Pessoal, eu sei que o Hibernate é ótimo para gerar mapeamento O-R, mas aí vai a pergunta de “newbie” em Hiber:
E em bases já consolidadas, pré-existentes, vale a pena usar o Hibernate, ou eu estaria criando uma camada de abstração a mais?Há um trabalho maior?Tipow, não será java–Hibernate-geraBase, e sim base gerada-Hibernate.Vantagens e desvantagens.
ae meu amigo irolynx,
eu tive um problema algum tempo à tras justamente sobre esse assunto que vc acabou de postar !!
eu tinha um base na mão muito mal definida, com principios básicos de DBA sendo quebrados,
um exemplo Uma tabela na sua primary key consistia em jave composta, cujo um dos campos
era AUTO_INCREMENT e outro FOREIGN KEY, então o hibernate já não permite fazer esse tipo de
mapeamento, esse era somento um dos problemas, as dependencias das tabelas era muitas
ou seja pra eu carregar o gráfos de objetos daquela funcionalidade era nescessário carregar toda a base de dados,
isso me consumia um tempo incrivel.
bom esses foram um dos problemas q aconteceram comigo.
agora, você tendo uma base bem definida, com nada de " POG ", acho que vale a pena sim, principalmente prq
essa framework hibernate ela permite transações tranparente com uma api muito simples e fácil de se trabalhar!!!
bom essa é minha opnião, vlew abraço !!!
resumindo seria:
quanto mais conceitualmente correto estiver seu db mais facil será começar usar hibernate…
isso ?
e por ai vai !!!
partindo principio q já haja uma base existente…
vc tem algumas melhorias do tipo, poder gerar seus POJOS a partir da base consolidada de maneira automática. EMBORA eu não saiba (porque ainda não tentei) como o tools traba a questão da herança se é que ele trata…
Realmente você adiciona uma camada de abstração, o que gera alguns milisegundos a mais na sua parformance de acesso, mas a facilidade que isso lhe dá compensa, dependendo da aplicação.
soudaniel_01 , suas dicas são valiosas!
Tecnoage, eu nemsabia que dava para gerar o inverso(das tabelas para POJOS)!
Mas a minha preocupação é que o sistema(que está sendo migrado de Interbase para MySQL5 e era Desktop-Delphi e para Web ), tem muitos dados que serão difíceis de mudar(no sentido de alterar muito a estrutura do BD), e não sei muito o que falar das dependências entre si(entre eles), mas serão muitos relatórios e gráficos gerados a partir do BD, por isso meu medo em relação ao Hibernate.