Olá pessoal tudo bem? Hoje eu estava olhando o blog do PrimeFaces e vi esse post:
http://blog.primefaces.org/?p=1692
Depois de ler comparei os códigos no Beyond Compare 3 e pelo que pude notar são bem parecidos, o que vocês acham?
Abraço.
Olá pessoal tudo bem? Hoje eu estava olhando o blog do PrimeFaces e vi esse post:
http://blog.primefaces.org/?p=1692
Depois de ler comparei os códigos no Beyond Compare 3 e pelo que pude notar são bem parecidos, o que vocês acham?
Abraço.
pffff que feio.
O Icefaces perdeu muito mercado para o prime e rich. Eles arrumaram um modo de lançar um update mais rápido mas po… Nem alterar o nome dos atributos? MAuahuhaa
Muita cara de pau viu!
Muito feio mesmo.
Fazem mais de 5 anos que não mexo com JSF. Tenho um sistema em produção feito em JSF 1.1.
A versão 2.0 mudou bastante pelo o que tenho visto (para melhor).
Estou voltando a dar uma olhada agora e optei pelo Mojarra+PrimeFaces.
[]'s
Po mano, copiar tudo e não dar nem uma moralzinha pros cara?
Uma coisa é open source, a outra eu acho que é cara de pau.
Pq eles não importaram as lib do prime ao invés de copiar?
Eles nem melhoraram o código nem fizeram nada.
E tem outra, pq o tópico ta trancado? Acho que tem gente com medo de respostas…
Cara, desse jeito acho que vou lançar um framework JSF também ! Po, assim fica fácil.
Vlw.
:-o
IceFaces = Crtl+C Ctrl+V
shauhsuhaus
O melhor foi essa citação!
[quote=caio.gaspar]O melhor foi essa citação!
[quote]
“Original Code developed and contributed by Prime Technology. Subsequent Code Modifications Copyright 2011-2012 ICEsoft Technologies Canada Corp. ©”
[/quote][/quote]
Pra mim é muito MIMIMI, se não querem ser copiados que fechem o código, agora fazem open source e depois ficam chorando quando alguem copia??
A citação ta dentro dos fontes do ICE Faces, então ta tudo como dita o OSS.
[quote=fredferrao][quote=caio.gaspar]O melhor foi essa citação!
[quote]
“Original Code developed and contributed by Prime Technology. Subsequent Code Modifications Copyright 2011-2012 ICEsoft Technologies Canada Corp. ©”
[/quote][/quote]
Pra mim é muito MIMIMI, se não querem ser copiados que fechem o código, agora fazem open source e depois ficam chorando quando alguem copia??
A citação ta dentro dos fontes do ICE Faces, então ta tudo como dita o OSS.[/quote]
Se fosse teu código e ele fosse aberto, você gostaria?
[quote=jakefrog][quote=fredferrao][quote=caio.gaspar]O melhor foi essa citação!
[quote]
[/quote][/quote]
A citação ta dentro dos fontes do ICE Faces, então ta tudo como dita o OSS.[/quote]
Se fosse teu código e ele fosse aberto, você gostaria?[/quote]
Horas, se eu tivesse optado por deixa-lo open source, teria que no minimo esperar que copiassem ele.
O engraçado é que quando as empresas estão fazendo o merchan do seu produto elas gritam aos quatro ventos, que é open source, que tu pode copiar o código, pode alterar, pode até mesmo fechar e redistribuir se quiser, fazem uma mídia lascada em cima de OSS, ai quando o fato acontece ficam choramingando?
E pelo que vi nos dois links, os caras da ICE pelo jeito viram que o Prime era bom, chamaram os caras para melhorarem juntos os componetes(parece que ate ofereceram $$), a Prime recusou, ai eles seguiram sozinhos ja que o cópido é Open.
Só não estou entendendo o seguinte, os caras seguiram exatamente os principios do open source e agora são crucificados por isto? Como ele mesmo escreveu la no forum do ICE:
[quote=fredferrao]Só não estou entendendo o seguinte, os caras seguiram exatamente os principios do open source e agora são crucificados por isto? Como ele mesmo escreveu la no forum do ICE:
Já que ele está tão certo, pq ele não aceitou opinião de ninguém e bloqueou o tópico?
Oq ele melhorou o código do primefaces? Só vi eles melhorando o deles em cima do trabalho dos outros. [=
[quote=jakefrog][
Oq ele melhorou o código do primefaces? Só vi eles melhorando o deles em cima do trabalho dos outros. [=[/quote]
E alguém vai melhorar o seu em cima dele, e por aí vai.
A ideia do open source é justamente essa. Se não gostar, não abra o código. Simples.
[quote=marcosalex][quote=jakefrog]
Oq ele melhorou o código do primefaces? Só vi eles melhorando o deles em cima do trabalho dos outros. [=[/quote]
E alguém vai melhorar o seu em cima dele, e por aí vai.
A ideia do open source é justamente essa. Se não gostar, não abra o código. Simples.
[/quote]
Concordo se ele tivesse melhorado, mas ta escrito no post do primefaces que tem sei lah que % das classes iguais uai. Oq foi melhorado? O.o
Copiar e colocar para niverlar o nível e nao ter nada melhor?
É isso que eu achei meio sem noção.
[quote=jakefrog][quote=fredferrao]Só não estou entendendo o seguinte, os caras seguiram exatamente os principios do open source e agora são crucificados por isto? Como ele mesmo escreveu la no forum do ICE:
Já que ele está tão certo, pq ele não aceitou opinião de ninguém e bloqueou o tópico?
Porque ele trancou o tópico? Porque a quantidade de computeiros fanbabacas trolls em qualquer tecnologia é mais do que o suficiente pra encher o saco? Porque vai ter uns fanboys que vão ficar de mimimi? Porque nego faz falmewar por muito menos?
Ele não é o dono? Era só excluir/bloquear. Pq soh ele então tem direito de expressar? É fácil bater e sair correndo…
Bem, creio que é modo de pensar mas acho que se você quer falar você tb tem que estar pronto para ouvir.
É muito fácil eu simplesmente expressar algo e não querer ouvir a reposta. C ele tem tanta certeza de que a atitude dele foi honesta e sincera… não vejo motivo mesmo.
Pode copiar mas tem que dar o crédito direitinho.
O problema aí não foi a cópia mas sim o fato de que os frameworks são concorrentes. Nesse ponto o IceFaces pediu ARREGO para o PrimeFaces.
O crédito está lá, fato. Os componentes finais são bem diferentes, fatos.
O objetivo do open source é justamente esse, pra que reinventar a roda? O Primefaces também pode copiar código de outras licenças se quiser.
Parabéns ao pessoal do Icefaces que não levam o trabalho pro lado religioso e sabem criar sinergia entre os projetos.
Até aqui não ví nada de errado. O código do Primefaces é Opensource ASF, ou seja, eu posso muito bem copiar, modificar, fazer frito e ainda colocar o meu nome. É simples assim. Inclusive nada me impede de copiar, colocar meu nome, empacotar e sair por aí distribuindo, isso é permitido na licença ASF.
Se o código fosse GPL, aí sim deveria haver os créditos do autor original e o código deveria permanecer GPL.
O resto é só mimimi mesmo, brigas de egos e coisas do gênero. No meu caso, se quer copiar, é uma honra para mim que o cara gostou tanto do meu código a ponto de usar em um projeto dele. Se eu tivesse ciúmes, aí sim faria o código bem legal, colocaria em um quadro dentro de um cofre e deixaria lá, apenas para eu vislumbrar.