Fundação Apache Declara Guerra a Oracle

Matéria completa: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/11/09/java-apache-declara-guerra-a-oracle/

Fonte: IDGNow

como eu falei no outro post… daqui a pouco é a google,ibm, red hat ai o java morre, infelizmente estamos nessa a oracle só afasta tudo que é bom pro java.

Creio que com atitudes de empresas como a Apache, é mesmo que o Java não ‘morre’.
Torçamos pra que ele mantenha sua ‘força’.

Só pra lembrar, a Apache está questionando a Oracle, se ela manterá a licensa do java, como tem que ser, e respeita-la, se não a fundação abandonara o JCP, isso não representa o fim do java, mas é uma grande perca concerteza.

Sem dúvida, mas fico feliz em saber que empresas como a Apache se interessam com isso ainda.

Faz algum tempo que eu estava querendo saber qual a reação da Apache quanto as atitudes da Oracle. Há anos a ASF briga com a Sun por causa do TCK, inclusive há algum tempo muitas votações da ASF estavam como NO with comment. A IBM foi na onda da Apache e sempre votava YES with comment, ambas reclamando do TCK para o JavaSE. Outra que estava sobre as influências da ASF era a Intel, que sempre votou YES with comment.

Agora finalmente minha pergunta tem resposta, e era bem o que eu esperava. Sem dúvidas a Apache é a maior desenvolvedora de projetos em Java, e se a Apache sair do JCP será uma grande perda para todo o Java. Aliás a ASF é membro do comitê executivo.

O mais engraçado é ver que no passado a Oracle criticava a Sun por que queria um JCP mais neutro, e agora ela rema ao contrário, já que está no outro lado da força agora. :smiley:

E agora???
Quem tá entrando tá perdido continua investindo dinheiro e tempo para aprender, ou desiste dessa #$%¨& e vai para outra linguagem?
Com esses bafafas a credibilidade do Java diminui, alguém saberia mensurar?

Luciano, desenvolver é mais metodologia do que tecnologia. Fique sossegado, se existe o poderoso Java, também existe o poderoso .NET, o que separa eles é o preconceito.

fim do java, não aguento mais ler este tipo de mensagem…

acho que é por ter várias empresas e comunidades envolvidas com interesses diferentes que sempre vai haver disputas políticas de ambas as partes.

Tecnologia, linguagens de programação vem e vão. Cedo ou tarde isso acontece.

Na verdade, não é que acaba, mas outras opções emergem e tomam seus lugares. Não completamente, é claro. Vejam o exemplo do Cobol. Essa linguagem “acabou” à quanto tempo?

Se ou quando isso acontecer com o Java, nós, adeptos do Java, teremos várias outras boas opções para trabalhar.

A Oracle que se preocupe em como ganhar o dinheiro dela, e caso seja interessante, nós acompanhamos.

Mas eu estou com a Apache nessa “guerra”.

[]'s

[quote=wilds87]Luciano, desenvolver é mais metodologia do que tecnologia. Fique sossegado, se existe o poderoso Java, também existe o poderoso .NET, o que separa eles é o preconceito.

[/quote]

Sabe o que é engraçado comparou as plataformas , então o .NET não tem um dono ? Você não tem que pagar para ter pelo menos a IDE ? A Oracle só está tentando ganhar dinheiro com o que comprou apenas isso. Meu a Plataforma não vai morrer, algumas pessoas tem que colocar isso na cabeça. O que acontece é que a comunidade Java é muito grande, isso porque muitos de nós não gostava de como a M$ trabalhava com seus projetos, só que estamos vendo a Oracle fazer a mesma coisa com o Java.

Se vai cair a procura ou não pela plataforma só o tempo vai dizer. Nós, digo nós de uma forma geral, é que podemos gerar toda essa desconfiança, pois eu só vejo falar Ahh o Java vai acabar, o Java Vai morrer aqui. Apesar de todas as critias vc ve em algum forum de .Net o pessoal falando que a plataforma vai morrer quando a M$ faz uma alteração drastica na plataforma ? Então ta na hora de refletir pessoal, se é seu ganha pão a plataforma pare de pensar que ela vai acabar pois você que gera desconfiança. Se ta com medo aprenda outras coisas, mas não desfaça do que faz vc pagar suas contas…

Opa, não falei que ia morrer… calma ae champz!

Desiste dessa #$%¨& e vai programar em .Net. Sobra mais emprego pra quem é educado.

Quanta besteira escrita…

A apache declarou guerra a Sun fazem ANOS… e ninguem fez esse fuduncio todo…

Na minha opinião , o que resta da apache é softwares mal feitos e arcaicos… (um dia ela fez a diferenca)

Ela está fazendo a sua parte na oposição , quer o Harmmony no ar e ela tem o direito e o dever de defender isto…

Mas na minha opiniao… a JCP é uma instituicao falida e que deve ser reformulada urgentemente sem todos esses caciques velhos e arcaicos…

[quote=luiscesarinfo]Tecnologia, linguagens de programação vem e vão. Cedo ou tarde isso acontece.

Na verdade, não é que acaba, mas outras opções emergem e tomam seus lugares. Não completamente, é claro. Vejam o exemplo do Cobol. Essa linguagem “acabou” à quanto tempo?

Se ou quando isso acontecer com o Java, nós, adeptos do Java, teremos várias outras boas opções para trabalhar.

A Oracle que se preocupe em como ganhar o dinheiro dela, e caso seja interessante, nós acompanhamos.

Mas eu estou com a Apache nessa “guerra”.

[]'s[/quote]

Perfeito e acrescento que o nível de empregabilidade do profissional depende mais dele que da linguagem que ele programa.

Não se prendam somente a uma, procurem desenvolver a nível profissional em mais de uma ferramenta, assim se uma “sumir” você não ficará a ver navios.

[quote]
Post 10/11/2010 22:54:44 Assunto: Re:Fundação Apache Declara Guerra a Oracle

Sabe o que é engraçado comparou as plataformas , então o .NET não tem um dono ? Você não tem que pagar para ter pelo menos a IDE ? A Oracle só está tentando ganhar dinheiro com o que comprou apenas isso. [/quote]

A oracle comprou a sun pra tentar ganhar alguma coisa ja que BD nao dá mais dinheiro, agora se for pra impor restricoes ao java free, prefiro ir para .net mesmo, software pago por software pago, a ide dos caras é bem melhor, e a microsoft tem tido atitudes muito mais estaveis quanto ao .net do que a oracle com o java

triste =(

Ahh claro , a Microsoft é conhecida por decisões estaveis

Com certeza a ditadura do SINGLE VENDOR LOCK-IN é bem mais estavel que um comitê de empresas…

OPA !

Caros membros e colegas do GUJ,

estou acompanhando esse movimento analisando os pensamentos explicitados nos posts deste tópico e vejo que não ganharemos nada nos debatendo sobre quem é melhor: Java ou .NET, por exemplo. Eu trabalho com as duas linguagens e as DUAS são ÓTIMAS!

O que me preocupa não é quem é melhor, mas O QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR A APACHE A FAVOR DO JAVA OPEN SOURCE?
Acredito que ninguém aqui gostaria de ver o Java morrer… é mais do que uma linguagem para nós, é um sentimento que nos faz trabalhar tão braçalmente quando temos outras ferramentas mais produtivas no mercado. É saber que trabalhamos com uma linguagem livre, da comunidade, nossa!

A Oracle veio dizer que ela é dona do Java… está na hora de dizermos pra ela que o Java é da COMUNIDADE!!

Como podemos organizar um abaixo assinado ou uma lista de repúdios para captar opniões contra a decisão da Oracle para somar forças ao Apache nessa guerra? Quem se habilita a ajudar?

Não sei, mas eu com a minha visão leiga sobre o assunto, acho no mínimo um pouco mesquinha a visão antes da sun agora da oracle em relação a esse tipo de licenciamento. Pelo que entendi a ASF apenas quer ter o direito de usar o programa que certifica a versão do harmony como java e a Oracle não quer deixar. É impressão minha ou é um briga por um assunto tão bobo que pode gerar problemas ainda maiores, ou realmente ter esse certificado pode trazer lucros ou prejuizos para quem tem ou dá?

Olá pessoal,

Venho me atendo a entrar nessas discussões, mas hoje não tem como não entrar ou emitir a minha opnião.

Sobre a questão do Java morrer, realmente é besteira, a plataforma não vai morrer, até porque faz parte dos ativos da Oracle, que como já disseram tantas vezes, não é boba nem nada, e quer ganhar dinheiro c/ o seu investimento (business).
A única coisa que pode acontecer é acabar diminuindo o interesse das pessoas que estão iniciando no ramo com Java, pois os que já estão no mercado, ou vão ficar c/ a plataforma, ou irão migrar para outra, pois a grande maioria que desenvolve c/ Java geralmente domina mais de 1 linguagem, e com certeza não terá maiores problemas caso seja necessária a mudança :slight_smile:

Outro ponto de vista que tenho é que Java já está no mercado a bastante tempo, já atingiu a sua maturidade e caso realmente venha morrer, o que já disse achar díficil, resta a nós (reciclarmos, odeio essa palavra) investir o nosso tempo em linguagens novas, ou nem tanto como (Ruby, Python, Scala etc etc etc), não vejo motivos para pânico, pois da mesma forma, em que deixei o Delphi para PHP e o PHP para o Java, eu posso deixar o Java para qualquer outra coisa que seja rentável ou que eu ache que agrege alguma coisa na minha vida.

Francamente, vamos parar com essa situação de desespero, como outro colega disse, a ASF, já está bem obsoleta e faz tempo que não implaca um projeto deles na comunidade, tá tem o Wicket o Solr, mas nada tão estrondoso qto foi o Struts, Tomcat etc… Isso só vai acabar afastando as pessoas da linguagem, e também não vai resolver esse problema.

Só para deixar claro, eu não gostei da aquisição da Sun, mas não tenho nada contra a Oracle, não so fã da política de business deles, mas eles sabem ganhar dinheiro, e infelizmente o modelo da Sun não soube, o que realmente foi uma pena.

[]s e paz :slight_smile: