[quote=garcia-jj]Até aqui não ví nada de errado. O código do Primefaces é Opensource ASF, ou seja, eu posso muito bem copiar, modificar, fazer frito e ainda colocar o meu nome. É simples assim. Inclusive nada me impede de copiar, colocar meu nome, empacotar e sair por aí distribuindo, isso é permitido na licença ASF.
Se o código fosse GPL, aí sim deveria haver os créditos do autor original e o código deveria permanecer GPL.
O resto é só mimimi mesmo, brigas de egos e coisas do gênero. No meu caso, se quer copiar, é uma honra para mim que o cara gostou tanto do meu código a ponto de usar em um projeto dele. Se eu tivesse ciúmes, aí sim faria o código bem legal, colocaria em um quadro dentro de um cofre e deixaria lá, apenas para eu vislumbrar.[/quote]
Por isso que eu só uso a licença LGPL. Não sei em relação aos créditos, mas se copiar tem que abrir o código. Essas licenças malucas que permitem que o cara se apodere do código, feche-o e comercialize-o são muito loucas. Coisa de altruísta maluco. Quer copiar, ótimo, mas dê o crédito a quem é de direito e o seu código vai precisar ser aberto também.
[quote=saoj]Por isso que eu só uso a licença LGPL. Não sei em relação aos créditos, mas se copiar tem que abrir o código. Essas licenças malucas que permitem que o cara se apodere do código, feche-o e comercialize-o são muito loucas. Coisa de altruísta maluco. Quer copiar, ótimo, mas dê o crédito a quem é de direito e o seu código vai precisar ser aberto também.
[/quote]
Saoj, concordo. Meu comentário é no sentido técnico da coisa, pois com a licença ASF e BSD-like você pode fazer o que quiser. Obvio que moralmente pode não ser tão “faça o que quiser”, pois ficou muito arranhada a imagem diante da comunidade.
ICEFaces é concorrente do Primefaces. Viu que não consegue acompanhar a evolução, pediu ajuda e foi negado. Então, vamos nos reunir e fazermos dentro de casa.
Não acho que o ICEFaces tenha feito algo fora da lei, pois o Primefaces permite isso. Sei que é imoral uma vez que são concorrentes, mas é permitido.
Ficaria feio se o ICEFaces copiasse, colocasse o nome e fechasse (o que também é permitido).
Acho que ele trancou o tópico para que a quantidade de trolls não incomodasse.
“Ah mas ele é o dono e pode apagar/excluir”.
Ah, fala sério. O cara vai ficar o resta da vida dele dando manutenção em um tópico? Inocente quem acha que ele iria ficar fazendo isso, ou ocupando tempo de alguém pra fazer isso.
Acho que a maioria da galera aqui não entendeu o que estava em pauta. O pessoal do Primefaces disse que a ICESoft ofereceu dinheiro a eles para suportar o Prime, oferta que foi negada(por serem concorrentes). A ICESoft então decidiu copiar praticamente todo o código, apenas renomeando classes e pacotes, dando a entender que o código tinha sido desenvolvido por ela e “contribuído” pela Primefaces, o que não era verdade. Após uma chuva de críticas, a ICESoft removeu todos os comentários no fórum e se reservou a dizer que “open source é isso”. Não há qualquer ilegalidade na atitude, porém há uma certa dose de falta de ética nessa história.
Nunca conheci nenhum desenvolvedor que gostaria de passar pelo que a primefaces passou.
Respeito a todos que postaram aqui. Mas é muito demagógico dizer que teria orgulho de ter o código copiado e não ter o crédito reconhecido. Independente se é Open Source.
Leia com atenção e vai ver que o crédito da Primefaces sempre foi dado no código copiado. Nunca houve ‘não ter o crédito reconhecido’. E se alguém quer ser o coitadinho de ‘não passar pelo que eu passei’, não libere seu código com uma licença feita justamente pra isso. Será que o pessoal do FreeBSD fica chorando pela Apple ter usado o código deles e fechado…
[quote=marcosalex][quote=guilhermehbueno]
Parabéns pela análise clara Fábio.
Nunca conheci nenhum desenvolvedor que gostaria de passar pelo que a primefaces passou.
Respeito a todos que postaram aqui. Mas é muito demagógico dizer que teria orgulho de ter o código copiado e não ter o crédito reconhecido. Independente se é Open Source.
[/quote]
Leia com atenção e vai ver que o crédito da Primefaces sempre foi dado no código copiado. Nunca houve ‘não ter o crédito reconhecido’. E se alguém quer ser o coitadinho de ‘não passar pelo que eu passei’, não libere seu código com uma licença feita justamente pra isso. Será que o pessoal do FreeBSD fica chorando pela Apple ter usado o código deles e fechado…[/quote]
Você que deve ler com mais atenção o comentário.
E a falta de ética foi por não deixar claro para os usuários dos componentes que eles tinham uma origem terceira. Foi tudo descoberto por acaso após algumas pessoas perceberem as semelhanças entre os componentes das duas empresas. Pode parecer irrelevante, mas a ICESoft presta suporte e treinamento nessa tecnologia porém, em tese, a Primefaces estaria mais capacitada para prestar esse serviço. E esse é só um exemplo.
[quote=fabiocsilva][quote=marcosalex][quote=guilhermehbueno]
[/quote]
Leia com atenção e vai ver que o crédito da Primefaces sempre foi dado no código copiado. Nunca houve ‘não ter o crédito reconhecido’. E se alguém quer ser o coitadinho de ‘não passar pelo que eu passei’, não libere seu código com uma licença feita justamente pra isso. Será que o pessoal do FreeBSD fica chorando pela Apple ter usado o código deles e fechado…[/quote]
E a falta de ética foi por não deixar claro para os usuários dos componentes que eles tinham uma origem terceira. Foi tudo descoberto por acaso após algumas pessoas perceberem as semelhanças entre os componentes das duas empresas. Pode parecer irrelevante, mas a ICESoft presta suporte e treinamento nessa tecnologia porém, em tese, a Primefaces estaria mais capacitada para prestar esse serviço. E esse é só um exemplo.[/quote]
isto aqui escrito nos fontes é “descobrir por acaso”???
[quote=fredferrao][quote=fabiocsilva][quote=marcosalex][quote=guilhermehbueno]
[/quote]
E a falta de ética foi por não deixar claro para os usuários dos componentes que eles tinham uma origem terceira. Foi tudo descoberto por acaso após algumas pessoas perceberem as semelhanças entre os componentes das duas empresas. Pode parecer irrelevante, mas a ICESoft presta suporte e treinamento nessa tecnologia porém, em tese, a Primefaces estaria mais capacitada para prestar esse serviço. E esse é só um exemplo.[/quote]
isto aqui escrito nos fontes é “descobrir por acaso”???
A menos que você leia o código fonte será por acaso. Usuários de componentes não precisam ler o código… Seria o mesmo que dizer que eu preciso ler o código do Hibernate para usá-lo.
[quote=fabiocsilva]
A menos que você leia o código fonte será por acaso. Usuários de componentes não precisam ler o código… Seria o mesmo que dizer que eu preciso ler o código do Hibernate para usá-lo.[/quote]
Seguindo esta lógica, então, podemos dizer que usuarios de componentes tambem não precisam saber de onde vem as varias partes do código fonte de frameworks!
Esse pessoal usa essa licença maluca do BSD e depois fica choramingando. A licença BSD existe justamente para isso, para que outras empresas possam pegar o código e fazer o que bem entenderem. Por isso que opensource é uma forma de tapear o desenvolvedor.
Isso é que dá ser trouxa. Que nem aquele cara da biblioteca de física do Angry Birds. Os criadores criaram um jogo baseado no trabalho dele, e como era opensource simplesmente usaram-na, e ganharam milhões. O otário criador da biblioteca não viu um centavo.
As únicas licenças que prestam são a GPL e a LGPL.
[quote=fredferrao][quote=fabiocsilva]
A menos que você leia o código fonte será por acaso. Usuários de componentes não precisam ler o código… Seria o mesmo que dizer que eu preciso ler o código do Hibernate para usá-lo.[/quote]
Seguindo esta lógica, então, podemos dizer que usuarios de componentes tambem não precisam saber de onde vem as varias partes do código fonte de frameworks![/quote]
Realmente não precisam, a menos que tenham algum interesse específico. Foi exatamente o que aconteceu nesse caso. Pelo que me consta, quem descobriu o código duplicado foi a própria equipe do Primefaces, após alguns usuários levantarem a suspeita de cópia…
[quote=Longino]Esse pessoal usa essa licença maluca do BSD e depois fica choramingando. A licença BSD existe justamente para isso, para que outras empresas possam pegar o código e fazer o que bem entenderem. Por isso que opensource é uma forma de tapear o desenvolvedor.
Isso é que dá ser trouxa. Que nem aquele cara da biblioteca de física do Angry Birds. Os criadores criaram um jogo baseado no trabalho dele, e como era opensource simplesmente usaram-na, e ganharam milhões. O otário criador da biblioteca não viu um centavo.
As únicas licenças que prestam são a GPL e a LGPL.[/quote]
CONCORDO. O cara que usa licenca BSD merece ser copiado. Por que alguém vai querer usar uma licenca maluca dessas? Coisa de marxista bobo…
O que deixou o pessoal do prime p*to é que, na primeira mensagem eles falaram que pegaram os melhores componentes do mercado (não só do prime) e os “adequaram” para justificar que assim os clientes teriam um “Suporte e Consultoria de nível Enterterprise” dos componentes, sem especificar o que é isso.
Detalhe é que a empresa que desenvolve o prime também presta os serviços de “Suporte e Consultoria de nível Enterterprise”, mas como são os próprios que criaram o framework, dou muito mais moral em “Suporte e Consultoria de nível Enterterprise” da Prime technology do que da IceSoft.
A questão não é o open source, é a parte comercial, claro.
Antigamente se construíam frameworks para resolver problemas que outros resolviam:
inserindo uma vantagem a mais, ou alguma nova funcionalidade, ou mesmo simplificar algum processo do framework concorrente;
para aprender mais;
Agora, o que será que o pessoal do IceFaces quer com isso? Será que os objetivos de se criar/melhorar um framework mudaram? Ou esse caso é simplesmente uma exceção à regra?