mertis, pra 2008/2009, Android é pura especulação ainda. Não disse que não tenham opções interessante, como o Moblin, mas isso é pra daqui alguns anos.
EU não trocaria um N96, um iPhone, um xperia, por um Samsung com Android com as mesmas especificações (o que dúvida que saia a curta prazo).
Concordo Luiz, que ninguém irá trocar o N96 por um dispositivo com menos recurso que o atual. A tendência natural é a troca por um dispositivo com mais recursos, possivelmente o Nxxxxx.
O que saliento é que é este o objetivo do Android, do LiMo, do Windows Mobile, e dos fabricante de dispositivo. E as operadoras irão lucrar com isto (tv,internet,always on-line).
O proprietário do N96 um dia estará infeliz com os recursos do seu dispositivo, em função de outros dispositivos mais modernos e poderosos. Nesta hora é que ele irá avaliar qual dispositivo e sistema operacional (hoje o SO é muito pouco levado em conta, mas no futuro…).
Na verdade entrei nesta thread, por defender (não ganho nada com isto) a posição do J2ME. Já disse e repito, quanto melhor o SO do dispositivo, melhor para o J2ME. E nisto que acredito. Uma VM mais padronizada e poderosa, que irá rodar tanto no windows mobile, quanto no android, LiMo, nokia, simbiam, etc. E eu farei a aplicação o mais padrão possível.
[quote=cmoscoso]Onde estao os aparelhos com suporte ao android pra comeco de conversa?
Morto é dificil imaginar instancias de android interagindo num mercado fragmentado pelas diferentes implementacoes de OEMs. junta isso com o fato de quem controla a industria no final sao as operadoras de quem nao se espera muita inovacao ja que a receita de voz rende o suficiente e o sevico eles conhecem bem o modus operandi.[/quote]
Os aparelhos estão ai, mas a situação é bem essa que vc descreveu, fragmentado e controlado pelas operadoras.
O SDK do Android é muito melhor que o JME. O SDK do iPhone é muito melhor que o JME. O SDK do Symbian é muito melhor que o JME. Mas esses SDK’s são exatamente isso, SDKs especificos de cada plataforma.[/quote]
Só discordo do sdk do Symbian. O Qt é a coisa mais multiplataforma que apareceu nesses anos.
Na verdade entrei nesta thread, por defender (não ganho nada com isto) a posição do J2ME. Já disse e repito, quanto melhor o SO do dispositivo, melhor para o J2ME. E nisto que acredito. Uma VM mais padronizada e poderosa, que irá rodar tanto no windows mobile, quanto no android, LiMo, nokia, simbiam, etc. E eu farei a aplicação o mais padrão possível.
t+[/quote]
Isso não vai acontecer. O J2ME não era uma máquina virtual, mas uma máquina real. Os processadores eram otimizados para rodar bytecode. Se a jme virar uma vm seria um parto para manter tantos hardwares diferentes. Quem iria fazer isso? A própria fabricante do hardware?
[quote=Luiz Aguiar]Sinceramente, o Android já esta morto, com os lançamentos até final de 2008 e primeiro trimeste de 2009, não vejo mais espaço pra um concorrente grande com os já lançados aparelhos rodando WinMobile, Symbian e o iPhone (pois é o único que rodará mac os x).
…
Quero ver de camarote e to apostando tudo que nessa o google se deu mal.[/quote]
Eu já ia zuar o tópico por ser um tópico velho
Mas olha aí Luiz, se tivesses apostado tudo mesmo, teria se dado mal rs
Entretanto, admito que eu tinha uma postura parecida com a do Luiz. Não botava fé no Android
Dado o cenários que tínhamos em 2008, fui um pouco exagerado rs, mas o Android era ainda um produto de “bola de cristal”. 3 anos depois, agora que realmente o Android se consolidou de vez né… na ´poca tbm tinha quem falava que no máximo 1 ano o Android seria a plataforma mais usada, que iOS ia ficar atrás do Symbian porque é fechado e tal… de certo modo todo mundo errou um pouquinho…
Do mesmo jeito que hoje fazer alguma previsão de mercado, dada a entrada mais forte da Microsoft e a possibilidade real do uso do MeeGo por empresas que já usam Android, mas estão meio insatisfeitas com a “soberania/tirania” que o Google esta tendo que adotar em sua plataforma… vamos esperar mais 3 anos pra ver o que essa guerra vai virar rs