Iniciante em T.I, eu terei oportunidades ?

Boa noite a todos !

Sou muito novo no forum mais como muitos amo a tecnologia e gostaria de saber e receber algumas dicas.
Sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, eu sei que a faculdade não me garantira emprego, não me dará o conhecimento necessário para seguir a carreira na área de TI por este motivo eu estudo muito independente do conteúdo da faculdade utilizando cursos online e agora passarei a utilizar o conteúdo da DEVMEDIA, em mina cidade Xinguara não há vagas ou empresas na área de T.I, por esse motivo eu me preparo para ir morar em São Paulo ou Curitiba, o conteúdo da minha faculdade e meio fraco (“acho que todas as universidade relacionadas a T.I são assim”) por isso eu estou tentando e me esforçando para aprender mais e mais independentemente.

Agora gostaria de discutir varias dividas que tenho com vocês que tem bastante conhecimento:

-Sera que consigo emprego na cidade grande na área de T.I sem experiencia ? (“a área que gosto e de DBA”)

-Será que consigo um salario de cerca de R$ 2000,00 na área, com as características descritas acima ?

-Vale a pena eu continuar me esforçando e investindo financeira mente nesta área com as minhas condições descritas acima ?

Desculpem se eu tiver errado na postagem destas perguntas no local errado do fórum, e apesar eu estarei iniciando meu curso de inglês agora e pretendo ir para São Paulo ou Curitiba com nível avançado. Desde já muito obrigado.

Chance todo mundo tem desde que estude e se esforce. Mas é imprescindível que você faça algum estágio enquanto está na faculdade e preferencialmente na área em que deseja atuar (Banco de dados).

Porém também sei que faltam oportunidades em muitos lugares do país, principalmente em cidades pequenas, ainda mais fora do eixo sudeste-sul. Sabe se existem oportunidades em Belém? É possível se mudar para Belém, transferir a faculdade para lá e procurar algum emprego na capital paraense antes de se formar e procurar um emprego definitivo? Parece a maneira mais viável.

Bom dia e obrigado pela resposta, eu descobri que atuar diretamente como DBA e meio impossível pois minguem entregará seus dados assim para um iniciante.
Pensei em começar na área de programação ou analise de sistemas e tem um problema, minha realidade atual não me permite mudar para Belem e la falta oportunidades para estudantes.

Não gostaria de desistir da area, mais esta parecendo que não vai ser possível para mim, realmente estou disposto e me esforço muito para aprender so que parece que igual você falou: estagio e imprescindível.

quer dizer que e inútil eu mudar de cidade sem estagio ?

O mercado, mesmo em SP, não anda muito bom para um emprego convencional com carteira assinada. Pense também que o custo de vida é mais elevado, e talvez essa remuneração não compense. Talvez seja mais vantagem tentar abrir algum negócio próprio na área de TI na sua região, mesmo.

Aqui não adianta abrir empresa neste setor, e muito pequeno.
Em São Paulo eu tenho apoio familiar em Curitiba não. Mais sempre desejei morar la, so que não tenho experiencia e tentarei compensar isso com conhecimento, sera que vale a pena eu continuar a persistir nesse objetivo ?

Ja avaliei custo de vida, vai eu e outro amigo dividir o aluguel a te nos estabilizarmos.

você tem razão, nenhuma empresa vai colocar um novato pra tomar conta do seu banco de dados.
me parece que o mais seguro pra você é aprender a desenvolver apps, assim mesmo que não arrume emprego pode criar apps e tentar gerar alguma receita em dólar. :wink:

Nesse caso parece que o melhor é se mudar pra São Paulo o quanto antes e transferir a faculdade para lá também. Mesmo que o mercado não esteja muito bom existem mais vagas aqui do que em qualquer outro lugar do Brasil. Mesmo que seja pra arrumar um estágio que não pague nem R$ 1000,00 o apoio familiar contará bastante.

Muito obrigado pela resposta.

Mais sera que eu seria muito difícil conseguir emprego na área depois de formado sem experiencia ?
Você trabalha na área ja amigo ?

Sim eu trabalho. Talvez não seja algo tão difícil que te impeça definitivamente de entrar na área, mas talvez você terá que se sujeitar a lugares não tão bons assim.

Só pra te dar um exemplo, um amigo de faculdade conseguiu o primeiro emprego em T.I. no começo de 2013 como programador Delphi no segundo ano da faculdade. Não era aluno exemplar, não sabia inglês e nem sabia programar muito bem, porém, mesmo assim ele conseguiu logo de cara uma oportunidade ganhando R$ 1400,00 em carteira. Nada mau para uma primeira oportunidade, eu mesmo comecei como estagiário ganhando a metade disso.

Mas vamos falar agora sobre a empresa em que ele trabalhou. Pequena, sem plano de carreira, poucos benefícios (VR + VT) , pouquíssimo organizada, jornada diária de 8h e sem perspectivas de crescimento. Seria esse um lugar em que você gostaria de passar pelo menos os próximos cinco anos de sua vida? Eu acho que não. Mesmo assim, pode ser uma grande fonte de aprendizado.

Por outro lado, caso você consiga um estágio numa empresa minimamente decente suas perspectivas tendem a serem bem maiores. Citando outro exemplo, um conhecido meu começou como estágiário numa grande empresa que desenvolve softwares para o mercado financeiro localizada na Av. Paulista (acho que alguns já imaginam qual seja). A bolsa-auxílio era no valor de R$ 1000,00 com contrato inicial de um ano podendo prorrogar para dois ano, jornada de 6h diárias, treinamentos e plano de carreira bem definido. Lembro que caso ele fosse efetivado logo de cara se tornaria desenvolvedor júnior e seu salário iria para R$ 2500,00.

Caso você ainda seja jovem e pode contar com a família pra ter pelo menos um teto e comida é bacana optar pela segunda alternativa. É mais demorado, mas os frutos tendem a serem melhores lá na frente.

1 curtida

Para você, que área valeria a pena um jovem entrar hoje em dia para se mudar para São Paulo e se dar bem ?

Em T.I? A que você quiser.

Muito obrigado cara por esse diálogo. Continuarei investindo na área, tenho 19 anos e espero que isso de frutos, mais confesso que me encontro com muitas incertezas.

Normal. Eu tenho 21 e comecei na área em 2012. Também tive várias incertezas no começo e ainda tenho algumas. Pode ter certeza que você vai apanhar bastante, pelo menos eu e a maioria dos caras que começaram comigo passaram por isso, mas depois de 2 anos dá pra ter uma estabilidade.

Você me recomenda a DEVMEDIA ?

Eu conheço São Paulo e Curitiba, e não se pode comparar uma com a outra na questão número de oportunidades.
Em compensação esta diferença é facilmente anulada pelo número de profissionais disponíveis em São Paulo.

Além disso, morar em São Paulo é, via de regra, uns 30% mais caro que Curitiba. Pesa principalmente o aluguel, se você for pagar um.

Agora, uma outra opção que não foi citada é o interior de São Paulo. Diria que fornece mais oportunidades que Curitiba e tem um custo de vida bem menor que São Paulo.
E não estou falando de empresas pequenas.

Nunca fiz os cursos. Faço Alura e acho bom.

Quais cidades? Fora São Paulo só consigo pensar em Campinas e Araraquara e ainda assim com sérias ressalvas. Trabalho com várias pessoas que saíram do interior justamente porque não arrumavam emprego ou ganhavam um salário absurdamente baixo. Se no interior estiver tão bom assim me passe os contatos, não vejo a hora de sair daqui lol.

Porque gostaria de sair do centro de São Paulo?

Eu acho que Campinas seria uma boa opção para ele, podendo talvez aproveitar a Unicamp.
Não só Campinas, mas o entorno vai oferecer várias oportunidades. Ou ofereceria, porque o momento é péssimo.
Araraquara, Ribeirão, Sorocaba, São José… realmente acho que o interior de SP é melhor que Curitiba, cidade onde fiquei por 2 anos. A cidade é muito boa, bem estruturada, limpa, embora lá falassem que eu estava errado sempre a achei muito segura, mas falando de trabalho eu penso diferente.
Tenho dois ex-colegas muito bem colocados em São José dos Campos, e tenho outro em Campinas.
E já ouvi falar em vários outros lugares que estavam criando oportunidades, até Indaiatuba ouvi uma vez.

Isso não é fórmula mágica. Para mim, pela vivência que tive e pessoas que conheço, é assim. Mas claro que para muita gente deve ser diferente.

Ah, acabo de ver que, acho eu, era você falando de remuneração no tópico LisboaXPorto.
Então, falando sobre isso e o que você falou de salário no interior de SP, bem, não sou um conhecedor dos job grades em TI por aí, mas não vi nenhuma diferença, muito menos gritante. Mas estou falando de empresas grandes, não sei se existiria tal diferença em pequenas empresas de SP vs outros lugares.
E 1800 na Europa é ruim, se tiver família é pior, e se quiser viajar, sonhar em comprar um imóvel, juntar patrimônio, é impossível. Exceção àquelas observações que fiz (novo, início de carreira, etc).

A pergunta foi para mim?
Se foi, eu não citei que gostaria de sair de São Paulo.
Mas, falando sobre isso, sim, gostaria :wink:

Mas aí vou desvirtuar o assunto. Meus motivos são outros.