Inglês Fluente passou a ser requisito obrigatório para contratação para desenvolvedor Java

[quote]O japão praticamente abriu pro ingles… o modismo jovem dominou lah…

a china se mostra mais resistente… mas creio que é questão de tempo…
por mais que eles cresçam, eles estão usando como base a vontade de viver o estilo de vida americano, com confortos e etc…

basta uma inteligente investida do ingles lah dentro pra derrubar essa muralha da china xD…
o japão tb deu uma de “durão” a uns 20~30 anos… tenho 2 amigos brasileiros que moram no japão, e eles me contam como em poucos anos mudaram totalmente a cultura japonesa, começando pelos jovens (q são o futuro do país)…

e Xenofobia existe mesmo em qqer lugar… são os focos de resistencia das culturas dos paises…[/quote]

Cara, modismo jovem não significa uma tendencia universal. É meio óbvio que ninguém vai substituir a lingua do país por outra até por uma questão de soberania. O que se pode fazer e se faz é o país ter uma segunda lingua. Lembra da história do Policarpo Quaresma? O cara tinha muito mais base para mudar o idioma do Brasil para tupi-guarani. Enfim.

População chinesa vivendo no estilo americano? Meu amigo, o que está acontecendo é uma grande imigração de camponeses pros grandes centros motivados pela puta crise gerada pela quebra de barreiras comerciais após a entrada da China na OMC. Então, isso significa MUITA gente pra ser explorada e muita grana rolando na mão de poucos. Maior parte da população chinesa ganha menos de 2 dólares por mês e vive abaixo da linha de pobreza. Tá certo que o investimento lá (de cada 10 dolares investidos 4 vao pra china) tá foda. Mas isso tá caindo na mao de alguns, apenas.

Se o futuro cultural do mundo são mangás e música pop japonesa (que puta madre, é a pior coisa do mundo) eu faço a mesma pergunta do mestre Bowie - is there life on mars? rs.

[quote=cs.santos0]Bom, ta ai uma discussão interessante!!!..

Primeiramente concordo com o luistiagos, quando diz que esse é um país de merda!!!..

para mim ingles é fundamental, e deveria ser mtooooooooooo mais exigido em qualquer oportunidade de emprego em TI…se eu pudesse falava em ingles em tempo integral…ainda bem q é por pouco tempo q falarei portugues todos os dias…rsrsrs

acho q o cara q manja de ingles, sempre terá melhores oportunidades, q para mim são as fora do país ou as de empresas internacionais…

aki nessa porcaria de país um profissional de TI é extremamente desrespeitado, na minha opnião…paga-se extremanente pouco e exigi-se mto, isso falo por experiencia propria…

bom, ta ai a minha opinião!!!.. :smiley: [/quote]

Brasil país de merda? Cara, desculpe-me, mas quem fala isso é porque não conhece lá fora como que é.

O Brasil é um PUTA país. Eu não sou nem um pouco patriota, mas depois que conheci um pouco mais pude notar como que as coisas são. Aqui ganha-se pouco (se voce fosse pra maioria dos outros paises seria a mesma coisa), você é maltratado (mas ao menos voce tem direito de meter um processo fudido caso alguém viole os seus direitos, já na China até movimentos trabalhistas são proibidos), aqui voce tem banco de horas e leis que garantem o numero máximo de horas semanais (embora nem sempre seja cumprido), vá pros EUA onde voce pode ganhar horrores mas vive sem qualidade de vida trabalhando o tempo todo, sem férias, sem porra nenhuma. O Brasil tem uma PUTA constituição e um conjutno de leis trabalhistas bem legais, que são justas. Agora a aplicação dela é diferente. Já nos outros paises a maioria não tem nem leis trabalhistas.

Vá pra inglaterra virar desenvolvedor, quero ver em quanto tempo dá pra comprar uma casa lá. Ai voce vai ver o que estou te falando.

Inglês é bom pra aprender, tem muita coisa em ingles e pouca em portugues. E também pra quem vai morar fora, só. Se voce se enquadra em uma dessas necessidades, faça porque e’importante.

"

[quote=Sergio Figueras][quote=cs.santos0]Bom, ta ai uma discussão interessante!!!..

Primeiramente concordo com o luistiagos, quando diz que esse é um país de merda!!!..

para mim ingles é fundamental, e deveria ser mtooooooooooo mais exigido em qualquer oportunidade de emprego em TI…se eu pudesse falava em ingles em tempo integral…ainda bem q é por pouco tempo q falarei portugues todos os dias…rsrsrs

acho q o cara q manja de ingles, sempre terá melhores oportunidades, q para mim são as fora do país ou as de empresas internacionais…

aki nessa porcaria de país um profissional de TI é extremamente desrespeitado, na minha opnião…paga-se extremanente pouco e exigi-se mto, isso falo por experiencia propria…

bom, ta ai a minha opinião!!!.. :smiley: [/quote]

Brasil país de merda? Cara, desculpe-me, mas quem fala isso é porque não conhece lá fora como que é.

O Brasil é um PUTA país. Eu não sou nem um pouco patriota, mas depois que conheci um pou

co mais pude notar como que as coisas são. Aqui ganha-se pouco (se voce fosse pra maioria dos outros paises seria a mesma coisa), você é maltratado (mas ao menos voce tem direito de meter um processo fudido caso alguém viole os seus direitos, já na China até movimentos trabalhistas são proibidos), aqui voce tem banco de horas e leis que garantem o numero máximo de horas semanais (embora nem sempre seja cumprido), vá pros EUA onde voce pode ganhar horrores mas vive sem qualidade de vida trabalhando o tempo todo, sem férias, sem porra nenhuma. O Brasil tem uma PUTA constituição e um conjutno de leis trabalhistas bem legais, que são justas. Agora a aplicação dela é diferente. Já nos outros paises a maioria não tem nem leis trabalhistas.

Vá pra inglaterra virar desenvolvedor, quero ver em quanto tempo dá pra comprar uma casa lá. Ai voce vai ver o que estou te falando.

Inglês é bom pra aprender, tem muita coisa em ingles e pouca em portugues. E também pra quem vai morar fora, só. Se voce se enquadra em uma dessas necessidades, faça porque e’importante.[/quote]

hauhauahuaauha…olha só amigo…falo pq sei exatamente como é…não sei dos países que vc falou ai…pq não tenho enhuma intenção de ir para a China…ou outro país da europa…Eu sei do país para o qual eu vou trabalhar e me especializar que é o EUA…sim, conheço sim…ja fui pra la, sei como é, vi as pessoas, e vi tb como tratam brasileiros…q por sinal é com mto respeito, andei conversando com várias pessoas la, e brasileiros e indianos tem mto prestigio no mercado de desenvolvimento…sei q tudo não é um mar de rosas e sei das dificuldades de entrar no meio de outra cultura, mas sou 1000 vezes arriscar do que ficar num país ridiculo como esse aki…e falar que a constituição daqui é boa…hauahuahauha, só rindo msm…

olha, sou mais ganhar uma puta grana no EUA, como vc disse, trampando mto tempo…do que trampar assim, pq ja trampo assim aki, e ganhar uma mirreca…

esse país nunca vai mudar, sempre será assim…

não disse que vai “substituir” a lingua…
mas só pelo fato de ser segunda lingua… jah mostra que é uma puta influencia no país…
qual a segunda lingua na grande maioria dos paises do mundo? Ingles não ?

então se o mundo fosse ter que votar em 1 lingua para representar o planeta sendo que cada pais não poderia escolher a sua lingua nativa… acho q 90% dos votos seriam ingles…

enfim não tem oq discutir sobre isso… esta mais doq obvio…

Repetindo:
eles estão usando como base a vontade de viver o estilo de vida americano, com confortos e etc…

em nenhum momento falei que eles ESTÃO vivendo…

[quote]
Se o futuro cultural do mundo são mangás e música pop japonesa (que puta madre, é a pior coisa do mundo)…[/quote]
alem de J-POP (não é Java Pop… rs…) ser horrivel…
esta bem longe de se manter no futuro… assim como os outros modismos deixaram de existir (Clubers e Hippies são exemplos, e logo Emos)…
agora, vc viu o impacto que as series americanas, girias, jogos e etc… causaram no Japão?
é algo de 95% (nos jovens), quase total, e se eles crescerem com essa cabeça… é muito provavel que cause um grande impacto no futuro… jah q os que são contra essa cultura ocidental provavelmente um dia vão ficar velhos e morrer, deixando apenas um pequena semente da propria cultura…

o mundo se adapta conforme as situações, o orgulho um dia é derrubado…

eu realmente não gosto da cultura americana… ingles é necessidade…
se vc não se adaptar vc fica por fora… infelizmente

[quote]não disse que vai “substituir” a lingua…
mas só pelo fato de ser segunda lingua… jah mostra que é uma puta influencia no país…
qual a segunda lingua na grande maioria dos paises do mundo? Ingles não ?
então se o mundo fosse ter que votar em 1 lingua para representar o planeta sendo que cada pais não poderia escolher a sua lingua nativa… acho q 90% dos votos seriam ingles…
enfim não tem oq discutir sobre isso… esta mais doq obvio…
[/quote]

Não, ninguém ia afirmar o inglês como sendo a lingua planetária. Iriam tentar criar uma nova lingua (vide esperanto).

[quote]Repetindo:
eles estão usando como base a vontade de viver o estilo de vida americano, com confortos e etc…

em nenhum momento falei que eles ESTÃO vivendo…
[/quote]
Vontade de viver o estilo americano? Como assim? Todo bloco que está se adaptando ao capitalismo, vive e viverá a esperança de lucro. Isso é normal, mas não necessariamente este é o estilo de vida americano. Afinal o capitalismo não é americano. O estilo de vida americano é aquele criado depois da quebra de 29, que não se baseia nisso. E outra coisa, o “American highway”, por assim dizer, também se baseia de forma política, coisa que não existe na china - afinal a China abriu todo o seu comércio mas a política não. E nem vai abrir.

[quote]
alem de J-POP (não é Java Pop… rs…) ser horrivel…
esta bem longe de se manter no futuro… assim como os outros modismos deixaram de existir (Clubers e Hippies são exemplos, e logo Emos)…
agora, vc viu o impacto que as series americanas, girias, jogos e etc… causaram no Japão?
é algo de 95% (nos jovens), quase total, e se eles crescerem com essa cabeça… é muito provavel que cause um grande impacto no futuro… jah q os que são contra essa cultura ocidental provavelmente um dia vão ficar velhos e morrer, deixando apenas um pequena semente da propria cultura…
o mundo se adapta conforme as situações, o orgulho um dia é derrubado…
eu realmente não gosto da cultura americana… ingles é necessidade…
se vc não se adaptar vc fica por fora… infelizmente[/quote]

Fato é que deveriam proibir JPop. Mas quanto ao que voce fala, acho que o impacto é muito mais tecnológico do que político. A tecnologia em si tem como base o inglês e um bom padrão americano. Mas isso não significa algo político (embora seja uma forma de imersão).

Vamos por partes para conseguir ser prático na resposta e coeso.
:slight_smile:

O Inglês é necessário para computação e exatas assim como o Francês é necessário para a área de humanas. Ora quando um pais se destaca no desenvolvimento de determinada tecnologia é óbvio que a grande parte do bom material irá ser escrito por pessoas daquele pais, assim foi com a computação, é tendência e os demais tem que correr atrás.

E neste correr atrás é que está a necessidade de aprender inglês. Isso tratei do ponto de vista técnico, da necessidade de um programado que está começando.

Agora aquele que já tem domínio de uma linguagem, já se pré-suposto que ele passou pelo ponto anterior e precisa em suas duvidas de algo mais especifico, conversar quem sabe em fóruns e tudo mais, e acredito que este seja o estágio de grande parte dos desenvolvedores atuais.

Porém quando subimos ao cargo de analista onde a figura do Stakeholder é mais próxima, e por vezes pode ser próxima com aspas bem gritantes, pois pode ser um estrangeiro, ai sim digo que o inglês fluente se faz necessário, pois para o desenvolvedor programador a coisa pode ser abrandada passando para ele casos de uso e etc…existe muitas coisas para driblar o “lero lero” do cliente. Mas o analista é o cara responsável por isso, portanto não tem outra saída, se mesmo em conversando em língua nativa já é complicado entender o que um cliente quer, quanto mais será conversar com o mesmo em outra língua.

Para esse ultimo caso o conhecimento de outra língua, coloco eu, como imprescindível. Para isso fazer um bom curso aqui mesmo já ajuda bastante, mas procurar um bom mesmo, pois escolinha de esquina é só para enganar mesmo. E se for possível se não um intercâmbio/temporada fora, ao menos uma viagem para dar os últimos retoques, para quem não tem essa oportunidade a internet é um ótimo meio, afinal existem hoje meios de conversação além de texto :slight_smile: .

Uma coisa é certa, a necessidade e a vontade contam muito, eu mesmo não tenho um bom inglês para escrita, mas para conversar (até que devagar) eu consigo, sei que isso não é o desejado do mercado e estou buscando meios de melhorar, mas com paciência as coisas vão se encaixando.

Agora ficar idolatrando outros paises e rebaixando o Brasil, isso em primeiro lugar só piora a situação de quem está lá fora, afinal se nós mesmo falamos mal daqui, o que impede outro de falar? Sei que aqui não é perfeito, mas afinal quem é? Americanos, Ingleses, Franceses, Espanhóis, Chineses…, no final são pessoas e podem ter bom caráter ounão. Não coloquemos nossa impressão de determinada cultura nas mãos de um infeliz que estava de mau humor.

o Brasil é lindo so nao eh um pais de primeiro mundo uhauha! eu nao troco o Brasil por nada! Ir a outro pais somente um dia a negocio ou por curiosidade… mais morar? ta doido!
A respeito que carlos falou é importante mesmo fazer o curso em uma boa escola e com um bom professor e isso nao custa barato, eu faço curso particular e pago 1.580,00 por modulo… isso é barato pq a filial da escola esta no interior ai ela coloca os valores de acordo com a localizacao da escola, mais em salvador seria mais caro o mesmo curso hehe! E o rendimento é outro no particular… o professor monta um plano para o outro, ele toda sua “radiografia” sabe onde trabalhar, a hora de apertar, concertar detalhes na pronuncia… e fazer varias atividades extra que no curso regular com 10 alunos ou mais nao dar.
Agora se vc quer apenas aprender ler, escrever um curso regular atende bem ou ate a propria net… um bom site nacional e conceituado http://www.englishexperts.com.br

flw!

:idea: Dá uma vasculhada boa na internet, que tem muita coisa interessante já disponivel para downloads, já estão disponibilizando muitas videos aulas !!!

Se vc puder me passar alguns links onde encontrar esses videos eu ficaria muito grato. Googlando não obtive muito sucesso não, apesar de ter encontrado muita porcaria.

Oi pessoal, na minha empresa 99% das vagas pede ingles no mínimo avançado, não é necessario ter ingles fluente.

O motivo é que como empresa de outsourcing os profissionais necessitar se comunicar com clientes que se localizam em maioria nos USA atraves de periodicas conferencias.

Creio que realmente a demanda de profisionais com ingles tende apenas a crescer.

[]s

outsourcing isso mesmo, senão tiver Inglês Fluente já era !!!, digo isso porque estou remotando meus estudos a fundo nisso… e o meu curriculum já não é mais em portugues…essa é uma realidade e mesmo para quem esta atuando vai ter que aprender logo , porque depois que acabar o projeto … o proximo só com Inglês na ponta da Lingua…

rediculo curriculo escrito em ingles em um pais que se fala em portugues… se fosse pra mandar o curriculo pro exterior ou para empresas multinacionais dai ok… porem para mandar para empresas brasileiras isto so prova que o sujeitinho é metido a besta…

:idea: Fala isso pra Empresa que me solicitou !!!, entretando segue a matéria

Algumas dicas, mas provavelmente pode até ter outras melhores…

http://noticias.uol.com.br/economia/carreiras/ultnot/infomoney/2007/08/08/ult4229u753.jhtm

http://info.abril.com.br/carreira/cv-ingles.shl

a gente pode ficar revoltado etc… mas é a realidade, resultado da globalizacao…
há muito tempo ja se ouvia que quem tinha ingles tinha melhores oportunidades.
concordo em parte que nao se precisaria de ingles em empresas brasileiras, porem a cada dia mais clientes destas empresas brasileiras sao do exterior.
tenho amigos em diversas empresas 100% brasileiras e os mesmos ja tiveram que viajar para o exterior varias vezes, se nao tivessem ingles com certeza estariam apenas sentados em seus micros numa salinha aqui programando e sem conhecer outros horizontes

ingles ate que vai… tbm tenho um curriculo em ingles outro em portugues mas agora se a coisa virar pra mandarim dai o bixo pega…

Opinião interessante!

:twisted:

nada ver! Se a vaga exige ingles, vc tem que mandar o curriculo ingles e outra… vc nunca sabe quem vai ler o seu curriculo… as vezes a questao é ate para enviar uma copia para o cliente! va q vc for ficar hospedado no cliente porem o cliente quer saber quem vc eh? onde trabalhou etc… há varios tipos de clientes…

falar nisso a empresa que trabalho tem centenas de vagas abertas para programadores, quem tiver interessado pode mandar msg privada aqui que eu indico no rh, ou direto no tihunter.com
detalhe, a maioria precisa de ingles :lol:

[quote=andalmeida]falar nisso a empresa que trabalho tem centenas de vagas abertas para programadores, quem tiver interessado pode mandar msg privada aqui que eu indico no rh, ou direto no tihunter.com
detalhe, a maioria precisa de ingles :lol:
[/quote]

sp? Aproveite e fale como o Rh ver a questao do ingles…