Para quem usa esta ferramenta tão interessante no mundo livre.
[i]"O Gimp 2.8, que trará oficialmente a opção de rodar em uma janela única, e não no modelo de paletas separadas que caracteriza a ferramenta, estava previsto para lançamento logo após o Natal, mas ficou para mais tarde.
E a razão pode surpreender a quem não acompanha a realidade de um projeto tão presente nas distribuições desktop (ainda que esteja deixando de ter a unanimidade de que já desfrutou): a indisponibilidade de 1 de seus 3 desenvolvedores-chave.
Projetos de software livre frequentemente são mantidos por equipes bem menores do que os seus usuários poderiam imaginar, e neste tipo de situação sobram poucos recursos para lidar com os imprevistos usuais em qualquer empreendimento. (via omgubuntu.co.uk)"[/i]
por isso que é necessário agregar um modelo de negócio para poder manter o trabalho…
o modelo de negócio não necessáriamente precisa ser vender o produto…, mas até poderia, alguns modelos de negócios incluem a 'doação’
voluntária por parte dos interessados no trabalho, enfim, de alguma maneira, é necessário um modelo de negócios para o projeto não
fracasse…
Será que se eles começarem a lançar serviço pago vão falar que são tiranos, que tratam usuário como lixo, que não ligam pra comunidade, que vão destruir o Gimp, etc?
Acredito que não, o modelo já é bem utilizado pela comunidade e está firme e forte. De qualquer forma, acredito que podemos esperar novidades para janeiro
Acredito que existam formas de arrecadar dinheiro, mesmo até sem oferecer serviços pagos…, mas se oferecessem… qual o problema?
A canonical (desenvolvedora do ubuntu)… arrecada dinheiro de diversas formas, prestando serviços de suporte, vendendo camisetas com a marca,
certificados, etc…
Várias empresas, utilizam o gimp e não contribuem de nenhuma forma para o crescimento do tal.
Poderia fazer com o gimp fosse pago para ser usados em empresas.
Acredito que não, o modelo já é bem utilizado pela comunidade e está firme e forte. De qualquer forma, acredito que podemos esperar novidades para janeiro ;)[/quote]
O modelo que acho mais legal e justo é o da RedHat, que por sinal toma iniciativas reais para o opensource.
[quote=mochuara]Quem se importa, ninguém usa essa porcaria mesmo.
[/quote]
Muitas pessoas utilizam o gimp. Pode ter certeza disso.
Muitas empresas já estão utilizando o gimp em troca de um software pago.
Acredito que o problema maior do gimp é o que alguns colegas meus chamam de usuário pirata/parasita, o usuário que só usa e não contribui de forma nenhuma com o software livre.
Eu uso o Gimp e acho uma ferramenta fantástica. Acho que mesmo que fosse pago teria muitos adeptos.
Concordo que existam muitos usuários digamos “parasitas” porém vale lembrar que é muito mais fácil conseguir desenvolvedores para as IDEs e Tools de desenvolvimento por exemplo, pois seus usuários são “contribuidores” em potencial. O que acontece a maioria das vezes é que as pessoas esquecem que os desenvolvedores de projetos OS tambem comem, tambem tem contas pra pagar, etc…
[quote=mochuara]Quem se importa, ninguém usa essa porcaria mesmo.
[/quote]
Eu USO também… e pra mim , é o mais prático… nunca me deixou na mão…dependendo do trabalho a ser feito, prefiro o gimp…que é beeeemmm mais leve e possui muitas funcionalidades dos outros softwares pagos…nao deixa nada a desejar… enquanto muitos softwares pagos ocupam um moooonnnte de espaço em disco…e memória para se trabalhar…se tem um pc meio fraco…ao executá-los…kkkk já era…
A versão 2.8 é a que vai ter a opção de trabalhar com janela única finalmente.
Quanto a usuários parasitas, quem se importa com eles não deveria lançar um produto open source e gratuito. Ficar reclamando desse tipo de usuários, que existe até para os softwares proprietários é chover no molhado.
O modelo da Red Hat funciona porque ela trabalha focada em um mercado que paga treinamento, suporte e consultorias. Quem pagaria por suporte a um programa de desenho? Certificação de Gimp? Treinamento até pode ser, mas é mais complicado.
Usei o Gimp apenas uma vez de forma satisfatória, mas foi tão satisfatória que sempre tento mexer nele primeiro antes de ir para um ferramenta mais fácil. Não sei nada da parte gráfica mas teve uma vez que estava fazendo um software para reconhecimento de digital e precisava ver se os angulos das minucias e bifurcação estavam certos. Desde esse dia o Gimp me fascinou =)
Se for pra um interface só com certeza vou aprender a mexer nele, a interface atual não me agrada nem um tikinho.
Fiquei bem surpreso que só 3 desenvolvedores fazem um software deste tamanho e complexidade. Gostaria muito de ajudar mas não tenho conhecimento para tanto em processamento de imagem.
Utilizo o gimp já faz um bom tempo e não sinto falta nenhuma do pago (photoshop), mas também digo a mesma coisa para o windows rsrsrs.
No fim usuario de software pago é viciado em crack :shock: !!!
huahauhauhaua.