Fico muito triste em saber que a SUN não está se dando bem no mercado. E ao contrário de muitos aqui eu torço para uma empresa que me permiti ganhar meu salario. Inclusive a Microsoft a qual ja fui muito grato por causa do VB, e que tem se mostrado sempre um porto seguro, tanto para clientes como para desenvolvedores. Mesmo com seu modelo absurdamente fechado e autoritario do qual sou totalmente contra. Mas o motivo real da minha preocupação é que a IBM não é tão diferente assim quando a coisa é lucro e prejuizo. É uma empresa da época da Microsoft e conservadora. Só muda seu estilo quando a ameaça do prejuizo a persegue. Coisa que a SUN parece não saber fazer. Mas exatamente por isso, nenhuma dessas 2 empresas seriam capaz de criar o que a SUN criou (além do java tem muito mais coisa). E é essa parte que me deixa mais triste. Se a a IBM comprar a SUN vamos perder uma empresa criativa e muito competente para tecnologia (e vem se mostrando péssima para negócios). O Java jamais seria o que é hoje sem a SUN. Ela é a garantia de que o java é confiavel e vai continuar avançando para o mercado, assim como a Red Hat é garantia de Linux nos servidores. Sem essas empresas, tais tecnologias não passariam de projetos cientificos de faculdades (no caso do java ia morrer com seu criador), como ocorre com outras linguagens até melhores que o java conceitualmente.
Eu acho que a IBM não vai dar continuidade do java da mesma forma que é feito hoje. Se o lucro ou prejuizo ameaçarem algo, ela vai tomar a decisão que for melhor para ela, e não para a tecnologia. E quem acha que o Java sobrevive sem uma empresa por traz está muito enganado. Clientes gostam de garantia. Não saem por ai usando uma coisa sem contratos, advogados e etc. Todas as tecnologias que usamos com JAVA que são open-source entram na balança como JAVA. E java é SUN. Se desvincular isso todos migram para o .NET porque mais confiável que a Microsoft (aos olhos dos clientes) não tem. Só é bem mais caro que a concorrência.
E não vamos esquecer das pessoas envolvidas nesses projetos. Sempre rola uma antipatia, e se sai os cabeças, aqueles que realmente fazem a coisa andar. As coisas desandam. Imaginem outra pessoa tomando as decisões do kernel do Linux senão o Linus. Tipo o maluco do GNU. Meu ninguem mais ia usar Linux na vida alem dos Nerds.
Portanto eu prefiro que a SUN não seja vendida coisa nenhuma e que se recupere no mercado de hardware onde ela sempre foi boa, mas deu uma vacilada na ultima década.
E espero que o JCP não abandone o projeto caso a venda ocorra. Pois esses java open-sources que estão sainda não rodam direito as coisas feitas na JVM da SUN. Ta fogo.
Mais uma notícia relacionada ao assunto:
Analistas afirmam que compra da Sun pela IBM afetará Oracle e SAP
[EDITADO]
Desculpe-me pessoal, não tinha visto que a notícia já tinha sido postada.
[/EDITADO]
[quote=ranophoenix]Mais uma notícia relacionada ao assunto:
Analistas afirmam que compra da Sun pela IBM afetará Oracle e SAP
[EDITADO]
Desculpe-me pessoal, não tinha visto que a notícia já tinha sido postada.
[/EDITADO][/quote]
Muita coisa vai mudar, os negócios tem que ser impulsionados, a IBM não ficar melhorando o Java pra ter concorrentes de peso contra eles como Oracle e SAP, será que estas empresas irão fazer variantes de Java? Comunidade Open Source vai tocar sozinha? será?
Pois é, o Louds tinha comentado isso. Não sei se a IBM seria menos “amarrada”. Todos os projetos Opon Source da Sun os desenvolvedores reclamam desse comportamento dela.[/quote]
A Sun nunca realmente entendeu como trabalhar com projetos open source. É extremamente difícil para colaboradores externos perseguirem sua agenda em um projeto sob o controle da Sun.
Basicamente ou você segue a cartilha deles e seu trabalho fica completamente travado e dependente dos engenheiros dela ou você faz um fork do projeto.
Pode verificar que é exatamente isso que acontece. O OOO é um exemplo disso. Outros projetos mesma coisa.
Disse quase tudo o que eu penso a respeito (eu não tenho dívidas de gratidão com a MS, pelo menos ainda não hehe). Eu só tava com preguiça de escrever tanto. Obrigado.
[quote=knowledgebr][quote=quebrado][quote=volnei][quote=quebrado]O que vale é a noticia, como ele conseguiu pouco importa! valeu pela informação.
A SUN é uma gigante, vai ser difícil quebrar.
t+[/quote]
Foi a coisa mais ridicula que eu já vi alguem dizer!
A propósito quebrado, sabia que a Microsoft comprou a JCP e o Java agora vai ser Java.net?[/quote]
Primeiro a microsoft PODE compra a SUN facilmente. e a noticia que o colega postou é verdadeira. Então pq vc ta estressado?
Não vou descambar o post.
e a historia acaba aqui.[/quote]
Estão muito apaixonados por Java que não veem a situação, a casa caiu, e agora tem gente querendo comprar, pegar o que dá lucro e jogar fora o que não dá, é assim os negócios.[/quote]
O que o Java te fez pra você ter tanta raiva dele, cara? Te deixou desempregado?
[quote=rifag]
Disse quase tudo o que eu penso a respeito (eu não tenho dívidas de gratidão com a MS, pelo menos ainda não hehe). Eu só tava com preguiça de escrever tanto. Obrigado. [/quote]
Se você digitou isso usando windows você tem sim. E fique feliz por ela existir. Pois ela foi a primeira a ganhar a confiança das empresas e pessoas comuns, além de inspirar uma legião a se dedicarem tanto ao linux (o qual uso em casa com o maior orgulho). Mas não fico cuspindo para cima pois eu sei que cai na cara. A IBM não age como a microsoft que luta sozinha pelos seus interesses de software fechado, mas ela luta sim pelos interesses dela. E se o java por acaso for uma arma para prejudicar a concorrência (Microsoft ou não), não pense que ela não usaria.
A SUN foi tão copentente no que fez com o java, que não só a IBM mas Oracle, SAP, Comunidades Open source, Universidades, bancos, governo e tantas outras empresas investiram e usaram o java sem a menor preocupação de um dia ela usar isso a seu favor. A Confiança éra tanta que a SAP por exemplo está alterando sua plataforma para linguagem.
Consegue ver essas empresas fazendo isso se fosse a IBM a criadora do java?
E cara de nada. Eu gosto de escrever hehehe.
O pior não é o que pode acontecer com Java e sim com o MySQL…
PS: Não tenho qualquer dívida de gratidão com a Sun. Se não fossem nós, desenvolvedores, Java não seria nada hoje…
Então, eu uso alguns windows sim, no note e no trabalho. Mas não tem sido nenhum favor da MS. Achei que dívidas de gratidão não se estabeleciam quando você comprava alguma coisa de alguém, ou no mínimo ajudava a popularizar tal produto. Senão, da próxima vez que eu for comprar uma bugiganga qualquer eu vou dizer pro cara: “Fico te devendo essa hein!!”. Bom, talvez você só tenha escolhido uma expressão meio inadequada, achei até que você tinha trabalhado na MS pra dizer isso. Mas se for gratidão mesmo, de coração, heheh, fale por você. Se é assim eu sou ingrato.
Quanto a alguns projetos de SL que tenham como objetivo o bem comum, como eu já disse antes a relação pode ser outra. Esses são trabalhos como a própria denominação diz comunitários: feitos pela comunidade e para a comunidade :shock: .
Não, acho que não consigo.
Abraço!
Iai gente beleza?
Projetos Open Sourse, realmente a Sun não é muito boa nisso, até hoje não é muito bem explicado esse negócio da licensa de uso do java, nos anos 90 houve uma briga feia entre a Sun e a IBM, porque a IBM estava desenvolvendo e vendendo softwares em Java, ai a Sun falou que para o uso comercial a IBM teria que pagar…acho q poucos sabem desssa historia… Atualmente, eu ainda não compreendi muito bem onde encaixar o java, se é pago, se não é, talvez nem a Sun saiba… mas isso é assunto para outro tópico que abrirei logo que os animos desse aqui se acalmarem…
Quanto a continuidade ou não do java. Senhores… o IBM desenvolve muitos softwares em java e vende, aluga, licencia, sabe-se lah o que … mas ganham dinheiro… eles faturam em treinamento com esse softwares, eles treinam muitos funcionários com java, a IBM faz contratos confaculdades para que eles possam dar cursos de pós em java, FATECs e ETECs (faculdades e cursos tecnicos presentes do estado de são paulo) estão cada vez mais fechando acordos com a IBM para que eles deem pós graduação e pós tecnico, gratuitamente, em Programação para computadores de grande porte e Desenvolvimento de sistemas em java. Olha o DINHEIRO que eles estão investindo nisso ai. tem que dar treimamento pros professores, tem que disponibilizar material, tudo isso para formar mão de obra capacitada…
Na IBM sobram vagas … isso mesmo… para trabalhar ccom java … (eles exigem ingles fluente)
Investem muitoo dinheiro no desenvolvimento do eclipse
Investem muitoo dinheiro em treinamento de funcionarios para que eles aprendam e desenvolvam em java
Desenvolvem Muitooos aplicativos em java …
ou seja … eles ganham muitooo dinheiro com o java … e conforme o barco vai andando … vão ganhar muitooo mais …
Nunca eles vão comprar a Sun, achar que o java não dá lucro e corta-lo … seria um tiro de canhão no pé!
Seria muito dinheiro jogado fora, por tudo o que eles investem e investiram no java…
O que eu falei acima gente … é pura administração … e covenhamos, administração a IBM sabe, o problema da Sun é que ela sabe demais de informatica e não teve tempo de aprender administração …
Eu tenho certeza que a sun não vai acabar com o desenvolvimento do java, seria burrice… e eles não são burros, pode acreditra!
Agora, um amigo no tópico acima, que falou sobre o Linus está coberto de razão …
Caso a IBM dê continuidade ao java, vai acabar com a “mística” do java, e por mais feio que pareça, muita gente programa pelo o coração do que pelo bolso, tem gente q trabalha com java, e não larga o java, só porque tem NOJO de escrever Console.Write e morre de prazer ao escrever System.out.println … e caso a IBM tome as rédeas da Sun, o destino do java estará nas mãos da rival, e os caras da Sun q desenvolvem o java não vão gostar nada disso, o estilo da linguagem vai mudar, a ideologia da linguagem vai mudar, e muito funcionario da sun não vai gostar … e muito desenvolvedor não vai gostar…
Mas é o seguinte, caros amigos, a IBM também sabe disso … por iso aí é administração … matéria … recursos humanos … motivação … etc etc … eles sabem disso ae …
E sabendo disso, ela irá tomar medidas, ao menos cabíveis … se os caras da IBM entrarem na Sun dizendo …
- Ai pesssoal … vamos lá … a gente tá aqui pra melhorar … éé è java é java éjava
não vai rolar … ahuhauahu
Mas se eles adotarem uma boa estratégia humana, eles conseguem … nada de trocar os chefes, nada de trocar o SEO, compre … mas negocie as mudanças, e não imponha … Se a IBM afogar a cultura da Sun … gente … aí sim … já era o java. porque por mais que vocês digam que não … quem desenvolve o Java são pessoas … é é sabiam? auhahauhauhauahu de carne e osso como eu e vcs, e que tem coração, paxoes e ideais …
Se eles adorarem a estratégia humana correta, eles conseguem levar o java, porque as mentes brilhantes estão lá na Sun, e se a IBM fazer certo, essas mentes continuarão lá e darão frutos, como estão dando até hoje
É isso, não acredito que a IBM irá acabar com o java, tendo em vista que caso iso acontecesse, seria jogar dinheiro pela janela.
Agora, ela pisará em ovos, para poder lidar com a parte humana da empresa, mas se ela conseguir o cara certo para motivar os funcionarios a continuarem criando e trabalhando (acho que Steve Jobs seria perfeito, mas ele tá na Apple ) eles vão conseguir, manter, melhorar, e lucrar muito com o java …
é isso ae …precisava alguem dar uma parte de ADM pra esse tópico ahuahauhau…
falows
@javando disse tudo!
A sun tem bons developers que não são bons administradores.
Uma boa união podia ajudar o java
Apenas temo pelo MySql, virtualBox, Netbeans. Coisas que não vão ter muito interesse para a IBM
[quote=porfirio]@javando disse tudo!
A sun tem bons developers que não são bons administradores.
Uma boa união podia ajudar o java
Apenas temo pelo MySql, virtualBox, Netbeans. Coisas que não vão ter muito interesse para a IBM[/quote]
Bom, a SUN ditou o ditado deles pro pessoal da Mysql e alguns já vazaram de lá por não gostarem do estilo da Sun, se a IBM é paciente e dá beijo na cabecinha de funcionário que não concorda com o estilo deles, então deve ser algo revolucionário, tipo, trabalhe como você quiser.
Eu acho que o Google seria ideal para desenvolver melhor o Java, assim o Java iria se libertar dessas empresas com vocação para Hardware que não sabe o que faz com o que tem na mão, a IBM já fez isso com MS-DOS no passado, lembras? Bill Gates que o diga, já foi orelha da IBM e depois assombrou o mundo, rsss.
não é pra dar beijo na cabecinha, e sim adotar a estratégia humana correta para minimizar as perdas de capital intelectual, tudo uma questão de tato, e de gente que saiba fazer isso.