IntellijIDEA será a base da nova IDE Android do Google

[quote=Marky.Vasconcelos][quote=davidbuzatto]Eu nunca consegui gostar do Eclipse. Nunca. E olha que eu já tentei usar muitas vezes e nunca entendi o motivo de ser tão idolatrado. Acho que tarefas simples são complicadas demais sem precisar. Talvez seja porque eu prefiro o NetBeans.
Já o IntelliJ eu tenho uma certa simpatia, mas sempre usei pouquinho, só para testar. Baixei a versão community ontem e fiz mais alguns testes e gostei, apesar de achar que algumas coisas ainda são chatas de fazer, apesar de dar mais poder para o desenvolvedor.
Vou ver se começo a usar nas minhas tarefas diárias que preciso programar algo. Se eu gostar largo o NetBeans de vez que tem me deixado cada dia mais irritado. Sempre que sai uma versão nova ela vem extremamente lenta, aí três meses depois vem um update que resolve a lentidão, mas minha paciência está chegando no limite.

Achei muito bom o Google migrar para o IntelliJ e espero sinceramente que a IDE fique mais estável que o Eclipse.
Não sei hoje em dia como está o Eclipse com os plugins do Google, mas na época que precisei usar (final de 2010) eu achei um LIXO.
Recentemente instalei na minha máquina novamente, Eclipse novo, plugins novos, mas mesmo assim achei lento e bugado. Se for para aprender a ficar resolvendo problema, prefiro a lentidão do NetBeans…
Enfim, vamos aguardar, enquanto isso testo o IntelliJ e se realmente me agradar compro a versão Ultimate :wink:

[]'s[/quote]

Isso é sempre opnião propria, eu por exemplo NUNCA consegui gostar do Netbeans ( e já tentei varias vezes ), e sempre achei que voce precisava usar o mouse de mais para fazer algo que no eclipse voce faria só no teclado.

O Eclipse novo tem problemas no linux e a interface grafica fica lenta, no Mac já é melhor.

Vou tentar abrir o AndroidStudio com a JVM da Oracle.[/quote]

Eu também não consegui ir com a cara dele. O Eclipse foi ficando complicado de usar quando eu passei meu KDE para um tema com cores escuras…aquilo ficou impraticável!

Sem contar que o Eclipse novo andou tendo alguns problemas de desempenho mesmo. Não sei se foi porque a fundação quis seguir com a regra de soltar as versões sempre no mês de junho e acabaram correndo e atropelando algumas coisas.

Deixando mais alguns links, o Early Access do IntellijIDEA 13 pode ser conferido aqui:

http://blogs.jetbrains.com/idea/2013/05/intellij-idea-13-early-preview-is-out/

O código fonte do Android Studio pode ser baixado aqui:

https://android.googlesource.com/platform/tools/adt/idea/

Eu particularmente trabalhei a minha vida toda com Eclipse, a + ou - 1 ano troquei para netbeans pois estava cansado das instabilidades dos plugins eclipse.

A poucas semanas um amigo me apresentou o IntelliJ, até então só tinha ouvido falar e visto algumas propagandas, mas essa semana resolvi brincar um pouco com ele, baixei e instalei a versão trial, achei a IDE fantástica, extremamente produtiva, se tudo continuar funcionando bem vamos comprar as licenças para trabalharmos com ele aqui na empresa.

Então eu passo a acreditar que sim IntelliJ é uma super ferramenta que promete, mas até lá ainda estamos testando.

[quote=peresjuliao][quote]peresjuliao wrote:
…[/quote][/quote]

Bom, [EDITADO], você podia nos contar o que achou do Android Studio pra enriquecer o tópico. Prometo guardar minhas rabugentices em vez de escrever e apagar em seguida pra não desvirtuar aquele que pode ser um bom tópico.

[EDITADO]

Nada haver essa discussão ai, tomei a liberdade de apaga-las, liberdade de expressão todos tem. Mas falar de outra pessoa é ataque direto e não expressão.

Voltando ao topico:

Gostei da maneira que o Studio substitui os @string dos xmls pelo valor que está no strings.xml

[quote=Marky.Vasconcelos]Voltando ao topico:

Gostei da maneira que o Studio substitui os @string dos xmls pelo valor que está no strings.xml[/quote]

Marky, eu fiquei curioso sobre os dois editores de interface. O IntellijIDEA não tinha um editor nas primeiras versões e acabaram colocando na última versão do plugin (e que acabou indo parar no Android Studio). Você chegou a usá-lo o bastante pra poder compará-lo com o do ADT? (Eu nunca cheguei a usar o ADT pra ter uma ideia sobre os dois. Só posso opinar na plataforma mesmo.)

Outra coisa que me agradou foram os builds com gradle.

Não usei o editor de interface, nem o do ADT eu uso não gosto de nenhum editor Drag&Drop.

Eu estranhei esse negoçio de gradle, não conheço o que é isso que ele criou no projeto?

[quote=Marky.Vasconcelos]Não usei o editor de interface, nem o do ADT eu uso não gosto de nenhum editor Drag&Drop.

Eu estranhei esse negoçio de gradle, não conheço o que é isso que ele criou no projeto?[/quote]

Eu também não sou muito fã dessas coisas. Até porque, pras telas dinâmicas nem tem como usar.

Quanto ao gradle, ele é uma alternativa ao Maven. E bem melhor, diga-se de passagem.

Me lembro que na época do Maven 2, o time do Hibernate o trocou pelo gradle:

https://community.jboss.org/wiki/GradleWhy

[quote=Marky.Vasconcelos]Isso é sempre opnião propria, eu por exemplo NUNCA consegui gostar do Netbeans ( e já tentei varias vezes ), e sempre achei que voce precisava usar o mouse de mais para fazer algo que no eclipse voce faria só no teclado.

O Eclipse novo tem problemas no linux e a interface grafica fica lenta, no Mac já é melhor.

Com certeza é opinião própria. Quando ao “orientado a mouse” do NetBeans, o problema é que os atalhos dele são diferentes dos atalhos do Eclipse, então até você aprender os atalhos novos ou remapear os atalhos leva tempo. Nos meus testes de hoje do IntelliJ tbm tive esses problemas, mas ele tem um profile de mapeamento para ficar igual ao NetBeans. Algumas coisas não funcionam iguais :smiley: Outra coisa, não gostei da forma que ele lida com o editor WYSIWYG, mas enfim, ainda vou testar mais um pouco. Pelo pouco que usei o IntelliJ se mostrou melhor (por enquanto) que o Eclipse. O NetBeans é meu preferido pq foi a primeira IDE que usei em projetos reais e desde então estou com ele :wink:

[]'s

[quote=Marky.Vasconcelos][quote=davidbuzatto]Eu nunca consegui gostar do Eclipse. Nunca. E olha que eu já tentei usar muitas vezes e nunca entendi o motivo de ser tão idolatrado. Acho que tarefas simples são complicadas demais sem precisar. Talvez seja porque eu prefiro o NetBeans.
Já o IntelliJ eu tenho uma certa simpatia, mas sempre usei pouquinho, só para testar. Baixei a versão community ontem e fiz mais alguns testes e gostei, apesar de achar que algumas coisas ainda são chatas de fazer, apesar de dar mais poder para o desenvolvedor.
Vou ver se começo a usar nas minhas tarefas diárias que preciso programar algo. Se eu gostar largo o NetBeans de vez que tem me deixado cada dia mais irritado. Sempre que sai uma versão nova ela vem extremamente lenta, aí três meses depois vem um update que resolve a lentidão, mas minha paciência está chegando no limite.

Achei muito bom o Google migrar para o IntelliJ e espero sinceramente que a IDE fique mais estável que o Eclipse.
Não sei hoje em dia como está o Eclipse com os plugins do Google, mas na época que precisei usar (final de 2010) eu achei um LIXO.
Recentemente instalei na minha máquina novamente, Eclipse novo, plugins novos, mas mesmo assim achei lento e bugado. Se for para aprender a ficar resolvendo problema, prefiro a lentidão do NetBeans…
Enfim, vamos aguardar, enquanto isso testo o IntelliJ e se realmente me agradar compro a versão Ultimate :wink:

[]'s[/quote]

Isso é sempre opnião propria, eu por exemplo NUNCA consegui gostar do Netbeans ( e já tentei varias vezes ), e sempre achei que voce precisava usar o mouse de mais para fazer algo que no eclipse voce faria só no teclado.

Realmente questão muito pessoal. Eu que trabalho com Visual Studio para .NET que é a IDE mais fácil de usar do planeta, quando é Java prefiro Eclipse só pelo fato de usar SWT e não o gordo e esquisito Swing usado no Netbeans, mesmo reconhecendo suas facilidades já é eliminado pra mim ferramentas que usam Swing. Baixei o Android Studio agora, vou ver qual é. Pô em pleno 2013 ainda tem que configurar variável de ambiente…

[quote=javaflex][quote=Marky.Vasconcelos][quote=davidbuzatto]Eu nunca consegui gostar do Eclipse. Nunca. E olha que eu já tentei usar muitas vezes e nunca entendi o motivo de ser tão idolatrado. Acho que tarefas simples são complicadas demais sem precisar. Talvez seja porque eu prefiro o NetBeans.

[]'s[/quote]

Realmente questão muito pessoal. Eu que trabalho com Visual Studio para .NET que é a IDE mais fácil de usar do planeta, quando é Java prefiro Eclipse só pelo fato de usar SWT e não o gordo e esquisito Swing usado no Netbeans, mesmo reconhecendo suas facilidades já é eliminado pra mim ferramentas que usam Swing. Baixei o Android Studio agora, vou ver qual é. Pô em pleno 2013 ainda tem que configurar variável de ambiente…[/quote]

Eu acho preconceito desnecessario, o Eclipse com seu SWT eh gordo do mesmo jeito, uso forcadamento todo santo dia no trabalho, e eh tem seus problemas de lentidao, e como tambem ja disseram tem coisas simples que simplesmente eh complicado.

Sou outro que sempre gostei do Netbeans, e a versao 7.2 esta excelente, rapida, mas de uns tempos pra ca, parei com estas paixoes por IDE, pra android nao tinha jeito usava o Eclipse, pra Scala comecei a usar o Intellij que tem o melhor plugin na minha opniao, e pra java diversos, o Netbeans.

Tenho que falar, ao se acostumar com o atalhos e as facilidades do Intellij IDEA voce comeca a nao querer usar nenhum outro :stuck_out_tongue:
Soh nao uso ele no trampo pq la usamos um framework com plugins especificos pro Eclipse.

Por ultimo, o Google falou em algum lugar que o Studio iria substituir o ADT? Eu estava assistindo a abertura do IO e vi apenas falar em mais opcoes de IDE, nao uma troca, ou entao perdi esta parte.

[quote=fredferrao]Eu acho preconceito desnecessario, o Eclipse com seu SWT eh gordo do mesmo jeito, uso forcadamento todo santo dia no trabalho, e eh tem seus problemas de lentidao, e como tambem ja disseram tem coisas simples que simplesmente eh complicado.

Sou outro que sempre gostei do Netbeans, e a versao 7.2 esta excelente, rapida, mas de uns tempos pra ca, parei com estas paixoes por IDE, pra android nao tinha jeito usava o Eclipse, pra Scala comecei a usar o Intellij que tem o melhor plugin na minha opniao, e pra java diversos, o Netbeans.

Tenho que falar, ao se acostumar com o atalhos e as facilidades do Intellij IDEA voce comeca a nao querer usar nenhum outro :stuck_out_tongue:
Soh nao uso ele no trampo pq la usamos um framework com plugins especificos pro Eclipse.

Por ultimo, o Google falou em algum lugar que o Studio iria substituir o ADT? Eu estava assistindo a abertura do IO e vi apenas falar em mais opcoes de IDE, nao uma troca, ou entao perdi esta parte.[/quote]
Não tem como Swing ser igual ou mais rápido do que SWT, pois SWT usa widgets nativos do sistema operacional.

Acabei de testar o Android Studio, muito produtivo mesmo, sem configurar nada fiz muito rápido uma app “casca” para rodar WebApp (em HTML5 + Knockoutjs / ASP.NET WebApi). Só foi escolher USB, plugar o cabo e rodou de primeira no celular sem complicações. Sei que o Eclipse é complicado mesmo até deixar as coisas prontas para usar, é um saco mesmo, mas com certeza é mais fluido para o dia a dia. Como raramente desenvolvo para Android puro e sim o miolo em web, esse Android Studio será melhor para mim que não quero perder tempo configurando nada já que não passo muito tempo programando em Android, não fazendo parte do meu dia a dia, e acaba não importando ser menos fluído e menos agradável que o Eclipse.

Legal essa noticia, é bom saber que o Intellij IDEA entrou nessa.

Boa decisão. Eu já o uso aqui profissionalmente e digo que vale a pena pagar a licença do ultimate.

Para mim a melhor IDA Java Disparado!!!

Alguém já chegou a comparar o desenvolvimento nas duas IDE’s ?

Hoje em dia o editor visual que roda no eclipse chegou num estado em que é possível usar!

a uns 2 anos atrás, até mesmo em cursos ou livros, o pessoal recomendava você ir editando a tela via xml (!) e não com o editor visual.

recentemente montei algumas telas apenas com o Drag/Drop do eclipse e soltei um “finalmente!!”. hahah!

mas vendo pela notícia, eu realmente não queria trocar de IDE.

gosto da parte “genérica” do Eclipse.

[quote=samirrolemberg]Alguém já chegou a comparar o desenvolvimento nas duas IDE’s ?

Hoje em dia o editor visual que roda no eclipse chegou num estado em que é possível usar!

a uns 2 anos atrás, até mesmo em cursos ou livros, o pessoal recomendava você ir editando a tela via xml (!) e não com o editor visual.

recentemente montei algumas telas apenas com o Drag/Drop do eclipse e soltei um “finalmente!!”. hahah!

mas vendo pela notícia, eu realmente não queria trocar de IDE.

gosto da parte “genérica” do Eclipse. [/quote]

O ADT está perfeitamente funcional, mas o problema é a quantidade de bugs e leaks que o eclipse tem. Imagino que vão trocar a base do ide para não comprometerem o seu desenvolvimento com bugs. O IDEA está muito a frente do eclipse.

[quote=Luiz Aguiar][quote=peresjuliao]A IntelliJ IDEA é uma ótima ferramenta de desenvolvimento. Porém é pago: http://www.jetbrains.com/idea/buy/index.jsp

Tudo isso leva a crer que o Google em um futuro próximo pode fechar totalmente a sua plataforma de desenvolvimento mobile (Android).

Cobrando de quem for desenvolver nela.[/quote]
Na verdade não… a versão utilizada como base é a versão Community do IntelliJ, que já tinha suporte a Android, e não é paga.

O suporte para o NDK parece que já vai entrar nas versões de desenvolvimento da versão 13 do IntelliJ, que já está em andamento.

Realmente pra Jetbrains isso foi muito bom, pra quem já usa a IDE há bastante tempo (pra Java, Ruby, não especificamente Android), isso também é bom, pois vai ampliar ainda mais o uso e adesão dela em muitas empresas.

[]s

[/quote]

Quase ninguém usa o RubyMine. Java poucos estão dispostos a pagar por uma IDE. Pra mim, o Google salvou a JetBrains.

[quote=bobmoe][quote=Luiz Aguiar][quote=peresjuliao]A IntelliJ IDEA é uma ótima ferramenta de desenvolvimento. Porém é pago: http://www.jetbrains.com/idea/buy/index.jsp

Tudo isso leva a crer que o Google em um futuro próximo pode fechar totalmente a sua plataforma de desenvolvimento mobile (Android).

Cobrando de quem for desenvolver nela.[/quote]
Na verdade não… a versão utilizada como base é a versão Community do IntelliJ, que já tinha suporte a Android, e não é paga.

O suporte para o NDK parece que já vai entrar nas versões de desenvolvimento da versão 13 do IntelliJ, que já está em andamento.

Realmente pra Jetbrains isso foi muito bom, pra quem já usa a IDE há bastante tempo (pra Java, Ruby, não especificamente Android), isso também é bom, pois vai ampliar ainda mais o uso e adesão dela em muitas empresas.

[]s

[/quote]

Quase ninguém usa o RubyMine. Java poucos estão dispostos a pagar por uma IDE. Pra mim, o Google salvou a JetBrains.
[/quote]

A JetBrains já tem uma base de quase 1 milhão de usuários. Lembrando que o IntellijIDEA foi a única IDE Java paga que conseguiu sobreviver até hoje com uma boa saúde (além de dar origem a uma grande pilha de outros produtos).

Um produto deles que eu acho fantástico é o MPS (é OpenSource e tem um plugin pro IntellijIDEA também). O Martin Fowler já escreveu um artigo sobre ele:

Pra mim os dois (JetBrains e Google) saíram ganhando ainda mais (porque nenhum deles estava perdendo antes).