Caros não sei se vocês perceberam, mas vi agora a pouco pelo site da infoworld, divulgação que a google lançou recentemente uma nova linguagem de programação chamada ‘Go’, afim de juntar o melhor dos dois mundos entre Python e C/C++. Bem isto eu estou especulando e talvez a curto prazo, mas segue abaixo resumo da notícia:
[quote]O Google anunciou sua nova linguagem de programação, chamada ?Go?. Moderna, ela possui design orientado a objetos com sintaxe parecida com C/C++, e oferece dentre outras coisas garbage-collector, suporte a multi-processamento e reflections. Robert Griesemer, Ken Thompson, e Rob Pike iniciaram o projeto em 2007, que agora está reforçando a linha opensource do Google, pois ?Go? é distribuída sob a licença BSD.
O objetivo da empresa é obter uma linguagem que possa unir a velocidade de desenvolvimento de linguagens dinâmicas (como Python) com a performance e segurança de uma linguagem compilada (como C ou C++). Ou seja, querem juntar o melhor de dois mundos, e esse é o sonho de toda linguagem de programação: ser fácil, eficiente e segura.
O que raios levou o Google a criar sua sua própria linguagem de programação? cutucar a Microsoft? lançar mais produtos? fugir das limitações das linguagens atuais? Seja qual for o motivo, esse lançamento é mais um enorme passo do Google em busca do domínio mundial, além de avançar por novos caminhos.
Uma nova linguagem de programação própria pode ser ponto chave para a consolidação de seus sistemas operacionais (Android e Chrome OS). Atrair os desenvolvedores deverá ser o próximo passo para que o ?Go? não morra na praia. Se você ficou interessado em fazer parte do lado negro da força, acesse o site oficial da linguagem ?Go? e devore os tutoriais.[/quote]
O que raios levou o Google a criar sua sua própria linguagem de programação? [2]
A linguagem é poderosa, trabalha com alocação dinâmica em baixo nível, dentre outras loucuras interessantes. Acho que a ideia do tipo vir depois do nome da variável é estranha (questão de costume mesmo). Na verdade, não gosto de tipagem estática, mas… =)
Edit: IMHO, a linguagem não vai emplacar no sentido de dominar o “mercado de linguagens”. Linguagens como Java, C# e Python estão aí a mais tempo e são mais simples. Go vem mais como uma tentativa de tomar o lugar do C++.
Quem escreveu o texto deixou claro que não sabe o que + 1 linguagem de tantas que existem tem a acrescentar, mas diz que é um grande passo para o “dominio mundial”. :lol:
Pelo menos ela não copiou as bibliliotecas do Java com foi feito pela Microsoft para criar o C#, rsrs.
Minha opinião o Google tá ai para bater de frente com a Microsoft, primeiro lançou o navegador Chrome X Internet Explorer, depois cogitou em sistema operacional Chrome OS X Windows, tem o Android X Windows Mobile e agora o GO que pode bater fácil na plataforma Microsoft .net.
E o melhor de tudo, as tecnologias oferecidas pelo Google são baseadas e Linux e Open Souce.
Acho que a Microsoft só vai ficar com o mercado de hardware mesmo(vendendo mouse), rsrs.
Bato palma para o Google, que vem trazendo muitas novidades tecnológicas.
[quote=Bird89du]É uma proposta interessante do Google,
Pelo menos ela não copiou as bibliliotecas do Java com foi feito pela Microsoft para criar o C#, rsrs.
Minha opinião o Google tá ai para bater de frente com a Microsoft, primeiro lançou o navegador Chrome X Internet Explorer, depois cogitou em sistema operacional Chrome OS X Windows, tem o Android X Windows Mobile e agora o GO que pode bater fácil na plataforma Microsoft .net.
E o melhor de tudo, as tecnologias oferecidas pelo Google são baseadas e Linux e Open Souce.
Acho que a Microsoft só vai ficar com o mercado de hardware mesmo(vendendo mouse), rsrs.
Bato palma para o Google, que vem trazendo muitas novidades tecnológicas.
flw[/quote]
O que eu acho incrível é como o pessoal trata a Microsoft como bandido e o Google como mocinho da história. Não acredito que o google faça alguma coisa apenas para ajudar alguém porque é bonzinho. Tomem cuidado, pois a tirânia da Microsoft é escancarada e não nos engana, mas será que o Google não é um lobo em pele de cordeiro?
[quote=thiago_algo]
O que eu acho incrível é como o pessoal trata a Microsoft como bandido e o Google como mocinho da história. Não acredito que o google faça alguma coisa apenas para ajudar alguém porque é bonzinho. Tomem cuidado, pois a tirânia da Microsoft é escancarada e não nos engana, mas será que o Google não é um lobo em pele de cordeiro?[/quote]
Concordo que não devemos achar que ninguém é mocinho ou bandido, mas reconhecer quando um Grupo está realmente investindo em desenvolvimento Tecnológico ou repudiar outra empresa que cria padrões próprios para seus programas ou linguagens para não rodar em outra plataforma.
Essa é a grande diferença entre a Microsoft e uma empresa digna de palmas.
Concordo com o Chun.
Google parece estar saindo daquele padrão “Integrável com qualquer sistema” para uma coisa mais proprietária, algo como o ?Google Way?.
E antes de jogarem as pedras, não estou falando de software livre ou coisas do gênero. Meu ponto é que agora eles estão querendo dizer como a coisa deve ser feita e de preferência com as ferramentas deles.
E por isso que concordo com o Chun, parece que estão perdendo o fôlego para inovações.
[quote=yorgan]Concordo com o Chun.
Meu ponto é que agora eles estão querendo dizer como a coisa deve ser feita e de preferência com as ferramentas deles.
[/quote]
A tirania da MS é escancarada porque a empresa está aí há 30 anos.
Até a Apple caiu no conto deles quando entregaram o sistema de janelas para que a MS montasse o Windows.
Também acho que não estaremos vendo o Google com bons olhos daqui 20 anos, quando ele estiver no lugar da MS e o windows for apenas uma lembrança ruim.