Flex X JSF - Produtividade, aceitação, desenvolvimento, etc...?

O Foco do tópico é para sistemas mas como abordou o assunto…

Hoje no Brasil, não sou 100% a favor de disponibilizar uma aplicação RIA para site, a não ser se fosse para um tipo de cliente em específico,
isto é quando eu sei qual o tipo de conexão que o cliente tem…

Falando no nosso amigo da Microsoft, eu também discordaria, e ainda mais!

Quantas máquinas hj estão instaladas a VM dele?

Aí você diria, "Mais será incluído nas próximas atualizações do windows…"
E quantas máquinas tem o windows legal? principalmente aqui no Brasil? será que a atualização viria em um pacote de graça também?

Microsoft tem muito chão para ralar, afinal a quanto tempo a Adobe/Macromedia já está/estava no mercado?

Flash Player 9.x~10 / Silverligth 1.0.x~2.0

[quote=thirodrifer]Sobre o título “Flex x JSF”, acredito que se tratando de frameworks RIA uma melhor comparação seria Flex x JavaFX.

[/quote]

Alguém tem algo a falar sobre JavaFX?

E o JSF?

É realmente parece que o Flex está ganhando espaço entre os desenvolvedores Java… 8)

Realmente se fosse pra se falar de frameworks RIA apenas, seria a discussão mais correta,
porém o objetivo é discutir sobre o Flex, framework super inovador, com relação ao JSF que é
uma espercificação da SUN…

mas como o Quinger falou:

[quote=Quinger]
E o JSF?

É realmente parece que o Flex está ganhando espaço entre os desenvolvedores Java…[/quote]

ou o JSF nem é tão usado assim ou os programadores JSF não gostão de comparação…

Curti o EXT JS que o djemacao comentou…

mas acho que tem soluções melhores, como as que foram comentadas ai.

pois é feltraco tudo indica que JSF não é tão usado…

Por que, quando se cria um topico defedendo ou perguntando qual é a melhor tecnologia, sempre gerar uma certa polemica?

Eu trabalho com Flex, acho o cara muito show, mas entendo que o flex so tem futuro, pq existe um java, php entre outros,
que fazem a camada de negocio, sem isso o flex é so tela.

Abraço

Vou entrar na conversa tb…
Trabalho com JAVA a mais de um ano, e encontrei o Flex por acaso, nem lembro onde, acho que no Google, a menos de 1 mês.
Eu estou impressionado com essa ferramenta e digo que ela vai ter muito futuro.
Como nosso amigo disse ela só existe pq temos outras linguagens por traz como o JAVA.

Disseram que o Flex não é apropriado para Sistemas, pq ? Estou tentando desenvolver uma intranet aqui na empresa para interagir com o ERP. Será que o Flex não é uma opção válida ?

Flex x Silverlight, sem comentários…
abaixo a M$…rssssss

[quote=andredeividi]Por que, quando se cria um topico defedendo ou perguntando qual é a melhor tecnologia, sempre gerar uma certa polemica?

Eu trabalho com Flex, acho o cara muito show, mas entendo que o flex so tem futuro, pq existe um java, php entre outros,
que fazem a camada de negocio, sem isso o flex é so tela.

Abraço

[/quote]

Concordo plenamente!

Ideal para mim é back-end em Java e view o Flex :stuck_out_tongue:

Alguém falou em Flex para o back-end?

Flex foi projetado para atender a View…

Como o Quinger disse, a boa integração seria Java + Flex.

+)

Acredito que quando se fala em camada view a camada de negocio ou back-end como preferiri ja tenha sido definida.

[quote=rpffoz]Alguém falou em Flex para o back-end?

Flex foi projetado para atender a View…

Como o Quinger disse, a boa integração seria Java + Flex.

+)[/quote]

e atende muito bem…

\o/ Java + Flex \o/

Louds , fiquei curioso. Pq o SilverLight é melhor que Flex ? Flash Player tem muito mais recursos para criação de sites ricos em conteúdo. Ferramental extenso da Adobe , desde Ilustrator à AdobePhotoshop, passando por freehand, flash studio e por aí vai.

Não consigo ver ainda o SilverLight como concorrente à altura do Flash-Flex. PDF, Streaming e por aí vai … Queria saber mais sobre sua explanação.

Vejo o SilverLight como uma boa solução para quem meche com .net… não mais… nem pensar!

Fazer sites? muito menos…

[quote=rpffoz]
Vejo o SilverLight como uma boa solução para quem meche com .net… não mais… nem pensar!

Fazer sites? muito menos…[/quote]

Concordo!

Vai demorar pra Silverlight ter a quantidade de recursos que o Flex/Flash…

Louds , fiquei curioso. Pq o SilverLight é melhor que Flex ? Flash Player tem muito mais recursos para criação de sites ricos em conteúdo. Ferramental extenso da Adobe , desde Ilustrator à AdobePhotoshop, passando por freehand, flash studio e por aí vai.

Não consigo ver ainda o SilverLight como concorrente à altura do Flash-Flex. PDF, Streaming e por aí vai … Queria saber mais sobre sua explanação. [/quote]

Muito mais recursos? O Flash suporta uma gama muito menor de formatos de audio e vídeos, assim como streaming e alta-definição. É impraticável construir um web player para vídeos HD com Flash pois não tem bons codecs ou mesmo suporte decente a streaming.

Fora isso, construir aplicações visualmente ricas com WFP/e / XAML é muito mais fácil e prático que no modelo do Flash. Falo por experiência própria de quem á criou interfaces razoavelmente complexas com animações e tudo mais nas duas plataformas. Quanto ao ferramental, isso é uma questão de tempo e algumas das que você menciona, como Photoshop, podem ser perfeitamente usadas com o Silverlight - o teu Photoshop salva em .jpeg, certo :wink:

O Flash é muito mais preparado para construção de GUI para aplicações com o Flex, mesmo já existindo uma implementação do winforms (arg) pro SL. Porém quando o assunto é conteúdo multimídia e sites que fogem da GUI tradicional de aplicações, basta experimentar os dois e ver a diferença. Simplesmente JS com firebug é um ambiente muito legal de desenvolvimento :slight_smile:

Fora isso, na versão 1.1 do SL vai ser possível programar em C#, VB.NET, Ruby, Python e JS com uma VM muito mais rápida que a do Flash. Se a VM toda do Flash for aquilo que a Adobe entregou ao Moz Foundation, é ainda muito primitiva.

Por fim, Flash é tecnologia 100% proprietária, enquanto isso SL para sistemas livres irá ter uma implementação open source que não será cidadão de segunda categoria como o flash no linux.

rpffoz, no SL você poderá desenvolver em Ruby, sabia disso?

A penetração do SL é enorme e cresce de maneira exponencial e só de acelerar com os jogos de pequin sendo todos transmitidos em HD com o SL.

Quanto a existir muito mais conteúdo ou componentes para o Flash que Silverlight, bom, é difícil imaginar como poderia ser diferente.

Bacana legal…

Vamos aguardar então a esperada versão 1.1, para ver se este pacotão de funcionalidades estarão presentes…

Se esse SL, abrir portas para integrar com um Java da vida de maneira eficiente e produtiva, e ter essas vantagens todas,
quem sabe posso ter mais uma alternativa de desenvolvimento, apesar de ter medo do que vem da microsoft…

Vlw pela dica…

Apesar… seu blog não funciona corretamente em meu ie7… -> http://www.kumpera.net/blog/
(Esses prooblemas de compatibilidades…)

Abraços!
\o/

[quote=rpffoz]Bacana legal…

Vamos aguardar então a esperada versão 1.1, para ver se este pacotão de funcionalidades estarão presentes…

Se esse SL, abrir portas para integrar com um Java da vida de maneira eficiente e produtiva, e ter essas vantagens todas,
quem sabe posso ter mais uma alternativa de desenvolvimento, apesar de ter medo do que vem da microsoft…

Vlw pela dica…

Apesar… seu blog não funciona corretamente em meu ie7… -> http://www.kumpera.net/blog/
(Esses prooblemas de compatibilidades…)

Abraços!
\o/[/quote]

Já é possivel testar o beta do SL 1.1, apesar que boa parte do prometido, como suporte a linguagens dinâmicas, ainda não estar disponível. Porém toda parte multimidia já pode ser usada sem problemas.

Meu blog não funciona com IE7? Não sabia, eu só verifico ele no Firefox e Safari, não tenho máquinas com windows nem em casa no no escritório. Obrigado por avisar.

Me corrijam se estiver errado, mas desde quando a idéia é só transmitir qualidade de áudio e vídeo? Em um mundo em que a grande maioria ainda não usa banda larga (sei que muita gente olha pro próprio umbigo e pensa que todo mundo tem banda larga), não sei até onde é vantagem ter vídeos com alta definição.
O SL, até onde lembro, não funcionava até estes dias em outro sistema operacional q não fosse o Rwindows. Até onde vi, meu Ubuntu não consegue fazer o danado funcionar no Firefox, como deveria (vive com a doença da empresa que o criou, as vezes funciona e as vezes para do nada).
A Microsoft sempre coloca diversas linguagens como suporte a programação, mas o que importa mesmo é o suporte a browsers.
Em termos de mercado, se eu olhar qual devo aprender, SL será minha última opção, após Ajax (e seus inúmeros frameworks) e Flex.

Há casos e casos.

Produtividade: JSF tem mais produtividade, por não precisar de objetos muxileiros numa visão plataforma x plataforma. Talvez, flex com AS, mas ai já é para outro fórum.

Aceitação: Sim, o cliente final, pode até gostar mais do Flex, mas uma combinação do JSF+ajax4jsf e umas pitadas de css, não perde em nada também.

Desenvolvimento: Nunca fiz nada com o Flex, então não posso dizer, se seguir o mesmo ritmo do laszlo, vejo que JSF possui uma arquitetura mais bem montada, tendo em vista, ser um front-controller completo, fácil integração com o struts e td mais…

Há casos e casos.

[quote=peerless]Há casos e casos.

JSF tem mais produtividade, por não precisar de objetos muxileiros [/quote]

Objetos muxileiros … ??

[quote=peerless]

mas uma combinação do JSF+ajax4jsf e umas pitadas de css, não perde em nada também. [/quote]

pode até ser… mas duvido que fique proximo Flex / Flash

o Flex com certeza não segue a linha do Lazlo. Possui um editor visual fudï%, uma documentação muito vasta, se
integra facilmente com o Back-End e a comunidade vem
crescendo muito, veja o forum http://forum.flexbrasil.com.br
quanto a arquitetura, dizer que é “mais bem montada” ?? o que vc quis dizer com isso ??

Na verdade as soluções vão surgindo e cabe a nós ver qual melhor nos adaptamos!

Nunca vai ter apenas uma tecnologia dominando o mercado…

[quote]A Microsoft sempre coloca diversas linguagens como suporte a programação, mas o que importa mesmo é o suporte a browsers.
Em termos de mercado, se eu olhar qual devo aprender, SL será minha última opção, após Ajax (e seus inúmeros frameworks) e Flex.
[/quote]

Concordo!
Compare o tempo de mercado do SL e do Flex/Flash…

[quote]
Produtividade: JSF tem mais produtividade, por não precisar de objetos muxileiros numa visão plataforma x plataforma. Talvez, flex com AS, mas ai já é para outro fórum. [/quote]

na questão de produtividade eu discordo, pois com a IDE do Flex vc ganha mto mas tempo, não fica se preocupando com besteirinhas, e sobre os “objetos muxileiros” pode ter ctza que isso fica praticamente transparente…

vlws :wink: