Google organiza evento e anuncia Chrome OS para 2010

[quote=rmendes08][quote=nadilsons][quote=chun]Eu acredito que este ChromeOS nao vai pegar , pelo menos não aqui no brasil…

Essa ideia de que “Um browser é tudo de que voce precisa” é simplesmente ridicula.
[/quote]

Tbm concordo que essa idéia eh ridícula; e só tem um objetivo: aumentar a receita com adsense aumentando o tráfego na internet.
Eu, na maior parte do tempo, utlizo meu computador desplugado da net… dificilmente trocaria meu ubuntu por esse chrome OS… mas vamos ver no que vai dar.[/quote]

Bingo camarada! Mais alguém aqui acha que produto novo é de graça ?

Bem, eu simplesmente gostaria de entender porque foi criado esse maniqueísmo Microsoft X Google, como se a Microsoft fosse um feiticeiro maligno e o Google um paladino de armadura sagrada. Como se apenas a Microsoft tivesse interesse em ganhar dinheiro e o Google fosse um amontoado de nerd bicho-grilo. Ou ainda, como se a Microsoft fosse “mais capitalista” e o Google “menos capitalista”.
Resumindo: as duas tem o mesmo objetivo - lucrar. O que as diferencia são as estratégias e o relacionamento com o cliente, uma cobra diretamente pelo produto e a outro cobra que lucra com o produto. Simples assim.

Quanto ao ChromeOS propriamente dito. A ideia não é nem um pouco ridicula. É claro que as pessoas não migrarão do plain-old-windows para o Chrome do dia para a noite, mas o fato é que todas as aplicações corriqueiras tem otimos substitutos na internet. Talvez não tenhamos essa percepção porque temos que pagar o olho da cara por míseros 2 Mbps de conexão. Mas essa visão muda se pensarmos em conexões de 20, 30 ou até 50 Mbps. Essa disponibilidade de banda é mais do que suficiente para acessar: um ótimo cliente de e-mail, instant messaging, ouvir músicas, assistir vídeos, jogar pac-man, editar um texto e criar uma planilha. Não seriam essas as necessidades de 95% dos usuários de computador hoje ? Mais ainda, não é essa a expectativa de pelo menos uns 98% das pessoas que compram um Positivo ?

Mas vocês podem perguntar: as pessoas já não poderão fazer isso com Windows ? A resposta é sim. Mas e as pessoas que estão comprando o seu primeiro computador, não tem a menor idéia do que é um SO, chegam na loja, e veem o mesmo modelo, com cerca de 300 a 400 reais de diferença por conta de uma licença Windows ?

Assim, como diz o velho ditado, o Google não está fazendo nada mais do que “puxando a brasa para a sua sardinha”. Analisar o ChromeOS com um ponto de vista puramente técnico ou como um usuário de Eclipse, Photoshop e outras programas pesados é um erro.[/quote]

conexao de 20mbps? so se voce morar na paulista filhao! e olhe la, nem daqui a 3, 5 ou 10 anos, isso sim que eu chamo de nicho de mercado!

engraçado a imagem, mas faltou colocar ela com créditos do autor da onecomics. nada demais, e apenas por curiosidade!!!
http://www.onecomics.it/12/09/2008/google-sfida-microsoft-con-chrome/google-chrome-vs-microsoft-windows/

isto foi um dos fatores que motivou antecipação da GPLv3

é verdade, inclusive existe grande participação de desenvolvedores aqui no brasil
http://www.debian.org/devel/index.pt.html

[quote=benflodin][quote=rmendes08][quote=nadilsons][quote=chun]Eu acredito que este ChromeOS nao vai pegar , pelo menos não aqui no brasil…

Essa ideia de que “Um browser é tudo de que voce precisa” é simplesmente ridicula.
[/quote]

Tbm concordo que essa idéia eh ridícula; e só tem um objetivo: aumentar a receita com adsense aumentando o tráfego na internet.
Eu, na maior parte do tempo, utlizo meu computador desplugado da net… dificilmente trocaria meu ubuntu por esse chrome OS… mas vamos ver no que vai dar.[/quote]

Bingo camarada! Mais alguém aqui acha que produto novo é de graça ?

Bem, eu simplesmente gostaria de entender porque foi criado esse maniqueísmo Microsoft X Google, como se a Microsoft fosse um feiticeiro maligno e o Google um paladino de armadura sagrada. Como se apenas a Microsoft tivesse interesse em ganhar dinheiro e o Google fosse um amontoado de nerd bicho-grilo. Ou ainda, como se a Microsoft fosse “mais capitalista” e o Google “menos capitalista”.
Resumindo: as duas tem o mesmo objetivo - lucrar. O que as diferencia são as estratégias e o relacionamento com o cliente, uma cobra diretamente pelo produto e a outro cobra que lucra com o produto. Simples assim.

Quanto ao ChromeOS propriamente dito. A ideia não é nem um pouco ridicula. É claro que as pessoas não migrarão do plain-old-windows para o Chrome do dia para a noite, mas o fato é que todas as aplicações corriqueiras tem otimos substitutos na internet. Talvez não tenhamos essa percepção porque temos que pagar o olho da cara por míseros 2 Mbps de conexão. Mas essa visão muda se pensarmos em conexões de 20, 30 ou até 50 Mbps. Essa disponibilidade de banda é mais do que suficiente para acessar: um ótimo cliente de e-mail, instant messaging, ouvir músicas, assistir vídeos, jogar pac-man, editar um texto e criar uma planilha. Não seriam essas as necessidades de 95% dos usuários de computador hoje ? Mais ainda, não é essa a expectativa de pelo menos uns 98% das pessoas que compram um Positivo ?

Mas vocês podem perguntar: as pessoas já não poderão fazer isso com Windows ? A resposta é sim. Mas e as pessoas que estão comprando o seu primeiro computador, não tem a menor idéia do que é um SO, chegam na loja, e veem o mesmo modelo, com cerca de 300 a 400 reais de diferença por conta de uma licença Windows ?

Assim, como diz o velho ditado, o Google não está fazendo nada mais do que “puxando a brasa para a sua sardinha”. Analisar o ChromeOS com um ponto de vista puramente técnico ou como um usuário de Eclipse, Photoshop e outras programas pesados é um erro.[/quote]

conexao de 20mbps? so se voce morar na paulista filhao! e olhe la, nem daqui a 3, 5 ou 10 anos, isso sim que eu chamo de nicho de mercado![/quote]

Por isso mesmo que eu disse que é difícil para nós ter essa visão para trabalhar puramente on-line. Essas velocidades são comuns nos EUA, Europa, Coréia e Japão e, coincidentemente, são os países que concentram o capital mundial.

Pra todos os efeitos, o Chrome OS é só uma distro Linux com um gerenciador de janelas leve, próprio do Google e que unifica no navegador as funções de gerenciador de arquivos, como o Konqueror.

Mesmo assim, acho difícil essa moda “pegar” tão cedo, você vê isso até pela baixa aceitação do Linux como desktop, pode até ser suficiente para 99% das atividades de uma pessoa, mas quando essa pessoa esbarrar nesse 1% que falta (e isso sempre acontece) ela vai se desinteressar. Não é só o geral, o comum, os detalhes “chatos” são muito importantes e fazem qualquer usuário abandonar uma solução.

Mesmo assim, acho difícil essa moda “pegar” tão cedo, você vê isso até pela baixa aceitação do Linux como desktop, pode até ser suficiente para 99% das atividades de uma pessoa, mas quando essa pessoa esbarrar nesse 1% que falta (e isso sempre acontece) ela vai se desinteressar. Não é só o geral, o comum, os detalhes “chatos” são muito importantes e fazem qualquer usuário abandonar uma solução.[/quote]

Também não acho que “pegue” tão cedo. Pra falar a verdade, eu vejo mais como uma prova de conceito no curto prazo. Mas acho que é um futuro quase certo para daqui a uns 10 ou 15 anos. Os serviços de cloud estão cada vez mais populares no meio corporativo, e eu acho que é a tendência para o usuário doméstico, as tecnologias de RIA estão evoluindo muito bem, e a meu ver, a principal limitação ainda é a largura de banda.

[quote=chun]Essa ideia de que “Um browser é tudo de que voce precisa” é simplesmente ridicula.
[/quote]

Eu discordo, e acho muito interessante a idéia.
Para a maioria de nós, ‘heavy users’ talvez seja inútil mesmo. Mas se eu tivesse uma empressa de telemarketing com mais de 1k de estações/usuários que não precisam de nada além de um navegador e uma suíte de escritório. ChromeOS seria uma idéia bem atrativa para mim.
Pra falar a verdade na minha empresa os usuários administrativos(RH, Secretaria, Financeiro, etc), vão ter um ChromeOS ou um Linux personalizado beeeeem próximo dele.

[quote=Rafael Nunes][quote=chun]Essa ideia de que “Um browser é tudo de que voce precisa” é simplesmente ridicula.
[/quote]

Mas se eu tivesse uma empressa de telemarketing com mais de 1k de estações/usuários que não precisam de nada além de um navegador e uma suíte de escritório. ChromeOS seria uma idéia bem atrativa para mim.
Pra falar a verdade na minha empresa os usuários administrativos(RH, Secretaria, Financeiro, etc), vão ter um ChromeOS ou um Linux personalizado beeeeem próximo dele.[/quote]

Estou imaginando como seria isto. Voce confiaria a cada atendente uma senha que ele pode usar pra acessar o cadastro dos clientes de qualquer computador conectado na internet?

Será que vai ser 99% online?

como seria para eu programar em java neste OS? No caso instalar o eclipse :)))))

[quote=Mauricio de Mello]Será que vai ser 99% online?

como seria para eu programar em java neste OS? No caso instalar o eclipse :)))))[/quote]

Voce teria que hackear o sistema primeiro para então poder instalar qualquer aplicativo.

Só um parênteses…cara, vc tem a foto do Gianechini no seu avatar…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk[/quote]

hUIOAehuioHAeihUIOAEhUIOAEHuioHEAuoihAOIUEhUIOAHEuioHEuiohUAIEOhuioAEi pqp!!!

[quote=Mauricio de Mello]Será que vai ser 99% online?

como seria para eu programar em java neste OS? No caso instalar o eclipse :)))))[/quote]
Quem sabe pode surgir um novo nicho mercado na internet?
Editores e compiladores on-line, se é que já não tem, não me surpreendo mais com nada.

[quote=mochuara]
Estou imaginando como seria isto. Voce confiaria a cada atendente uma senha que ele pode usar pra acessar o cadastro dos clientes de qualquer computador conectado na internet?[/quote]

Exato. Numa aplicação web, por exemplo.

[quote=Rafael Nunes][quote=mochuara]
Estou imaginando como seria isto. Voce confiaria a cada atendente uma senha que ele pode usar pra acessar o cadastro dos clientes de qualquer computador conectado na internet?[/quote]

Exato. Numa aplicação web, por exemplo.[/quote]

Boa sorte na contratação de 1000 atendentes de confiança que poderão acessar todos os dados do seus clientes até mesmo da lan-house do bairro.

Que nada, nem precisa de sorte, só de duas linhas no iptables.
Ou em última hipótese um ServletFilter.

[quote=juliofsn][quote=Mauricio de Mello]Será que vai ser 99% online?

Quem sabe pode surgir um novo nicho mercado na internet?
Editores e compiladores on-line, se é que já não tem, não me surpreendo mais com nada.[/quote]

Se eu entendi bem, o Windows Azure, oferecerá uma suíte para desenvolvimento de aplicações cloud para desenvolvedores. A partir de janeiro o serviço estará disponível e em fevereiro passará a ser cobrado. Acho que vale a pena conferir.

[quote=Rafael Nunes]
Que nada, nem precisa de sorte, só de duas linhas no iptables.
Ou em última hipótese um ServletFilter.[/quote]

Ok, então não vai poder acessar da lan-house, mas dizer que é simples colocar uma empresa toda online?

Pelo contrário, eu diria que a maioria das empresas não é sofisticada o suficiente pra expor todo seu negócio na internet publica dessa maneira.

Google diz que PCs vão iniciar em sete segundos ou menos

Sou totalmente a favor de uma cultura mais web-enabled no enterprise software mas não acredito que o googleOS seja suficiente pra mudar essa realidade. Pra mim o máximo que vai acontecer é uma inundação de terminais baratos fabricados na china rodando o google OS e, se isto acontecer pode ser considerado sucesso ou fracasso? Não tenho a menor ideia.

[quote=mochuara]Ok, então não vai poder acessar da lan-house, mas dizer que é simples colocar uma empresa toda online?
Pelo contrário, eu diria que a maioria das empresas não é sofisticada o suficiente pra expor todo seu negócio na internet publica dessa maneira.[/quote]

Simples não é, nem um pouco. E também acho que pouquíssimas empresas estão preparadas para isso.
O que eu vejo é uma economia monstruosa em licenças, máquinas(até mesmo virtualizar), etc.
E nem precisa estar online, o cara pode usar o browser ainda digitando 192.168.0.200/sistema. Meu ponto é que a grande maioria dos usuários da empresa não precisam de 90% do que tem no SO.