Google e o processo da Oracle contra o Android

[quote=j-menezes][quote=Hermanoz][quote=andre_salvati][quote=juliocbq]

A indenização de 1 bilhão caiu para 2 milhões, …[/quote]

Que??? Então deduzo que o Google só continua o processo por questão de honra. 2 milhões é trocado pra quem tem um faturamento anual de mais de 20 bilhões/ano.[/quote]

Na verdade 2 milhões foi o que o Google sugeriu como indenização. Na prática uma admissão de culpa.

A Oracle, por sua vez, pede 1 bi (de 6 bi que foi pedido inicialmente) e a proibição de aparelhos com sistema Android no mercado.

[/quote]

Sim, essa sugestão da google é uma admissão de culpa.

[/quote]

Não foi sugestão da google, foi uma ordem judicial. Leiam as fontes antes pessoal.

http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Valor-de-indenizacao-em-processo-da-Oracle-contra-o-Google-e-reduzido-novamernte_a45521_z396.aspx

[quote=juliocbq][quote=Hermanoz][quote=andre_salvati][quote=juliocbq]

Que??? Então deduzo que o Google só continua o processo por questão de honra. 2 milhões é trocado pra quem tem um faturamento anual de mais de 20 bilhões/ano.[/quote]

Na verdade 2 milhões foi o que o Google sugeriu como indenização. Na prática uma admissão de culpa.

A Oracle, por sua vez, pede 1 bi (de 6 bi que foi pedido inicialmente) e a proibição de aparelhos com sistema Android no mercado.

[/quote]

O dia que você desenvolver um produto nos EUA vai cair em uma situação chamada “inferno das patentes”. É praticamente impossível não esbarrar em nenhuma, aliás é um problema que as empresas americanos enfrentam a certo tempo. O que a google alega é que usou partes opensource da plataforma java, então não há como haver quebra de patentes.

A ordem para a redução da multa foi judicial. Não foi proposta pela google, veja:

http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Valor-de-indenizacao-em-processo-da-Oracle-contra-o-Google-e-reduzido-novamernte_a45521_z396.aspx[/quote]

Não é assim não, juiz não vai colocando preço nas coisas dos outros a torto e a direito.

O Juiz pode até sugerir, mas, quem entrou com o processo não tem obrigação nenhuma de aceitar.

[quote=Botocudo][quote=Rafael Rossignol]Ta, vou contar pra vcs como aconteceu:
o Brin e o Page tavam em reunião com o staff do google, explicaram toda a história do android (isso antes de faze-lo), aí um dos advogados da reunião disse:
"Olha, segundo as licensas e tal agente pode fazer isso, mas pode dar merda!"
ouçam o q to dizendo “vai dar merda”

aí um outro cara que mandava mais q o advogado falou assim
"continua fazendo essa joça aí pq se der merda eu me responsabilizo"

hoje não se sabe quem falou q ia se responsabilizar
assim como td que acontece nas nossas empresas

rs[/quote]

Tim Lindholm não é advogado, ele é engenheiro e autor do livro Java Virtual Machine Specification[/quote]

Ele disse que podia dar merda?

[quote=Rafael Rossignol][quote=Botocudo][quote=Rafael Rossignol]Ta, vou contar pra vcs como aconteceu:
o Brin e o Page tavam em reunião com o staff do google, explicaram toda a história do android (isso antes de faze-lo), aí um dos advogados da reunião disse:
"Olha, segundo as licensas e tal agente pode fazer isso, mas pode dar merda!"
ouçam o q to dizendo “vai dar merda”

aí um outro cara que mandava mais q o advogado falou assim
"continua fazendo essa joça aí pq se der merda eu me responsabilizo"

hoje não se sabe quem falou q ia se responsabilizar
assim como td que acontece nas nossas empresas

rs[/quote]

Tim Lindholm não é advogado, ele é engenheiro e autor do livro Java Virtual Machine Specification[/quote]

Ele disse que podia dar merda?[/quote]

De onde veio isso?

[quote=juliocbq]
O dia que você desenvolver um produto nos EUA vai cair em uma situação chamada “inferno das patentes”. É praticamente impossível não esbarrar em nenhuma, aliás é um problema que as empresas americanos enfrentam a certo tempo. O que a google alega é que usou partes opensource da plataforma java, então não há como haver quebra de patentes.[/quote]

Acontece que o processo é relacionado a violação de copyright e não de patentes.

[quote=juliocbq]
A ordem para a redução da multa foi judicial. Não foi proposta pela google, veja:

http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Valor-de-indenizacao-em-processo-da-Oracle-contra-o-Google-e-reduzido-novamernte_a45521_z396.aspx[/quote]

Julio, se não for pedir demais, poderia citar uma fonte mais confiável do que essa?

Gente criei uma história ficticia da epoca para ilustrar com humor o q houve, não falei nada de juiz ou de um engenheiro autor de livro.

Muito provavelmente na epoca o google sabia que podia dar problema, mas leis não são uma ciencia exata, eles sabiam que podiam contornar caso alguém quisesse reivindicar os direitos, e é o que está havendo agora.
O que acontece no mundo empresarial quando alguém vai fazer alguma coisa que sabe que pode dar merda? alguem que manda mais que todo mundo diz “Deixa comigo! Vem na minha!” provavelmente foi o que aconteceu, agora vamos ver no que vai dar.

Minha opinião: sun/oracle foi incompetente, tinham a faca, o queijo, o pão, um temperinho e não fizeram o sanduiche, podiam ter feito o “j3me” o “new java me”, seja la o que for, não fizeram.
O google pegou as idéias boas do java e fez o android, resta-nos saber se ela usou realmente as partes que poderia usar.

[quote=j-menezes][quote=juliocbq][quote=Hermanoz][quote=andre_salvati][quote=juliocbq]

[/quote]

O dia que você desenvolver um produto nos EUA vai cair em uma situação chamada “inferno das patentes”. É praticamente impossível não esbarrar em nenhuma, aliás é um problema que as empresas americanos enfrentam a certo tempo. O que a google alega é que usou partes opensource da plataforma java, então não há como haver quebra de patentes.

Não é assim não, juiz não vai colocando preço nas coisas dos outros a torto e a direito.

O Juiz pode até sugerir, mas, quem entrou com o processo não tem obrigação nenhuma de aceitar.

[/quote]

O juiz não sugeriu j-menezes, ele ordenou. Dêem uma olhada nas patentes que estão sob o processo. 90% delas já foram descartadas do processo.

http://en.swpat.org/wiki/Oracle_v.Google%282010,_USA%29

Mas vou esperar pra ver o que acontecerá no final dessa briga que pode durar umas 6 semanas.

[quote=juliocbq][quote=j-menezes][quote=juliocbq][quote=Hermanoz][quote=andre_salvati][quote=juliocbq]

[/quote]

[/quote]

O juiz não sugeriu j-menezes, ele ordenou. Dêem uma olhada nas patentes que estão sob o processo. 90% delas já foram descartadas do processo.

http://en.swpat.org/wiki/Oracle_v.Google%282010,_USA%29

Mas vou esperar pra ver o que acontecerá no final dessa briga que pode durar umas 6 semanas.[/quote]

Por favor me mostra onde está a dita ordem judicial rebaixando o valor do processo pra 2 milhoes ?

[quote=j-menezes]

Por favor me mostra onde está a dita ordem judicial rebaixando o valor do processo pra 2 milhoes ?[/quote]

Existem muitas. Eu quero mostrar uma que não seja de páginas pessoais para dar mais credibilidade, mas se você googlar vai encontra várias.

http://www.ssipex.com/ssipex/ABOUTUSE/hotpointE/ABOUTUSE_742.html

[quote]
Judge Alsup ordered a considerable narrowing of the claims to ensure “only a triable number of these items” will be placed before a jury in October. He cut Oracle’s initial 132 claims to just three and allowed only eight prior art submissions by Google. Oracle will have to surrender 129 of its patent infringement claims against Google and Judge Alsup shut the door against Oracle refiling those claims in subsequent legal action unless it is against new products. Basically Oracle will have to completely drop 129 claims of patent infringement against Google’s Android operating system.[/quote]

já que é pra especular essa informação está mais de acordo de como o judiciario funciona.

http://oficialgleidsonalves.blogspot.com.br/2012/03/oracle-rejeita-acordo-com-google-por.html

[quote=j-menezes]já que é pra especular essa informação está mais de acordo de como o judiciario funciona.
http://oficialgleidsonalves.blogspot.com.br/2012/03/oracle-rejeita-acordo-com-google-por.html[/quote]

Essa fonte não está correta.
O judiciário reduziu 129 das 132 patentes que eram reclamadas pela Oracle. Agora são somente duas patentes supostamentes infringidas.
Se a google for condenada agora por essas não vai pagar mais que 100 milhões.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/04/oracle-comeca-julgamento-contra-o-google-em-temporada-cheia.html

Sobre a questão dos 2 milhões você tinha razão, o juiz reduziu para 100 milhões

De acordo com o documento abaixo os valores não vão ultrapassar 32 milhões no final
http://www.groklaw.net/article.php?story=20120319191637551

É como você disse, são especulações, mas as fontes são seguras.

Já vazou um email da equipe do Google mostrando exatamente isso: sabiam que usavam código incompatível com a licença, mas preferiram correr o risco. Quando indagado sobre isso, o Google deu uma ‘lulada’ e disse que não se lembrava de ter enviado esse email.

[quote=Rafael Rossignol]
Minha opinião: sun/oracle foi incompetente, tinham a faca, o queijo, o pão, um temperinho e não fizeram o sanduiche, podiam ter feito o “j3me” o “new java me”, seja la o que for, não fizeram.
O google pegou as idéias boas do java e fez o android, resta-nos saber se ela usou realmente as partes que poderia usar. [/quote]
A Sun não conseguiu evoluir o JME pra aproveitar os celulares mais potentes, infelizmente. Não sei se foi por causa da crise econômica que ela enfrentava ou por algum problema técnico. O JME 3.0 teve uma boa evolução, mas saiu tão atrasado que já chegou defasado. E o MIDP 3.0 jamais foi concluído. Hoje mesmo que lancem uma evolução, dificilmente ele vai conseguir tirar o atraso, a não ser em dispositivos embarcados.

marcosalex
Além de tudo isso, tem o marketing e os acordos comerciais pra usar seu produto.
Se isso não for bom na empresa, esquece ter um produto bom!

Tá cada vez mais evidente que realmente a google propôs um acordo a oracle e ela rejeitou.

uma das muitas fontes

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/04/oracle-comeca-julgamento-contra-o-google-em-temporada-cheia.html

A Oracle está buscando aproximadamente US$ 1 bilhão em violação de direitos autorais. Nas duas patentes, a companhia rejeitou uma oferta de acordo do Google de US$ 2,8 milhões, mais 0,5% da receita de uma patente do Android que expira em dezembro e 0,015% de uma segunda patente que expira em abril de 2018.

Bom, digamos que a oracle vença o processo e o judiciário aplique uma multa indenizatoria a favor da oracle, e ainda que o valor
não seja de U$ 1 bilhão e sim de US$ 30 milhões ou ainda menos, isso não para porai , o oracle terá todo o direito de exigir na justiça a proibição da google de usar a sua tecnologia e isso poderá travar o android.

Volto a falar, se a google propôs mesmo um acordo, isso já é uma confissão de culpa.

[quote=marcosalex][quote=Rafael Rossignol]
Muito provavelmente na epoca o google sabia que podia dar problema, mas leis não são uma ciencia exata, eles sabiam que podiam contornar caso alguém quisesse reivindicar os direitos, e é o que está havendo agora.
[/quote]
Já vazou um email da equipe do Google mostrando exatamente isso: sabiam que usavam código incompatível com a licença, mas preferiram correr o risco. Quando indagado sobre isso, o Google deu uma ‘lulada’ e disse que não se lembrava de ter enviado esse email.

[quote=Rafael Rossignol]
O google pegou as idéias boas do java e fez o android, resta-nos saber se ela usou realmente as partes que poderia usar. [/quote]
A Sun não conseguiu evoluir o JME pra aproveitar os celulares mais potentes, infelizmente. Não sei se foi por causa da crise econômica que ela enfrentava ou por algum problema técnico. O JME 3.0 teve uma boa evolução, mas saiu tão atrasado que já chegou defasado. E o MIDP 3.0 jamais foi concluído. Hoje mesmo que lancem uma evolução, dificilmente ele vai conseguir tirar o atraso, a não ser em dispositivos embarcados.[/quote]

Nem mesmo em embarcados. A intel já possui um acordo com a samsung(tizen), o android bem provavel vai rodar em atoms x86, e provavelmente será a panasséia dos embarcados juntamente com o qt pela capacidade que a plataforma tem. A Oracle tá perdendo a corrida(ou já perdeu).

Esse dispositivo abaixo pode rodar um win 7.

[quote=j-menezes]Tá cada vez mais evidente que realmente a google propôs um acordo a oracle e ela rejeitou.

uma das muitas fontes

A Oracle está buscando aproximadamente US$ 1 bilhão em violação de direitos autorais. Nas duas patentes, a companhia rejeitou uma oferta de acordo do Google de US$ 2,8 milhões, mais 0,5% da receita de uma patente do Android que expira em dezembro e 0,015% de uma segunda patente que expira em abril de 2018.

Bom, digamos que a oracle vença o processo e o judiciário aplique uma multa indenizatoria a favor da oracle, e ainda que o valor
não seja de U$ 1 bilhão e sim de US$ 30 milhões ou ainda menos, isso não para porai , o oracle terá todo o direito de exigir na justiça a proibição da google de usar a sua tecnologia e isso poderá travar o android.

Volto a falar, se a google propôs mesmo um acordo, isso já é uma confissão de culpa.

Acho difícil isso acontecer com apenas 2 patentes em processo, e nem foram comprovadas ainda que realmente foram infrigindas. Essas duas estão sendo colocadas como parte do openjdk, e a google alega que a própria oracle não pode exercer poder em cima delas com esse tipo de licença. Caso a oracle comprove que são “integrantes da parte proprietária” do software aí é outra história.
Eu imagino que a oracle foi muito contraditória criando um projeto opensource que na verdade possui várias armadilhas contratuais(o caso da apache). Além de ter ferrado com a evolução da plataforma em sistemas abertos acabou criando margem para esse tipo de problemas com patentes(é preferível ser realmente proprietária do que um meio termo).

[/quote]

[quote=juliocbq][quote=j-menezes]Tá cada vez mais evidente que realmente a google propôs um acordo a oracle e ela rejeitou.

uma das muitas fontes

Acho difícil isso acontecer com apenas 2 patentes em processo, e nem foram comprovadas ainda que realmente foram infrigindas. Essas duas estão sendo colocadas como parte do openjdk, e a google alega que a própria oracle não pode exercer poder em cima delas com esse tipo de licença. Caso a oracle comprove que são “integrantes da parte proprietária” do software aí é outra história.
Eu imagino que a oracle foi muito contraditória criando um projeto opensource que na verdade possui várias armadilhas contratuais(o caso da apache). Além de ter ferrado com a evolução da plataforma em sistemas abertos acabou criando margem para esse tipo de problemas com patentes(é preferível ser realmente proprietária do que um meio termo).

[/quote]

Você ainda diz, com apenas 2 patentes em processo ? 1 já é o suficiente pra muita coisa.

De qualquer forma, não sou eu nem você e nem ninguem do brasil imagino eu quem irá julgar esse caso.

Mas pelo andar da carroagem, parece tá faltando somente a pá de cal no caixão da google.

[quote=j-menezes][quote=juliocbq][quote=j-menezes]Tá cada vez mais evidente que realmente a google propôs um acordo a oracle e ela rejeitou.

uma das muitas fontes

[/quote]

Você ainda diz, com apenas 2 patentes em processo ? 1 já é o suficiente pra muita coisa.

De qualquer forma, não sou eu nem você e nem ninguem do brasil imagino eu quem irá julgar esse caso.

Mas pelo andar da carroagem, parece tá faltando somente a pá de cal no caixão da google.
[/quote]

É verdade. Mas vale lembrar que não há nada comprovado. Eu acho muito difícil a Oracle arrancar o android de circulação mesmo com a condenação da google.

E isso pode ser um tiro no proprio pé da Oracle, já que o Juiz pode entender que a Oracle/sun ao “abrir o fonte do java” criou uma armadilha pra que outras empresas trabalhem sobre a plataforma e aí depois exigir os direitos sobre o que foi criado.

[quote=Rafael Rossignol]
E isso pode ser um tiro no proprio pé da Oracle, já que o Juiz pode entender que a Oracle/sun ao “abrir o fonte do java” criou uma armadilha pra que outras empresas trabalhem sobre a plataforma e aí depois exigir os direitos sobre o que foi criado.[/quote]

Errado, a própria GPL permite que você use e distribua o software DESDE QUE mantenha o crédito. A Oracle nunca questionou a GPL, questionou a violação de patentes que alega o Google ter infringido.

Se o Google provar que o negócio em questão tinha sido liberado pela Sun ou Oracle, acabou o processo. Mas como até agora não fez isso, é sinal que não pode.