Inglês Fluente passou a ser requisito obrigatório para contratação para desenvolvedor Java

[quote=LPJava][quote=andalmeida]falar nisso a empresa que trabalho tem centenas de vagas abertas para programadores, quem tiver interessado pode mandar msg privada aqui que eu indico no rh, ou direto no tihunter.com
detalhe, a maioria precisa de ingles :lol:
[/quote]

sp? Aproveite e fale como o Rh ver a questao do ingles… [/quote]

isso, SP, RJ, MG e algumas home office

Pessoal neste [size=18]blog do Spock [/size]tem umas dicas muito interessante para aprender Inglês, eu sugiro que vocês verifiquem !!!

:idea: http://blog.spock.com.br/

[quote=andalmeida][quote=LPJava][quote=andalmeida]falar nisso a empresa que trabalho tem centenas de vagas abertas para programadores, quem tiver interessado pode mandar msg privada aqui que eu indico no rh, ou direto no tihunter.com
detalhe, a maioria precisa de ingles :lol:
[/quote]

sp? Aproveite e fale como o Rh ver a questao do ingles… [/quote]

isso, SP, RJ, MG e algumas home office[/quote]

Ola,

Bom, eu acho impossível uma pessoa adquirir fluência em conversação no inglês sem que use no dia dia, não importa o quanto você faça de cursos…

Sobre as empresas que exigem inglês fluente para conversação eu acho que só justifica para o caso de atender clientes internacionais ou então trabalhar como help desk para algum pais de língua inglesa…

Acho que a grande maioria aqui é capaz de ler, interpretar e executar manuais técnicos em inglês, o que acho que na grande maioria dos casos é o suficiente…

Eu acho que primeiro de tudo, tem que tem bom senso antes de pegar e mandar um CV em inglês. As vezes a tiazinha do RH não vai sem saber do que se trata e manda direto pro lixo.

Ou então você está concorrendo a uma vaga na padoca lá da esquina, CV em português.

Se o anúncio está em inglês, manda em inglês, se não em português. É muito mais fácil para alguém avaliar o seu nível de inglês numa simples entrevista de 10 minutos, e não num curriculum que um amigo seu possa ter escrito.

[quote=Ssalgado]Eu acho que primeiro de tudo, tem que tem bom senso antes de pegar e mandar um CV em inglês. As vezes a tiazinha do RH não vai sem saber do que se trata e manda direto pro lixo.

Ou então você está concorrendo a uma vaga na padoca lá da esquina, CV em português.

Se o anúncio está em inglês, manda em inglês, se não em português. É muito mais fácil para alguém avaliar o seu nível de inglês numa simples entrevista de 10 minutos, e não num curriculum que um amigo seu possa ter escrito.[/quote]

concordo…

ninguem garante que foi vc q escreveu o seu CV… ou seu amigo, professor de ingles e etc… isso não prova nada…
o teste deve ser feito pessoalmente…

é a mesma coisa que um professor deixar vc fazer a prova em casa e entregar em outro dia… quem garante q vc não colou ?

[quote=André Fonseca][quote=andalmeida][quote=LPJava][quote=andalmeida]falar nisso a empresa que trabalho tem centenas de vagas abertas para programadores, quem tiver interessado pode mandar msg privada aqui que eu indico no rh, ou direto no tihunter.com
detalhe, a maioria precisa de ingles :lol:
[/quote]

sp? Aproveite e fale como o Rh ver a questao do ingles… [/quote]

isso, SP, RJ, MG e algumas home office[/quote]

Ola,

Bom, eu acho impossível uma pessoa adquirir fluência em conversação no inglês sem que use no dia dia, não importa o quanto você faça de cursos…

Sobre as empresas que exigem inglês fluente para conversação eu acho que só justifica para o caso de atender clientes internacionais ou então trabalhar como help desk para algum pais de língua inglesa…

Acho que a grande maioria aqui é capaz de ler, interpretar e executar manuais técnicos em inglês, o que acho que na grande maioria dos casos é o suficiente…

[/quote]

Esse fluente é relativo mesmo. Mas é fácil perceber se o cara sabe inglês ou não. Dá pra ver logo se ele em uma semana vai está desenrolando, ou ainda está no basicão.

O que não dá é saber só o “the book is on the table” e falar que tem “Inglês avançado”

Rapaz… e eu achava que meu inglês era fluente. Ele é fluentemente falho. :smiley:

As vezes eu faco entrevistas em ingles para vagas em meu projeto, neste caso é pedido ingles intermediario, uma vez que os contatos com o cliente em sua maioria serao por IM/MSN ou email.
Mas há vagas onde o contato é via conferencia, daí até ingles intermediario/avançado dá conta… fluente mesmo acho raro pedirem, a menos que seja para gerencia/comercial, cargos onde a pessoa tera que fazer apresentacoes em ingles para clientes, aí o bicho pega :slight_smile:

[]'s

hahaha. Obrigatório é em algumas empresas. E só é por causa do outsourcing. Mas que generalização!

Agora com mais calma e em casa.

Bom particularmente eu não vejo problema nenhum em uma empresa perdir inglês e tals…isso eu já expliquei no outro post.

Agora vou colocar o que penso, não que seja importanto, vai servir só para demonstração.

Eu gosto de estudar e sei que em português o material para estudo é muito escasso e isso não somento na area de TI, quem já procurou bons livros de filosofia, história e etc, sabe muito bem da escasses de bons titulos. Os de TI ainda são traduzidos os de humanas e outras areas o termo certo é “vire-se, você não nasceu quadrado” :smiley:

Isso me fez conhecer um pouco de tudo, obviamente que dou grande enfase ao Inglês, mas graças a esse - posso chamar assim - ardor por estudo conheço um pouco de espanhol, francês e italiano.

Isso porque o mercado pede?
Não, simplesmente porque quero utilizar de meu tempo livre para algo que não seja só perda de tempo, não que perda de tempo seja ruim, muito pelo contrário como já dizia Calvin, por vezes “Não consigo fazer todo o nada que quero” :wink:

Se cada puxar para sí a responsábilidade do próprio saber, seja para um bom emprego ou não, a coisa anda um pouco melhor.
:stuck_out_tongue:

[quote]
Se cada puxar para sí a responsábilidade do próprio saber, seja para um bom emprego ou não, a coisa anda um pouco melhor.
:P[/quote]

Concordo como você colocou, entretanto a realidade das coisas mudaram radicalmente, e acho que não é por luxo não é por sobrevivência, os avanços na area de desenvolvimento requer um conhecimento com uma maior troca de informação e isso porque a demanda de projetos estão em maior escala e complexidade , fora que muitas tercerizações vão ocorrer por ser mais pratico a contratação de consultores especializados para resolverem tempo de projeto.
Muitos dos consultores vão ter que ir mesmo para fazer negocios fora do País, os que não forem achando que estão fazendo seus projetos aqui, estão muito enganados pois vão ser descartados em breve, desenvolvimento é algo Global e isso requer expertise tanto de um alto nivel de especialização quanto de dominio do idioma Inglês que é predominante para qualquer migração e entendimento de projetos.As empresas precisam de soluções em baixo custo e forte processo e isso você consegue com um profissional OpenSourcer, que tem um networking como ferramenta de trabalho e relacionamento, que na certa é buscar a ter fluencia em outras culturas de Paises do primeiro mundo.

Disse tudo… faço suas palavras as minhas…

Só uma impressão minha:

Inglês é imprescindível para o profissional de TI de um grande centro. É fato. Em BSB há muitas vagas para desenvolvedor, porém as q pagam melhor pedem certificação E inglês.

Muito justo.

Eventualmente vc trabalhará em uma grande empresa. Digamos q ela não tenha ramificações no exterior (poderá ter relacionamentos no exterior) mas o seu gerente lhe envia para um seminário no exterior. Muito lógico. Adivinha q lingua vão falar??? Tupi?

“Estude filho… o conhecimento será o único bem que ninguém poderá lhe tirar …”

Nada impede que seu gerente lhe envie para um seminario na alemanha que lingua vão falar la sera???
se trampar com SAP isto pode acontecer…

[quote=luistiagos]Nada impede que seu gerente lhe envie para um seminario na alemanha que lingua vão falar la sera???
se trampar com SAP isto pode acontecer…[/quote]

mas ai é força de vontade sua de crescer…

tenho um conhecido que entrou na Siemens, sabendo ingles e espanhol…

agora esta fazendo alemão por conta propria, pq sabe q se aprender a lingua tem chance de ir para um setor muito mais “avançado” dentro da empresa…

Ingles e Espanhol é base… se sua empresa é japonesa e vc ker crescer nela, vai fazer curso de Japones =)

as melhores linguas para se aprender: ingles, alemão e japones…

[quote=luistiagos]
Nada impede que seu gerente lhe envie para um seminario na alemanha que lingua vão falar la sera???
se trampar com SAP isto pode acontecer…[/quote]

Se for um seminário internacional, provavelmente, inglês …

ingles é uma lingua internacional, nos paises desenvolvidos é o segundo idioma obrigatorio que está desde os primeiros dias na escola!!

aqui nas escolas do brasil desde os primeiros dias na escola se aprende ingles porem a qualidade é pessima… pois so aprende o verbo to be… ou seja 11 anos so ensinando o verbo to be nas escolas… pelomenos na minha época era assim não sei se as coisas mudaram agora…

eu conheci uma professora do ensino infantil da rede publica de sao paulo que da aulas de ingles, ela nao teve mais do que as aulas dela no colegial de ingles, logo… nem o verbo to be ela nao sabe ensinar direito… e te garanto, ela nao sabe! e nao se preocupa em aprender! vira e mexe ela me manda mensagens por IM para perguntar o que quer dizer coisa ou outra…
entao concordo nisso com o luistiagos