Fundação Apache Declara Guerra a Oracle

A briga é em torno do quão aberto é o Java… se o Apache não consegue fazer o seu Harmony ser licenciado, ela quem também desenvolveu grandes avanços em Java, quem mais poderá sendo a Oracle detentora desta linguagem?

O Java caminha para um destino proprietário se a Oracle continuar agindo dessa forma.

[quote=Felagund][quote]
Ciente de que a Oracle tem ignorado deliberadamente seus próprios termos de licença da tecnologia Java, a Apache Software Foundation tem conclamado outros membros do Java Community Process (JCP) a votar contra a proposta da próxima versão da linguagem, caso a Oracle insista em impor restrições ao uso do Java de código aberto.
[/quote]

Matéria completa: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/11/09/java-apache-declara-guerra-a-oracle/

Fonte: IDGNow[/quote]

Além disso, proprietário por proprietário eu ainda prefiro um proprietário multi-plataforma…

O java para mim é uma ferramenta como o eclipse, se morrer ou nao, pra mim nao faz diferença, pois existem outras ferramentas no mercado.

Não entendo o porque do desespero de vários comentários sobre java nesses ultimos dias. :?:

Mas tomara que menos gente aprenda o framework java, :smiley: e que vários desses que falam que java vae morrer
que mudem de tecnologia e utilizem outras, tomara, :-o

porque assim vae sobrar mais emprego, os salário irão aumentar, 8) fora
que todas essas atitudes da oracle só irão aumentar mais as melhorias
do framework no final.

Os úsuarios que falam que o java vae morrer não tem ideia do universo java que existe no mundo. 8)

[quote=volnei][quote=Felagund][quote]
Ciente de que a Oracle tem ignorado deliberadamente seus próprios termos de licença da tecnologia Java, a Apache Software Foundation tem conclamado outros membros do Java Community Process (JCP) a votar contra a proposta da próxima versão da linguagem, caso a Oracle insista em impor restrições ao uso do Java de código aberto.
[/quote]

Matéria completa: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/11/09/java-apache-declara-guerra-a-oracle/

Fonte: IDGNow[/quote]

Além disso, proprietário por proprietário eu ainda prefiro um proprietário multi-plataforma…[/quote]

Eu ia dizer a mesma coisa… heuehueheueheuehueehueehueheu

Cara, quando a Oracle comprou a Sun, apesar de nunca ter dado minha opnião sobre o assunto, posso dizer que eu já aguardava esses rumos… Quer saber, que se lasque… “se” (e ponha “SE” nisso) a linguagem morrer, tem outras opções, Open e multi-plataformas…

Porém, vendo pelo outor lado da moeda, sempre achei o JCP uma putaria doida que atrapalhava o bom andamento do Java, todo mundo queria sua digital nas SPECs e acabava atrasando mais do que o normal… Sei não, ainda to pagando pra ver o Java morrer, eu ainda acredito mais numa evolução da Plataforma… Mas enfim, é só o que eu acho…

O que dá uma pena, é o fato de que veremos cada vez menos uma comunidade empolgada, atuante e disposta a ajudar como era a comunidade do Java… Tende a se tornar o novo .NET mesmo… Mas eu pergunto… .NET morreu por ser Fechado e de uma única empresa ???

esse despero todo está me parecendo muito ‘familia restart’ pro meu gosto…

Eu também acho…

[quote=RMarcel][quote]
Post 10/11/2010 22:54:44 Assunto: Re:Fundação Apache Declara Guerra a Oracle

Sabe o que é engraçado comparou as plataformas , então o .NET não tem um dono ? Você não tem que pagar para ter pelo menos a IDE ? A Oracle só está tentando ganhar dinheiro com o que comprou apenas isso. [/quote]

A oracle comprou a sun pra tentar ganhar alguma coisa ja que BD nao dá mais dinheiro

triste =(
[/quote]

BD não dá mais dinheiro :o

Dani-se

Se faltar demanda eu pulo p/ outra.

To vendo que empresas com ideias basicas OPEN estão caindo.

Dani-se, qualquer coisa a contrante paga a conta.

Fico imaginando como o pessoal de .net/rails/python deve estar dando risada da cara de vcs.

[]s

Me desculpe, se foi grosseiro, não era minha intensão.

[quote=Luiz Aguiar]Fico imaginando como o pessoal de .net/rails/python deve estar dando risada da cara de vcs.

[]s[/quote]

pois é… .Net talvez…

mas o resto é tão pouco que nem conta :shock:

[quote=Jesuino Master][quote=RMarcel][quote]
Post 10/11/2010 22:54:44 Assunto: Re:Fundação Apache Declara Guerra a Oracle

Sabe o que é engraçado comparou as plataformas , então o .NET não tem um dono ? Você não tem que pagar para ter pelo menos a IDE ? A Oracle só está tentando ganhar dinheiro com o que comprou apenas isso. [/quote]

A oracle comprou a sun pra tentar ganhar alguma coisa ja que BD nao dá mais dinheiro

triste =(
[/quote]

BD não dá mais dinheiro :o[/quote]

:shock:

Eu hoje fiquei decepcionado pelo o que vi nesta comunidade…

eu programo, trabalho e amo trabalhar em .NET pela sua produtividade! Vale a pena pagar pra usar uma ferramenta tão boa! Mas amo também o Java por tudo o que ela representa pra comunidade! Não pq ela seja produtiva, pq não é… não pq tenha uma curva de aprendizado fácil, pq não tem… e não por ter baixo custo para projetos, pq essa é a última coisa que ela vai ter pois é tão complicado fazer um projeto em Java que acaba saindo mais caro que em .NET no final das contas. Amo o Java simplesmente por ela ser livre é que ela conquistou espaço no mercado e o coração dos jovens que começam a carreira nela, na faculdade, e de muitos profissionais que amam essa linguagem.

Em outro tópico, mais recente, a Oracle se comprometeu a manter OpenJDK livre, mas concordo com o comentário que o caro Flavio Almeida fez:
“O problema é a Oracle liberar o TCK apenas para o OpenJDK, que é uma virtual machine open source mantida pela própria Oracle.
Por exemplo, a ASF está ameaçando boicotar a votação para o Java 7, porque a Oracle não predente disponibilizar o TCK para outras JVM como a Harmony.”

E a principal comunidade brasileira Java aqui representada ao invés de se manifestar através de um meio de comunicação oficial, simplesmente ligou o “dane-se!”. Não pensando em nenhum momento na comunidade como um todo, apenas em suas idéias pessoais como fundamento para decisão.

Lamento, mas, na minha opinião, quem pensa assim realmente nunca foi um profissional Java…

Me desculpe, se foi grosseiro, não era minha intensão. [/quote]

Relaxa! Você somente atacou as pessoas que tiveram uma decisão diferente da sua em que tecnologia seguir/aprender/trabalhar. Com um ar de superioridade falando sobre educação.

[quote=mrapha]E a principal comunidade brasileira Java aqui representada ao invés de se manifestar através de um meio de comunicação oficial, simplesmente ligou o “dane-se!”. Não pensando em nenhum momento na comunidade como um todo, apenas em suas idéias pessoais como fundamento para decisão.

Lamento, mas, na minha opinião, quem pensa assim realmente nunca foi um profissional Java…
[/quote]

:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Esse foi o melhor post que eu ví em todos esses tópicos sobre a Oracle.

[quote=Luiz Aguiar]Fico imaginando como o pessoal de .net/rails/python deve estar dando risada da cara de vcs.

[]s[/quote]

++

é sempre a mesma historia, o guj deveria ter um funcionalidade onde exterminaria todos que postam esse tipo de coisa, “o java vai morrer”, “corram para as montanhas” e por ai vai. Além de economizar espaço no bd do guj ( afinal, aqui não é orkut nem facebook ) ia ajudar na leitura da thread.

enquanto isso não acontece, nos resta ficar rindo mesmo.

abs

Não entendi isso… vc ta cobrando um posicionamento oficial do GUJ em relação a esse assunto? é isso?

Não entendi isso… vc ta cobrando um posicionamento oficial do GUJ em relação a esse assunto? é isso?
[/quote]

Boa tarde Luiz Aguiar,

não se trata de um posicionamento oficial do GUJ, mas de toda a comunidade que aqui está representada. De certo a composição dos membros faz parte massiva do GUJ, por isso se trata de toda a estrutura do GUJ, não só direção, mas os membros principalmente. Ao invés da comunidade unir-se em pról de uma atividade que levasse ao bem da comunidade open source pró-Java, poucos manifestaram uma opinião semelhante… eu não vi uma comunidade de programadores… vi programadores individuais que não pensam em grupo quando se é preciso pensar…

Eu posso estar errado, pode ser mais um momento passageiro no mundo das grandes organizações… Quem sabe não é “fazer tempestade num copo d’água”?
Como também pode ser uma manobra de fechar alguns componentes do Java… Um comentário¹ no blog oficial do Apache, no tópico sobre o pronunciamento do ASF², ilustra um pouco do sentimento que poderíamos ter aqui… pelo Java, e pela comunidade Open Source, deveríamos dar apoio ao Apache na luta por um Java 100% Open Source.

Esse apoio deveria ser dado através de um abaixo assinado talvez, ou uma outra forma de manifestação como e-mails de apoio… e era justamente o que eu esperava quando propus ajudar em outro post anterior. Um apoio de toda a comunidade. Quem sabe a administração do GUJ pode dar uma força? Seria ótimo! Mas não é só de vocês a responsabilidade, é de todos nós.

Meio romântico esse papo de “comunidade” não ?

Comunidade de software livre é que nem casamento… o romantismo acaba quando não existe “grana”.