Isso não prejudica o J2ME??? :shock:
Confira mais em::
Isso não prejudica o J2ME??? :shock:
Confira mais em::
Sem dúvida vai acirrar a disputa. James Gosling ja falou: a idéia é que Java ME se apoxime ao Java SE, e que o Java FX Mobile ganhe grande destaque, dado o avanco do hardware desses aparelhos!
Não, isso não prejudica o JME. Alias, isso tem pouca relação com o JME. Symbian e Android são sistemas operacionais para smartphones, e cada um tem sua própria plataforma de desenvolvimento, além do JME. E o JME funciona nos dois SOs, alem de todos os outros telefones suportados
Não acho que o JME se aproxime muito do JSE. Eles podem até fazer o possivel, mas não irão muito longe.
O “problema” do JME é que ele sempre vai ser um minimo comum de uma quantidade enorme de aparelhos de uma quantidade enorme de fabricantes. E esse detalhe não é um problema, para muitos casos, JME é a única solução justamente por esse mínimo comum.
Se o Opera Mini não fosse feito em JME ele seria feito em que? como atingir tanta gente que ele atinge hoje?
Sobre a fusao Android <-> Symbian:
Como o Paulo Silveira falou, daria uma acirrada na disputa pelo SO móvel para o futuro, mas não vejo como essa fusao aconteceria tendo em vista que o Google gastou uma grana para comprar o Android e a Nokia recentemente gastou uma grana em comprar 100% do controle do Symbian. Alguma das duas teria que jogar fora seu investimento.
Vi alguma coisa sobre Android sobre Symbian. Pode ser uma boa, mas não entendo como aconteceria.
[quote=marcelomartins]
Não, isso não prejudica o JME. Alias, isso tem pouca relação com o JME. Symbian e Android são sistemas operacionais para smartphones, e cada um tem sua própria plataforma de desenvolvimento, além do JME. […][/quote]
Como pouca relação com JME??!! o Android tem SDK pra desenvolvimento, assim como o iPhone! Além disso, a API do Android é bem mais robusta que a do JME! Se eu sou desenvolvedor, eu vou ver qual SDK dá mais suporte pra desenvolver aplicações, logo se o SDK do Android der mais suporte eu optarei por ele, e vc vem dizer que tem pouca relação?!
Você quer dizer funciona entre aspas né?! a incompatibilidade entre os aplicativos e os diferentes fabricantes e SO é um grande banho de água fria do JME
Discordo! Eu acho que o Paulo colocou bem a frase: “a idéia é que Java ME se apoxime ao Java SE”. Mas é preciso se apresar porque o Google já fez isso, notaram?!
Se você pegar o SDK do Android e testar, verá que é praticamente um JSE!!!
Não tenho tanto medo assim do JME perder mercado, não ser mais a número um, e coisa e tal. Sou mais “server-side” (hehe). Mas vou dar o meu pitaco.
Uma fusão assim é positiva, principalmente quando ambas as empresas (Google e Nokia) se comprometem a abrir o código fonte, o que é que muito improvável não ocorrer. Lembre-se que ambas devem estar de olho na ameaça iPhone, e uma fusão os fortaleceriam no mercado.
Quanto a JME, se ela (talvez) desaparecer, paciência. Aprendam a programar no Android-Symbian ou no iPhone e sigam suas vidas. Da mesma forma que muitos programadores Delphi e VB tiveram que aprender C# ou Java quando as linguagens de desktop entraram em debacle, os programadores JME talvez deverão fazer o mesmo.
e até onde entendi isso é pura especulação
Ainda acho que plataformas estão para serem extintas, pela demanda de recursos tecnológicos e tendências da web semântica, vejo que é algo para ser descentralizado e que vai além do SDK para outras convergências que estão migrando para o Mundo OpenSource.
Parece político falando.
Quanto ao tópico, pra mim, pura especulação.
Java precisa melhorar mesmo, tá na hora de alguém tornar mais bacana o uso da plataforma para aplicativos móveis (e mais intuitivo também). Mas dizer que os dois vão se unir, acho em primeira instância um pouco complicado. O Android já está sendo usado por dispositivos móveis por ai? Quem tem a ganhar realmente numa fusão dessas? Creio que quem está chegando e não quem está já no mercado ativo.
Prever o que vai acontecer é complicado.
O primeiro problema parece ser quais SOs irão dominar nestes aparelhos.
Mas o jme, não esta parado. E mesmo os recursos mínimos estão sendo ampliados (vide MSA).
Um site legal, opensource, é o https://phoneme.dev.java.net/.
Nele temos o código da vm sendo preparado para diversos SOs (estão tentando até coloca-lo no palmos). Vi ela funcionando no windows mobile. Parece promissor.
[quote=javanovato][quote=marcelomartins]
Não, isso não prejudica o JME. Alias, isso tem pouca relação com o JME. Symbian e Android são sistemas operacionais para smartphones, e cada um tem sua própria plataforma de desenvolvimento, além do JME. […][/quote]
Como pouca relação com JME??!! o Android tem SDK pra desenvolvimento, assim como o iPhone! Além disso, a API do Android é bem mais robusta que a do JME! Se eu sou desenvolvedor, eu vou ver qual SDK dá mais suporte pra desenvolver aplicações, logo se o SDK do Android der mais suporte eu optarei por ele, e vc vem dizer que tem pouca relação?![/quote]
Tu não entendeu nada.
O SDK do Android é muito melhor que o JME. O SDK do iPhone é muito melhor que o JME. O SDK do Symbian é muito melhor que o JME. Mas esses SDK’s são exatamente isso, SDKs especificos de cada plataforma.
O JME não é SDK de smartphone. Não é nem nunca vai ser, por isso ele roda em milhoes de celulares, que o SDK do Android, iPhone e Symbian não rodam
É preciso entender que são coisas diferentes. o JME não concorre com nenhum SDK, justamente porque nenhum SDK faz o que o JME faz, ser suportado largamente.
Por isso o JME não vai evoluir para chegar no nivel de nenhum outro SDK, porque ele vai poder rodar naqueles aparelhos simplezinhos, que tem poucos recursos, de um fabricante do interior da Índia, mas que um dos recursos desse aparelho é: suporte a Java ME.
O “problema” do JME é justamente sua maior vantagem.
[quote=javanovato]Se você pegar o SDK do Android e testar, verá que é praticamente um JSE!!!
[/quote]
É praticamente um JSE mas NÃO É JAVA. O super waba faz isso também e obteve muito sucesso. É uma boa escolha dos criadores do Android.
Mais uma coisa, li ontem que a Nokia descartou qualquer fusão com o Android. Acho que foi alguem que imaginou isso e saiu divulgando e noticia pegou.
Bom, eu acho que você ta opinando algo que você ainda nem viu. Primeiro já leu bastante sobre o Android? Pois bem, vamos lá…
Ok… o sdk do android é melhor q o do jme…
Agora, o Android é um SO que será instalado e vários aparelhos!!!, (tipo LG, SAMSUNG, MOTOROLA ETC…) essas marcam inclusives são as marcas mais conhecidas e utilizadas pelo próprio JME… Minha pergunta é: PORQUE DESENVOLVERIA APLICATIVOS UTILIZANDO JME SE O MESMO NÃO DA O SUPORTE Q O ANDROID DÁ? O Android atigirá varios celulares tbm!!! é por isso que existe a Open Handset Alliance (OHA) !!! aaaa MOTOROLA… LG…SUMSUNG… estão lá!!! Empresas essas que SEMPRE foram o foco das aplicações JME!!!
Você só pode ta de brincadeira hahahahah… aposto que vc ta opinando sem ao menos conhecer a OHA!!! Cara, o objetivo do google é exatamente esse… fazer rodar em milhoes de celulares… foi por isso q ele tem contrato com a motorola, lg, sumsung, t-mobile… e mas 35 maiores empresa do ramos de telefonia móvel.
“Claro que nãooo”. Eu sou desenvolvedor… quero desenvolver uma aplicação pra rodar em varios celulares… O Android por sua vez vai ta nos celulares/smatphones da LG… sumsung, motorola etc… e vc vem dizer q não é suportado “largamente”?! :lol:
(diferente da Apple): o iPhone sim é um celular mais limitado… a Apple sempre fez isso com TODOS seus produtos… já ta no sangue dela… O SDK do iphone É SÓ PARA O IPHONE!!!
Mas o Android NÃO!
[quote=marcelomartins]
Por isso o JME não vai evoluir para chegar no nivel de nenhum outro SDK, porque ele vai poder rodar naqueles aparelhos simplezinhos, que tem poucos recursos, de um fabricante do interior da Índia, mas que um dos recursos desse aparelho é: suporte a Java ME.[/quote]
hahahahaha… ta bom…e eu vou criar aplicações pra rodar nesse aparelhos simplezinhos fabricados no interior da Índia, com pouco recursos só pq eles tem suporte à JME. Pode deixar!!! :lol: hehehehe
Discordo! … Ele (Android) é JAVA!!!
é um Java modificado MAS É JAVA!
Na documentação ta escrito JAVA e a SUN Sabe que é JAVA (por isso ta “pê-da-vida” com essa história)
ENCERRANDO:
Eu acho que o Android é algo que tem que ser levado a sério SIM, pela SUN.
Onde você leu???
por favor publique o link… não só eu mais varios usuários do fórum querer ler tbm!
Não seja como esses “alguens” (como vc mesmo falou) que imaginam coisas e saem por aí divulgando…
Vamos compartilhar uma notícia mais madura… que tenha a imprensa no meio. Essa notícia (Fusão entre Android e Symbian) por exemplo, saiu em varios sites mundo a fora… (sites reconhecidos ta?!).
forte abraço
Então vc quer dizer q o Android vai dominar o mundo mobile? Não vai ter espaço para Symbian e iPhone?
Se assim for então ninguem vai precisar mesmo mais do JME…
Mas como eu dúvido no teu pitaco de previsão do futuro, prefiro continuar apostando no JME! Dúvido que o Android tenha assim tanto sucesso, talvez uns 60% do mercado, visto o crescimento do iPhone e a Nokia com Symbian, vai ser complicado o Android dominar o mundo como vc esta pintando.
Só para comparar com o mundo web, o IE tem uns 60% a 65% se não me engano e o FireFox tem 20% mais ou menos, e vc acha que todos os sites são feitos só para o IE? E o suporte a Safari, Opera, etc? Claro que nos browsers cada vez mais tem-se procurado atingir um standard e aos poucos a coisa via indo.
Agora vc acha que com esta diversidade toda de OS para smartphones vai se chegar a um standard melhor q o JME?! Pelo jeito que vc fala parece q sim, vc deposita todas as fichas no Android, eu não sei, prefiro não ficar dando tiro no escuro, acho que é melhor esperar mais um tempo e ver o q acontece. Até por q, nas lojas ainda não vi nenhum com Android… Agora iPhones e Symbian vejo todo dia. O Android nem mercado tem ainda, não dúvido que vai ter o seu espaço mas acho que não será de dominio absoluto.
E parece mesmo q vc continua sem entender o que o Marcelo disse.
Para pra pensar, vc acha que vai levar quantos anos para todos os aparelhos que existem atualmente desaparecerem? Enquanto existir ainda os aparelhos “antigos”, JME vai continuar sendo a melhos solução e visto que a maioria é Symbian, não vejo um cenário tão bonitinho assim para o Android. Quem tem dinheiro assim que sair um bom aparelho que use Android e talz vai comprar, assim como foi com o iPhone, mas lembre que a maioria, o grande mercado é quem não tem um poder de compra assim tão elevado, classe média/baixa, o que vai levar muitooo tempo para atualizar isto tudo. JME continuará sendo a melhor solução por uns bons tempos, na minha humilde opnião.
[quote=eduveks]
Então vc quer dizer q o Android vai dominar o mundo mobile? Não vai ter espaço para Symbian e iPhone? [/quote]
Eduveks, calma
eu não falei nada disso que você ta dizendo, e eu não to apostando “todas” as minhas fichas no Android, tão pouco achar que sou dono da verdade.
Só expressei minha opnião a nível de desenvolvimento, ou seja, vocês (em especial o Marcelo) estão dizendo que o Android não é “concorrente” direto do jme e eu acho que é! Por isso defendo esse meu “achar”.
Ok, essa migração de celulares antigos para novos irá levar tempo, derrepente nem tanto tempo assim, afinal de contas brasileiro adora comprar algo que nem foi oficializado no brasil ainda… (que era o caso do iPhone rssss), mas enfim… o iPhone vendeu milhões mundo afora e só não vendeu tanto porque não lançou antes no brasil pq se naum tinha vendido mais uma carrada rsss… brasileiro adorar investir “no novo”. To cansado de ouvir neguinhu falar: “porra trabalhei pra carai, mas ta aqui o meu iphone” hehehehe
Bom, mais deixa isso pra lá não vem ao caso…
Bom, eu trabalho com jme no meu serviço e confesso pra vc’s que só usamos jme pq ainda não tem outra opção no mercado… mas confesso pra você que é de doer!. trabalhar com RMS é uma porcaria, e sem falar q não posso fazer nada a baixo nível… (mexer na agenda por exemplo) a incompatibilidade de diferentes aparelhos é uma droga!
Por isso acho que jme é a opção, mas não é a melhor delas!
Caramba com o android eu vou poder dar um “select” no banco … onde vc vÊ isso no jme?!
no android vou poder mexer na agenda e vário lugares a baixo nível… onde vc vÊ isso em jme?!
(poderia ficar horas fazendo comparações sobre android x jme)
… e vocês vem me dizer que isso não é concorrencia direta com jme?!
meu post foi colocado justamente pra saber se alguém sabe de algo q a SUN está fazendo para “aprumar” a “disputa”, então não confudam as coisas ok?
o mertins e o paulo silveira foram os dois que colocaram algo que queria saber… falaram de um tal https://phoneme.dev.java.net/. (ainda não conhecia) e o Java FX Mobile (esse já ouvi rumores).
abraço ae galera
Então, foi justamente por isto que postei o link do phoneME. https://phoneme.dev.java.net/
Tem evoluções da MSA (http://java.sun.com/javame/reference/docs/msa_datasheet.pdf).
API’s para 3d é obrigatória, API para localização é condicional ao suporte pelo dispositivo, etc.
O problema não é o J2ME, o problema é que a maioria dos dispositivos que suportam J2ME ficam com a parte mais reduzida (CLCD/MIDP). Se estes aparelhos suportassem a CDC tu poderias fazer select a vontade.
De cara dá para usar o Derby http://wiki.apache.org/db-derby/JavaMESupport
Os dispositivos que usam windows mobile, suportam CDC (vide phoneME). Alguns Nokias suportam, etc, etc.
Ainda são caros, mas estão por ai! O iPhone possui hardware para suportar CDC!!
Tem outros SOs na jogada (windows mobile, LiMo), e a meu ver, quanto mais estes SOs exigirem do hardware, melhor para o J2ME. Quanto mais os SOs forem padronizados e abertos, melhor para o J2ME. Acredito que o J2ME vai funcionar bem no Android (quando a gente realmente conseguir vê-lo).
Sei como é desenvolver para celulares e ultimamente tenho sofrido com os famigerados e decadentes Palms Treo. Mas ainda prefiro J2ME a ter que conhecer uma nova linguagem/api a cada dispositivo novo. Precisar sempre ter que refazer código para funcionar em um modelo um pouco diferente é um saco.
t+
Ok, agora a pergunta que fica, e foi o que o Marcelo já respondeu…
Como Android concorre com JME, se Android é um OS, como fazer o mesmo programa rodar no Android e no Symbian sem problemas? Tem solulão melhor que JME? Aplicações do Android rodam no Symbian? Então como que o Android concorre com o JME?
Que JME tem imensos problemas todo mundo sabe, e todos q mexeram um pouco com JME notaram as limitações, isto não é novidade, se o JME vai evoluir bem ou se vai ter uma outra solução melhor não sei, sei que Android != JME.
O problema é colocar Android e JME no mesmo sako, vejo que cada um tem uma finalidade distinta, como o Marcelo especificou bem.
E meu caro, vc faz um select maravilha direto na DB no Android, blz! Espetacular! Agora como q teu programa vai rodar nos Nokias!? Vai ter q fazer uma versão específica para Symbian?! E depois manter duas versões em paralelo!? Sem falar em iPhone…
Para o Android ser concorrente direto do JME teria q ser o padrão, todos, mas todos mesmos fossem só com Android e num mundo onde não existisse Nokia e iPhone, ai assim não precisaria de JME! Seria o mesmo que se todo mundo usasse Linux e não existisse o Windows e não precisassemos mais do Java e tudo seriam feito em shellscript :twisted:
Sinceramente, o Android já esta morto, com os lançamentos até final de 2008 e primeiro trimeste de 2009, não vejo mais espaço pra um concorrente grande com os já lançados aparelhos rodando WinMobile, Symbian e o iPhone (pois é o único que rodará mac os x).
O Google vai atacar que faixa de mercado?
Só se for o mercado mais baixo custo, dos telefones econômicos. Quem consome telefones de médio e alto custo, estará muito bem servido até o comecinho de 2009, acho realmente difícil ainda o Google conseguir uma boa penetração de mercado com o que se especula por ai que virá com os primeiros aparelho com Android.
Não vejo muita oportunidade para pessoas se disfazerem de um iPhone, N96 (N95), Tube 5600, Xperia, e outros modelos excelente da Sansung, LG, pra pegar um telefone com marca Google com menos recursos e inovações que esses aparelhos.
Quero ver de camarote e to apostando tudo que nessa o google se deu mal.
Na minha opinião, as pessoas não irão comprar um celular da Google. Elas irão comprar a proxima geração de Samsumg com o SO sendo o Android, ou o LiMo, ou o Windows Mobile, ou etc, ou etc…
Estes aparelhos possuirão mais recursos, funcionalidades, status, etc, etc.
A questão é custo/beneficio. O custo e a complexidade dos SOs para os fabricantes de celulares/smartphones esta crescendo muito. Android e o LiMo surgem como alternativas mais baratas e focados em convergir recursos computacionais para o celular. Não é intenção destes e de outros SOs reduzir recursos e hardware dos dispositivos. O negócio é maior poder computacional!!!
As empresas envolvidas com o Android (existem diversas) são de tecnologia de ponta e não querem perder seu mercado.
Igualzinho a evolução dos PCs. A idéia é que em um futuro meio próximo as pessoas, na sua maioria, não comprem PCs, comprem dispositivos que atendam as suas necessidades. Por que ler email, acessar a internet e escrever documentos em um PC em uma mesa?? É isto que o Google, Microsoft, Intel, Sun, IBM, Nokia e outros almejam!!!
Em tempo, já viram o projeto Moblin? http://www.moblin.org/
O vídeo inicial respalda o que escrevi acima!
t+
Onde estao os aparelhos com suporte ao android pra comeco de conversa?
Morto é dificil imaginar instancias de android interagindo num mercado fragmentado pelas diferentes implementacoes de OEMs. junta isso com o fato de quem controla a industria no final sao as operadoras de quem nao se espera muita inovacao ja que a receita de voz rende o suficiente e o sevico eles conhecem bem o modus operandi.