Calma galera, criei este tópico para saber como as pessoas encaram esta situação que é muito comum hoje em dia em função da crise financeira.
O que vocês fariam nesta situação? Como procediriam?
Comecaria a procurar um emprego no dia seguinte.
Existe outra coisa que podemos fazer? :roll: :lol:
Gosto de participar de palestras, seminários, aprender novas tecnologias, tudo no intuito de melhorar meu curriculo.
Nunca fui demitido, mas se eu fosse, pegaria o seguro desemprego e trabalharia de freelancer entre o antigo emprego e um possível novo, aproveitando o contato com outros que tenham sido demitidos. Com um bom esforço daria até uma cooperativa.
Aconteceu comigo há alguns meses atrás. Liguei para um amigo, e cerca de 4 horas depois já arrumei outro emprego.
[quote=andrepestana]
Existe outra coisa que podemos fazer? :roll: :lol: [/quote]
tem sim, procurar no mesmo dia :lol:
bom, eu fui demitido 2 x sem justa causa, penso assim:
antes de qualquer coisa fazer uma auto-critica: porque eu fui demitido? estou desatualizado? preciso estudar mais? preciso mudar o meu comportamento? aprender a trabalhar melhor em equipe? aprender a engolir mais sapos?
depois, na hora de procurar emprego, encarar isso como se fosse um outro trabalho - o de procurar emprego - e não desanimar se demorar a achar algo bom ou se nas entrevistas não formos chamados ou então não tivermos resposta…
apesar do mercado estar bombando nem todos conseguem ser contratados 4 horas depois de serem demitidos como o victorwss
Entraria em contato com amigos, eles poderiam me dar uma força…
Tambem aproveitava o tempo livre (enquanto recebia o seguro desemprego), aprendia novos frameworks e tecnologias e incrementava meu curriculo. 8)
Gastaria todo o acerto em drogas. (;
Brincadeiras a parte, uma coisa que eh importante eh nao ser desesperado e pular pra outro trampo (quem puder eh claro). Eh sempre bom, receber outras propostas e analisar a melhor oferta tanto salario, empresa, localizacao, ambiente de trabalho, horarios etc.
As vezes quem eh demitido nao tem recursos suficientes pra esperar alguma coisa realmente boa aparecer e acaba caindo numa pior. “Caindo numa pior” que frase mais sessao da tarde! hahaha
Acho que a idéia do André é muito boa, realmente fazer uma autocrítica, ver o que pode melhorar (se realmente teve algum motivo pessoal ou profissional, não sendo pela crise).
Se eu fosse demitido hoje, iria curtir uma prainha, dar uma relaxada, depois ia começar a procurar emprego.
Nesse meio tempo, ia estudar tecnologias e frameworks que eu ainda não tive a oportunidade de conhecer a fundo.
Também não adianta se despesperar e achar que é o fim do mundo. Pra nossa sorte,
tem muitas vagas no nosso setor.
Vc saiu de Cba para Sampa tao rapido assim… :shock:
Caro amigo, bem vindo ao clube… tambem fui premiado com o bilhete azul semana passada… antes disso, tinha passado pela mesma experiência em jan/2002 (parece que é o mês oficial da tesourada… hehe)
Receber verbas recisórias faz toda diferença… A tentaçãoo de sair pegando a primeira coisa que aparece é grande, no caso contrário - e aí, pode-se entrar numa cadeia interminavel de lugares sem futuro.
Como o André falou é preciso encarar como extrair o máximo desse “tempo livre” disponível agora, que não pode ser usado como “férias” de maneira alguma (principalmente no que compete a gastos extras). Tirar certificações adiadas a tempos é um objetivo óbvio.
De qualquer maneira, é possível que nunca se saiba os motivos exatos da demissão, portanto ficar “cozinhando os miolos” tentando imaginar o que se fez ou deixou de fazer não é lá muito produtivo. As lições que puderem ser tiradas serão benvindas, mas é muito fácil perder tempo e energia se “martirizando” pelo acontecido…
[]s
Nunca passei pela experiencia de ser demitido,…
Já trabalhei em 3 empresas,… Sempre saia quando tinha algo melhor confirmado…
O maximo de dias que fiquei parado foram dois dias, pois foi o tempo de comprarem meu pc, mesa, cadeira… etc.
Mas se hoje fosse demitido… ficaria uma semana em casa descansando.
Depois disso comecaria a ligar pra todos os contatos, procurando outra oportunidade .:lol: .
Pra quem é PJ e nunca tem férias…
Vejo isto com uma oportunidade para fazer aquela sonhada viagem, tem que ser logo no início da dita “férias” para a preocupação de arrumar outro lugar para trabalhar não atrapalhar o momento de lazer.
Fora isso é estudar para se tornar novamente o perfil procurado pelo mercado, diria até que é a chance de ouro de entrar em uma empresa que está investindo em novos projetos com tecnologias mais recentes.
P.S. Quem trabalha tem pouco tempo e pouco saco para estudar mais a fundo as tecnológias mas complicadas, é a chance de se tornar um profissional diferenciado; é a lei do equilibrio.
flws
Primeiro: Avise o maior número de pessoas possivel de que você está procurando emprego e tem disponibilidade imediata de começar.
Segundo: Capriche no currículo, e procure emprego na Web.
Se você for um cara talentoso, logo conseguirá um emprego.
Dica: nunca pague nada para ninguém por uma vaga ou entrevista. No máximo uma cerveja pra um amigo que te indicou uma boa vaga.
[quote=fantomas]Pra quem é PJ e nunca tem férias…
Vejo isto com uma oportunidade para fazer aquela sonhada viagem, tem que ser logo no início da dita “férias” para a preocupação de arrumar outro lugar para trabalhar não atrapalhar o momento de lazer.
flws[/quote]
Pra mim, férias é algo imprescindível! Em alguns anos de CLT, jamais vendi férias.
Podemos trabalhar 261 dias por ano, no mínimo 8 hrs por dia.
Nesse período todo, 30 dias é pouquíssimo!
Em um primeiro momento ficaria estressado, depois tentaria ver o que poderia cortar de gastos para não gastar o dinheiro da recisão com bobagem, depois começaria a procurar emprego ou montaria a minha própria empresa, uma de verdade, não para fraudar a CLT.
Achar emprego CLT é como achar agulha em palheiro. Da última vez que procurei ainda morava na casa dos meus pais então tinha todo o tempo do mundo e garantias de que não passaria fome. Se precisasse procurar novamente acho que acabaria abrindo o meu próprio negócio, porque trabalhar de PJ eu não quero.
Hoje todos sabem que CLT não é mais sinônimo de estabilidade, está cada vez mais comum a demissão de pessoas com 10 anos de casa ou mais, que nunca tomaram uma advertência, mas infelizmente, nunca se deram ao trabalho de se atualizar, e hoje em dia isso é essencial.
A minha dica de quem tem ainda emprego é manter-se atualizado sempre (não só com tecnologia, mas política, conhecimentos gerais), e se acontecer de ser demitido, antes de sair fortaleça a melhor coisa que pegou da empresa: o networking.