Pessoal, voces conhecem os cursos a distancia do IGTI - Instituto de Gestão em tecnologia da Informação ???
Que pensam do curso que tem de Arquitetura, Estratégias em Arquitetura de Software?
http://www.institutogti.com.br/pos-graduacao/estrategia-em-arquitetura-de-software.php
alguem jah fez nesse?
conhecem de algum amigo que fez? é um instituto sério ou só conversa?
obrigado
Depois que você postou essa pergunta eu também postei uma sobre o IGTI, nem eu nem você tivemos retorno…rssrsrsrsr
Você sabe se os cursos de lá são bem valorizados?
olha, perguntei pra varias pessoas e muitas me disseramque o ideal é pegar esse curso quando jah estiver indo mais pra area gerencial da TI.
nao eh meu caso. optei por cursos mais técnicos na globalcode…
Mas qual é a situação do curso hoje? A grade estaria voltada mais para que sentido?
aparentemente é arquitetura mas mais voltado aos gerentes de projeto que tocam pouco em código. tem um video na pg de pós, mostra mais sobreo que eles focam
http://www.institutogti.com.br/pos-graduacao/
Opa pessoal,
Eu faço o curso a distância no IGTI e posso tentar ajudar vocês.
O foco do curso é em projetar e planejar arquiteturas de software, vemos apenas o essencial da parte gerencial (se resumiu a 1 disciplina). O resto tem sido debater padrões, técnicas e outras formas para capturar, garantir, documentar e atingir os requisitos não arquiteturais de um software.
No momento por exemplo, estou terminando o 3º módulo. Até aqui eu já vi o seguinte:
- Principios de arquitetura de software (Introdução do curso)
- Como obter, analisar, validar e documentar requisitos arquiteturais
- Arquitetura de sistemas Web (serviços, camadas, tecnologias, etc que compoem a arquitetura de um sistema Web).
E no momento estou estudando principios de sistemas distribuídos.
No momento não trabalho como arquiteto, estou no papel de desenvolvedor e na minha opinião essa pós se aproxima muito mais de desenvolvedores e de pessoas mais técnicas do que da parte gerencial. Nossas discussões dificilmente abordam essa temática exceto quando é uma disciplina voltada para essa skill (até porque o arquiteto tem que ser um líder e saber lidar com pessoas).
No mais estou por aqui e fico a disposição para eventuais dúvidas,
Abraços.
p.s. Um ponto bem positivo é que a turma tem pessoas dos mais diferentes níveis de experiência, então estou tendo a oportunidade de conhecer e discutir temas com arquitetos que já trabalham a 10 anos ou mais no mercado da mesma forma que existem pessoas recém formadas, essa diferença acaba colaborando para uma troca de experiência bem positiva. Outra coisa é que a pós é bem puxada, sempre tem alguma coisa pra fazer então não recomendo fazê-la para “levar com a barriga”.
[quote=HugoMarques]Opa pessoal,
O foco do curso é em projetar e planejar arquiteturas de software, vemos apenas o essencial da parte gerencial (se resumiu a 1 disciplina). O resto tem sido debater padrões, técnicas e outras formas para capturar, garantir, documentar e atingir os requisitos não arquiteturais de um software.
No momento por exemplo, estou terminando o 3º módulo. Até aqui eu já vi o seguinte:
- Arquitetura de sistemas Web (serviços, camadas, tecnologias, etc que compoem a arquitetura de um sistema Web).
No momento não trabalho como arquiteto, estou no papel de desenvolvedor e na minha opinião essa pós se aproxima muito mais de desenvolvedores e de pessoas mais técnicas do que da parte gerencial. Nossas discussões dificilmente abordam essa temática exceto quando é uma disciplina voltada para essa skill (até porque o arquiteto tem que ser um líder e saber lidar com pessoas).
Abraços.
p.s. Um ponto bem positivo é que a turma tem pessoas dos mais diferentes níveis de experiência, então estou tendo a oportunidade de conhecer e discutir temas com arquitetos que já trabalham a 10 anos ou mais no mercado da mesma forma que existem pessoas recém formadas, essa diferença acaba colaborando para uma troca de experiência bem positiva. Outra coisa é que a pós é bem puxada, sempre tem alguma coisa pra fazer então não recomendo fazê-la para “levar com a barriga”.
[/quote]
Ah, agora ficou bem mais claro :thumbup:
HugoMarques
muito boa a resposta… me fez repensar quanto ao curso;
queria ver um material deles pra poder entender como são as aulas…
vc tem algum material ou partes de material qeu pode passar pra eu conhecer o curso? algum material de arquitetura?
ainda continuo querendo fazer mas deixei pra outro momento, tomei a decisão diferente porque a grade era pra mim muito gerencial , pelo menos na descrição.
se vc puder conseguir, vai ser bacana. a IGTI nao quis mandar. entendo o ponto deles,mas por isso nao conquistaram um aluno.
meu email saulo.venancio@gmail.com
se puder enviar agradeçco
abraco
Olá Hugo,
Pelo tempo não sei se já se formou em sua Pós…
Saberia informar se eles já possuem alguma turma formada? Para saber se foi tudo bem com o MEC…
Abraços.
[/quote]
Abraços.
[/quote]
Desculpe-me está ressuscitando o tópico, mas você que já fez ou outra pessoa que estejam fazendo neste exato momento aconselham o curso e a instituição? Pois estou preste a cursa-lo.
Grato!
Olá.
Eu estou cursando no momento o curso de “Estratégias em Arquitetura de Softwares” pelo IGTI.
Sim, recomendo. Bons professores, boa didática, boa plataforma pra ensino a distância e um preço justo.
Abraço!
Olá pessoal,
Muito tempo sumido acabei não vendo o tópico.
Então, realmente eu terminei o curso e hoje a sensação que eu tenho é BEM diferente daquela no meu post anterior.
As disciplinas finais do curso para mim pecaram muito em qualidade e organização agregando MUITO POUCO quando comparado as disciplinas iniciais. Além disso, como minha turma era uma das primeiras a distância nõs fomos cobaias e eles foram mudando o curso no decorrer do mesmo o que fez com que a qualidade (para mim e muitos outros da turma) caísse bastante.
Por fim, defendi meu TCC em Abril e muito do que produzi foi com o apoio de comunidades como o GUJ e a SOACLOUD, pouco com a ajuda do curso em si. Além disso, até hoje eles estão se enrolando para fechar as notas finais, ou seja, de Abril 2013 a Agosto de 2013 eu ainda não tenho o status se estou formado ou não, muito menos sei quando receberei meu diploma.
A impressão que fiquei foi que depois que minha turma fechou as atividades (e os pagamentos ) eles meio que nos esqueceram no limbo.
Enfim, atitude não profissional em minha HUMILDE opinião.
Nota final: 5.5
Pontos positivos: As primeiras disciplinas, a proposta inovadora tanto na metodologia quanto no tema.
Pontos negativos: Mudanças da metodologia que prejudicaram a turma no andar do curso, péssima qualidade das disciplinas finais (há exceções) e falta deplanejamento/organização para fechar as notas e as turmas.
Abs,
Hugo
Muito interessante suas opiniões. Você opinou tanto no início do curso quanto no fim. Obrigado por compartilhar sua experiência.
Olá Hugo.
E seu diploma, você recebeu? ou ainda enfrenta problemas?
Obrigado.
Nossa bacana o post e eu concordo com HugoMarques … hehehe
Eu faço pos lá no IGTI e não aconselho o IGTI para ninguém mais…
A questão não são os professores, mas sim a coordenação do IGTI… não são profissionais… eles não respondem os emails, eles não falam nada e não respondem sobre as dúvidas dos alunos… e tem muita gente tendo problemas com eles.
Eu mudei de curso, fui do de Arquitetura para o de gerencia de projetos e eles mudaram basicamente só a mensalidade (porque isso interessa para eles), o resto nem dão atenção, eu não recebo os convites das aulas interativas direito, o calendário do meu novo curso eu tive que bater em cima deles para poder me enviar e, mesmo assim, acho que veio errado.
E nos fóruns internos das disciplinas, tem muita gente falando mal do IGTI.
Sinceramente, estou muito decepcionada com o IGTI.
Ainda bem que vi o depoimento de vocês.
Estava a um click de entrar numa fria e me arrepender.
Infelizmente, não tenho nenhuma instituição de ensino que tenha a matéria de arquitetura. o foco e somente engenharia de software e torna o curso mais voltado para lidar com pessoas do que para projetar software em si.
Muito boa a avaliação de vocês, com toda certeza vai ajudar muita gente, pois eu também estava prestes a entrar neste curso.
Sendo assim alguém teria alguma sugestão de Instituição que proporcione pós a distancia de qualidade?
[quote=sorrisosv]Pessoal, voces conhecem os cursos a distancia do IGTI - Instituto de Gestão em tecnologia da Informação ???
Que pensam do curso que tem de Arquitetura, Estratégias em Arquitetura de Software?
http://www.institutogti.com.br/pos-graduacao/estrategia-em-arquitetura-de-software.php
alguem jah fez nesse?
conhecem de algum amigo que fez? é um instituto sério ou só conversa?
obrigado[/quote]
sorrisosv, boa tarde!
Quanto ao curso em questão não posso ajudar, pois estou cursando Análise de Marketing Digital.
Agora quanto ao IGTI, não tenho nada a reclamar, o Instituto é sério e credenciado pelo MEC através da Newton Paiva, ou seja, os cursos de pós EAD da Newton Paiva na área de TI são realizados pelo IGTI.
Em agosto desse ano, ocorreram alguns atrasos nas minhas solicitações junto ao Instituto, mas me explicaram que estavam migrando a plataforma de ensino e em poucos dias normalizaram…
Resumindo, estou satisfeito.
Abc!
Opa, legal ver que o pessoal da IGTI resolveu criar perfis no GUJ para se defender: Link
Mas seria mais legal ainda se melhorassem seu serviço.
Olá pessoal,
Tinha parado de acompanhar o tópico. Então:
Estamos em Janeiro, em Dezembro, finalmente eles realizaram os exames de reposição e exames finais mas como sempre cheio de trapalhadas.
-
Provas estranhas, uma delas o professor pegou o trabalho da disciplina (que incluia diagramas e prototipos de tela) e colocou como prova… isso me irritou um pouco pois como trabalho realmente era um projeto interessante mas não se adequa a uma avaliação como prova devido ao tempo/qualidade que é exigido.
-
Outras provas tinham questões para anexo de diagramas MAS as questões eram apenas para preenchimento de texto sem opção de anexar.
-
Prova errada, a correção levou após comunicada 2horas e 30min saindo do horário da prova e consequentemente do horário acordado (19:30 - 21:30). Recebi email depois as 21:15 estendo o horário da prova as 01:00 AM o que prontamente recusei pois já me encontrava em outro lugar sem acesso a máquina onde pudesse realizar a prova, visto que também estaria fora do horário acordado do IGTI.
Agora que terminei tudo estou aguardando os resultados para depois deles solicitar o diploma que segundo eles é entregue 6 meses após conclusão do curso.