meses depois vem um update que resolve a lentidão, mas minha paciência está chegando no limite.
Achei muito bom o Google migrar para o IntelliJ e espero sinceramente que a IDE fique mais estável que o Eclipse.
Não sei hoje em dia como está o Eclipse com os plugins do Google, mas na época que precisei usar (final de 2010) eu achei um LIXO.
Recentemente instalei na minha máquina novamente, Eclipse novo, plugins novos, mas mesmo assim achei lento e bugado. Se for para aprender a ficar resolvendo problema, prefiro a lentidão do NetBeans…
Enfim, vamos aguardar, enquanto isso testo o IntelliJ e se realmente me agradar compro a versão Ultimate
[]'s[/quote]
Isso é sempre opnião propria, eu por exemplo NUNCA consegui gostar do Netbeans ( e já tentei varias vezes ), e sempre achei que voce precisava usar o mouse de mais para fazer algo que no eclipse voce faria só no teclado.
O Eclipse novo tem problemas no linux e a interface grafica fica lenta, no Mac já é melhor.
Vou tentar abrir o AndroidStudio com a JVM da Oracle.