Hibernate Reference em pt_BR

Opa pessoal…

Tah quase pronta a tradução do Hibernate Reference que uma equipe (da qual faço parte) fez para o português Brasil.

Já é possivel fazer o download em:
http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/hibrefptbr/hibernate_reference20061120.pdf

Por enquanto o pessoal do Hibernate não vai disponibilizar no site deles por estarem com receio que a tradução vá ficar desatualizada(Já ocorreu de alguem se comprometer e deixa o trabalho pela metade). Hoje é apenas possivel baixar do SVN.

Para facilitar isso a gente tah disponibilizando no sf.net, link acima.

Espero que seja de utilidade para todos.
Quem quizer mandar alguma crítica/comentário, sinta-se livre para me contatar ou a qualquer um envolvido no projeto.

Por enquanto, estamos buscando apoio para convencer o pessoal do Hibernate a disponibilizar essa tradução no zip do hibernate.

Um abraço, e me mandem as suas críticas.

VELO

[quote] Já é possivel fazer o download em:
http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/hibrefptbr/hibernate_reference20061120.pdf [/quote]

cara seu link está quebrado

Vai no segundo link e pede para fazer o download.

Baixei aqui normalmente. Parabéns pela iniciativa.

Bom trabalho.
Precisando de um help pra tradução, estamos aí.

Olá Velo,
Muito bom esse material, que tal se vc. conversasse com o Paulo para disponibilizar aqui no GUJ em “Atrigos / Tutoriais” pois acho esse material de grande valia como referência para nós desenvolvedores. E vcs. tem algum projeto para tradução de “Hibernate Annotations e Hibernate EntityManager”, no demais parabéns à vc. e equipe pelo grande trabalho de folego pois trabalhar em um projeto desse exige além de disciplina um desapego total da vaidade.

Att.
William Silva

Cara parabens…muito bom trabalho

Cara!! parabéns pela iniciativa!!!.. consegui fazer o Download a partir desse link http://sourceforge.net/projects/hibrefptbr/

valeu…

[quote=ateubh][quote] Já é possivel fazer o download em:
http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/hibrefptbr/hibernate_reference20061120.pdf [/quote]

cara seu link está quebrado[/quote]

O sourceforge tah meio doido essa semana… alias, nas ultimas semanas.

Tenta no link principal q deve ir mesmo.

VELO

[quote=WilliamSilva]Olá Velo,
Muito bom esse material, que tal se vc. conversasse com o Paulo para disponibilizar aqui no GUJ em “Atrigos / Tutoriais” pois acho esse material de grande valia como referência para nós desenvolvedores. E vcs. tem algum projeto para tradução de “Hibernate Annotations e Hibernate EntityManager”, no demais parabéns à vc. e equipe pelo grande trabalho de folego pois trabalhar em um projeto desse exige além de disciplina um desapego total da vaidade.

Att.
William Silva[/quote]

Bem, o documento eh livre, qualquer um pode botar no ar. Vou gostar muito se parar no guj. Hoje precisamos mostrar que a comunidade no Brasil eh forte, e como tal, merece ter o hibernate reference na pagina principal do hibernate (não em quebra galhos como no sf.net). Se puder colocar no guj eu agradeço!!!

Não tem nada planejado pra Annotations, e muito menos pro EntityManager. Era um ótimo projeto pra ser tocado, mas hoje a gente precisa deixar o Reference perfeito. Mas a idéia eh muito boa… qm sabe pra 2007 =D

VELO

Obrigado a todos pelas msgs…

Quem quizer ajudar, pode de duas formas. 1a baixando do site. 2a lendo e criticando o texto. 3a ajudando a verificar as atualizações no svn do hibernate.

VELO

Velo, parabens para vc e para a equipe de tradução. Ficou ótimo.
Eu sempre procurei lêr a documentação em ingles. Más acho valido e muito importate este trabalho, pois irá ajudar muita gente mesmo.

Velo,
  Não podia deixar de enviar uma mensagem saudando esta iniciativa.
  Parabéns pelo trabalho...este material facilitará o entendimento do Hibernate e com certeza irá ajudar muita gente!

Parabéns pela iniciativa, baixei o pdf ontem mesmo e dei uma olhada, até onde cheguei ficou muito bom.

[quote=wandermudo]Velo,
Não podia deixar de enviar uma mensagem saudando esta iniciativa.
Parabéns pelo trabalho…este material facilitará o entendimento do Hibernate e com certeza irá ajudar muita gente![/quote]

Obrigado pessoal :smiley:

A idéia é essa mesmo, tornar a informação acessivel, a todos.

De ontem pra hoje tivemos mais de 100 downloads… então eh bem nessa, avisem seus amigos, os vizinhos, os parentes mais chegados, etc… quem sabe com mais 2 digitos nessa taxa de download a gente consegue colocar isso no site do Hibernate mesmo.

Outra coisa, alguem tem contato com o pessoal do guj pra botar no ar? Outra, na mundo java? Alguem tem, se bem q a MJ não tem um espaço pra notícias, seria mais o caso da JavaMagazine. Bem, se alguem tiver um contato que possa me passar de qualquer um desses 3 lugares passa o meu contato (m@rvin.info, msn, e-mail)

VELO

Velo, parabéns pela iniciativa, baixei o pdf, dei uma lida no primeiro capítulo e achei o conteúdo muito bom. Porém se pretende colocar esse documento na página principal do Hibernate, sugiro que revise o documento, concordâncias, etc…

Segue abaixo algumas sugestões:

reflection do java

reflexão do java

iremos precisar de um banco de dados. O HSQL DB, um SQL DBMS feito
em java, pode ser baixado através do site do HSQL DB. Atualmente, você só precisa baixar o hsqldb.jar. Coloque
este arquivo no diretório da pasta de desenvolvimento lib/.

precisaremos de um banco de dados…

irá armazenar
arquivos de dados. Agora iremos iniciar o banco de dados executando java -classpath
../lib/hsqldb.jar org.hsqldb.Server neste diretório de dados. Você pode ver ele iniciando e conectando
ao socket TCP/IP, será onde nossa aplicação irá se conectar. Se você deseja iniciar uma nova base de dados durante
este tutorial, finalize o HSQL DB(pressionando o CTRL + C na janela), delete todos os arquivos no diretório
data/, e inicie o HSQL BD novamente.

armazenará… iniciaremos… Vê-lo… se conectará…

mas iremos
usar o pool de conexão interna para este tutorial.

mas usaremos…

Nos iremos, agora, compilar o tutorial com Ant. Você ira precisar do Ant instalado ? se encontra disponível na
página de download do Ant [http://ant.apache.org/bindownload.cgi]. Como instalar o Ant, não será abordado
aqui. Caso tenha alguma dúvida, por favor, acesso o manual do Ant [http://ant.apache.org/manual/index.html].
Depois que tiver instalado o Ant, podemos começar a criar o arquivo build.xml. Este arquivo será chamado de
build.xml e colocado no diretório de desenvolvimento.

Agora compilaremos… Você precisará…

Isto irá dizer ao Ant para adicionar todos os arquivos no diretório lib terminando com .jar, no classpath usado
para compilação. Irá também irap copiar todos os arquivos não-java para o diretório de compilação (arquivos
de configuração, mapeamento). Se você executar o ant agora, deverá ter esta saída.

Isto dirá… copiará…

Nos iremos criar uma classe helper HibernateUtil, que toma conta do startup e faz acesso a uma SessionFactory
de maneira conveniente. Vamos dar uma olhada na implementação:

Criaremos…

Peguei apenas alguns trechos, mas esses “erros” estão presentes em quase todos parágrafos do primeiro capítulo (único que eu li).

Sugiro que revise o seu texto.

Entenda como uma crítica construtiva, pois como você mesmo disse é importante mostrar que a comunidade brasileira é forte, isso inclui conhecer a própria lingua. :smiley:

Abraços,
Osvaldo Andrade

Opa Osvaldo…

A tradução foi feita por varias pessoas, algumas mais troxeram o texto do ingles por português numa tradução mais direta e outras leram, e reescreveram com o mesmo significado em português.

Por isso, a gente está num trabalho de revisão, tanto essas de concordância quanto de colocar no w*rd e revisar a ortografia.

Tem uma capitulo que ei tive de reescrever alguns paragrafos pra ficar mais claro, afinal, como você falou, concordância é muito importante, hehehe…

Se você estiver afim de se juntar a esse grupo de revisão…

VELO

Velo,

Você sabe se estão traduzindo o Hibernate Annotations?

Valeu…

Nem ideia ferinha…

Mas acho dificil. Estamos pensando em organizar um grupo pra traduzir esse tbm. Mas por enquanto, o reference eh prioridade.

VELO

Cara parabens, ficou muito bom…

Opaaaaa… Essa parte cabia a mim… hehehehe :?

Valeu pela correção… foi um vacilo meu.