Não era mais agradeço por sua opinião amigo. Sintase a vontade para dar algumas dicas ou coisa do tipo. Estou meio perdido.
Questão pessoal. Trânsito, violência, estilo de vida frenético. Tem gente que gosta mas eu não. Btw, as melhores oportunidades geralmente estão aqui.
Oportunidades e empresas grandes existem como a HP em Araraquara ou a IBM em Hortolândia. Mas isso tudo é muito novo por lá. A impressão que fica é que tem muito PJ por lá dono dessas consultorias três letrinhas e que pagam mil reais pra programador e eu não quero mais ter que trabalhar nesse tipo de lugar.
Sobre o custo de vida na Europa, depende do lugar também. Segundo este artigo a média salarial mensal portuguesa é de € 1000, sendo um salário de € 1800 mensais quase o dobro disso. Enquanto isso, a média salarial mensal suíça é de € 4000. Nessas condições, € 1800 mensais é claramente inviável.
Então, a média para Analista que conheço nestes lugares que falei que tenho conhecidos é 3K, e no caso deles que já não são analistas, tem gestão e algum tempo de estrada estão na faixa dos 16K. Não são PJ, estão no CLT.
E olha, esse negócio de média é fogo. Por exemplo, estava olhando estes dias nos dados de renda média por domício no Brasil (IBGE - dados Sidra) e era por volta dos R$800,00.
Então, 800 por mês é complicado, né? Acho que não dá para trazer esta média como parâmetro para a gente aqui.
Da mesma forma enxergo estes 1000. Ainda mais para um profissional qualificado.
De qualquer forma não conheço a realidade de Portugal especificamente, mas de outro lugar naquelas bandas, mas para mim deveria estar sendo falado em torno de 30K/ano pelo menos,
E seria daí para cima com o tempo.