Fundação Apache Declara Guerra a Oracle

[quote=chun]Meio romântico esse papo de “comunidade” não ?

Comunidade de software livre é que nem casamento… o romantismo acaba quando não existe “grana”.
[/quote]

Acredito que nem conceito de Open Source grande parte aqui conhece… vamos lá:

E o conceito de “ganha pão” , voce conhece ?

“Filhos de gondor, de rohan, meus irmaos
vejo em seus olhos o mesmo medo que antes me tirava a coragem
talvez chegue um dia em que faltara coragem aos homens
em que abandonaremos nossos amigos e trairemos a amizade
mas nao e hoje esse dia
uma hora de lobos e escudos destruidos
em que a era dos homens chegara a um fim catastrofico
mas nao e hoje esse dia
hoje nos lutaremos
por tudo o que lhes e caro nesta boa terra
eu os conclamo a resistir
homens do oeste”

FONTE: http://steamcommunity.com/profiles/76561197998375905

Se vcs aqui do tópico estão se matando porque cada um fala/pensa uma coisa, como uma “comunidade” vai ter uma posição oficial sobre algo que acabou de ser anunciado?

Complicado isso de posicionamento coletivo.

[quote=Luiz Aguiar]Se vcs aqui do tópico estão se matando porque cada um fala/pensa uma coisa, como uma “comunidade” vai ter uma posição oficial sobre algo que acabou de ser anunciado?

Complicado isso de posicionamento coletivo.

[/quote]

Exatamente! :frowning:

Senhores,

Como diria Roberto Justus "Nada pessoal, são apenas negocios..."

[quote=luiscesarinfo]
Vejam o exemplo do Cobol. Essa linguagem “acabou” à quanto tempo?

[]'s[/quote]

Vá ver nos bancos se acabou…

@mrapha, o que você está criticando a Oracle é o que a Sun sempre fez. Se o Java não acabou antes, por que vai acabar?

E se é pra entrar na guerra santa do Open Source, o OpenJDK é GPL, licença mais livre que a licença do Harmony. Então, quem quiser lutar por Open Source e pelo futuro do Java, é melhor lutar CONTRA a fundação Apache, que aliás, vem perdendo relevância nos seus projetos, que estão evoluindo cada vez mais devagar e perdendo patrocinadores.

Acho que você não acompanhou a briga das duas empresas direito: ou a fundação Apache ou a Google (um joga pra cima do outro) pegaram código da JVM oficial, que não é GPL, e incorporaram no Dalvik e no Harmony com outra licença, violando a CDDL da Sun.

Se tivessem pegado código GPL do OpenJDK, tudo bem, poderiam até contribuir pra melhorá-lo, mas quiseram pegar código da outra JVM. E acho que você não sabe, mas essa briga o próprio Google confirmou que é da época da Sun, e a Oracle tentou negociar por bem, quando não deu, foram pra justiça (que a Sun já deveria ter feito).

Resumindo: a Oracle so está tentando fazer o que a Sun não conseguiu, que é ganhar dinheiro com o Java, ou ao menos arrumar a casa, pq td mundo saia fazendo oq bem entendia com o Java(ex: Google, pegando código da JVM) e ficava por isso msm…
Esse negocio de open source eh conversa pra “boi durmir”, pq eu n conheco ngm q trabalhe de graça, tem sempre algum interesse comercial por tras dessas soluções open source.
A Oracle e quem manda no Java agora, e está certissima em impor suas politicas de business, alias, nego tinha era q agradecer a Deus de ate hj ter ganho grana com o Java e n ter pago nenhum centavo de retorno a Sun que tinha uma excelente equipe tecnica e pessimos administradores financeiros.

Eu não entendo como alguém pode dizer que ninguém trabalha de graça porque sempre tem interesse e logo depois agradecer a Deus… :lol:

Bom, como já aprendi, Open source não quer dizer “de graça”.

Mas tudo que vem acontecendo e o máximo que pode acontecer é o Java virar um “.Java”.
Muitas coisas open souce surgem para competir com produtos sob licença e assim vai continuar.
Toda tecnologia nasce, se inova e morre, não necessariamente nessa mesma ordem.

Sem dúvida eu preferia que a IBM tivesse comprado a SUN.

Vejam o projeto Eclipse como exemplo. É controlado pela Eclipse Foundation e as coisa andam para frente, não tem essa bagunça toda e briga com todo mundo que vem desde a epoca da SUN. O pior de tudo é que isso não está sendo resolvido agora.
No exemplo do Eclipse, a IBM coloca dinheiro e usufrui dos resultados (junto com várias outras empresas) e lá não tem essas picuinhas de não certificar produto, não deixar usar licença A ou B e todo ano tem release nova! O Java tem quantos anos que está “parado” porque o JCP é uma bagunça?

Agora está ficando pior com a briga da Oracle com o Apache e membros como Doug Lea.

Brigar com todo mundo é fácil, eu quero ver é juntar todo mundo na mesma direção e organizar o JCP para que ele funcione. Nisso a Oracle está pisando na bola.

[quote=marcosalex]@mrapha, o que você está criticando a Oracle é o que a Sun sempre fez. Se o Java não acabou antes, por que vai acabar?

E se é pra entrar na guerra santa do Open Source, o OpenJDK é GPL, licença mais livre que a licença do Harmony. Então, quem quiser lutar por Open Source e pelo futuro do Java, é melhor lutar CONTRA a fundação Apache, que aliás, vem perdendo relevância nos seus projetos, que estão evoluindo cada vez mais devagar e perdendo patrocinadores.

Acho que você não acompanhou a briga das duas empresas direito: ou a fundação Apache ou a Google (um joga pra cima do outro) pegaram código da JVM oficial, que não é GPL, e incorporaram no Dalvik e no Harmony com outra licença, violando a CDDL da Sun.

Se tivessem pegado código GPL do OpenJDK, tudo bem, poderiam até contribuir pra melhorá-lo, mas quiseram pegar código da outra JVM. E acho que você não sabe, mas essa briga o próprio Google confirmou que é da época da Sun, e a Oracle tentou negociar por bem, quando não deu, foram pra justiça (que a Sun já deveria ter feito).

[/quote]

@marcosalex,

obrigado pela resposta, foi uma das melhores que recebi! =) Teve argumentos que me convenceram ao invés de defesa cega a uma empresa X =)

Nesta manhã saiu uma notícia que joga um pouco de tempero nesse assunto. Eu vou “negritar” as partes que embasam o que tem me motivado a debater o bom debate =) rsrsrrs

Abraços!

E de onde você tirou que open source é trabalhar de graça? O que tem de incompatível com open source e interesse comercial?

Quem não entende essa diferença realmente vai pensar que o Java acabou depois da Oracle.

E o debate continua… não sei quantos tópico mais apareceram com o mesmo tema! A morte do JAVA

Desta vez o tema não enfoca a morte do Java. Existem pessoas que pensam que é disso q se trata. A Oracle não pretende matar o Java, isso é óbvio!

As notícias são bem claras e não deixam espaço para idéias ambíguas. Pelo contrário, as pessoas tem trazido pensamentos ambíguos pelo mesmo motivo que acreditam em falsas palavras de campanha eleitoral: o brasileiro tem o costume de “cegueirar” sua opinião baseado na paixão.

O foco principal dessa reunião aqui é (ou deveria ser) o Java 100% Open Source. Houveram poucas contribuições reais para a formação madura deste pensamento. Existem posts apaixonados, como existem posts céticos, como existem posts que não tem nada a ver com assunto tratado. Também tem gente que não entende ainda o verdadeiro conceito de comunidade e open source.

Assim como a democracia garante, teremos de várias vezes lutar, se preciso, pela garantia dos nossos direitos. Isso faz parte do jogo democrático. As diversas opiniões daqui são reflexo do direito do povo de se manifestar e exercer um pouco da democracia. Isso é ótimo!

O que não podemos deixar acontecer é se calar, deixar que façam o que quiserem e mudem nossas vidas sem pensar nas consequencias. Nossa classe, a de programadores, não é únida como a classe dos médicos, advogados, engenheiros. Por isso não alcançamos melhorias significaticas para nós como eles alcançam. Será que vamos continuar assim para sempre? Desunidos deixando “a vida nos levar”?

Abraços!

Conclui meus pensamentos neste post.
http://www.guj.com.br/posts/list/60/224308.java#1149986

Abraços

Pra mim a Apache só está defendendo sua posição politica no JCP e os seus projetos que recebem patrocinio. Acho a Apache muito importante para o java sem dúvida nenhuma, e não acho seus projetos arcaicos não, só alguns deles.
Mas se eu tiver que escolher um lado eu fico com o da SUN ( A Oracle éra a favor da apache antes da compra). Ja vai ter 2 JVMs no mercado, uma paga e uma free, e ai entra mais uma pra que?

A verdade é que o java não nasceu livre e torna-lo livre está gerando uma bagunça danada. Java nasceu pra gerar dinheiro nos interessados que investiam nele. O povo esquece isso e a própria SUN esqueceu também. E Oracle está lembrando disso agora.

O que eu acho ruim é que após a aquisição da Oracle, os tópicos discursivos viraram alarmantes e os alarmantes viraram desesperadores, para alguns aqui no GUJ.

Pessoal somos formadores de opinião, e em tecnologia eu acho que não devemos ser radicais e subir bandeiras, vamos tentar manter a “frieza” e darmos as devidas proporções às notícias.

Essa postura que a ASF vem tomando vem já de algum tempo (como citado anteriormente a questão do TCK e o Harmony) e dou como exemplo ano passado da não aprovação da especificação do Java EE6 pela ASF- http://adtmag.com/articles/2009/12/10/apache-votes-no-java-ee-6.aspx - e na minha humilde opnião a Oracle está mantendo a coerência com relação ao que a SUN já estava pregando antes da venda (nesse caso).

Abraço a todos!

Até onde eu sei a oracle não conseguiu provar que o código da dalvik era realmente da jvm. Sobre a apache eu até concordo com a posição dela. Isso(uma jvm com menos recursos) seria prejudicial a todos os produtos desenvolvidos pela apache.