Imaginando uma GUI

Estou com um projeto,

gratuito e (provavelmente) opensource (depois que eu comecar a fazer né!), que é uma plataforma de estudo para pessoas que gostam de estudar frente ao PC… O negócio é que muitas vezes eu não levo caderno para a facul, eu fico digitando e organizo todas as anotações em pastas etc e tal…

E tava pensando em fazer um projeto desses… Mas não estou conseguindo pensar em como ficaria a GUI… Ja fiz algo mais ou menos, ficou muito feia a GUI pq (sou péssimo nisso) fiz a interface na unha usando migLayout […] Mas mesmo assim esta mto estranho… Poderiam me dar dicas?

Você podia começar traduzindo para português.

E em termos de design, acho que poderia por um espiral do lado esquerdo do tablet, uma idéia, rsrsrs

Sinceramente, acho esse design tão pobre que estava esperando por alguem que me dissesse para esquecer isso e fazer outra coisa… Mas também gostaria que esse ‘alguem’ me disse O QUE fazer… por que estou completamente sem imaginação.

Uma dica, sobre a GUI que acho que seria legal, é esconder os botões “Add Instituição”, “Add Curso”, “Add Semestre” e “Add Matéria” em um menu principal do tipo “Ações” ou “Opções” porque são botões que acredito que sejam utilizados poucas vezes em comparação à quantidade de uso do software. Escondendo estes botões, ganha-se mais espaço para texto e/ou outras coisas. É só mais uma idéia!

Ótima dica!!
Muito obrigado!

O que você acha sobre a dinâmica do programa com o usuario ?
UM JTree para ele seleciona o curso [semestres, etc e tal…] e
no fim das contas poder criar uma nota anotação, ou editar uma existente ? […]

Não sei se uma JTree seria a melhor das opções… realmente não estou conseguindo imaginar
nada que me agrade :frowning:

Eu, particularmente, gosto muito deste tipo de divisão, em uma árvore de pastas. Ela permite uma excelente visão sobre o conteúdo, além de uma facilidade de navegação e organização de conteúdo. Mas isso vai depender da utilização que for dada…
Outro ponto muito a favor da JTree é a estrutura de navegação das GUIs dos OSs como Windows/Linux, com a interface de navegação do usuário seguindo este padrão de árvores. Os usuários terão muita facilidade por já estarem habituados a utilizar este tipo de navegação.
Se pensarmos em anotações de uma faculdade, por exemplo, a JTree é, talvez, a melhor opção, porém, se a utilização for para anotações de um curso que não tenha a divisão por matérias/semestres, então, a JTree pode não ser tão adequada. Ainda assim, meu voto é pela JTree e, como a opção GUI é pelo swing, a trabalheira que vc vai ter pra deixar ele mais “agradável” talvez não compense… =/

o jeito é a JTree mesmo…

mas mesmo assim, estou achando o programa mto vago, estranho, ruim, deselegante
=///////
ta faltando algo!

Muito legal a sua idéia.
Se aceitar ajuda estou a disposição a fazer parte do projeto.
Você colocou em algum repositório?

já que você não gosta de Jtree, pode organizar as notas por tags e colocar uma tagcloud para visualizar as notas

Otimo, vou entrar em contato contigo por MP.

Obrigado pela dica Andre. Vou ver o que vamos resolver.
Um abraço!