São a mesma coisa. Se hoje eu acordar gripado, trabalhar 4 horas e receber somente 3 pq atrasei uma hora na atividade vou ser punido e perder dinheiro. Na verdade estarei sendo roubado, isso sim![/quote]
:shock: nossa… Deixa eu recomeçar então!
Digamos que eu tenha um salário fixo (50 reais) (pré estabelecido), e que eu seja um funcionario que ganhe por produção!
Eu recebo uma missão e tenho q cumpri-la em 3 horas! Se eu cumprir em 3 horas eu mantenho os 50 reais! Se eu cumprir em 2 horas, eu fico com crédito para poder pegar novas missões e ganhar mais. E em ultimo caso, se estourar o planejado eu continuo ganhando os mesmos 50 reais, com a diferença de que vou ter que ser mais rápido, ou vou ter que aprender a definir melhor o tempo estipulado
Então resumindo, quando mais ágil o kra for, mais dinheiro ele vai ganhar! O minimo que pode acontecer é ele “DEIXAR DE GANHAR MAIS” o que necessáriamente não significa “PERDER”
uma espécie de comissão por desempenho! Imagine isso como uma lojinha de banana, onde quanto mais o vendedor vende, mais ele ganha!
“DEIXAR DE GANHAR” É TOTALMENTE DIFENRENTE DE “PERDER”
ps: se você estiver doente, é melhor ter atestado! Com certeza isso vai abonar a sua hora perdida![/quote]
Sua explicação não fez o menor sentido para mim.
Vamos traduzir isso para termos do mundo real. Uma pessoa é contratada para receber por hora.
Ela escolhe 2 atividades para fazer e estima ambas em 4 horas cada.
A segunda atividade leva 4 horas para fazer, porém o que acontece em cada um dos seguintes cenários?
-
No caso da primeira atividade levar 6 horas ele vai receber apenas 4, certo?
Ou seja, no final das duas atividades ele vai ter trabalhado 10 horas e recebido 8, correto?
-
No caso da primeira atividade levar 2 horas ele vai receber 2 horas + 2 de crédito, procede?
Ou seja, no final das atividades ele vai ter trabalhado 6 horas e recebido 6, é isso?
Oque ele pode fazer com essas duas horas de crédito? Recebê-las em dinheiro?
Pelo que sua explicação original sugere, ele perde se atrasar e não ganha se adiantar. Fora isso,
esse sistema bonifica que super-estima no planejamento e não quem é mais produtivo.
Produtividade deve ser medida de forma relativa e bonificação baseada nisso. Não faz sentido
bonificar ou penalizar uma pessoa se ela fez mais rápido ou lento do que ela planejou. Mas sim
se ela fez mais rápido ou lento em relação ao que o resto do time faria. Por isso usar estimativas
feitas individualmente não tem o menor cabimento em um esquema desses.
Faria algum sentido bonificar baseado em pontos/hora em um projeto que usa planejamento como
o do Scrum. Não seria nada saudável para o time, mas é possível.
Qualquer esquema de bonificação por performance ou produtividade no qual o sujeito pode influenciar
a base da métrica é fundamentalmente falho pois a pessoa será sempre compelida a trapacear e
não se esforçar mais.