Gerenciamento de produção!

windsofhell , achei interessante a forma com que sua empresa lida com isso! Me deu algumas idéias :stuck_out_tongue:

aleck, estou olhando no forum e pesquisando tudo o que puder para obter o melhor embasamento possivel sobre produção, isso inclui, metodologias ágeis tbm!

obrigado!

Aleck.

Nao, esse sistema foi desenvolvido aqui mesmo. Eh bem legal, tanto para a chefia como pro funcionario. Desse jeito nos temos uma maneira de saber se a empresa esta aproveitando todo o potencial do funcionario. Com os objetivos no inicio do ano nos sempre temos “o que buscar” eh sempre um desafio, nao da pra ficar acomodado. Nesse sistema tb nos colocamos 3 cursos que nos gostariamos de fazer durante o ano, eu por exemplo ja fiz Java Best Practices esse ano.
Com a avaliacao da pra saber os nossos pontos fortes e o que precisa de um “improve”.

Zakim,

Com certeza!! Na ultima empresa que eu trabalhei tinha um carinha que queria ser tipo um “gerente” nosso e ele trouxe um programa pra inserir todo os dias a tarefa e quantas horas usou pra fazer. Tb nas reunioes na hora de dividir as tarefas ele perguntava pra gente quantas horas levaria pra terminar, ai ele colocava no cronograma, ai no final a soma de tudo era o deadline pra entrega (mais burro impossivel).
Era muito chato ficar inserindo horas naquele maldito programinha toda hora, fora os stress de ficar pensando que vc tem que terminar uma coisa e x horas. Desse jeito a criatividade vai la embaixo.

Imprevistos em equipes acontence, gente fica doente, falta por motivos pessoais, feriados, etc… Por isso eu acho muito melhor trabalhar dessa maneira, tipo “em dois meses da pra gente fazer isso, isso e isso” e fechou, distribui as tarefas e se alguem terminar em duas semanas, pode talvez pegar mais alguma tarefa ( de alguem que ta com mais coisa pra fazer) ou entao ajudar outro colega.

//Daniel

Eu não sei se você pode fazer isso, mas, poderia dar mais detalhes sobre essa forma de gerenciar a produção?

Você deve ser um funcionário feliz… heheheh (Isso não quer dizer que eu não seja!)
Diferente e eficaz! :stuck_out_tongue:

Daniel, provavelmente este sistema de avaliação é algo conhecido, pois como a IBM outras empresas que conheçam usam exatamente a mesma coisa, inclusive os cursos.

[quote=Zakim]Eu não sei se você pode fazer isso, mas, poderia dar mais detalhes sobre essa forma de gerenciar a produção?

Você deve ser um funcionário feliz… heheheh (Isso não quer dizer que eu não seja!)
Diferente e eficaz! :stuck_out_tongue:
[/quote]

Eh tem o lance de confidencialidade (eh assim???) e infelizmente o conhecimento que eu tenho sobre isso eh muito superficial eu sou um simples desenvolvedor heheh
A impressao que eu tenho aqui eh que a avaliacao de produtividade nao eh medida por exemplo se vc faz 10 telas ou paginas em 1 dia ou trabalho horas extras todos os dias. Acho que tem mais a ver com os objetivos dentro da empresa e dentro do projeto que vc trabalha (como eu falei, usando esse sistema que nos temos).

Porque se vc parar pra pensar nao da pra vc dizer que uma pessoa eh produtiva quando entrega um monte de coisas em um espaco curto de tempo. Pode ser que aquela pessoa entrega um software ruim, design ruim, mal testado, as vezes introduz novos bugs.

Claro que durante o ano o gerente sempre esta avaliando se o funcionario faz as coisas direitinho, entrega no prazo, participa das reunioes, verifica se vc eh ativo nas reunioes ou eh aquele cara quieto, isso tudo eh avaliado e quando chega a epoca de avaliacao que o gerencia vai olhar pra todos os objetivos que vc definiu e dar notas baseado nas coisas que ele constatou durante o ano.

Nao que desse jeito a gente fica 1 mes se fazer nada ai em 1 semana a gente arruma todos os bugs e blz heheh, todos os dias nos temos pequenas reunioes pela manha (eh a primeira coisa que a gente faz) que eh um update de como estao indo as tarefas que estamos trabalhando. Isso eh tb acompanhado pelo Jira.

Como eu disse, a nossa gerente eh bem razoavel o quanto a gente tem que fazer em um novo release, eh muito raro alguem ter que trabalhar extra, se descabelar, ficar sem almoco, alias, se isso acontece pode ate ser um sinal de ma gerencia do projeto. Nao estou falando que aqui nao tem stress, tem bastante, principalmente quando o mercado ta agitado, volume de dados imenso, o servidor com lag, ai o bicho pega.

Com certeza sou bem feliz aqui, a filosofia das empresas fora do pais eh bem diferente das do Brasil. Aprendi um monte de coisas legais, estou trabalhando com gente extremamente boa, com uma metodologia de trabalho que funciona. Nao tenho nada do que reclamar. :smiley:

Basicamente eh isso.

//Daniel

Zakim:

Vc já ligou para uma central de atendimento e teve a sensação que o atendente estava mais
condicionado a seguir um roteiro e otimizar certas métricas que a satisfazer vc como cliente ?

Para entender melhor os malefícios de um sistema como o que vc está colocando, leia alguma
coisa do Deming:

Por favor, preste atenção nos pontos 11 e 12. Sobre as idéias de Deming aplicadas ao
desenvolvimento de software, veja:

http://www.poppendieck.com/

Espero ter contribuído

Jorge

[quote=Zakim]Henry Fayol : http://pt.wikipedia.org/wiki/Jules_Henri_Fayol --> Teoria classica da administração

Fez uma ótima contribuição para a administração, que é uma super classe abstrata da gerencia de produção e produtividade!

Frederick Taylor http://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Winslow_Taylor --> Um kra fissurado em produçao e produtividade, era tido como inflexivel, pq gerou diversas crises no setor trabalhista! Era o kra da metodologia ciêntifica, acreditava que a capacitação e o dominio do conhecimento customizavam a produção. O que de fato é verdade.

É uma boa introdução a administração de produção! Não é atoa que algumas das metodologias ágeis de hoje vieram de grandes industrias!

Henry Ford : http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Ford --> O kra da producao em série.

Extras :

Administração Holística : http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_Hol%C3%ADstica

Isso se enquadra bem na visão que devemos ter sobre um projeto ou uma empresa! Interessante.

[/quote]