Gostaria da opinião de vocês sobre o software q estou fazendo

O título resume tudo… Estou desenvolvendo o software para me ajudar na gerencia da obra… Então ficou meio estranho, como eu não sei gerenciar obras, fiquei meio perdido ao fazer o software… Mas quero mostrar o que eu estou fazendo até o momento…

O que esta faltando? O que pode melhorar?
Obrigado!

Buddy…

Não tenho muito a comentar… pq eu não sei até onde vai a necessidade… Mas um comentário pessoal sobre estética msm, eu tava olhando e não sabia o q tava doendo minha vista, foi qndo percebi que os labels estão desalinhados com os campos de input. Se concorda comigo não acha q ficaria melhor alinhado os elementos?

PS: Voce poderia melhorar a forma como ele carrega os projetos dependendo do volume de dados… uma tabela qm sabe pra visualizar/filtrar/ os projetos assim o usuario pode ter uma visão geral rápida sobre todos os projetos. E um modulo de relatorio pra impressão, relatorios são fundamentais em sistemas, é como se fosse o produto final de tudo q seu sistema gerenciou.

Good luck

[quote=wallashss]Buddy…

Não tenho muito a comentar… pq eu não sei até onde vai a necessidade… Mas um comentário pessoal sobre estética msm, eu tava olhando e não sabia o q tava doendo minha vista, foi qndo percebi que os labels estão desalinhados com os campos de input. Se concorda comigo não acha q ficaria melhor alinhado os elementos?

PS: Voce poderia melhorar a forma como ele carrega os projetos dependendo do volume de dados… uma tabela qm sabe pra visualizar/filtrar/ os projetos assim o usuario pode ter uma visão geral rápida sobre todos os projetos. E um modulo de relatorio pra impressão, relatorios são fundamentais em sistemas, é como se fosse o produto final de tudo q seu sistema gerenciou.

Good luck[/quote]

Thank-you Wallashss, eu tentei alinhá-los, inclusive segui as linhas que o netbeans coloca como referencia… nao entendi muito bem o que você quis dizer…

Sobre o módulo de Relatórios concordo plenamente, porem ainda não sei gerar relatórios … preciso aprender logo hehehe

OBS: minha aplicação está sem Banco de Dados por enquanto, pois ainda não aprendi no facul… Tenho até muito material para estudo, mas não o desenvolvi pois não estava querendo colocar os bois na frente da carroça… bobagem minha né?

Minha dica eh vc alinhar como html as labels com os campos, linhas e colunas celulas com texto alinhado a esquerda.

Imagem 1: Vc começou alinhando as labels certinho de projeto at cliente, as demais apareceu uma vala, deixa o tenta manter uniforme. Nos campos de input é o contrário… vc alinhou os campos certinhos de cidade at data inicio, porém os anteriores cliente e nome de projeto não ficaram conforme… se vc vai alinhar direita ou esquerda vc decide mas tentar manter igual, acredito que fica melhor e mais harmônico.

Sobre relatorios, pra j2se não conheço també, nenhuma ferramenta/pacote/framework ou qlqer coisa q seja pra te indicar, mas com certeza tem coisa sim. Google it!

Good luck

PS: Algo no fundo do meu coração dizia q isso tinha sido feito no Netbeans… rsrsrsrs

É uma boa msm pra produzir e aprender, mas não te acostuma mto não. Fazer uma vez tudo na mão te ajudar a aprender muitas coisas

o/

[quote=wallashss]PS: Algo no fundo do meu coração dizia q isso tinha sido feito no Netbeans… rsrsrsrs

É uma boa msm pra produzir e aprender, mas não te acostuma mto não. Fazer uma vez tudo na mão te ajudar a aprender muitas coisas

o/[/quote]

obrigado pelas dicas…

agora entendi o que você quis dizer…

vou fazer as mudanças agora e atualizar as imagens…

pronto, atualizei a tela … imagem n 1

ve se ficou bom

abrazz

Além das dicas do colega acima.
Sugiro que procure um amigo, colega ou conhecido que trabalhe na area.
Veja com eles necessidades que ele precisa em um software e procure estudar programas semelhantes.
Depois disso procure um diferencial para seu produto.

Sobre relatórios, iReport sem dúvida. Banco de dados, experimente HSQLDB. Fácil de instalar, usar, distribuir. Se tiver que usar isso standalone, sua aplicação poderá rodar dentro de um pen-drive, por exemplo.
Parabéns, está começando com o pé direito.

Sugiro que você mostre para seu cliente. Assim ele pode opinar e já dizer de antemão o que ele quer que fique, e o que quer que mude.

Dê uma olhada no TableFilter, do projeto towel, para adicionar o recurso de auto-filtro do excel nas tabelas. Espero que você não esteja cometendo os erros básicos de usar o DefaultTableModel (o ObjectTableModel do Towel é um bom substituto) ou de usar o setLayout(null).

Bom dia, amigo.

Eu como você desenvolvia no netbeans, não temo os layout fica desalinhado mesmo.

Para alinhar com perfeição você pode usar o Gerenciador de Layout que pode ser JGoodies http://www.jgoodies.com/.
Sugiro que veja os demos neste site.

Meus parabéns pela atitude.

[quote=ViniGodoy]Sugiro que você mostre para seu cliente. Assim ele pode opinar e já dizer de antemão o que ele quer que fique, e o que quer que mude.

Dê uma olhada no TableFilter, do projeto towel, para adicionar o recurso de auto-filtro do excel nas tabelas. Espero que você não esteja cometendo os erros básicos de usar o DefaultTableModel (o ObjectTableModel do Towel é um bom substituto) ou de usar o setLayout(null).[/quote]

Obrigado pela resposta… Não estou usando DefaultTableModel não, você já me ensinou esta lição :wink: E o cliente final sou eu, que não entendo do assunto hehe…
e não estou usando setLayout(null) não… Sobre o projeto do Towel vou dar uma olhada…

[quote=Daniel.F]
Para alinhar com perfeição você pode usar o Gerenciador de Layout que pode ser JGoodies http://www.jgoodies.com/.
Sugiro que veja os demos neste site. [/quote]

Vou olhar amigo,
muito obrigado!

Há quanto tempo que você fazia ?? pois com o gerenciador de Layouts do Matisse, fica tudo no jeito, desde o NetBeans 6.8, não testei Desktop nas versões anteriores a 6.8…

Abs []

Usava a versão 6.0 e não era possível manter alinhado com perfeição.

Oi,

Quanto tempo de desenvolvimento?
Ficou muito bom… :stuck_out_tongue:

Continue nesse caminho, você vai longe.

Eu não costumo fazer isso e peço desculpas por invadir o tópico assim pra mudar o assunto…

Mas esse nick e esse avatar… do fundo do baú hein…rs

Me lembrei da minha infância…rs

EDIT: Já que invadi o tópico, me sinto na obrigação de dar uma opinião.

Achei que o software tá com visual bem legal…

Conforme dito pelos outros colegas: veja se o cliente aprova e procure usar as boas práticas no código…

Boa sorte!

Você está querendo avaliar com a gente só a camada de interface?

Você pode aproveitar o fórum pra avaliar sua estrutura, negócio e modelagem.

Em relação aos campos Cliente. Claro que você deve possuir uma tabela CLIENTE, e no projeto usar a chave estrangeira do CLIENTE, e não colocar todos as informações do CLIENTE na tabela de PROJETO.

Seu projeto também deve prever obras para clientes pessoa jurídica (com CNPJ e não RG).