Gerenciamento de produção!

Ola pessoal!

Gostaria de saber sobre quais as formas mais utilizadas para gerenciar a produção de um software!

Ultimamente, temos trabalhado de acordo com gerenciamento de tempo por objetivo!
Ex : 3 horas para fazer uma tela em Swing! Se fizer em menos tempo, fica com crédito de horas! Se estourar, vc deixa de ganhar mais!

Essa é uma boa opção? Estou tentando imaginar uma alternativa a este procedimento, mas até agora nada! Poderiam me ajudar com idéias e questionamentos sobre como gerenciar tudo isso, de modo que fique bacana para o programador e também para o gerente de projeto. (A gerência de horas demanda tempo e replanejamento a todo instante!)

Se possivel também, alguma ferramenta para gerência de produção open source, que possibilite o controle de tudo que está sendo desenvolvido…

obrigado!

Aqui na empresa trabalhamos por implementação por caso de uso, onde o Lider estipula um tempo que ele acha.

As vezes a gente termina antes, outras não… mas o legal é ir sempre informando a situação, não deixar la pro final na hora de entregar vc dizer q ta com um problema…

blzz. isso ai !

abs !

Um modelo que pude a pessoa por sub-dimensionar um problema é a pior coisa possível.

Isso vai gerar um conflito desnecessário entre gerente e equipe. Pois os programadores vão
começar a super-estimar os prazos o máximo possível. Os gerentes sabendo disso vão passar
a pressionar o tempo todo por prazos menores, mesmo quando se tratar do razoável.

Paguem as pessoas por aquilo que elas trabalharem, nem mais nem menos.

Planejamento e estimativas feitos em horas é um enorme retrocesso e torna impossível medir produtividade individual e da equipe.
Estude como metodologias ágeis planejam software, pois elas produzem resultados muito mais realistas, com menos atrito e alienação
do time.

Um método que visa punir quando se falha, ou tem uma recompensa desigual/não monetizável, é a maior burrice gerencial possível. Eu
não duvido que tanto stress como prazos estejam em alta por ai, assim como um constante assédio moral por parte dos coordenadores de projeto.

Um ponto importante da adoção de “tempo por objetivo” é que o número de gambiarras no código aumenta! Tendo em visto que quando o programador se depara com um empecilho de grandes proporções, ele não melhora a solução. Simplesment faz um tapa buraco e lança a bomba igual uma exceção que pode explodir a qualquer minuto!

É claro que isso também depende muito do profissional! Mas, em geral, o código acaba saindo um tanto mais fraco!

Concordo com o louds
Aqui na empresa temos um sistema em que é passado uma “tarefa” para o programador e o tempo estipulado para fazer a tarefa… Conforme o programador vai implementando o que foi pedido na tarefa, ele vai descrevendo o que foi feito e indicando a porcentagem concluída. Mas não somos punidos , nem pressionados e nem deixamos de ganhar por estourar o tempo, acho que punições não aumentam a produtividade. Acho que desse modo em que a empresa propôs isso é legal… assim os gerentes de projeto tem uma base do que está sendo produzido e uma base de quanto tempo demora realmente para ser implementado certo tipo de tarefa…

[quote] Ultimamente, temos trabalhado de acordo com gerenciamento de tempo por objetivo!
Ex : 3 horas para fazer uma tela em Swing! Se fizer em menos tempo, fica com crédito de horas! Se estourar, vc deixa de ganhar mais! [/quote]Dê onde vc. tirou essa metodologia, há pouco tempo ouvi falar nisso pela primeira vez na vida e espero que isso não vire um conceito de “produtividade”.

[quote]Um ponto importante da adoção de “tempo por objetivo” é que o número de gambiarras no código aumenta! Tendo em visto que quando o programador se depara com um empecilho de grandes proporções, ele não melhora a solução. Simplesment faz um tapa buraco e lança a bomba igual uma exceção que pode explodir a qualquer minuto! [/quote]O nome disso é POG, que é muito encontrado em aplicações SWING não orientadas a OO.
Há um artigo “Mostra-me tua equipe,e eu te direi quem és!” na edição número 4 da revista http://www.visaoagil.com/ acho que ele fala por sí só.
Alias acho que que é de leitura obrigatoória para muitos.

sds.

Antes da continuidade dos comentários, é importante dizer que “Deixar de ganhar” e “perder ou ser punido” são coisas totalmente diferentes!

:stuck_out_tongue:

obrigado pelo link WillianSilva :stuck_out_tongue:

São a mesma coisa. Se hoje eu acordar gripado, trabalhar 4 horas e receber somente 3 pq atrasei uma hora na atividade vou ser punido e perder dinheiro. Na verdade estarei sendo roubado, isso sim!

São a mesma coisa. Se hoje eu acordar gripado, trabalhar 4 horas e receber somente 3 pq atrasei uma hora na atividade vou ser punido e perder dinheiro. Na verdade estarei sendo roubado, isso sim![/quote]

:shock: nossa… Deixa eu recomeçar então!

Digamos que eu tenha um salário fixo (50 reais) (pré estabelecido), e que eu seja um funcionario que ganhe por produção!

Eu recebo uma missão e tenho q cumpri-la em 3 horas! Se eu cumprir em 3 horas eu mantenho os 50 reais! Se eu cumprir em 2 horas, eu fico com crédito para poder pegar novas missões e ganhar mais. E em ultimo caso, se estourar o planejado eu continuo ganhando os mesmos 50 reais, com a diferença de que vou ter que ser mais rápido, ou vou ter que aprender a definir melhor o tempo estipulado

Então resumindo, quando mais ágil o kra for, mais dinheiro ele vai ganhar! O minimo que pode acontecer é ele “DEIXAR DE GANHAR MAIS” o que necessáriamente não significa “PERDER”

uma espécie de comissão por desempenho! Imagine isso como uma lojinha de banana, onde quanto mais o vendedor vende, mais ele ganha!

“DEIXAR DE GANHAR” É TOTALMENTE DIFENRENTE DE “PERDER”

ps: se você estiver doente, é melhor ter atestado! Com certeza isso vai abonar a sua hora perdida!

São a mesma coisa. Se hoje eu acordar gripado, trabalhar 4 horas e receber somente 3 pq atrasei uma hora na atividade vou ser punido e perder dinheiro. Na verdade estarei sendo roubado, isso sim![/quote]

:shock: nossa… Deixa eu recomeçar então!

Digamos que eu tenha um salário fixo (50 reais) (pré estabelecido), e que eu seja um funcionario que ganhe por produção!

Eu recebo uma missão e tenho q cumpri-la em 3 horas! Se eu cumprir em 3 horas eu mantenho os 50 reais! Se eu cumprir em 2 horas, eu fico com crédito para poder pegar novas missões e ganhar mais. E em ultimo caso, se estourar o planejado eu continuo ganhando os mesmos 50 reais, com a diferença de que vou ter que ser mais rápido, ou vou ter que aprender a definir melhor o tempo estipulado

Então resumindo, quando mais ágil o kra for, mais dinheiro ele vai ganhar! O minimo que pode acontecer é ele “DEIXAR DE GANHAR MAIS” o que necessáriamente não significa “PERDER”

uma espécie de comissão por desempenho! Imagine isso como uma lojinha de banana, onde quanto mais o vendedor vende, mais ele ganha!

“DEIXAR DE GANHAR” É TOTALMENTE DIFENRENTE DE “PERDER”

ps: se você estiver doente, é melhor ter atestado! Com certeza isso vai abonar a sua hora perdida![/quote]

Sua explicação não fez o menor sentido para mim.

Vamos traduzir isso para termos do mundo real. Uma pessoa é contratada para receber por hora.

Ela escolhe 2 atividades para fazer e estima ambas em 4 horas cada.
A segunda atividade leva 4 horas para fazer, porém o que acontece em cada um dos seguintes cenários?

No caso da primeira atividade levar 6 horas ele vai receber apenas 4, certo?
Ou seja, no final das duas atividades ele vai ter trabalhado 10 horas e recebido 8, correto?

No caso da primeira atividade levar 2 horas ele vai receber 2 horas + 2 de crédito, procede?
Ou seja, no final das atividades ele vai ter trabalhado 6 horas e recebido 6, é isso?
Oque ele pode fazer com essas duas horas de crédito? Recebê-las em dinheiro?

Pelo que sua explicação original sugere, ele perde se atrasar e não ganha se adiantar. Fora isso,
esse sistema bonifica que super-estima no planejamento e não quem é mais produtivo.

Produtividade deve ser medida de forma relativa e bonificação baseada nisso. Não faz sentido
bonificar ou penalizar uma pessoa se ela fez mais rápido ou lento do que ela planejou. Mas sim
se ela fez mais rápido ou lento em relação ao que o resto do time faria. Por isso usar estimativas
feitas individualmente não tem o menor cabimento em um esquema desses.

Faria algum sentido bonificar baseado em pontos/hora em um projeto que usa planejamento como
o do Scrum. Não seria nada saudável para o time, mas é possível.

Qualquer esquema de bonificação por performance ou produtividade no qual o sujeito pode influenciar
a base da métrica é fundamentalmente falho pois a pessoa será sempre compelida a trapacear e
não se esforçar mais.

Concordo. Voce tem razão! Pelo fato de eu não ter talves explicado melhor o processo !

No meu caso, se por algum outro motivo, eu provar que vou precisar de mais tempo e que o tempo q eu deduzi nao foi suficiente, o gerente de projeto pode rever o tempo! Acredito que é uma forma bacana de se trabalhar, embora demande tempo pra isso, oque é ruim para a produçao.

Na verdade estou analisando os pontos positivos e negativos disso tudo, para propor uma melhoria neste processo!

Obrigado pelos questionamentos louds

[quote]Zakin whote.:
No meu caso, se por algum outro motivo, eu provar que vou precisar de mais tempo e que o tempo q eu deduzi nao foi suficiente, o gerente de projeto pode rever o tempo! Acredito que é uma forma bacana de se trabalhar, embora demande tempo pra isso, oque é ruim para a produçao.
[/quote]Gostaria se possivel de discutir alguns conceitos que serão bem pertinentes nesse post.
1- Quem foi Henri Fayol e quais os seus principais conceitos.
2- Quem foi Frederick Taylor e quais os seus principais conceito.
3- Quem foi Henry Ford I e quais os seus principais conceitos
Acho que alguns conceitos ficariam mais claros no que se refere a linha de montagem, elevação de o salário mínimo de operários e etc.
T++

primeiro vou ter que ler um pouco sobre, para depois poder discutir :stuck_out_tongue:

Fique a vontade para falar um pouco sobre esses kras! Quando tiver alguma coisa bacana aqui, vou postar para que vocês possam questionar e me ajudar a enriquecer a proposta…

obrigado WillianSilva

Henry Fayol : http://pt.wikipedia.org/wiki/Jules_Henri_Fayol --> Teoria classica da administração

Fez uma ótima contribuição para a administração, que é uma super classe abstrata da gerencia de produção e produtividade!

Frederick Taylor http://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Winslow_Taylor --> Um kra fissurado em produçao e produtividade, era tido como inflexivel, pq gerou diversas crises no setor trabalhista! Era o kra da metodologia ciêntifica, acreditava que a capacitação e o dominio do conhecimento customizavam a produção. O que de fato é verdade.

É uma boa introdução a administração de produção! Não é atoa que algumas das metodologias ágeis de hoje vieram de grandes industrias!

Henry Ford : http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Ford --> O kra da producao em série.

Extras :

Administração Holística : http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_Hol%C3%ADstica

Isso se enquadra bem na visão que devemos ter sobre um projeto ou uma empresa! Interessante.

Olá Zakim,
Só mais esse link.:
http://www.improveit.com.br/xp
E depois vamos argumentar sobre esses carinhas, só que eles são da area de Administração e não há como comparar com nosso “paterns” ok…

bom, estamos em um forum de Gerenciamento de produção! Em especial, producão de software! A idéia é ver algumas coisas legais que podem melhorar alguns processos legais e discuti-los de acordo com esses kras que vc citou! hehehe

Se houver necessidade de patterns, quem venham os patterns! :stuck_out_tongue: rss

Pelo amor de Deus, não implante estas idéisas de óperários em uma empresa de software, isto é um retrocesso.

Quer uma maneira de medir produtividade? Deixe os profissionais estimarem o tempo, fazerem e monte uma planilha de controle tempo x tarefa, com isso, você saberá quais os profissionais ideais para cada tarefa. ( vc tb pode subdividir por assunto, isso ajuda a saber quais profissionais são bons em quais tarefas, suporte, quick fix, new feature, etc)

Creio que isto é uma metodologia que não me vem o nome agora, porém existem software para isso.

Todas minhas experiencias de gerenciamento seguindo os nomes citados anteriormente só levaram ao estresse da equipe.

Não vamos aplicar isso em lugar algum! Seria andar para traz! Só vamos discutir e ver como isso poderia influenciar ou ajudar dentro de uma empresa de desenvolvimento! Alguma coisa boa deve ter!

Quais os softwares para isso?

Antes de propor qualquer nova idéia de melhoria em um processo, preciso ter embasamento suficiente sobre quais os principios! Querendo ou não, Eles são o principio de tudo! O Sistema Toyota de Produção por exemplo.

Aqui na empresa funciona da seguinte maneira:

O nosso projeto eh baseado em releases. Quando o gerente de projeto vai analisar tudo o que podera entrar nesse release, por exemplo, nos temos a lista de coisas a fazer no Jira ( bug fixes, new features e etc).
Na maioria das vezes nos temos uma janela de mais ou menos 2 meses pra ter um novo release entao o nosso gerente tenta analisar o que vai entrar ou nao no release (analisando o que eh urgente ou nao). Depois disso ele atribui cada item pra um determinado desenvolvedor.
Nao tem nada disso de terminar uma tela em 3 horas… se eu pego um item pra resolver eu posso levar 1 mes ou 1 dia nao importa (desde que na data marcada do code freezing esteja tudo pronto).

Aqui na empresa a gente tem um sistema de avaliacao que eu acho bem interessante, todo inicio de ano nos temos que colocar varios objetivos profissionais em diversas areas tipo “assegurar que vc esta entregando um bom produto e dentro dos prazos estipulados” etc etc ( isso inclui aperfeicoamento pessoal tb, tipo treinamentos). Tem uns objetivos que sao fixos todo mundo na empresa tem que cumprir e esses sao avaliados tb.

No final do ano, o meu gerente direto entra no sistema e faz uma avaliacao de cada um dos objetivos que eu defini e depois eu tenho que fazer uma auto-avaliacao. A cada objetivo tb eh dado uma nota de 1 a 5.

E com a nota final eles avaliam a sua produtividade, a qualidade do trabalho e a bonificacao de final do ano. E isso nao define somente a bonificacao, define tb pro exemplo o seu cargo na empresa, se por um acaso o seu gerente viu que vc se destacou em uma determinada area, se houver interesse a pessoa pode comecar a trabalhar pra ocupar outra posicao, virar um Desenvolvedor Senior, mudar de projeto ou ate mesmo de area. Aqui na empresa tem muita gente que era desenvolvedor e acabou virando Trader.

//Daniel

Daniel, este sistema de avaliação é da IBM, não sei se é o seu caso mas acho bem legal também.

Zakim, é só dar uma olhada aqui no forum mesmo pra ver que gerenciamento classico nao é dos mais adequados, tente ler algo sobre scrum.

Se basear em sistema de fábrica onde as pessoas não pensam, apenas executam, só vai levar sua empresa a perder produtividade, pois desenvolvedores trabalham exatamento com a mente, tirando isso deles vc pode substituir por macacos q vai dar no mesmo.