Intel suporta Android nos processadores Atom

Bom dia,

INTEL DEVELOPER FORUM, Beijing, April 14, 2010 :

[b]Intel [/b]vem se esfregar com [b]ARM [/b]anunciando o apoio generalizado do sistema operacional móvel Android, do Google sobre a arquitetura [b]Atom[/b]. 

O mercado de smartphones é revivido!

"A Intel agora suporta todos os sistemas operacionais móveis com o seu processador Atom", declarou Renee James, 

diretora de Software e Serviços da Intel durante o IDF 2010 (Intel Developer Forum), em Pequim (Beijing).

Na verdade, o software deve ser projetado para arquiteturas de processador específico.
Intel constrói suas Chips na arquitetura x86, enquanto o ARM é baseado em RISC (Reduced Instruction Set Computer).

Inicialmente, o Google desenvolveu seu sistema operacional móvel baseado na tecnologia utilizada pela ARM.
Mas desde que o Android é open source, algumas empresas mudaram o código para ser usado com outras arquiteturas de processador.

A Acer, por exemplo, integrou Android em um netbook com um processador Intel Atom. MIPS Technologies, que vende os seus próprios chips baseados em MIPS (Microprocessor without Interlocked Pipeline Stages), também se concentrou em produtos Android, incluindo set-top box por exemplo.

Renee James, indicou que a Intel desenvolveu uma versão do Android que pode executar nos processadores Atom para smartphones (plataforma Moorestown, já presente em alguns aparelhos como o LG GW990 revelado na CES 2010 em Las Vegas).

Fonte :

http://www.intel.com/idf/

Outras Fontes :

Intel puts Google’s Android on Atom smartphones :

Best regards

é uma excelente noticia… o android so tem ganho terreno.

eu postei aqui porque eu aposto bastante na plataforma:

e cada vez mais acho que o ChromeOS vai ser o Android…

Estou percebendo que esse ano o Android tomou a atenção de todos.
Viva o Open Source.

[quote=Paulo Silveira]é uma excelente noticia… o android so tem ganho terreno.

eu postei aqui porque eu aposto bastante na plataforma:

e cada vez mais acho que o ChromeOS vai ser o Android…[/quote]

Paulo, já tem código do Chrome OS pra baixar, ele é bem diferente do Android. É quase que só um browser, bem mais limitado.
Um que já instalei é do site do hexxeh, que baixou os fontes e adaptou pra ser bootável em um pendrive de 2 Gb ou numa máquina vmware

http://chromeos.hexxeh.net/

O android dá de dez a zero no sistema da apple. Com certeza vai ganhar bem terreno mesmo. Não tem nem comparação um dispositivo com ele e um iphone. Além da dalvik ser open source, não trazendo problemas de direitos autorais e brigas entre empresas.

Olá:

Me parece que portar o Android de uma plataforma (ou chip) para outra não deve ser difícil, visto que ele é um tipo de Linux (ou seria é um Linux?). Aliás, li há algum tempo no BR-linux sobre um creto descontentamento dos desenvolvedores do Linux “de raiz” pelo fato do código do Android não ser compartilhado no mesmo repositório que o Linux “original”. Como ficou essa questão? Isso já passou?

E Além disso você não fica sujeito aos caprichos da Apple sobre se você pode disponibilizar sua aplicação.

Cara. O Android com certeza é uma plataforma muito promissora. Mas dar de dez a zero no iPhone … é uma questão de gosto.

Vai da limitação do cara conseguir ver isto.

Cara. O Android com certeza é uma plataforma muito promissora. Mas dar de dez a zero no iPhone … é uma questão de gosto.

[/quote]

Realmente, mas tive oportunidade de usar os dois. O android tem recursos que o iphone não tem.

[quote=Rafael Afonso]Olá:

Me parece que portar o Android de uma plataforma (ou chip) para outra não deve ser difícil, visto que ele é um tipo de Linux (ou seria é um Linux?). Aliás, li há algum tempo no BR-linux sobre um creto descontentamento dos desenvolvedores do Linux “de raiz” pelo fato do código do Android não ser compartilhado no mesmo repositório que o Linux “original”. Como ficou essa questão? Isso já passou?

E Além disso você não fica sujeito aos caprichos da Apple sobre se você pode disponibilizar sua aplicação.[/quote]

Ele é um nano kernel, que é usado para embarcar sistemas. O que a google fez foi colocar a dalvik nesse kernel. Você pode embarcar o nano até em um pic.
No proteus isis tem um exemplo de um nano kernel embarcado num pic, se não me lembro acho que o série 18.

[/quote]

Realmente, mas tive oportunidade de usar os dois. O android tem recursos que o iphone não tem.[/quote]

Os dois estão em constante evolução. Cada um do seu jeito.
Vi um HTC com Android na mão de um amigo meu, e achei a parte visual (icones, barras, transição de telas …) muito fraca em relação ao iPhone, assim como o a sensibilidade da tela.

Mas é como falei anteriormente, os dois estão evoluindo.

Sensibilidade da tela está diretamente ligada ao dispositivo que seu amigo comprou… Provavelmente é um display com sensor resistivo, que tem um retardo sim, mas deixa o aparelho mais barato.
Veja algum dos dispositivos que são superiores ao IPhone e reveja sua conclusão…
ahhh!!! Veja de preferencia com a versão 2.1 do android rodando…

[quote=gr_marco]Sensibilidade da tela está diretamente ligada ao dispositivo que seu amigo comprou… Provavelmente é um display com sensor resistivo, que tem um retardo sim, mas deixa o aparelho mais barato.
Veja algum dos dispositivos que são superiores ao IPhone e reveja sua conclusão…
ahhh!!! Veja de preferencia com a versão 2.1 do android rodando…[/quote]

Você tem algum link de algum vídeo desse(s) aparelho(s) ?

Meu acesso aqui é restrito…

Procura por Droid android 2.1 no youtube… se quiser tem comparações que os caras fizeram com o IPhone tbm. Vai perceber que em relação ao uso, são extremamente equivalentes.
Jah mexi com este aparelho aqui, só não comprei um ainda porque não quiz trocar de operadora… estou esperando o preço do desbloqueado baixar pra compra-lo em alguma loja.

Obs.: O nome dele aqui é Motorola Milestone.

[quote=juliocbq][quote=Rafael Afonso]Olá:

E Além disso você não fica sujeito aos caprichos da Apple sobre se você pode disponibilizar sua aplicação.[/quote]

Ele é um nano kernel, que é usado para embarcar sistemas. O que a google fez foi colocar a dalvik nesse kernel. Você pode embarcar o nano até em um pic.
No proteus isis tem um exemplo de um nano kernel embarcado num pic, se não me lembro acho que o série 18.[/quote]
Quando você fala de “nano kernel” está se referindo às aquiteturas de micro kernel dos BSDs e Minix versus kernel monolítico do Linux ou está se referindo apenas ao tamanho do código?
E o que é um “pic”? Pico Kernel?

pic é uma família de microprocessadores. (desculpas. microcontroladores)

[quote=Rafael Afonso][quote=juliocbq][quote=Rafael Afonso]Olá:

No proteus isis tem um exemplo de um nano kernel embarcado num pic, se não me lembro acho que o série 18.[/quote]
Quando você fala de “nano kernel” está se referindo às aquiteturas de micro kernel dos BSDs e Minix versus kernel monolítico do Linux ou está se referindo apenas ao tamanho do código?
E o que é um “pic”? Pico Kernel?[/quote]

Pic é uma família de microcontroladores desenvolvida pela microchip.
http://www.microchip.com/

O nano kernel, é um kernel de um linux desenvolvido para poder ser embarcado em pequenos dispositivos. Ele é bem pequeno e boa parte das funções de um kernel linux padrão foi estripada dele. Foi feito para ser pequeno mesmo.

[/quote]

Até porque android é o nome do SO. iPhone é o produto, um aparelho.

Se ele esta comparando android com o iphoneOS quem se importa? fato é que 99% dos usuários não dão a minima. :slight_smile:

Agora, ainda estou pra ver um aparelho com android que bata o iphone em termos de produto. Não estou dizendo que não existe, apenas nao vi ainda.

Minha impressão é que a briga do android é com SOA e TV Digital, na categoria de tecnologias com mais hype. rsrs

Claro, o que não faltam são projetos opensource que são exemplo de sucesso comercial ou nunca foram parte em alguma disputa judicial. :roll:

Sem chance do que vc falou ter algum sentido.

[/quote]

Até porque android é o nome do SO. iPhone é o produto, um aparelho.

Se ele esta comparando android com o iphoneOS quem se importa? fato é que 99% dos usuários não dão a minima. :slight_smile:

Agora, ainda estou pra ver um aparelho com android que bata o iphone em termos de produto. Não estou dizendo que não existe, apenas nao vi ainda.

Minha impressão é que a briga do android é com SOA e TV Digital, na categoria de tecnologias com mais hype. rsrs[/quote]

Então vai ver agora.
Na minha opinião ele bate o IPhone de dez a zero. Questão de gosto, como dizem.

htc heroe

http://www.htc.com/www/product/hero/overview.html