O Google está desenvolvendo um sistema operacional para computadores pessoais, em um desafio direto ao líder de mercado, o Windows, desenvolvido pela Microsoft.
O Google Chrome OS (operating system) será voltado inicialmente para netbooks, computadores portáteis menores, mais baratos e com menos recursos que os laptops.
Máquinas equipadas com o Google Chrome OS devem estar no mercado em meados do ano que vem. A ideia é, no futuro, usar o sistema operacional também em PCs.
Acho que em meados do ano que vem acontecerá apenas a abertura do código fonte. Levaria mais um tempinho até que alguns netbooks apareçam no mercado com o Chrome.
Uma das preocupações é o overlap com o Android, mas a Google deve ser capaz de integrá-los adequadamente.
A filosofia adotada para os requisitos é muito boa, espero que, ao menos, faça a “concorrência” rever alguns velhos conceitos… :cough: hardwarenolinux :cough:
Todo mundo estava apostado no Android para netbooks tbm, já existem até alguns testes com isso, eu particularmente gostaria mais disso tbm, espero que realmente eles caminhem juntos e que possam se integrar perfeitamente.
Agora o nome é horrível, uns dos piores que o google já deu, mas sendo do google isso não importa né.
Acho que eles vão tentar usar o Linux como a Apple usou o Darwin, o que mantem o usuário longe do Linux não é o kernel, ninguém está nem aí para o kernel entre os usuários normais. É um problema claro com a usabilidade da interface gráfica e a forma como o usuário tem que gerenciar a instalação dos aplicativos e os próprios arquivos.
Além é claro do marketing. Eu acho o Ubuntu fantástico mas ele ainda tem “cheiro de linux”, a maioria absoluta das pessoas que usam Macs ao meu redor não fazem a menor idéia de que estão usando um sistema Unix, e nem querem saber muito provavelmente.
[quote=httpheaders]Acho que eles vão tentar usar o Linux como a Apple usou o Darwin, o que mantem o usuário longe do Linux não é o kernel, ninguém está nem aí para o kernel entre os usuários normais. É um problema claro com a usabilidade da interface gráfica e a forma como o usuário tem que gerenciar a instalação dos aplicativos e os próprios arquivos.
Além é claro do marketing. Eu acho o Ubuntu fantástico mas ele ainda tem “cheiro de linux”, a maioria absoluta das pessoas que usam Macs ao meu redor não fazem a menor idéia de que estão usando um sistema Unix, e nem querem saber muito provavelmente.
[/quote]
Fantástica a citação !! E usuários de Apple podem a qualquer momento dispor de um Unix. Aliás, não entendo até hoje como a comunidade Linux nunca conseguiu fazer o mesmo, acredito que a adoção seria em massa.
Também não entendo o modelo de negócios da Apple, já que sistemas operacionais dão muito mais $$ que venda de hardware. Ela já podia ter entrado nesse mercado há tempos e acabado com a brincadeira
[quote=thingol][quote]
The software architecture is simple ? Google Chrome running within a new windowing system on top of a Linux kernel.
[/quote][/quote]
O_o
Uma coisa interessante do Unix (e de seu filho bastardo, o Linux) é que ele não força você a usar um determinado “windowing system”. O MacOS X não usa por default o X (que deve ser instalado à parte), nem o Chrome está obrigado a usar o X (que é reconhecidamente pesado, já que precisa usar sempre um toolkit como o Motif para ser realmente útil); vamos ver que “windowing system” será usado no Chrome OS.
Estou especialmente interessado na integração nativa com serviços. E a promessa de velocidade no consumo desses serviços. Essa noção de uma máquina “sempre online”, sincronização de conteúdo local com conteúdo remoto. É isso que eu quero ver funcionando legal, porque é nisso que eu quero apostar na carreira
O pessoal do Google, quando mexe com desktop, tem mania de fazer as coisas enxutas demais, eles exageram. Por exemplo o navegador é tão limpo que não possui um sistema de bookmarks decente (coisa muito basica). Isso sem falar no google talk, totalmente sem graça. A Apple da um toque pessoal na usabilidade. Pra mim, se o google seguir essa linha impessoal num sistema operacional, pouca gente vai estar diposta usar uma coisa tão sem graça.
Se for enxuto como estão falando, vai ser um ótimo sistema para lan houses. Não precisa bloquear nada, porque não tem quase nada. ueuheuheu. Mas eu acho que teria que ter pelo menos formas de desenvolver aplicações nativas. Esse negócio de ‘somente web’ foi a forma que o iPhone começou, que na 1ª versão eles diziam que as aplicações deviam ser web. O que aconteceu? Lançaram o Jailbreak para aplicações nativas. E a Apple se arrependeu e colocou aplicações nativas e criou o App Store. No fim foi a melhor coisa que eles podiam ter feito.
O Google podia aproveitar a experiencia que teve em aplicações do Android e fazer algo parecido no ChromeOS. Mas claro, mais voltado a desktops e netbooks, que a forma de trabalhar do Android é mais voltada a celulares.
E uma coisa: Mesmo tendo um kernel do linux, eu nem me preocuparia em ser compatível com as aplicações do mesmo, se for depender do X. Esqueça aquela coisa num canto e que comecem certo. Aquela coisa só dá problemas.
[quote=httpheaders]Acho que eles vão tentar usar o Linux como a Apple usou o Darwin, o que mantem o usuário longe do Linux não é o kernel, ninguém está nem aí para o kernel entre os usuários normais. É um problema claro com a usabilidade da interface gráfica e a forma como o usuário tem que gerenciar a instalação dos aplicativos e os próprios arquivos.
[/quote]
Nada a ver. Neste caso não ha aplicações a serem instaladas e seus arquivos provavelmente estarão na “nuvem”.
Porra, eu sou adepto das coisa mais enxuta possível! Deixando a par do usuário ir agregando coisas com o decorrer do tempo. O cara não precisa ter um monte de firula que só acaba consumindo recurso e não é utilizado. A moral é fazer tudo plugável mas não perdendo o contexto do “todo”.
O que perdeu até agora? você tem números? Estardalharam tanto o Linux e ficou só o pó, até agora não caiu na simpatia dos usuários, já se passaram mais de 10 anos e ainda vemos o Linux ser uma grande promessa, Google Chrome? eu estou usando ele agora, mas de longe não funciona com vários sites, posso dizer que o firefox e o IE funcionam melhor, estranho isso, espero que o Google consiga deslanchar de fato algo revolucionário para ganhar mercado, o Chrome ao meu ver é mais um Browser que pouco fez diferença no que já existia antes.
Favoritos do Chrome? horrível achar, organizar, até agora o Google só domina na busca, por enquanto. Mas tem tanto SO, Linux, FreeBSD e outros que nenhum deles colocou o domínio que a Microsoft fez até agora, se o Mac OS X vier a rodar 100% em PC, pode ser uma real ameaça, antes da euforia, vamos esperar a reação dos usuários, eles ditam o mercado, veja o fracasso do Vista, o XP está aí firme e forte, acha que as pessoas mudam de gosto assim fácil? Pra muita gente computador ainda é uma coisa complicada, eles querem algo que faça o trabalho deles rápido e sem complicações, ninguém quer saber que o computador existe para dar problemas, o negócio é facilitar, se esse SO for realmente bom e adoção for favorável, teremos melhorias e avanços que demoraram chegar no mercado e que já deveriam ser feitas há muito tempo.
O Chrome tem(tem?) um sistema de bookmark horrível, mas para que um sistema de bookmark quando vc tem uma boa pesquisa?
Sabem qual é o único bookmark útil que eu tenho no meu Chrome? É o de um post daqui do GUJ sobre o processo da SCEA. E ele não é tão difícil assim de encontrar… Eu acho bookmark uma coisa totalmente dispensável. O que eu quero é área útil no meu browser, coisa que o Chrome dá uma surra nos outros. Fora esse único bookmark, todos os outros são de coisas que eu nunca mais vou olhar com certeza, o que os torna inúteis. Gosto da política do Google, “pró-forward”, em que nós nunca precisamos vasculhar o passado, pois sempre temos um link que nos leva para onde queremos.